A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:"— Transcrição da apresentação:

1 1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa: Noção de validade interna e de validade externa; O termo e o conceito de triangulação Codificação como auxiliar da triangulação 2. A Investigação-acção: 2.1. Conceito 2.2. Diversidade de modelos 2.3. Críticas-Limitações 3. Estudos de avaliação O Problema – Recursos à investigação – Finalidades nos Investigadores – Processo e suas Etapas Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 1: ) F. Cordeiro Alves

2 1. Pesquisa arquivística (Módulo 10) 1.1. O problema das fontes de documentação As fontes de 1.ª e de 2.ª mão: identificação e exemplificação Fontes e sua diversidade: As Fontes não escritas As fontes escritas (Documentos oficiais; fontes não oficiais; fontes estatísticas); Crítica das fontes Pesquisa na Internet. 2. A observação de campo (Módulo 11): - A observação não estruturada (exercício prático para a elaboração de protocolos). Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 2: ) F. Cordeiro Alves

3 1. A observação de campo (Módulo 11 - Cont): 1.1. A observação estruturada (Exemplos de Fichas e Grelhas de Observação) Vantagens e desvantagens da Obs. Participante e Obs. não Participante Precauções relativas aos resultados da Observação 1.2. O Diário (Exemplos de Solicitação, Elaboração e Possíveis Explorações) 1.3. Os memorandos teóricos (Exemplo dos Projectos Pessoais de Actuação Docente) 2. Entrevistas e Questionários (Módulo 12) 2.1. As entrevistas individualizadas semi-directivas O Guião da Entrevista e sua elaboração – trabalho de aplicação prática Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 3: ) F. Cordeiro Alves

4 1. A Entrevista – diversidade e exploração 1.1. A Técnica da Análise de Conteúdo, enquanto ferramenta investigativa enquadrada na análise qualitativa; Exemplificação; Prática sobre textos produzidos pelos Mestrandos Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 4: ) F. Cordeiro Alves

5 1. O questionário 1.1. Objectivos, vantagens e pré-requisitos 1.2. Dados – Áreas de recolha: Informação, Valores, Atitudes 1.3. A Metodologia de construção de questionários: algumas regras 1.4. Validação (pré-teste) e aplicação 1.5. Exemplificações Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 5: – Módulo 12) F. Cordeiro Alves

6 1. O tratamento da informação qualitativa 1.1. O processo de categorização (codificação) 1.2. A construção interpretativa – com possível apoio do Programa AQUAD (Analysis Qualitative Data) – Uma aplicação. Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional Seminário de Investigação II – ano: 2005 (II Semestre) (Aula 6: – Módulo 16) F. Cordeiro Alves


Carregar ppt "1. Triangulação – (Módulo 6) e Investigação-acção e Estudos de avaliação (Módulo 8) 1.Triangulação 1.1. Triangulação enquanto técnica de validação qualitativa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google