A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Plano de Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Plano de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Plano de Ensino

2 Agora que você já conheceu algumas dicas importantes que o ajudarão no processo de desenvolvimento dos conteúdos, vamos planejar sua disciplina? Lembro que se trata de uma proposta.

3 A Importância do Planejamento

4 É exatamente isso que pensei!
Provavelmente depois que você recebeu a ementa de sua disciplina pensou: “e agora por onde começo”? É exatamente isso que pensei!

5 Pois é, considerando que vivemos na chamada “Era Digital”, realmente esta é uma etapa bastante confusa. É mesmo, pois informação é o que não falta para desenvolvermos o conteúdo.

6 Mas para que esta tarefa não seja tão difícil, você sabe o que fazer?
Bem, acredito que o primeiro passo é elaborar um planejamento da disciplina.

7 Isso mesmo! Assim você terá uma visão geral de todo o processo de desenvolvimento do material.
Eu sei que o planejamento é fundamental no processo educativo tanto na modalidade presencial, quanto a distância, pois auxilia o conteudista a se organizar no desenvolvimento do material didático.

8 Tem razão, Janice! E com relação ao desenvolvimento de conteúdo para material didático em EaD, o planejamento da disciplina orienta você sobre o passo a passo a ser seguido, até concluir o material. A seguir, você tem dois modelos para ajudar no estudo desta aula.

9 Na Biblioteca do curso, tenha acesso aos dois arquivos indicados abaixo. Estes são imprescindíveis para o seu aprendizado. Planejamento da Disciplina Plano de Ensino Lembre-se que esses são apenas modelos e podem variar de acordo com a instituição.

10 A seguir, você vai estudar cada parte da estruturação da sua disciplina. Vamos em frente!

11 Módulo

12 Módulo Depois de definir os conteúdos que você abordará e as atividades e estratégias de aprendizagem, é fundamental pensar em como você irá dividir o conteúdo para uma melhor compreensão do aluno. Uma das formas de dividir o conteúdo em etapas é em módulos, os quais constituem uma unidade de conhecimento. Você pode organizá-los para proporcionar o estudo independente, ou seja, o aluno ao estudar o primeiro módulo, por exemplo, compreenderá um determinado assunto da disciplina e terá subsídios teóricos para seguir em frente nos estudos. Lembre-se que o material deve ser dividido para apresentar os conteúdos de forma articulada, facilitando o processo de aprendizagem.

13 Módulo Portanto, é importante que você construa os módulos de forma a envolver os alunos no processo de aprendizagem.

14 Agora que você já sabe o que é um módulo e a importância dele na sua disciplina, que tal conhecer como são desenvolvidas as demais partes que compõem um módulo?

15 Para Início de Conversa ou Introdução

16 Para Início de Conversa ou Introdução
Como você já sabe, em um curso a distância é muito importante manter sempre um diálogo com o aluno ao desenvolver um conteúdo. Em vista disso, antes de o aluno iniciar propriamente os estudos das unidades ou aulas é interessante que o professor lhe dê as boas-vindas, orientando-o sobre os temas que serão estudados, atividades que serão realizadas, leituras e pesquisas complementares. A seguir, você vai receber orientações sobre a formulação dos objetivos.

17 Objetivos de Aprendizagem

18 Para Início de Conversa ou Introdução
Objetivo, para quê? Ops!!! É isso mesmo, quando você for desenvolver um objetivo deve fazer esta pergunta: para quê? O objetivo utilizado para o módulo deve ser o objetivo geral, o qual define a visão geral e abrangente do que se pretende alcançar estudando o módulo. Em seguida vêm os objetivos específicos, que farão a aplicação do objetivo geral, estes são particulares de cada seção estudada.

19 Para Início de Conversa ou Introdução
Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos, em nosso caso, os verbos que utilizaremos serão de aprendizagem. Você deve pensar no que o aluno precisa conhecer e compreender para chegar ao final do curso e saber utilizá-lo em sua prática diária. Use verbos no infinitivo, sempre considerando o que se deseja quanto à aprendizagem do aluno ao final do estudo. Ao final desta unidade você terá subsídios para: Compreender os aspectos teóricos que caracterizam a educação a distância; Conhecer os diferentes agentes que atuam nos bastidores de cursos a distância; Analisar o processo de avaliação desenvolvido em cursos a distância.

20 É importante desenvolver os objetivos de aprendizagem pensando também nas atividades, pois as mesmas devem estar articuladas com os objetivos das unidades ou aulas. Veja a seguir!

21 Unidades ou Aulas

22 Unidades ou aulas Como você viu no item Módulo, o conteúdo da disciplina pode ser dividido em unidades ou aulas e estas recebem subtítulos para uma melhor distribuição dos assuntos. Esses subtítulos são considerados tópicos, os quais apresentam a sequência em que os conteúdos serão estudados. A importância de dividir o conteúdo em unidades ou aulas e estas em parágrafos está no fato de que cursos na modalidade EaD são oferecidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e apresentados na tela do computador. Em função disso, as unidades ou aulas devem ser curtas. Bem como os parágrafos pequenos, para se tornarem convidativos para o aluno. É importante que as unidades ou aulas contenham de três a quatro parágrafos, não mais do que isso, e cada parágrafo contenha até, no máximo, vinte palavras. Cabe ressaltar que a seqüência das unidades ou aulas de um módulo formalizam o roteiro de estudo para o aluno.

