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Disciplina: Prof. Daniel Lins, Me. Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais MBA em Gestão Empresarial.

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1 Disciplina: Prof. Daniel Lins, Me. Gestão por Competência Parte 01 – Conceitos Iniciais MBA em Gestão Empresarial

2 pptPlex Section Divider [Nosso referencial inicial] The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

3 Prof. Daniel Lins COVEY, Stephen R. O Oitavo Hábito: da Eficácia à Grandeza. São Paulo: Atlas, MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thonson, ROBBINS, Stephen P. DECENZO, David A. Fundamentos de Administração. 4 ed. São Paulo: Pearson SCHERMERHORN JR, John R. Administração. São Paulo: LTC, SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, SNELL, Scott A. BATEMAN, Thomas S. Administracão: Novo Cenário Competitivo. São Paulo: Atlas, Nosso referencial inicial...

4 pptPlex Section Divider [Organização] The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

5 Prof. Daniel Lins PESSOAS OBJETIVOSRECURSOS ORDEM Organização AMBIENTE EXTERNO Organização

6 Prof. Daniel Lins Organização JAMES STONER Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos. IDALBERTO CHIAVENATOEntidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, etc.)... As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos.

7 Prof. Daniel Lins Organização RECURSOS – Tudo o que a organização lança mão para realizar suas atividades e atingir seus objetivos. Pessoas, máquinas, equipamentos, dinheiro, suprimentos, matéria prima, informações, entre outros. COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS – Resultados específicos ou situações finais desejáveis que se procura atingir. (SCHERMERHORN) STAKEHOLDERS – Grupos ou indivíduos direta ou indiretamente afetados pela busca de uma organização por seus objetivos. (STONER) PESSOAS ! ESTRUTURA – A forma através de que as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER)

8 Prof. Daniel Lins Organização AS ORGANIZAÇÕES SERVEM À SOCIEDADE... A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM OBJETIVOS... AS ORGANIZAÇÕES PRESERVAM O CONHECIMENTO... AS ORGANIZAÇÕES PROPORCIONAM CARREIRAS... AS ORGANIZAÇÕES REALIZAM SONHOS (PESSOAS)...

9 pptPlex Section Divider [ A ADMINISTRAÇÃO E O PROCESSO ADMINISTRATIVO ] The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

10 Prof. Daniel Lins JAMES STONER Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. IDALBERTO CHIAVENATO Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata basicamente do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem entro da organização. A Administração

11 Prof. Daniel Lins lucratividade negativa "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucratividade negativa. A Administração

12 Prof. Daniel Lins lucro excepcional no ano passado e pressão para superá-lo no exercício vigente "Entrei em uma empresa. Clima cinzento, todos estressados. Exigências para corte de despesas e trabalho árduo. Demissões e ameaças de novas demissões. Motivo: lucro excepcional no ano passado e pressão para superá-lo no exercício vigente A Administração

13 Prof. Daniel Lins "Escassez e abundância, mas o mesmo clima, a mesma taxa de sofrimento." (MATOS, 2001).. A Administração

14 Prof. Daniel Lins O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É um processo de organizar idéias a respeito do futuro É o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir. Planejamento Estratégico

15 Prof. Daniel Lins O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? É uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, no qual estão os fatores externos não controláveis pela empresa Planejamento Estratégico

16 Prof. Daniel Lins Planejamento Estratégico Processos mentais, competências e interesses dos planejadores Processo de planejamento estratégico Missão, vocação, valores da organização Desempenho da organização Ameaças e oportunidades do ambiente externo Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos

17 Prof. Daniel Lins Organização ORGANIZAR Processo de alocação e arrumação dos recursos, designação de tarefas e coordenação das atividades individuais e de grupo no intuito de colocar em prática o que foi planejado. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.(STONER) DIVISÃO DO TRABALHO Decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitados, e não pela tarefa como um todo. DEPARTAMENTALIZAÇÃO Agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhante ou logicamente conectadas. COORDENAÇÃO Integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais. O PROCESSO ADMINISTRATIVO

