A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO MATEMÁTICA A VILÃ ESCOLAR ORIENTADORA: ANGELA APARECIDA NANTES FLORES VIDEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO MATEMÁTICA A VILÃ ESCOLAR ORIENTADORA: ANGELA APARECIDA NANTES FLORES VIDEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO MATEMÁTICA A VILÃ ESCOLAR ORIENTADORA: ANGELA APARECIDA NANTES FLORES VIDEIRA

2 QUESTÃO NORTEADORA Se a todo momento convivemos com a matemática porque na escola ela é um bicho de sete cabeças?

3 A matemática é uma ciência de fundamental importância na vida dos seres humanos esta é usada nos mais variados tipos de atividades executadas no dia a dia, onde até quem nunca foi a escola sabe resolver seus problemas matemáticos. Mas tem se tornado uma vilã dentro da escola dificultando e criando barreiras na aprendizagem de muitos alunos.

4 O Ensino da Matemática A matemática escolar seleciona os mais inteligentes e os que sabem raciocinar. Regras e fórmulas matemáticas foram feitas com intuito de facilitar o ensino. PAPERT relata que as crianças quando começam ir a escola aparecem uma certa fobia em relação a aprendizagem, em particular com a matemática.

5 Transformação da matemática em jogo. Eu nunca fui boa em matemática me dá tremor[…] eu fazia um esforço e era aprovada[…] no ensino superior foi pior ainda, eu tinha que decorar tudo para ser aprovada, ainda que fosse com nota dez[…] Raciocinar nunca. Ainda tenho problemas. Aprendi sozinha a fazer contas mentalmente, por exemplo aprendi as medidas um terço, um quarto de xícara[…] pela necessidade de entender dietas.LENER

6 As necessidades cotidianas fazem com que as pessoas desenvolvam uma inteligência prática sem os conceitos da matemática da escola. Escola só ensina símbolos. Obrigação de seguir algoritmos.

7 Pesquisas mostram que crianças que utilizam matemática no cotidiano fracassam nas aulas de matemática.

8 Apontando os culpados POPOVIC diz que a escola culpa o aluno, a instituição escolar e sua metodologia esta fora de debate. SCLIEMANN acredita que não pode culpar as crianças pelo fracasso escolar.

9 MUDANÇAS NO ENSINO D`ambrósio diz: O ensino deveria ser util. Valorizar o conhecimento da criança. Trabalhar o erro.

10 Supervalorização do conhecimento informal. Segundo Giardinetto a escola continua sendo um elemento fundamental para a necessária formação do indivíduo enquanto participante de um contexto social, onde o conhecimento escolar permite a compreensão muito além da lógica do conhecimento cotidiano.


Carregar ppt "ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO MATEMÁTICA A VILÃ ESCOLAR ORIENTADORA: ANGELA APARECIDA NANTES FLORES VIDEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google