A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal Dezembro 2005 Seminário SACAUSEF Qualidade e Avaliação de Recursos Educativos na Internet Lisboa, ISCTE

2 Aprendizagem como Critério de Avaliação What is needed in education at all levels is a revolution – not just a change in methodology, but a fundamental revolution in spirit. (Jonassen, 2000)

3 Aprendizagem como Critério de Avaliação Why are learners often unable to think, to learn, to solve problems, and to reach their learning potential? Fraco repertório de estratégias de aprendizagem Pouca motivação para aprender Abordagem superficial (Salomon & Globerson, 1987). Diagnóstico?…

4 Aprendizagem como Critério de Avaliação Fazendo a ponte… A concepção e realização de software multimédia educativo deve ser ancorada em princípios sólidos sobre a aprendizagem. P|E|D|A|C|T|I|C|E 8 PRODUÇÃO

5 Aprendizagem como Critério de Avaliação Fazendo a ponte… A produção de software educativo deve privilegiar a construção de recursos e materiais que favoreçam o pensamento crítico e a actividade cognitiva de nível superior. P|E|D|A|C|T|I|C|E 9 PRODUÇÃO

6 Aprendizagem como Critério de Avaliação Fazendo a ponte… A produção de software deve ter em especial atenção a realização de produtos em Língua Portuguesa, nas áreas e níveis disciplinares mais deficitários e que vão ao encontro dos interesses e motivações específicos dos jovens a quem se destinam. P|E|D|A|C|T|I|C|E 10 PRODUÇÃO

7 Aprendizagem como Critério de Avaliação tópicos I.Algumas questões de partida II.O potencial da Internet III.A Aprendizagem como critério IV.Alguns exemplos interessantes

8 Aprendizagem como Critério de Avaliação I. Questões de partida Objectivos curriculares como principal determinante para a concepção de sites educativos? Em caso afirmativo, que Objectivos? Apoio aos Alunos?

9 Aprendizagem como Critério de Avaliação I. Questões de partida Conteúdos curriculares como principal oferta do site? Em caso afirmativo, que tipo de Conteúdos? Complemento do Programa?

10 Aprendizagem como Critério de Avaliação I. Questões de partida Aprofundar o trabalho da sala de aulas? Consolidar as aprendizagens? Aplicar, praticar? Saber mais? … Orientar o estudo individual? Sugerir novas aprendizagens? Apoio aos Alunos?

11 Aprendizagem como Critério de Avaliação I. Questões de partida Oferecer o mesmo? Oferecer mais? Oferecer melhor? Oferecer diferente? … Complemento do Programa?

12 Aprendizagem como Critério de Avaliação I. Questões de partida CONCEPÇÃO AVALIAÇÃO

13 Aprendizagem como Critério de Avaliação II. O potencial da Internet Qualidade duvidosa do ponto de vista educativo. Ausência de padrões de qualidade do ponto de vista da aprendizagem. QUALIDADE A maioria dos programas educativos reforça os aspectos mais pobres da educação pré- computador… (Papert, 1997, p.66)

14 Aprendizagem como Critério de Avaliação II. O potencial da Internet Acesso às fontes, a especialistas… Comunicação, interacção, colaboração… Elaboração, articulação, produção… Perspectivar novas estratégias de trabalho com os alunos…

15 Aprendizagem como Critério de Avaliação II. O potencial da Internet Acesso à Informação Elaboração, Conhecimento Comunicação, Interacção

16 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério CONTEÚDO DESIGN FUNCIONALIDADES PEDAGOGIA

17 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério O que é a Aprendizagem?Mudança no significado construído através da experiência Como é o processo?Resolução de problemas nomeadamente através de trabalho colaborativo Qual o principal papel do Professor? Modelar e guiar O que pode fazer o professor para desempenhar esse papel? Coloca bons problemas; cria oportunidades de aprendizagem em grupo; modela e guia o processo de construção do conhecimento… (Newby, T. et al., 1996)

18 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério Aprender Com Tecnologias (Jonassen, 1999) ACTIVO PASSIVO ALUNO SISTEMA, PROFESSOR ENVOLVIMENTO MIND TOOLS APRESENTAÇÃOCRIAÇÃO FUNÇÃO CONTROLE

19 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério (Jonassen, 1999) Ambientes de aprendizagem significativa Aprendizagem cognitivamente activa e consciente

20 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério (Salomon & Globerson, 1987) Aprendizagem cognitivamente activa e consciente suprimir respostas iniciais e reflectir acerca dos aspectos dos problemas; recolher, examinar e personalizar informação acerca dos problemas; gerar e seleccionar estratégias alternativas; estabelecer relações com conhecimento pré-existente e construir novas estruturas; despender esforço na aprendizagem; concentrar-se; reflectir acerca da forma como uma tarefa foi realizada.

21 Aprendizagem como Critério de Avaliação III. A aprendizagem como critério (Jonassen, 1999) PROCESSOS DE E-A ModellingCoachingScaffolding Modeling primarily deals with demonstrating to the learner how (and why) to perform the activities necessary for the completion of some task or objective. The main objective of coaching is to intervene at critical points in the instruction in order to provide the learner with encouragement, diagnosis, directions and feedback. The main objective of scaffolding is to adjust the task for the learner to match his/her level of performance.

22 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. Exemplos… e-student, materiais para apoio à aprendizagem da Matemática e Língua Portuguesa

23 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. Exemplos… e-escola, o aluno como principal actor na construção do seu conhecimento…

24 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. …interessantes Conhecimento, Ciência Viva…

25 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. … interessantes Cidade da Malta, um espaço de encontro…

26 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. … interessantes Seeing Math guides each participant through a unique and deep learning experience.

27 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. … interessantes The General Chemistry Laboratory! Contrary to popular belief, the laboratory portion of general chemistry is not designed to torture students. The laboratory is designed to support and illustrate chemical concepts studied in the lecture portion of the course, as well as to introduce important laboratory techniques and encourage analytical thinking.

28 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. … interessantes The museum of science, art and human perception Online since 1993, the Exploratorium was one of the first science museums to build a site on the World Wide Web. Our site now contains over 15,000 Web pages exploring hundreds of different topics.

29 Aprendizagem como Critério de Avaliação IV. … interessantes Journey through the story of human evolution…

30 A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal OBRIGADO! Dezembro 2005 Seminário SACAUSEF Qualidade e Avaliação de Recursos Educativos na Internet Lisboa, ISCTE


Carregar ppt "A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google