Carregar apresentação
PublicouGuilherme Marcelo Alterado mais de 9 anos atrás
1
LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
Ensino Médio - 3ª Série ABSTRACIONISMO
2
ARTE, 3ª Série Abstracionismo
Imagem: Wassily Kandinsky, Transverse Line, 1923 /
3
A Arte Abstrata ou Abstracionismo é geralmente entendida como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não apresenta objetos próprios da realidade concreta exterior.
4
Essa arte surgiu a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. (1) Imagem: Wassily Kandinsky, Black and Violet, 1923 /
5
A expressão também pode ser usada para se referir especialmente à arte produzida no início do século XX, por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.
6
ABSTRACIONISMO SENSÍVEL OU INFORMAL
Imagem: Wassily Kandinsky, Composition VIII, 1923 /
7
O Abstracionismo Sensível ou Informal se inspirou no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma necessidade interior, tendo sido influenciado fortemente pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter. O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes são bem patentes. Além disso, a linha de contorno se sobressai nessa arte nitidamente não figurativa. (2)
8
O abstracionismo procura uma aproximação com a música, transformando a expressividade dos sons em linguagem artística. Imagem: Wassily Kandinsky,On White II, 1923 /
9
Transformando mancha de cor e linhas em ideias e simbolismo subjetivos.
Imagem: Wassily Kandinsky, In Blue, 1925 /
10
Imagem: Wassily Kandinsky, Composition X, 1939 / http://www
11
WASSILY KANDINSKY Imagem: Gabriele Münter, Retrado de Wassily Kandinsky /
12
Wassily Kandinsky foi o mentor desse gênero
Wassily Kandinsky foi o mentor desse gênero. Em suas obras ele utilizou cores puras em pinceladas rápidas, tensas e violentas. Kandinsky expressava através de cores, linhas, formas, textura a sua imaginação, sem retratar nada visível ou do mundo real. (3)
13
No Quadrado Negro (1923) – Trabalho representativo da fase em que, na década de 1920, Kandinsky passa a utilizar elementos geométricos. (4) Imagem: Wassily Kandinsky, Black Frame, 1922 /
14
WASSILY KANDINSKY ( ) Tirou da arte a sua obrigatoriedade de representação da realidade, inaugurando o ciclo abstracionista com sua primeira aquarela abstrata (1910). Alguns artistas já haviam feito experimentos com a dissolução de imagens, mas Kandinsky foi o mais consistente e lógico na busca de um modo de expressão não figurativa. (5)
15
ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
Foca na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. Imagem: Piet Mondrian, Composition with large red plane yellow black gray and blue, 1921 /
16
Divide-se em duas corrente: Neoplasticismo; Piet Mondrian
Suprematismo. Malevich Imagens (a): Piet Mondrian, Composition A, 1923 / (b) Kazimir Malevich, Suprematism, 1915 /
17
Piet Mondrian Imagem: Piet Mondrian, Autorretrato, 1900 /
18
Pieter Cornelis Mondrian
(Amersfoort, 7 de Março de Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) Conhecido como Piet Mondrian, Pieter Cornelis Mondrian foi um pintor holandês modernista.
19
NEOPLASTICISMO Seu criador foi Piet Mondrian. Nas obras de dele, as cores e as formas são organizadas de maneira que a composição resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica. Linhas verticais e horizontais e as cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo reto é o símbolo do movimento. (6)
20
pretende a universalidade e a permanência.
Sua característica é a busca de objetividade, é o desejo de declarar-se anti-individualista; pretende a universalidade e a permanência. Imagem: Piet Mondrian, Composition C no III with red yellow and blue, 1935 /
21
Kazimir Malevitch Imagem: Kazimir Malevich, Autorretrato /
22
Pintor e projetista russo (23/2/ /5/1935), Malevitch foi reconhecido como um dos precursores da arte abstrata geométrica. Ele nasceu em Kiev, na Ucrânia, onde estudou pintura. Seguiu o estilo pós-impressionista no início da carreira, mas, por volta de 1912, passou a compor imagens em estilo geométrico e pinturas de inspiração cubista, como O Amolador de Facas (1912).
23
SUPREMATISMO É uma pintura com base em forma geométrica plana, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo, círculo, triangulo e cruz. (6) Imagem: Kazimir Malevich, Suprematism, 1916 /
24
JACKSON POLLOCK Imagem: Jackson Pollock, Alchemy, 1947 /
25
JACKSON POLLOCK ( ), pintor americano, introduziu nova modalidade na técnica – o gotejamento (dripping) – a qual as tintas escorrem de recipientes furados intencionalmente, numa execução veloz, com gestos bruscos e impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfície escolhida com resultados extraordinários e fantásticos, algumas vezes realizados diante do público. (6)
26
ACTION PAINTING OU PINTURAGESTUAL
Criada por Jackson Pollock, nos anos de 1947 a 1950, faz parte da Arte Abstrata Americana. Imagem: Jackson Pollock, Number 8 (detalhe), 1949 /
27
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA
Compreensão da pintura como meio de emoções intensas; execução cheia de violência e agressividade, espontaneidade e automatismo; destruição dos meios tradicionais de execução (pinceis – trincha- espátula); (6)
28
Técnica Pintura direta na parede ou no chão, em tela enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia e vidro moído. (6) Imagem: Jackson Pollock, Number 3, 1948 /
29
Imagem: Jackson Pollock, Number 6, 1949 / http://www. wikipaintings
30
Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata
31
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2 Wassily Kandinsky, Transverse Line, 1923 / 09/05/2012 4 Wassily Kandinsky, Black and Violet, 1923 / 6 Wassily Kandinsky, Composition VIII, 1923 / 8 Wassily Kandinsky,On White II, 1923 / 9 Wassily Kandinsky, In Blue, 1925 / 10 Wassily Kandinsky, Composition X, 1939 / 11 Gabriele Münter, Retrado de Wassily Kandinsky /
32
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
13 Wassily Kandinsky, Black Frame, 1922 / 09/05/2012 15 Piet Mondrian, Composition with large red plane yellow black gray and blue, 1921 / 16a Piet Mondrian, Composition A, 1923 / 16b Kazimir Malevich, Suprematism, 1915 / 17 Piet Mondrian, Autorretrato, 1900 / 20 Piet Mondrian, Composition C no III with red yellow and blue, 1935 /
33
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
21 Kazimir Malevich, Autorretrato / 09/05/2012 23 Kazimir Malevich, Suprematism, 1916 / 24 Jackson Pollock, Alchemy, 1947 / 26 Jackson Pollock, Number 8 (detalhe), 1949 / 28 Jackson Pollock, Number 3, 1948 / 29 Jackson Pollock, Number 6, 1949 /
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.