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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária Conceito na Capes: 6 Início do Curso:  Mestrado: 1974  Doutorado: 1997 Apresentador(a): Prof. Agueda Castagna de Vargas Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DARPGP

2 UFSM  Equipe de docentes com formação sólida (14 pesquisadores PQ do CNPq (60%) e linhas de pesquisa ativas integradas na realidade nacional e internacional;  Qualidade das dissertações e teses produzidas, onde inclusive este Programa recebeu prêmio CAPES de tese, no ano de 2007;  Tempo de titulação dos pós-graduandos, com a média de 24 e 48 meses para mestrado e doutorado, respectivamente;  Forte nucleação e inserção internacional (25% de discentes em doutorado sanduíche/71% de doutorandos egressos atuam como professores universitários ou pesquisadores em institutos de pesquisa nacionais ou internacionais);  Forte e consistente interação com grupos de pesquisa internacionais que militam em áreas correlatas;  Infraestrutura física e laboratorial moderna equiparada a instituições congêneres internacionais; Pontos fortes do Programa

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Baixa relação Teses/Dissertações;  Reduzida Produção Qualis A1e A2;  Heterogeneidade na atuação docente (acadêmica, orientação e produção qualificada);  Áreas de concentração heterogêneas – qualitativo e quantitativo;  Baixa interação/colaboração entre docentes/grupos  Pouca divulgação do programa nacional/intern.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reestruturação do programa /áreas recompostas (Dez/10) AltaÁreas conservadoras Heterogeneidade Política institucional de contratação 1 Fomento ao Doutorado (crescimento de 80% ate o final do triênio) AltaPoucos grupos de excelência Baixa demanda Qualificada (Clientela) 1 Fomentar atuação docente homogênea (reestruturação das disciplinas) AltaDocentes não comprometidos Áreas carentes de infra-estrutura Política institucional de contratação Baixa valorização institucional das atividades da pós-graduação 1

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Renovação qualificada (Docentes Permanentes com EQA1> 1,4/ano) indicador reavaliado anualmente após conclusão do relatório AltaResistência à exclusão de docentes permanentes não produtivos Política de contratação Institucional Conflito inclusão/ valorização na atuação nos PPGs 1 Fomento aos pós-doutorados Seniors (>=5/triênio) AltaDesinteresse dos docentes Política departamental com priorização absoluta da Graduação 2 Fomentar estágios pós- doutorais (1/área/ano) MédiaPoucos grupos de excelência Posição geográfica não atrativa 2 Equilíbrio da atuação docente (acadêmica, pesquisa e orientação) MédiaFalta de comprometimento docente (indicadores frágeis) Excesso de encargos docentes Baixa valorização institucional das atividades da pós- graduação 2 DP - 2007200820092010 2623 22

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Atualização das linhas de pesquisa conforme a reestruturação do programa (dez 2010) Média/Alta Heterogeneida de do programa Resistência de algumas áreas -1 Projetos de pesquisa com temas atualizados e duradouros (dez 2010) Alta Baixa massa crítica em algumas áreas -1 2007200820092010 37 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar em 100% a produção A1, A2 (até o final do triênio) Média/altaQualificação das pesquisas Inexistência de periódicos qualificados em determinadas áreas 1 Distribuição de bolsas e recursos baseadas no JCR da produção docente (06/11) Média/altaResistência de algumas áreas 1 DP com no mínimo 2EqA1/ano até o final do triênio MédiaResistência ao desligamento de docentes 1 2007200820092010 95124112105 (140) Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 44454654  Número de titulados em cada ano 19202916 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 26314043  Número de titulados em cada ano 09050611 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar em 100% a relação T/D (até o final do triênio 0,5) AltaOrientadores pouco experientes decorrentes da renovação Qualificação da clientela Demanda pouco qualificada; Perda do PROEX 1 Aumento sustentável da Migração de M-> D Alta1 22% 65%

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos45273 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 15%52/73 (71%) Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 60%37/73 (50%) Demais destinos relevantes dos egressos10%15/73(20%)

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Quadro docente altamente qualificado;  Baixa colaboração entre docentes e grupos de pesquisa do PPGMV;  Quadro de disciplinas necessita renovação: qualificação de projeto para o mestrado, novas disciplinas em determinadas áreas;  Bolsas e recursos são satisfatórios;  Necessidade de avaliações periódicas para estabelecer metas;  Melhor utilização da estrutura e equipamentos

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fomentar grupos de pesquisa emergentes a comporem propostas sólidas (R$ 1 milhão/ano) MédiaMassa crítica Falta de experiência na elaboração de projetos principalmente jovens doutores Política de contratação sem levar em conta a PG Política de prioridades de alguns departamentos Editais visam especialmente grupos de excelência 1 Fomento a aquisição de equipamentos multi-usuários e aumento da infra- estrutura (R$ 1 milhão/ano) Média1

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Discentes em programas sanduíche Panorama atual : 25% Panorama futuro: 40% AltaAlguns grupos de pesquisa não possuem convênios internacionais Proficiência em língua inglesa 1 Promoção de eventos interativos nacionais ou internacionais/triênio Panorama atual : 1 Panorama futuro: 4 AltaFalta de interesse de algumas áreas Perda do PROEX1 Expansão das atividades de prestação de serviços a comunidade com a participação de pós- graduandos AltaFalta de engajamento Falta de Indicadores Políticas de extensão institucional 1

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS MetaPanorama atualPanorama futuroPrazo Manter status de excelência Reestruturação do programa Cinco áreasDuas áreasDez/2010 Fomentar o Doutorado relação T/D (EqD/DP) 0,3 (1,5)0,5 (2,2) 0,75 (3,75) Final do triênio 5 anos Renovação docente qualificada Eq A1>1,4 Renovação 10% Eq A1>2,0 Renovação 20% Dependente dos indicadores de avaliação anual Qualificar a produção intelectual A1 e A2 8%16%Final do triênio Aumento de inserção internacional em Centros de ensino e pesquisa AmericanosAmericanos e Europeus 5 anos Divulgação dos editais do programa Mal divulgado (Metodologia e abrangência) Divulgação para centros de ensino e pesquisa Nac. e internacionais Out/2010

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