A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos Argumentativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos Argumentativos"— Transcrição da apresentação:

1 Textos Argumentativos

2 Identificar Argumentos
Analisar textos argumentativos e identificar os argumentos apresentados é uma estratégia fundamental para aprender a construir os nossos próprios textos argumentativos

3 Questões a colocar a propósito de um texto
De que fala (trata) o texto? O texto tem título? Esse título é uma frase? É uma palavra? Tal frase ou tal palavra dão-nos uma ideia global do conteúdo do texto? Se o texto não tem título, que título lhe podemos dar? Processo de Problematização Qual é a questão levantada(suscitada) pelo texto directa ou indirectamente? O que está em jogo com este problema? Porque é que os seres humanos procuram resolvê-lo? O que pode mudar em função da resposta que for dada? Progressão e aprofundamento do pensamento Há vários momentos, fases, no pensamento do autor? Podemos identificar várias partes no texto? Que título podemos dar a cada uma? Como é que o autor passa de um momento a outro? O que é que permite a progressão? O texto, no seu conjunto, articula-se logicamente? Donde parte o autor? A que conclusão chega? Como é que chega lá?

4 Ligação entre concreto e abstracto
Há exemplos concretos no texto? Imagens? Para que servem? Suportam a análise? Ilustram o pensamento? Que outros exemplos poderíamos dar? Processo de conceptualização Qual é, relativamente às palavras-chave relacionadas com o tema ou com o problema levantado, a lista de noções que se aproximam, ou opõem entre si, no texto? Qual o sentido destas palavras? E das suas oposições? Em que é que estas distinções conceptuais esclarecem o problema ou a tese defendida? Processo de argumentação O que é que o autor defende neste texto? Em que é que esta tese é uma resposta a uma questão ou a um problema levantado? Contra que concepção, explícita ou implícita, o autor se opõe? Que argumentos utiliza para defender a sua tese? E para apresentar as suas objecções? E para responder às objecções? Cada argumento procura provar o quê?


Carregar ppt "Textos Argumentativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google