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Six sigma 371 SIX SIGMA Nelson Suga CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA 2011.

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1 Six sigma 371 SIX SIGMA Nelson Suga CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA 2011

2 Six sigma 372 Objetivo Apresentar Six Sigma para produção de informática

3 Primeiro, um ensinamento de Buda Imagine o que aconteceria se você dissesse a uma família que vive na pobreza mais abjeta que há um baú cheio de ouro sob o piso da terra de seu barranco. Bastaria remover as camadas de terra de cima do ouro, e ficariam ricos para sempre. Do mesmo modo, não temos consciência do tesouro da nossa natureza espiritual, escondido pela ignorância e pela ilusão. Six sigma 373

4 4 Introdução Qualidade de produção de serviços de informática tornou-se uma parte fundamental para competitividade das empresas Qualidade de software tornou-se uma parte importante na engenharia de software Six Sigma ajuda a melhorar a qualidade de serviços e qualidade de software como um produto a um nível excepcional

5 Six sigma 375 Marca Six Sigma A marca é Six Sigma A melhoria se dá pela redução de defeitos, de custos e no tempo de ciclo

6 Six sigma 376 O que é Sigma? Resposta: desvio padrão Sigma ( ) é uma letra grega usada para representar o desvio padrão, uma medida de variação em relação à média de uma distribuição Six Sigma implica um processo onde qualquer valor fora da especificação é uma ocorrência raríssima Target upper spec lower spec parts per million (ppm) ppm ± 6 sigmas ( % good)

7 Six sigma 377 Six Sigma Six Sigma é definido como um processo altamente disciplinado que ajuda as empresas a focarem no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços quase perfeitos. Motorola declara que ela economizou $250 milhão de dólares no primeiro ano que implementou as práticas Six Sigma. Jack Welch, CEO da General Electric, evangelizou Six Sigma dentro da GE e Six Sigma ganhou força rapidamente depois disso. GE diz que economizou $750 milhão em 1995.

8 Six sigma 378 Six Sigma Six Sigma significa tecnicamente uma taxa de falha de 3,4 por milhão de oportunidades O termo significa muito mais do que a contagem de defeitos, abrangendo toda cultura de estratégias, instrumentos e métodos estatísticos para melhorar a qualidade ao cliente

9 Six sigma 379 Six Sigma – benefícios Os benefícios esperados são de 500 mil a 1 milhão de dólares anuais para praticantes dedicados de Six Sigma chamados de Faixa Preta (Black Belt) de Six Sigma, com o custo de 75 a 175 mil dólares Finalidade importante de Six Sigma: encantar os stakeholders

10 Six sigma 3710 Six sigma – diagrama de sigmas

11 Six Sigmas e as maçãs Six sigma 3711

12 Six sigma 3712 Exemplo de defeitos por milhão

13 Six sigma 3713 Resultados em qualidade: defeitos por milhão de linhas de código 3.4 per million units 230 per million units 6,210 per million units 308,000 per million units 66,800 per million units 690,000 per million units * Six Sigma (Six Sigma) é um termo estatístico utilizado para medir quanto um processo se distancia da perfeição, baseado no número de defeitos por milhões de unidades. Defeitos por milhão de linha de código

14 Six sigma 3714 Mudando a visão tradicional Foco nos requisitos do cliente Percepção aumentada sobre qualidade Cultura de melhoria contínua Análise baseada em dados Inclui fornecedores Produtividade contínua Melhoria na marca …para opção 2 Melhorias em custo e qualidade resultam em market share Da opção 1… Foco no custo Qualidade não é importante Cultura de mudança radical Pouca análiSix realizada Produtividade de mão de obra irregular Erosão da marca Melhoria no custo resulta em aumento de receita bruta Visão tradicional Visão Six Sigma Erros são inevitáveis Erros podem ser eliminados Six Sigma impulsiona o crescimento!