18 Prof. Daniel Lins VAMOS REFLETIR EM GRUPO... Vamos aos cartões...

19 Prof. Daniel Lins LIDERAR Significa dirigir, influenciar e motivar as pessoas para o trabalho. Inspirá-las a realizar o que foi planejado e a atingir os objetivos estabelecidos. SCHERMERHORN Por meio da liderança os gerentes criam comprometimento para com uma visão, encorajam atividades que dão suporte às metas e influenciam outros a executar o melhor trabalho para o bem da organização. PODER Capacidade de exercer influências; isto é, capacidade de mudar as atitudes ou o comportamento de indivíduos ou grupos. (STONER) AUTORIDADE Poder baseado na compreensão geral de que indivíduos, ou grupos específicos, têm o direito de exercer influências, dentro de certos limites, em virtude de sua posição na organização. (STONER) O PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança

20 Prof. Daniel Lins Você é um líder na sua organização? O que te faz um líder? Qual o seu estilo de liderança? Você dá oportunidades para seus liderados? Você anda demarcando o espaço de atuação de seus liderados? VAMOS REFLETIR... Vamos ao filme... Liderança

21 Prof. Daniel Lins Controle CONTROLAR Processo pelo qual é possível medir os resultados obtidos comparando com os objetivos estabelecidos e implementando mudanças, através de ações corretivas, quando necessário. ELEMENTOS DA FUNÇÃO CONTROLE SEGUNDO STONER: 2. Medir o desempenho atual 1. Estabelecer padrões de desempenho 3. Comparar o desempenho com padrões estabelecidos 4. Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas O PROCESSO ADMINISTRATIVO

22 pptPlex Section Divider [Competências e Habilidades do Gestor] The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

23 Prof. Daniel Lins AS COMPETÊNCIAS DO GESTOR Conhecimento Habilidade Atitude Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. Saber fazer acontecer. Comportamento ativo eproativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe eempreendedorismo. Liderança e comunicação. Julgamento Saber diagnosticarsituacoes. Capacidade de analise critica. Visaosistemicaeholisticadasituacao. Definicaode necessidades e prioridades. Bom senso e pragmatismo. As Competências

24 Prof. Daniel Lins Habilidades do Gestor HABILIDADES DO GESTOR (saber)(fazer) HABILIDADE Capacidade de transformar o conhecimento (saber) em uma ação (fazer) que resulte em um desempenho desejado. As habilidades mais importantes são aquelas que capacitam os gestores a ajudar outros a se tornarem mais produtivos em seu trabalho (SCHERMERHORN) HABILIDADE TÉCNICA Capacidade de usar uma especialidade para executar uma tarefa com proficiência. Essas habilidades são inicialmente adquiridas através de educação formal e depois desenvolvidas pela prática e experiência no trabalho. (SCHERMERHORN)

25 Prof. Daniel Lins HABILIDADES DO GESTOR HABILIDADE HUMANA Capacidade de trabalhar bem em cooperação com outras pessoas, surge no ambiente de trabalho como um espírito de confiança, entusiasmo e genuíno envolvimento nas relações inter-pessoais. Um componente importante das habilidade humanas essenciais é a inteligência emocional. (SCHERMERHORN) HABILIDADE CONCEITUAL Capacidade de pensar analiticamente e resolver problemas complexos. Envolve a capacidade de reduzir problemas a porções menores para enxergar as relações entre as partes e reconhecer as implicações que qualquer problema tem para os outros. (SCHERMERHORN) Habilidades do Gestor

26 Prof. Daniel Lins Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento Interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Nível Estratégico Nível Intermediário Nível Operacional Execução das Operações Fazer e executar Alta Direção Gerência Supervisão Habilidades do Gestor

27 pptPlex Section Divider [ ENTENDENDO O AMBIENTE EXTERNO – AMBIENTE COMPETITIVO ] The slides after this divider will be grouped into a section and given the label you type above. Feel free to move this slide to any position in the deck.

28 Prof. Daniel Lins Contexto Externo AMBIENTE EXTERNO NÍVEIS DO AMBIENTE EXTERNO Ambiente Competitivo e Macroambiente. AMBIENTE COMPETITIVO Concorrentes, fornecedores, clientes, novos entrantes e produtos substitutos. MACROAMBIENTE Ambiente Internacional; Político-Legal; Tecnológico; Demográfico; Econômico; Social-Natural. Forças existentes fora do limite da empresa e que influenciam as operações organizacionais.


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