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Gestão de Marcas Administração de Marketing Kotler e Keller

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Apresentação em tema: "Gestão de Marcas Administração de Marketing Kotler e Keller"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Marcas Administração de Marketing Kotler e Keller
Carlos Freire 2014

2 www.assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico Aulas: Slides
Gestão de Marcas Conteúdo Acadêmico Aulas: Slides Textos de Aulas Carlos Freire 2014

3 Estratégia de Produto Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
Carlos Freire 2014

4 Nesta aula falaremos sobre:
Gestão de Marcas Conteúdo da aula Nesta aula falaremos sobre: O que são características de produto e como os produtos podem ser classificados? Como as empresas podem diferenciar seus produtos? Por que o design do produto é importante e quais fatores afetam um design eficaz? Como uma empresa constrói e gerencia seu mix de produtos e suas linhas de produtos? Como as empresas podem combinar produtos para criar co-brands ou marcas ingredientes consistentes? De que maneira a embalagem, a rotulagem e a garantia podem ser usadas como ferramentas de marketing? Carlos Freire 2014

5 MARCAS Gestão de Marcas Características e classificação de Produtos
Um produto não é, apenas, uma oferta tangível, mas é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluindo bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações, ideias e MARCAS Carlos Freire 2014

6 Gestão de Marcas Níveis de Produto
Ao planejar sua oferta ao mercado, o marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor para o cliente e, juntos, os cinco constituem a hierarquia de valor para o cliente. Benefício central Produto básico Produto esperado Produto ampliado Produto potencial Carlos Freire 2014

7 Gestão de Marcas O que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

8 Gestão de Marcas O mínimo a oferecer
O benefício que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

9 Gestão de Marcas Atributos que o consumidor espera encontrar
O mínimo a oferecer O benefício que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

10 Gestão de Marcas Aquilo que excede a expectativa do consumidor
Atributos que o consumidor espera encontrar O mínimo a oferecer O benefício que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

11 Gestão de Marcas Ampliações e diferenciações que poderão ocorrer no futuro Aquilo que excede a expectativa do consumidor Atributos que o consumidor espera encontrar O mínimo a oferecer O benefício que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

12 BRAND EQUITY Gestão de Marcas
Ampliações e diferenciações que poderão ocorrer no futuro Aquilo que excede a expectativa do consumidor Atributos que o consumidor espera encontrar O mínimo a oferecer O benefício que o cliente realmente compra Carlos Freire 2014

13 Classificação dos Produtos
Gestão de Marcas Classificação dos Produtos Os produtos podem ser classificados de acordo com suas características de durabilidade, tangibilidade e uso (de consumo ou industriais). Cada tipo de produto exige uma estratégia apropriada de mix de marketing e de branding. DURABILIDADE E TANGIBILIDADE Bens não duráveis – consumo rápido – cafezinho. Bens duráveis – geladeira. Serviços – bens intangíveis. Serviço médico. Carlos Freire 2014

14 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO
Gestão de Marcas CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de conveniência – compra com frequência, sem esforço, sabonete, pasta de dente. Básico – com frequência – Pasta de dente Impulso – sem planejamento – chocolate Emergência – Guarda chuva Carlos Freire 2014

15 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO
Gestão de Marcas CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de compra comparada – faz-se comparação antes da compra. Móveis, roupas etc Homogênos – iguais com diferenças de preço Heterogêneos – diferenças no produto que superam o preço. Bens de especialidade Bens não procurados Carlos Freire 2014

16 Classificação dos Produtos
Gestão de Marcas Classificação dos Produtos CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de especialidade – características especiais ou força de marca. Tem que ser aquele. Bens não procurados – aqueles que o consumidor não está à procura. Jazigo. Carlos Freire 2014

17 CLASSIFICAÇÃO DE BENS INDUSTRIAIS
Gestão de Marcas CLASSIFICAÇÃO DE BENS INDUSTRIAIS Materiais e peças – entram no processo de fabricação. Bens de capital – de longa duração, p.ex. Equipamentos pesados. Carlos Freire 2014

