A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas Geiza Leite da Silveira Nair Neves Ferreira Mattos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas Geiza Leite da Silveira Nair Neves Ferreira Mattos."— Transcrição da apresentação:

1 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas Geiza Leite da Silveira Nair Neves Ferreira Mattos Vaiga da Fonseca Rodrigues Orientação: Prof. José M. da Silva

2 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Roteiro Introdução Exemplos de atividades Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Conclusões

3 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Acho que qualquer tipo de literatura que a garotada leia e que transmita fatos e informações pode ser educacional. Quando o Homem-Aranha foi mordido por uma aranha radioativa há muitos anos, você não faz ideia de quantas cartas eu recebi de fãs dizendo: Eu fui à biblioteca e li tudo sobre radioatividade, e eu li tudo sobre aranhas, e eu não sabia que elas se chamavam aracnídeos, e eu não sabia disso e daquilo... Por isso, se você puder escrever algo que seja interessante e que desperte a imaginação do leitor, o leitor com certeza irá à biblioteca, ou à Internet, ou a qualquer lugar, e vai tentar obter mais informações sobre aquilo, e é isso que me faz pensar que a leitura é uma das melhores coisas do mundo, e que ler ficção é muito bom porque expande sua própria imaginação. [Stan Lee] Stan Lees Soap Box Minhas Aventuras Favoritas Marvel Homem-Aranha – A Saga de Venom DVD – 2004 Buena Vista Home Entertaining

4 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Os conteúdos de língua portuguesa e os temas transversais (p ) Os conteúdos dos temas transversais, assim como as práticas pedagógicas organizadas em função da sua aprendizagem, podem contextualizar significativamente a aprendizagem da língua, fazendo com que o trabalho dos alunos reverta em produções de interesse do convívio escolar e da comunidade. Há inúmeras situações possíveis: produção e distribuição de livros, jornais ou quadrinhos, veiculando informações sobre os temas estudados; murais, seminários, palestras e panfletos de orientação como parte de campanhas para o uso racional dos recursos naturais e para a prevenção de doenças que afetam a comunidade; folhetos instrucionais sobre primeiros socorros; cartazes com os direitos humanos, da criança, do consumidor, etc. quadrinhos Ensino Fundamental, Vol. 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

5 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Os recursos didáticos e sua utilização (p. 56) Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos produtos dos mais variados projetos de estudo podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. quadrinhos Ensino Fundamental, Vol. 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

6 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Trabalhar com quadrinhos… Contribuir para que o aluno possa ser um ator importante na difusão do conhecimento a partir de um processo que se inicia nos processos didáticos e culmina com seu ato criativo, processo esse que deverá lhe dar uma nova dimensão dialógica do processo ensino/aprendizado. Auxiliar a detectar as dificuldades mais frequentes dos alunos em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do projeto.

7 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Links Criação de HQs Sobre HQs HQs online Platão: Mito da Caverna Drogas: Turma da Mônica

8 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Personagens com deficiência Turma da Mônica Humberto (surdo) Dorinha (def. vis.)Luca (cadeirante)Tati (sindr. Down) The Oracle Batgirl Barbara Gordon

9 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Contatos: José: Elenita: Geiza: Nair: Vaiga: Para obter o material:

10 Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs Quadrinhos na Escola Até a próxima!!!


Carregar ppt "Semana Acadêmica – novembro de 2010 HQs QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas Geiza Leite da Silveira Nair Neves Ferreira Mattos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google