15 Six sigma 3715 Origem dos Six Sigma Na década de 80, a Motorola, promoveu o desenvolvimento da metodologia com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos Em 1986, Bill Smith, engenheiro da Motorola, definiu um conceito chave para a empresa: Defeitos por Oportunidade, ou Defeitos por Unidade Com este indicador, a Motorola passa a medir os defeitos em todas as etapas de produção de forma consistente Em 1988 a Motorola recebe o prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, equivalente ao nosso Prêmio Nacional de Qualidade

16 Six sigma 3716 Origem dos Six Sigma A IBM foi uma das primeiras empresas a implantar as técnicas do Six Sigma, seguindo a Motorola Ganhou Prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, em 1990 A partir daí o SIX SIGMA começou rapidamente a se tornar um fator crítico de sucesso Observou-se que o processo poderia ser aplicado em qualquer organização visto sua versatilidade.

17 Six sigma 3717 Como Funciona o Six Sigma O conceito estatístico, primeiramente, considera que o comportamento do processo segue a distribuição normal de probabilidades; Distribuição Normal Baseado nesta premissa, busca-se reduzir gradativamente a variabilidade de um processo até que se atinja um fator de 99,9997% de sucesso (Six vezes o desvio padrão)

18 Six sigma 3718 Como Funciona o Six Sigma O que a metodologia Six Sigma prega é a redução drástica da variabilidade até um nível de 3,4 ppm (6 desvios padrão) da média até a especificação, superior ou inferior. Figura No. 3(a) - Visualização do processo original Figura No. 3(b) - Visualização do processo com variação reduzida

19 Six sigma 3719 Mudanças com Six Sigma Para inovação projetar para Six Sigma – DFSS Para melhorias DMAIC – definir, medir, analisar, melhorar (melhorar) e controlar

20 Conceitos básicos Six Sigma No seu núcleo, Six Sigma gira em torno de poucos conceitos. Críticos para Qualidade: Atributos mais importantes para o cliente Defeito: Falha em entregar o que o cliente quer Capacidade do processo: O que o seu processo pode entregar Variação: O que o cliente vê e sente Operações Estáveis: assegurar processos, consistentes e previsíveis é para melhorar o que o cliente vê e sente Design for Six Sigma (DFSS): Projetar para satisfazer as necessidade do cliente e capacidade do processo 20Six sigma 37

21 Metodologia Six Sigma Six Sigma tem duas metodologias principais: DMAIC –definir, medir, analisar, melhorar e controlar e DMADV – definir, medir, analisar, projetar, verificar. DMAIC é usado para melhorar um processo existente de negócio DMADV é usado para criar um novo produto, projetar processo de modo que resulte num processo mais previsível, maduro e desempenho livre de defeito. Algumas vezes um projeto DMAIC pode se tornar num projeto DFSS por que o processo em questão requer re- projeto completo para levar a um grau desejado de melhoria.DFSS 21Six sigma 37

22 Metodologia de controle estatístico de processo - DMAIC O controle estatístico de processo é uma parte importante da metodologia Six Sigma, que segue através dos seguintes passos, também chamado DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar (improve) e controlar): 1. definir - benchmarking, mapeamento de fluxo de processo, diagramas de fluxo 2. medir – métricas de defeito, coleta de dados, amostragem 3. analisar - diagramas de Ishikawa, análise de falhas, análise de causa raiz 4. melhorar - modelagem, controle de tolerância, controle de defeito, mudanças de projeto 5. Controlar - cartas de controle de CEP, administração de desempenho 22Six sigma 37

23 Cinco fases de Six Sigma DMADV A metodologia básica consiste de cinco seguintes fases DMADV (definir, medir, analisar, projetar, e verificar): definir - formalmente definir as metas da atividade de projeto que são consistentes com as demandas do cliente e estratégia empresarial. medir - identificar CTQs (Critical to Quality), capacidades do produto, capacidade do processo de produção, avaliação de risco, etc. analisar - desenvolver alternativas de projeto, criar projeto de alto nível e avaliar capacidade do projeto para selecionar o melhor projeto. projetar - desenvolver projeto detalhado, otimizar o projeto, e planejar para verificação de projeto. Esta fase pode requer simulações. verificar - verificar projetar, setup execução piloto, implementar processo de produção e transferir para os donos do processo. Esta fase pode também requer simulações. 23Six sigma 37

