A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

…uma escola a tempo inteiro, que visa promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças….

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "…uma escola a tempo inteiro, que visa promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças…."— Transcrição da apresentação:

1 …uma escola a tempo inteiro, que visa promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças….

2 Orientações Programáticas /Enquadramento legal Planificação Anual Planificação Mensal Implementação da AEC Acompanhamento/Monitorização das AEC (Visitas e Acompanhamento, de grupo, Relatório Mensal das Actividade, Reuniões mensais, reuniões agrupamento…) Acompanhamento/Monitorização das AEC (Visitas e Acompanhamento, de grupo, Relatório Mensal das Actividade, Reuniões mensais, reuniões agrupamento…)

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Apoio ao Estudo Inglês Atividades Lúdico-Expressivas (Educação para a Cidadania) Atividade Física e Desportiva

4 Projetos/Eventos FESTA DE NATAL ÓPERA FELIZ NATAL TERRA FESTA DE NATAL ÓPERA FELIZ NATAL TERRA FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO FESTIVAL DE DANÇA E DE TEATRO

5

6 3 1 Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural. Promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com a língua estrangeira e a(s) cultura(s) por ela veiculada(s). Fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua. Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo

7 3 1 Fazer apreciar a língua enquanto veículo de interpretação e comunicação do/com o mundo que nos rodeia. Promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania. Contribuir para o desenvolvimento equilibrado das capacidades cognitivas e socioafectivas, culturais e psicomotoras da criança. Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo

8 3 1 Proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras. Favorecer atitudes de auto-confiança e de empenho no saber fazer. Estimular a capacidade de concentração e de memorização. Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo

9 1 Promover o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Fomentar outras aprendizagens. Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo

10 Conteúdos Temáticos 3º/4º ANOS1º/2º ANOS SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 1 A 10 (1º ANO) NÚMEROS DE 10 A 20 (2º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA ROSTO E CORPO ESTAÇÕES DO ANO FAMÍLIA BRINQUEDOS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS ATIVIDADES DE RECREIO TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 1 A 10 (1º ANO) NÚMEROS DE 10 A 20 (2º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA ROSTO E CORPO ESTAÇÕES DO ANO FAMÍLIA BRINQUEDOS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS ATIVIDADES DE RECREIO TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 20 A 50 (3º ANO) NÚMEROS DE 50 A 100 (4º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA CASA ESTAÇÕES E MESES DO ANO FAMÍLIA ROSTO E CORPO BRINQUEDOS HORAS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS EMOÇÕES ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) ATIVIDADES DE RECREIO SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 20 A 50 (3º ANO) NÚMEROS DE 50 A 100 (4º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA CASA ESTAÇÕES E MESES DO ANO FAMÍLIA ROSTO E CORPO BRINQUEDOS HORAS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS EMOÇÕES ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) ATIVIDADES DE RECREIO

11 Atividades Jogos Didáticos

12 Atividades Elaboração de cartazes

13 Atividades Dramatizações

14 Atividades Visionamento de DVDs

15 Atividades Leitura de histórias

16 Atividades Expressão Plástica

17 Atividades Criação dos próprios materiais

18 Atividades Canções

19 Projetos PORTFOLIO DAY

20

21 2 3 1 Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas (Ritmo; agilidade; orientação espacial…) Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor Participar, com empenho, no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. 13 Objetivos Comuns

22 CONTEÚDOS 3º / 4º Anos 1º / 2º Anos DESLOCAMENTOSE EQUILÍBRIOS PERÍCIA E MANIPULAÇÃO JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS ACT. RÍTMICAS EXPRESSIVAS ATLETISMO OPOSIÇÃO À LUTA VOLEIBOL JOGOS GINÁSTICA OPOSIÇÃO À LUTA ANDEBOL FUTEBOL BASQUETEBOL

23 Projetos FITNESSGRAM A Aptidão Aeróbia está relacionada com a redução do risco de doença cardíaca, diabetes e acidentes cardiovasculares A Força e a Flexibilidade são importantes na redução do risco de osteoporose e no aumento da capacidade funcional. Resistência Aeróbia - Teste do Vai Vem Flex. Inferior – Teste do Senta e Alcança IMC

24

25 Objetivos Comuns Conhecer direitos e deveres; Desenvolver competências no âmbito da Educação Ambiental; Promover a aquisição de regras de prevenção rodoviária.

26 CONTEÚDOS 3º / 4º Anos1º / 2º Anos IGUALDADE DE DIREITOS REGRAS SOCIAIS RESPONSABILIDADE CÍVIL TOMADAS DE DECISÃO RESPEITO PELO OUTRO RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EMPATIA RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R´S (REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR) QUESTÕES AMBIENTAIS (CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS, TIPO DE SOLO, IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS PLANTAS…) REGRAS DE SEGURANÇA COMPORTAMENTOS CORRETOS SIMBOLOGIA DE SINAIS APLICAR REGRAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA IGUALDADE DE DIREITOS REGRAS SOCIAIS RESPONSABILIDADE CÍVIL TOMADAS DE DECISÃO RESPEITO PELO OUTRO RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EMPATIA RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R´S (REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR) QUESTÕES AMBIENTAIS (CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS, TIPO DE SOLO, IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS PLANTAS…) REGRAS DE SEGURANÇA COMPORTAMENTOS CORRETOS SIMBOLOGIA DE SINAIS APLICAR REGRAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

27

28 É uma atividade realizada pelo Professor Titular de Turma; Consiste no Apoio à consolidação das aprendizagens e desenvolvimento de competências, nas diferentes vertentes curriculares,. O que é?

29 O que se pretende 34 5 Implementar estratégias que propiciem um maior conhecimento acerca dos processos cognitivos mobilizados na resolução de tarefas; Adequar estratégias que promovam o desenvolvimento de planos de ação pessoais face aos problemas a resolver; Implementar estratégias que fomentem a auto-regulação das aprendizagens;

30 O que se pretende 67 Promover a aquisição de métodos e hábitos de trabalho e de estudo; Promover a autonomia no processo de aprendizagem;

31 Objetivos Consolidar a aprendizagem de Matemática - 3º e 4º anos; Consolidar a aprendizagem de Língua Portuguesa – 1º e 2º anos;

32 Objetivos Estimular o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de abstração; Promover a utilização de diversas estratégias de resolução de problemas; Experienciar métodos de organização e de estudo.

33 Estratégias Adequadas ao ano de escolaridade, à atividade a desenvolver e à área curricular respetiva

34 Estratégias

35


Carregar ppt "…uma escola a tempo inteiro, que visa promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças…."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google