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Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais

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Apresentação em tema: "Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais
MBA em Gestão Empresarial Disciplina: Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais Prof. Daniel Lins, Me.

2 [Nosso referencial inicial]
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3 Nosso referencial inicial...
COVEY, Stephen R. O Oitavo Hábito: da Eficácia à Grandeza. São Paulo: Atlas, 2005. MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thonson, 2004. ROBBINS, Stephen P. DECENZO, David A. Fundamentos de Administração. 4 ed. São Paulo: Pearson 2004. SCHERMERHORN JR, John R. Administração. São Paulo: LTC, 2007. SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, 2001. SNELL, Scott A. BATEMAN, Thomas S. Administracão: Novo Cenário Competitivo. São Paulo: Atlas, 2006. Prof. Daniel Lins

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[Organização] pptPlex Section Divider The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

5 Organização Organização PESSOAS OBJETIVOS RECURSOS ORDEM
AMBIENTE EXTERNO Prof. Daniel Lins

6 Organização JAMES STONER  “Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.” IDALBERTO CHIAVENATO  “Entidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, etc.)... As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos.” Prof. Daniel Lins

7 Organização COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO PESSOAS !
RECURSOS – Tudo o que a organização lança mão para realizar suas atividades e atingir seus objetivos. Pessoas, máquinas, equipamentos, dinheiro, suprimentos, matéria prima, informações, entre outros. OBJETIVOS – Resultados específicos ou situações finais desejáveis que se procura atingir. (SCHERMERHORN) ESTRUTURA – A forma através de que as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER) STAKEHOLDERS – Grupos ou indivíduos direta ou indiretamente afetados pela busca de uma organização por seus objetivos. (STONER) PESSOAS ! Prof. Daniel Lins

8 Organização A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES
AS ORGANIZAÇÕES SERVEM À SOCIEDADE... AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM OBJETIVOS... AS ORGANIZAÇÕES PRESERVAM O CONHECIMENTO... AS ORGANIZAÇÕES PROPORCIONAM CARREIRAS... AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM SONHOS (PESSOAS)... Prof. Daniel Lins

9 [A ADMINISTRAÇÃO E O PROCESSO ADMINISTRATIVO]
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10 A Administração JAMES STONER  “Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.” IDALBERTO CHIAVENATO  “Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata basicamente do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem entro da organização.” Prof. Daniel Lins

11 A Administração "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucratividade negativa”. Prof. Daniel Lins

12 A Administração "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucro excepcional no ano passado e pressão para superá-lo no exercício vigente” Prof. Daniel Lins

13 A Administração "Escassez e abundância, mas o mesmo clima, a mesma taxa de sofrimento." (MATOS, 2001).”. Prof. Daniel Lins

14 Planejamento Estratégico
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É um processo de organizar idéias a respeito do futuro É o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir. Prof. Daniel Lins

15 Planejamento Estratégico
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, no qual estão os fatores externos não controláveis pela empresa Prof. Daniel Lins

16 Planejamento Estratégico
Missão, vocação, valores da organização Processos mentais, competências e interesses dos planejadores Desempenho da organização Processo de planejamento estratégico Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos Ameaças e oportunidades do ambiente externo Prof. Daniel Lins

17 O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Organização O PROCESSO ADMINISTRATIVO ORGANIZAR  Processo de alocação e arrumação dos recursos, designação de tarefas e coordenação das atividades individuais e de grupo no intuito de colocar em prática o que foi planejado. DIVISÃO DO TRABALHO  Decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitados, e não pela tarefa como um todo. DEPARTAMENTALIZAÇÃO  Agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhante ou logicamente conectadas. COORDENAÇÃO  Integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.(STONER) Prof. Daniel Lins

18 VAMOS REFLETIR EM GRUPO...
Vamos aos cartões... Prof. Daniel Lins

19 O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Liderança O PROCESSO ADMINISTRATIVO LIDERAR  Significa dirigir, influenciar e motivar as pessoas para o trabalho. Inspirá-las a realizar o que foi planejado e a atingir os objetivos estabelecidos. SCHERMERHORN  Por meio da liderança os gerentes criam comprometimento para com uma visão, encorajam atividades que dão suporte às metas e influenciam outros a executar o melhor trabalho para o bem da organização. PODER  Capacidade de exercer influências; isto é, capacidade de mudar as atitudes ou o comportamento de indivíduos ou grupos. (STONER) AUTORIDADE  Poder baseado na compreensão geral de que indivíduos, ou grupos específicos, têm o direito de exercer influências, dentro de certos limites, em virtude de sua posição na organização. (STONER) Prof. Daniel Lins