23 A Linguagem das Unidades ou Aulas

24 A Linguagem das Unidades ou Aulas
Já a linguagem utilizada para desenvolver os conteúdos precisa ser dialógica, interativa, clara e objetiva, levando o aluno a compreender, interpretar, refletir, argumentar, e se tornar um cidadão crítico, aplicando no seu dia a dia o conhecimento adquirido. Pois o aluno, ao estudar o material didático, possivelmente estará sozinho, geograficamente separado da sua turma e do professor. Portanto, você deve adotar, no desenvolvimento do material, uma linguagem mais próxima da expressão oral. A recomendação é que você escreva com fluidez e com a riqueza que há na narração oral.

25 A linguagem das unidades ou aulas
Veja algumas dicas! Dialogue com seus alunos, como se estivesse frente a frente com eles, levando em consideração o que poderiam responder às suas perguntas. Escreva um texto suficientemente rico, a fim de que o estudante mantenha com ele uma relação dialógica, podendo compreender suas informações, conhecimentos e experiências. Desenvolva o conteúdo de forma que favoreça o diálogo com outros estudantes, porque a Educação a Distância não significa, isolamento dos que participam do processo; esse diálogo orienta o educando para a troca de conhecimentos e experiências com pessoas de seu bairro, empresa e escola. É importante, também, que o conteúdo favoreça uma conversa do estudante consigo mesmo, articulando os novos conhecimentos com os seus conhecimentos prévios. Tudo isso leva a um maior envolvimento do estudante com o tema tratado.

26 E agora que você já desenvolveu o conteúdo, precisa verificar se o aluno atingiu os objetivos por meio das atividades de aprendizagem. Vamos a elas!

27 Atividades e Exercícios

28 Atividades e Exercícios
Ao elaborar um curso/módulo/disciplina, é importante criar exercícios e atividades para que o aluno fixe os conteúdos estudados, e também, para que você e ele possam verificar se ele realmente atingiu os objetivos propostos por você.

29 Atividades e Exercícios
Além disso, os exercícios objetivam aprofundar os conceitos, levar à reflexão, conclusão e críticas. Por isso, observe! Ao fazer os exercícios, pense o que, de fato, é importante naquela unidade/aula. Evite perguntar minúcias que não são fundamentais. Evite perguntas com negativas (do gênero: assinale o que não concorda, etc.) ou que reforçam o erro (assinale a alternativa errada). Nos exercícios, você tem mais liberdade para criar, pois é possível enviar uma resposta comparativa para o aluno, para que ele verifique o que aprendeu.

30 Atividades e Exercícios
Você pode criar vários tipos de atividades/exercícios de aprendizagem. Por exemplo: atividades de autoaprendizagem: são realizadas individualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Podem ser de reflexão, de passagem (objetivas), interação no fórum, etc; atividades de interaprendizagem: são atividades realizadas em grupo. Podem ser de produção textual (artigos, papers, etc.), etc. Ao planejar os exercícios você deve também criar a resposta, pois o AVA fornecerá feedback automático para o aluno.

31 Atividades e Exercícios
Para provas e/ou avaliações de aprendizagem, aplique trabalhos em grupo ou individuais, estudos de caso, trabalhos práticos, etc. Essas avaliações, geralmente, são aplicadas em cursos regulares (graduação, pós-graduação) ou cursos muito práticos que necessitam de atividades em laboratórios ou vivenciais. Confira se a prova abrange os principais assuntos/conteúdos abordados. A seguir, algumas dicas para as atividades.

32 Algumas Dicas para as Atividades

33 Algumas Dicas para as Atividades
Ser provocativas. Levar o aluno a pensar, refletir, questionar. Promover a interatividade. Permitir o sujeito agir sobre o ambiente, sobre o problema proposto, a tarefa − e construa respostas inovadoras. Respeitar a autonomia. Incentivar o aluno a atuar seguindo suas próprias decisões, seu próprio ritmo. Ampliar o conhecimento. Incorporar novos elementos, ampliar os horizontes do aluno. Permitir aplicabilidade. Incorporá-las ao cotidiano do participante.

34 Algumas dicas para as atividades
Para finalizar Faça um pequeno resumo da unidade ou aula, falando de sua importância e objetivos. Ressaltando os pontos mais importantes vistos até ali. Esse é o momento de encerrar as atividades e indicar o término da disciplina/módulo ou curso ou fazer uma chamada para a próxima unidade/aula. Saiba mais Neste item você dá ao aluno a possibilidade de conhecer e saber mais sobre os assuntos tratados na disciplina, curso, módulo ou unidade/aula. Essas indicações podem ser de livros, revistas, sites na Internet, congressos, filmes, etc. Este item aparece no final das aulas ou no decorrer delas.

35 Acredito que esta foi uma aula muito importante para você
Acredito que esta foi uma aula muito importante para você. Na próxima, você estudará sobre as referências e citações.


Carregar ppt "Planejamento e Plano de Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google