24 DMAIC – Uma metodologia de melhoria Definir MedirAnalisarMelhorar Controlar Objetivo: Definir a oportunidade (projeto) Objetivo: medir desempenho atual (processo) Objetivo: analisar a causa raiz de problemas (dados) Objetivo: melhorar o processo para eliminar causa raiz Objetivo: CONTROLAR o processo para sustentar os ganhos. Ferramentas: Custo da qualidade ruim (COPQ) Voz do cliente (VOC) projeto Charter Mapa do processo atual Métrica principal (Y) Ferramentas: Requisitos críticos para qualidade (CTQs) Plano de amostragem Análise de capacidade Modos de falha e análise de efeito (FMEA) Ferramentas: Histogramas, diagramas multivariáveis, etc. Teste de hipótese Análise de regressão Ferramentas: Matriz de seleção de solução Mapas para os projetos futuros Ferramentas: Cartas de controle Planos de ação e contingência 24Six sigma 37

25 25 Ferramentas usadas….DMAIC Veja as ferramentas usadas em outras metodologias

26 Six sigma ,4 DPMO DPMO custo = 25% de vendas DPMO custo = 25% de vendas DEFINIR CONTROLAR Improve ANALISAR MEDIR Six Sigma: DMAIC MELHORAR

27 Six sigma 3727 Para desenvolvimento de software: Integração de iniciativas de melhorias: Conexão de Six Sigma para Software, CMMI®, Personal Software processo (PSP)SM, e Team Software processo (TSP)SM

28 Six sigma 3728 Tempo para resultados Para chegar ao nível de aplicação de Six Sigma pode levar mais de 4 anos Os alunos desta disciplina CI205 podem imaginar em levar 4 anos ou mais anos para liderar uma organização de produção para chegar à classe mundial Dois a três meses para caracterizar o processo e finalizar a análise do problema O projeto leva um a dois meses, se tiver dados e meios Os benefícios são visíveis um mês após a conclusão do projeto

29 Six sigma 3729 Six Sigma e a Lucratividade O objetivo final da qualidade é o aumento da lucratividade No ambiente competitivo atual as iniciativas devem justificar a si mesmas economicamente Daí a importância de medir o antes e o depois Para ser administrador de classe mundial estude matemática financeira!

30 Six sigma 3730 Um caminho para Six Sigma ISO 9000 CMMI em parte CMMI- SVC SIX SIGMA

31 Six sigma 3731 Não torna vendável um produto ruim Não aumenta o preço da ação Não traz resultados imediatos Pode ser excessivamente complexo para empresas novas O que Six Sigma não pode fazer?

32 Enfrentando a realidade como é Se você é responsável pela difusão de Six Sigma, será questionado o tempo todo Espere problemas e mais problemas O esforço de Six Sigma desafia velhos conceitos e empurra as pessoas para zona do desconforto Os executivos tem que ajudar a converter os descrentes o tempo todo Você tem que mostrar resultados A caminhada é longa: tenha energia, compaixão e paciência Os retornos podem ser bem maiores do que o esperado Six sigma 3732

33 33 MDQ Market-driven quality cycle 6 Six sigma 37

34 34 MDQ Market-driven quality cycle Six sigma 37

35 35 DCAM: projetar para satisfação do cliente e fabricabilidade. DMAIC: definir, medir, analisar, melhorar, controlar DSSS: Developing Six Sigma Software TQSS: Transactional Quality Using Six sigma CFPM: Cross Functional Process Mapping Six sigma 37

36 36 Conclusão O objetivo principal de Six Sigma é encantar o cliente, e daí melhorar a lucratividade pela redução e eliminação de defeitos. Defeitos podem estar relacionados a qualquer aspecto da satisfação do cliente: alta qualidade do produto, prazos adequados e minimização de custo.

37 Six sigma 3737 Referências Websites ml ml


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