20 Liderança Você é um líder na sua organização? O que te faz um líder?
VAMOS REFLETIR... Você é um líder na sua organização? O que te faz um líder? Qual o seu estilo de liderança? Você dá oportunidades para seus liderados? Você anda demarcando o espaço de atuação de seus liderados? Vamos ao filme... Prof. Daniel Lins

21 O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Controle O PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTROLAR  Processo pelo qual é possível medir os resultados obtidos comparando com os objetivos estabelecidos e implementando mudanças, através de ações corretivas, quando necessário. ELEMENTOS DA FUNÇÃO CONTROLE SEGUNDO STONER: 1. Estabelecer padrões de desempenho 2. Medir o desempenho atual 3. Comparar o desempenho com padrões estabelecidos 4. Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas Prof. Daniel Lins

22 [Competências e Habilidades do Gestor]
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23 AS COMPETÊNCIAS DO GESTOR
Conhecimento Habilidade Atitude Saber . Know - how. Informa ç ão. Atualiza ão profissional. Reciclagem constante. Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira pr á tica de aplicar o conhecimento na solu ão de problemas e situa ões. Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo Ênfase na a ão e no fazer acontecer. Esp í rito de equipe e empreendedorismo Lideran a e comunica Julgamento Saber diagnosticar situacoes Capacidade de analise critica. Visao sistemica e holistica da situacao Definicao de necessidades e prioridades. Bom senso e pragmatismo. Prof. Daniel Lins

24 Habilidades do Gestor HABILIDADES DO GESTOR
HABILIDADE Capacidade de transformar o conhecimento (saber) em uma ação (fazer) que resulte em um desempenho desejado. As habilidades mais importantes são aquelas que capacitam os gestores a ajudar outros a se tornarem mais produtivos em seu trabalho (SCHERMERHORN) HABILIDADE TÉCNICA Capacidade de usar uma especialidade para executar uma tarefa com proficiência. Essas habilidades são inicialmente adquiridas através de educação formal e depois desenvolvidas pela prática e experiência no trabalho. (SCHERMERHORN) Prof. Daniel Lins

25 Habilidades do Gestor HABILIDADES DO GESTOR
HABILIDADE HUMANA  Capacidade de trabalhar bem em cooperação com outras pessoas, surge no ambiente de trabalho como um espírito de confiança, entusiasmo e genuíno envolvimento nas relações inter-pessoais. Um componente importante das habilidade humanas essenciais é a inteligência emocional. (SCHERMERHORN) HABILIDADE CONCEITUAL  Capacidade de pensar analiticamente e resolver problemas complexos. Envolve a capacidade de reduzir problemas a porções menores para enxergar as relações entre as partes e reconhecer as implicações que qualquer problema tem para os outros. (SCHERMERHORN) Prof. Daniel Lins

26 Habilidades do Gestor Habilidades Conceituais Nível Estratégico
(Idéias e conceitos abstratos) Humanas (Relacionamento Interpessoal) Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Nível Estratégico Intermediário Operacional Execução das Operações Fazer e executar Alta Direção Gerência Supervisão Prof. Daniel Lins

27 [ENTENDENDO O AMBIENTE EXTERNO – AMBIENTE COMPETITIVO]
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28 Contexto Externo AMBIENTE EXTERNO
Forças existentes fora do limite da empresa e que influenciam as operações organizacionais. NÍVEIS DO AMBIENTE EXTERNO  Ambiente Competitivo e Macroambiente. AMBIENTE COMPETITIVO  Concorrentes, fornecedores, clientes, novos entrantes e produtos substitutos. MACROAMBIENTE  Ambiente Internacional; Político-Legal; Tecnológico; Demográfico; Econômico; Social-Natural. Prof. Daniel Lins


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