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Administração de Recursos Materiais 09/06905 – Ana Carolina Siqueira 09/40283 – Ana Laíse Meneses 09/49175 – Tatiana Leão Freitas 09/07227 – Andréa Tôgo.

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1 Administração de Recursos Materiais 09/06905 – Ana Carolina Siqueira 09/40283 – Ana Laíse Meneses 09/49175 – Tatiana Leão Freitas 09/07227 – Andréa Tôgo Mazzei 09/47580 – Cristina Akie Sujii 09/15190 – Rebeca Castilho Sub Grupo x Sub Grupo y Grupo XX

2 Conceito de logística utilizado pelas Forças Armadas Norte Americanas Todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a Segunda Guerra A maioria das empresas dispensa um tratamento puramente funcional da logística. Tratando problemas logísticos pontuais como: Roteirização e dimensionamento de frota de veículos, localização, dimensionamento e layout de armazéns, seleção de fornecedores. Segunda GuerraLayout de Armazéns Introdução

3 Consequências nocivas da fragmentação da atividade logística nas empresas: 1 - Ciclos logísticos de maior duração: 2 – Custos Elevados 3 - Nivel de serviço ao cliente insatisfatório 4 – Falta de profissionais capacitados para planejar, executar e analisar todas as atividades de forma integrada Características da integração logística no âmbito gerencial: Perfil de senioridade Trabalho em equipe Comunicação transparente e fluída Serviço ao cliente

4 Supply Chain Cadeia de logística integrada: Integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos. Para se adaptar a empresa precisa de: Maior agilidade, melhores performances, busca pela redução de custos.

5 A empresa deve procurar um equilíbrio dinâmico e permanente com seu macroambiente, para poder reagir as mudanças com mais rapidez. Para a sobrevivência da empresa em um ambiente turbulento é necessário que ela ofereça resultados, em quantidade, variedade, qualidade, prazos e preços, que batam com as necessidades e expectativas dos clientes. A logística integrada torna-se um diferencial nesse processo Outputs

6 Principais missões dentro da logística integrada: Fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes, a fim de alcançar níveis de custos competitivos Proporcionar condições para que se movimentem de maneira rápida e eficaz Contribuir para a gestão comercial da empresa, através da confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes

7 Evolução da logística Logística interna Logística empresa-cliente Logística empresa-fornecedores Logística integrada

8 Entre 1950 e 1970 Alterações na localização, nos padrões e nas atitudes da demanda dos consumidores Alto custo de armazenagem e distribuição Tecnologia de computadores Experiência militar na 2ª Guerra Mundial Antes de 1950 Atividades-chave da logística eram divididas entre diferentes áreas da empresa conflitos de objetivos e responsabilidades Entre 1970 e 1990 Foco sai de maior estímulo na demanda para controle de custos Pós-1990 Administração de materiais + distribuição física = Logística

9 Papel da logística na empresa Atividades primárias (de maior custo): transportes, gestão de estoques e processamento de pedidos Atividades secundárias (de apoio às primárias): armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e manutenção da informação. Redução de custos e maior competitividade em uma realidade de competição globalizada Planejamento e gestão de fluxos desde a origem até o destino Integração dos departamentos para o alcance do objetivo final da empresa e satisfação do cliente

10 Custos associados ao estoque Custo de pedir + Custo de manter Objetivos do estoque De custo + De nível de serviço Previsão de incertezas Uso do telefone + Uso do computador Quadro Resumo das Características Básicas do Estoque

11 Gestão de Estoques Visão Tradicional -Os produtos em estoque. -Muita departamentalização e pouco contato entre eles. Visão Atual -Compras e acompanhamento. -Gestão de armazenagem -Planejamento e controle de produção e gestão de distribuição física. -Estratégias mais proativas, baseadas nas necessidades dos clientes.

12 Objetivos da Gestão de Estoque Planejamento Determinação dos valores que o estoque terá com o correr do tempo e determinação das datas de entrada e saída. Controle Retroalimentação Registro dos dados reais. Comparação dos dados de controle com os dados do planejamento, a fim de constatar seus desvios e determinar suas causas.

13 TIPOS DE ESTOQUE Materiais de embalagem Matéria-prima Produtos em processo Suprimentos Produto acabado

14 Case Dell Modelo Dell: montagem de computadores. - - = não produção = livre de manter ativos próprios - riscos com pesquisa - gerenciar grande número de empregados = 8 dias de estoque = giro de estoque de 46aa. Relacionamento com fornecedores + tecnologia - Custo de estocagem - Despesas com as revendas = Infra-estrutura para revolucionar os modelos fundamentais de negócios das grandes empresas + Capacidade de criação e de resposta rápida às mudanças. 46xaa

15 Case HP Histórico A HP foi fundada em 1939; Era uma empresa de instrumentalização, conhecendo apenas produção de baixo volume, com produtos altamente personalizados, com produção por lote. Em 1988, foi lançada a impressora DeskJet e a HP virou líder de mercado para impressoras jato de tinta. Problema Com o tempo, a Divisão Vancouver, passou a apresentar alto nível de ativos improdutivos = estoque abarrotado de impressoras DeskJet. Cadeia de Suprimentos das impressoras DeskJet

16 Questões a serem solucionadas: 1.Atender às necessidades do cliente e minimizar o estoque. 2.Acordar entre as diversas partes qual nível de estoque manter. Fatos: A fim de assegurar alta disponibilidade para os clientes, os centros de distribuição europeus e asiáticos mantinham altos níveis de estoques de segurança. + X ? = + Fontes principais de incerteza: 1.Chegada de materiais; 2.Processo interno; 3.Previsão de demanda

17 Dilema Precisamos decidir se estamos no negócio de armazenamento ou integração, e então adotar estratégias para apoiar nosso negócio (Tom Beal – gerente de materiais do CD norte-americano) Raiz do problema Existe um péssimo sistema de previsão de demanda Solução viável Investir na obtenção de um sistema sólido. ?

18 Palestra do G20 O encontro dos representantes das 20 maiores economias do planeta evidenciou a rede de suprimentos globalizada

19 Na rede de suprimentos mundial há empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de produtos e serviços A globalização impõe essa horizontalização, que inclui coordenação de processos, em vez de controle hierárquico Essa divisão, mais horizontalizada, propicia concorrência entre os diversos setores de uma economia

20 O papel dos países Cada país tem seu papel no mundo globalizado, por exemplo: Brasil, trabalhar matérias-primas China, estrutura industrial de baixo custo


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