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Correcção da Ficha de Avaliação

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Apresentação em tema: "Correcção da Ficha de Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Correcção da Ficha de Avaliação
Já sabes que deves passar todas as respostas e tirar todas as dúvidas.

2 Exercício 1: Falso Considere o sistema de equações:
1.1) Verifique se o par ordenado (5,2) é solução do sistema, sem o resolver. Substituindo x por 5 e y por 2 vem: Falso Portanto, o par ordenado (5,2) não é solução do sistema.

3 1.2) Resolva o sistema pelo método de substituição. 1.3) Classifique o sistema, justificando a sua resposta. O sistema é possível e determinado porque tem uma única solução.

4 Exercício 2: Considere os seguintes gráficos. Gráfico I Gráfico II
2.1) Indique o gráfico que representa uma: 2.1.1) função de proporcionalidade directa e a respectiva constante de proporcionalidade. O gráfico II representa uma função de proporcionalidade directa. A constante de proporcionalidade é o quociente entre os valores correspondentes de y e x. Portanto, 2.1.2) função de proporcionalidade inversa e a respectiva constante de proporcionalidade. O gráfico I representa uma função de proporcionalidade inversa. A constante de proporcionalidade é o produto dos valores correspondentes de y e x. Portanto,

5 5 10 -1 2.2) Considere o gráfico I. 2.2.1) Complete a tabela:
2.2.2) Indique a expressão algébrica da função de proporcionalidade. x 1 -10 y 2 5 10 -1

6 Considere a seguinte função de proporcionalidade inversa:
Exercício 3: Considere a seguinte função de proporcionalidade inversa: 3.1) Justifique que se trata de uma função de proporcionalidade inversa. É uma função de proporcionalidade inversa pois é uma função do tipo , sendo (a constante de proporcionalidade). 3.2) Represente graficamente a função. Vamos, primeiro, obter alguns pontos da função: x y -4 -2 -1 1 2 4 -1 -2 -4 4 2 1

7 Exercício 4: Quatro cães comeram a comida de uma embalagem da marca X, em 12 dias. A mesma embalagem de comida foi durante algum tempo a alimentação para 6 cães. Determine para quantos dias deu a comida da embalagem. Vamos construir uma pequena tabela para nos ajudar: Número de cães Duração, em dias, de uma embalagem 4 6 x 12 Queremos determinar o valor de x. Como o número de cães é inversamente proporcional à duração, em dias, de uma embalagem, vem: Portanto, a comida da embalagem deu para 8 dias.

8 Exercício 5: Diga, justificando, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas. 5.1) Verdadeira: Basta verificar que 5.2) Os números racionais podem ser representados por dízimas infinitas não periódicas. Os números racionais podem ser representados por dízimas finitas ou dízimas infinitas periódicas. Falsa: Ou Os números irracionais podem ser representados por dízimas infinitas não periódicas.

9 x 5.3) O ponto A é igual a Verdadeira: Utilizando o Teorema de Pitágoras vem: Portanto, o ponto A é igual a 5.4) A seguinte figura é a representação geométrica do intervalo Falsa: A figura é a representação geométrica do intervalo

10 Exercício 6: Seja 6.1) Indique os elementos de A que: 6.1.1) pertencem a Q. 6.1.2) são irracionais. 6.2) Escreva a dízima correspondente a cada um dos seguintes números e classifique-a. 6.2.1) A dízima é finita. 6.2.2) A dízima é infinita periódica de período 3.

11 Exercício 7: Represente geometricamente e sob a forma de intervalo cada um dos conjuntos: 7.1) 3 Portanto, 7.2) 5 Portanto,

12 Fim da correcção. Espero que tenhas compreendido toda a correcção;
Vê com atenção os erros que fizeste no teste, para os corrigires; Não te esqueças de estudar mais para o próximo teste.


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