18 Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços Para ter uma identidade de marca, os produtos devem ser diferenciados. Em um extremo, encontramos produtos que permitem pouca variação: carne, aspirina, aço. Até mesmo nesses casos, é possível alguma diferenciação: Friboi, a aspirina da Bayer e a Arcelor Mittal construíram identidades distintas em suas categorias. Carlos Freire 2014

19 Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços FORMA CARACTERÍSTICAS CUSTOMIZAÇÃO QUALIDADE DE DESEMPENHO QUALIDADE DE CONFORMIDADE DURABILIDADE CONFIABILIDADE FACILIDADE DE REPARO ESTILO MARCA Carlos Freire 2014

20 Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços FACILIDADE DE PEDIDO ENTREGA INSTALAÇÃO TREINAMENTO AO CLIENTE ORIENTAÇÃO AO CLIENTE MANUTENÇÃO E REPARO DEVOLUÇÕES Carlos Freire 2014

21 Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços Exemplo de diferenciação: Design. O design é o conjunto de características que dizem respeito à aparência, à sensação e ao funcionamento do produto sob a perspectiva do consumidor. Oferece benefícios funcionais e estéticos, apelando tanto para o nosso lado racional quanto para o emocional Carlos Freire 2014

22 Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Diferenciação de Produtos, Bens e Serviços Exemplo de diferenciação: Linhas de Produto Cada produto pode ser relacionado com outros para assegurar que uma empresa ofereça e coloque no mercado o conjunto ideal de produtos. Carlos Freire 2014

23 Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços Podemos identificar três níveis da hierarquia de produto: Família de necessidade: necessidade principal sustenta a linha de produtos. Segurança Família de produtos: linha de produtos que satisfazem uma necessidade de forma eficaz. Poupança e renda Classe de produtos: grupo de produtos com coerência funcional. Instrumentos financeiros Carlos Freire 2014

24 Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços 4. Linha de produtos: grupo de produtos, dentro de uma classe, que estão relacionados entre si. Plano de Saúde e Seguro Saúde 5. Tipo de produto: itens de uma linha que compartilham uma característica. Plano de Saúde Empresarial 6. Item (também chamado unidade específica de estoque ou variante de produto): uma unidade distinta dentro da linha, p. Ex.: plano de saúde com co-participação, enfermaria. Carlos Freire 2014

25 Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços
Gestão de Marcas Hierarquia de Produtos, Bens e Serviços Linha Plano de Saúde Seguro Saúde Plano de Saúde Empresarial Plano de Saúde Familiar Tipo Plano de Saúde Empresarial Enfermaria c/ Co-participação Item Carlos Freire 2014

26 Extensão de Linhas de Produtos
Gestão de Marcas Extensão de Linhas de Produtos AMPLIAÇÃO DE LINHA Ampliação down-market – lançamento de linha de produtos com preços menores. Usar a mesma marca? Sim ou não? Ampliação up-market – lançamento de linha de produtos com preços maiores. Automóveis. Ampliação dupla – lançamento de linha de produtos com preços maiores e menores para atender a mais segmentos. Marriot. Carlos Freire 2014

27 Extensão de Linhas de Produtos
Gestão de Marcas Extensão de Linhas de Produtos COMPLEMENTAÇÃO DA LINHA Oferta de diversos itens pertencentes à mesma linha. BMW, Mini Cooper, Rolls Royce MODERNIZAÇÃO (Apple), PROMOÇÃO (Chamariz) E REDUÇÃO DA LINHA (Mais vendáveis). Modernização da linha de acordo com as exigências do mercado ou estratégia da empresa. Carlos Freire 2014

28 Determinação de Preço do Mix de Produtos
Gestão de Marcas Determinação de Preço do Mix de Produtos PREÇO PARA A LINHA DE PRODUTOS: preços diversos em uma mesma linha. Computadores simples, médios e alta performance. PREÇO PARA CARACTERÍSTICAS OPCIONAIS Preços de acordo com acessórios. Ar-condicionado, vidro e trava elétrica, air bag. Carlos Freire 2014

