A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:"— Transcrição da apresentação:

1 1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa: 1.1.1. Noção de validade interna e de validade externa; 1.1.2. O termo e o conceito de triangulação 1.1.3. Codificação como auxiliar da triangulação 2. A Investigação-acção: 2.1. Conceito 2.2. Diversidade de modelos 2.3. Críticas-Limitações 3. Estudos de avaliação O Problema – Recursos à investigação – Finalidades nos Investigadores – Processo e suas Etapas Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 1: 24.10.2005) F. Cordeiro Alves

2 1. Pesquisa arquivística (Módulo 10) 1.1. O problema das fontes de documentação 1.1.1. As fontes de 1.ª e de 2.ª mão: identificação e exemplificação 1.1.2. Fontes e sua diversidade: 1.1.2.1. As Fontes não escritas 1.1.2.2. As fontes escritas (Documentos oficiais; fontes não oficiais; fontes estatísticas);. 1.1.2.3. Crítica das fontes 1.1.1.4. Pesquisa na Internet. 2. A observação de campo (Módulo 11): - A observação não estruturada (exercício prático para a elaboração de protocolos). Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 2: 21.11.2005) F. Cordeiro Alves

3 1. A observação de campo (Módulo 11 - Cont): 1.1. A observação estruturada (Exemplos de Fichas e Grelhas de Observação). 1.1.1. Vantagens e desvantagens da Obs. Participante e Obs. não Participante 1.1.2. Precauções relativas aos resultados da Observação 1.2. O Diário (Exemplos de Solicitação, Elaboração e Possíveis Explorações) 1.3. Os memorandos teóricos (Exemplo dos Projectos Pessoais de Actuação Docente) 2. Entrevistas e Questionários (Módulo 12) 2.1. As entrevistas individualizadas semi-directivas 2.1.1. O Guião da Entrevista e sua elaboração – trabalho de aplicação prática Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 3: 12.12.2005) F. Cordeiro Alves

4 1. A Entrevista – diversidade e exploração 1.1. A Técnica da Análise de Conteúdo, enquanto ferramenta investigativa enquadrada na análise qualitativa; 1.1.1. Exemplificação; 1.1.2. Prática sobre textos produzidos pelos Mestrandos Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 4: 23.01.2006) F. Cordeiro Alves

5 1. O questionário 1.1. Objectivos, vantagens e pré-requisitos 1.2. Dados – Áreas de recolha: Informação, Valores, Atitudes 1.3. A Metodologia de construção de questionários: algumas regras 1.4. Validação (pré-teste) e aplicação 1.5. Exemplificações Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 5: 06.02.2006 – Módulo 12) F. Cordeiro Alves

6 1. O tratamento da informação qualitativa 1.1. O processo de categorização (codificação) 1.2. A construção interpretativa – com possível apoio do Programa AQUAD (Analysis Qualitative Data) – Uma aplicação. Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 6: 06.02.2006 – Módulo 16) F. Cordeiro Alves


Carregar ppt "1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google