Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Atividades de enriquecimento curricular Ag
Atividades de enriquecimento curricular Ag. Escolas poeta joaquim serra e escola profissional de montijo “…uma escola a tempo inteiro, que visa promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças…”.
2
AEC no 1º CEB Orientações Programáticas /Enquadramento legal
Planificação Anual Acompanhamento/Monitorização das AEC (Visitas e Acompanhamento, de grupo, Relatório Mensal das Actividade, Reuniões mensais, reuniões agrupamento…) Planificação Mensal Implementação da AEC
3
AEC no 1º CEB ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Inglês Apoio ao Estudo
Atividade Física e Desportiva Atividades Lúdico-Expressivas (Educação para a Cidadania)
4
Projetos/Eventos FESTA DE NATAL FESTIVAL DE DANÇA E DE TEATRO
ÓPERA “FELIZ NATAL TERRA” FESTIVAL DE DANÇA E DE TEATRO FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
5
inglês
6
Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo
Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural. 1 Promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com a língua estrangeira e a(s) cultura(s) por ela veiculada(s). Fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua. 3
7
Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo
Fazer apreciar a língua enquanto veículo de interpretação e comunicação do/com o mundo que nos rodeia. 1 Promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania. Contribuir para o desenvolvimento equilibrado das capacidades cognitivas e socioafectivas, culturais e psicomotoras da criança. 3
8
Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo
Proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras. 1 Favorecer atitudes de auto-confiança e de empenho no saber fazer. Estimular a capacidade de concentração e de memorização. 3
9
Finalidades do Ensino do Inglês no 1º ciclo
Promover o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. 1 Fomentar outras aprendizagens.
10
LINGUAGEM DA SALA DE AULA LINGUAGEM DA SALA DE AULA
Conteúdos Temáticos 1º/2º ANOS 3º/4º ANOS SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 1 A 10 (1º ANO) NÚMEROS DE 10 A 20 (2º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA ROSTO E CORPO ESTAÇÕES DO ANO FAMÍLIA BRINQUEDOS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS ATIVIDADES DE RECREIO TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) SAUDAÇÕES LINGUAGEM DA SALA DE AULA CORES NÚMEROS DE 20 A 50 (3º ANO) NÚMEROS DE 50 A 100 (4º ANO) TEMPO DIAS DA SEMANA CASA ESTAÇÕES E MESES DO ANO FAMÍLIA ROSTO E CORPO BRINQUEDOS HORAS OBJETOS DA SALA DE AULA ANIMAIS EMOÇÕES ROUPAS DESPORTOS ALIMENTOS TRANSPORTES PROFISSÕES FESTIVIDADES (NATAL, PÁSCOA, CARNAVAL HALLOWEEN, DIA DO PAI, DIA DA MÃE…) ATIVIDADES DE RECREIO
11
Atividades Jogos Didáticos
12
Elaboração de cartazes
Atividades Elaboração de cartazes
13
Atividades Dramatizações
14
Atividades Visionamento de DVDs
15
Atividades Leitura de histórias
16
Atividades Expressão Plástica
17
Criação dos próprios materiais
Atividades Criação dos próprios materiais
18
Atividades Canções
19
Projetos PORTFOLIO DAY
20
ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA
21
Objetivos Comuns 1 Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas (Ritmo; agilidade; orientação espacial…) 1 Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor 2 Participar, com empenho, no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. 3 3
22
CONTEÚDOS 3º / 4º Anos 1º / 2º Anos JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
DESLOCAMENTOSE EQUILÍBRIOS ATLETISMO PERÍCIA E MANIPULAÇÃO VOLEIBOL ACT. RÍTMICAS EXPRESSIVAS GINÁSTICA OPOSIÇÃO À LUTA OPOSIÇÃO À LUTA JOGOS ANDEBOL FUTEBOL BASQUETEBOL
23
Projetos FITNESSGRAM A Aptidão Aeróbia está relacionada com a redução do risco de doença cardíaca, diabetes e acidentes cardiovasculares A Força e a Flexibilidade são importantes na redução do risco de osteoporose e no aumento da capacidade funcional. IMC Resistência Aeróbia - Teste do Vai Vem Flex. Inferior – Teste do Senta e Alcança
24
Atividades lúdico- expressivas
(Educação para a Cidadania)
25
Objetivos Comuns 1 3 1 2 3 Conhecer direitos e deveres;
Desenvolver competências no âmbito da Educação Ambiental; 3 3 Promover a aquisição de regras de prevenção rodoviária.
26
CONTEÚDOS 1º / 2º Anos 3º / 4º Anos IGUALDADE DE DIREITOS
REGRAS SOCIAIS RESPONSABILIDADE CÍVIL TOMADAS DE DECISÃO RESPEITO PELO OUTRO RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EMPATIA RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R´S (REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR) QUESTÕES AMBIENTAIS (CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS, TIPO DE SOLO, IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS PLANTAS…) REGRAS DE SEGURANÇA COMPORTAMENTOS CORRETOS SIMBOLOGIA DE SINAIS APLICAR REGRAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA
27
apoio ao estudo
28
O que é? É uma atividade realizada pelo Professor Titular de Turma;
1 É uma atividade realizada pelo Professor Titular de Turma; 2 Consiste no Apoio à consolidação das aprendizagens e desenvolvimento de competências, nas diferentes vertentes curriculares ,. 2
29
O que se pretende 3 Implementar estratégias que propiciem um maior conhecimento acerca dos processos cognitivos mobilizados na resolução de tarefas; 4 Adequar estratégias que promovam o desenvolvimento de planos de ação pessoais face aos problemas a resolver; 5 Implementar estratégias que fomentem a auto-regulação das aprendizagens;
30
O que se pretende Promover a aquisição de métodos e hábitos de trabalho e de estudo; 6 7 Promover a autonomia no processo de aprendizagem;
31
Objetivos Consolidar a aprendizagem de Matemática - 3º e 4º anos;
Consolidar a aprendizagem de Língua Portuguesa – 1º e 2º anos;
32
Objetivos Estimular o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de abstração; Promover a utilização de diversas estratégias de resolução de problemas; Experienciar métodos de organização e de estudo.
33
Estratégias Adequadas ao ano de escolaridade, à atividade a desenvolver e à área curricular respetiva Utilização dos recursos TIC – biblioteca digital, mostrar e ler livros; Resumo de histórias e explicação vocábulos; Elaboração de listas de palavras; Jogos de palavras (palavra puxa palavra, aqui se faz o texto…); Motivação dos alunos para a leitura e escrita com base em produções de textos, (prosas, poemas); Prática da leitura por prazer; Utilização de sinais de pontuação e auxiliares da escrita. Identificar diferentes sons da Língua Portuguesa
34
Estratégias Jogos de memorização e concentração;
Jogos de cálculo, de estimativas e de operações com diversos auxiliares; Composição e decomposição de números, trabalhar em sequências e rever conteúdos lecionados;
35
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.