29 Determinação de Preço do Mix de Produtos
Gestão de Marcas Determinação de Preço do Mix de Produtos PREÇO PARA PRODUTOS CATIVOS Produtos complementares obrigatórios. Linha telefônica e aparelho celular. Oferta de aparelho grátis para contratos de 2 anos. PREÇO COMPOSTO Uma parte fixa e outra variável. Ligações normais inclusas no plano e ligações interurbanas cobradas à parte. Carlos Freire 2014

30 Determinação de Preço do Mix de Produtos
Gestão de Marcas Determinação de Preço do Mix de Produtos PREÇO PARA SUBPRODUTOS Geração de valor agregado pela utilização de sub-produtos. Estacionamento de shopping reduz a taxa de condomínio. PREÇO PARA O PACOTE DE PRODUTOS Criação de pacotes de produtos que têm o preço menor que a aquisição dos itens individualmente. Combos. Carlos Freire 2014

31 Co-branding e Branding de ingrediente
Gestão de Marcas Co-branding e Branding de ingrediente CO-BRANDING Associação de duas marcas para alavancar resultados. Computador Positivo com Windows 8. BRANDING DE INGREDIENTE Adicionar um produto ou marca que gerem brand equity. Computar Positivo com processador Intel. Sonorização Dolby Stéreo. Carlos Freire 2014

32 Embalagem, rotulagem, garantias
Gestão de Marcas Embalagem, rotulagem, garantias Muitas embalagens — como a garrafa de Coca-Cola e a lata de Red Bull — são mundialmente famosas. Vários profissionais de marketing chamam a embalagem de o quinto P (packaging), juntamente com produto, preço, praça e promoção. A maioria das empresas, contudo, trata a embalagem e a rotulagem como um elemento da estratégia de produto. Carlos Freire 2014

33 Embalagem, rotulagem, garantias
Gestão de Marcas Embalagem, rotulagem, garantias Com o crescimento da preocupação ambiental as embalagens passarão por inúmeras mudanças, podendo agregar valor à Imagem Institucional e à Marca. ausência de embalagem; embalagem reutilizável; embalagem reciclável. Carlos Freire 2014

34 Embalagem, rotulagem, garantias
Gestão de Marcas Embalagem, rotulagem, garantias Vários fatores contribuem para que, cada vez mais, as embalagens sejam usadas como ferramenta de marketing: Autosserviço (facilidade e destaque no PDV). Poder aquisitivo do consumidor (Garrafas de vinho que aumentam o preço do produto mas dão status). Imagem da marca e da empresa ( embalagens ambientalmente corretas). Oportunidade de inovação (tampas rosqueadas). Carlos Freire 2014

35 Embalagem, rotulagem, garantias
Gestão de Marcas Embalagem, rotulagem, garantias Carlos Freire 2014

36 Embalagem, rotulagem, garantias Gestão de Marcas
Carlos Freire 2014

37 Embalagem, rotulagem, garantias
Gestão de Marcas Embalagem, rotulagem, garantias O rótulo pode ser uma simples etiqueta presa ao produto ou um projeto gráfico elaborado que faça parte da embalagem. Pode trazer apenas o nome da marca ou conter muitas informações. Mesmo que o fabricante prefira um rótulo simples, a lei pode exigir informações adicionais. O rótulo desempenha diversas funções. Ele deve: identificar, classificar, descrever e promover o produto. Carlos Freire 2014

38 O produto é o primeiro e mais importante elemento do mix de marketing.
Resumo Gestão de Marcas O produto é o primeiro e mais importante elemento do mix de marketing. Os produtos podem ser classificados como bens duráveis, bens não duráveis ou serviços. As marcas podem ser diferenciadas com base em formato, características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo, estilo e design do produto. O design é a totalidade de recursos que afetam a aparência, a sensação e as funções pertinentes a um produto. Carlos Freire 2014

39 Resumo Gestão de Marcas
Um mix de produtos pode ser classificado de acordo com sua abrangência, extensão, profundidade e consistência. Uma empresa pode mudar um produto do seu mix de marketing estendendo sua linha de produtos por meio de ampliação ou complementação. Marca ingrediente e co-brands podem agregar valor supondo-se que tenham brand equity. Embalagens bem projetadas podem criar valor de conveniência para os clientes. Garantias podem oferecer segurança adicional aos consumidores. Carlos Freire 2014


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