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O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007.

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1 O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil
Setembro, 2007

2 Roteiro e objetivos – explorar as quatro grandes tendências nos negócios das comunicações (no mundo e no Brasil). A convergência IP e o novo contexto das comunicações digitais; A transformação das redes e do negócio de telecomunicações; Consolidação de mercado e necessidade de escala de operação; A transformação das necessidades da sociedade, das regras e regulamentos. © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

3 A dinâmica da convergência dos acessos e redes de telecomunicações.
Popularização dos acessos móveis / BL drenando tráfego das redes fixas Incumbents fixas respondem com pacotes descontados F-M-BL Operadoras TV Paga atacam com pacotes triple-play, com menores preços e maiores velocidades Teles respondem com maior capacidade de rede e inclusão de vídeo em seus pacotes, descontando o preço da TV © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

4 Um panorama mais amplo dos negócios de comunicação digital e as 3 dimensões de transformação e convergência. Dados Vídeo Voz Mobilidade 1. Acessos / redes (3 / 4 – play) RENTABILIDADE Produtos e Ofertas Clientes e Segmentos Canais Tradicional Segmentada Por Resultado Interativa 3. Novos modelos de negócio em publicidade TV Móvel On-line 2. Mídias e conteúdo digitais (as 3 telas) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

5 Evolução do consumo de mídia por pessoa Média de horas por semana
Crescimento dos canais digitais – mídia e conteúdo. (nova transformação cultural) Evolução do consumo de mídia por pessoa Média de horas por semana Videogames Celular Mídia externa Internet Cinema Rádio digital Rádio analógico TV analógica TV digital Mídia impressa Fonte: Aegis / Carat; análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

6 A evolução dos canais digitais no Brasil – e a barreira social.
Domicílios com Celular, TV, rádio, internet Distribuição da receita média de clientes de celular pré-pago 60,000 50,000 > R$ 3,00 40,000 45% 55% 30,000 20,000 10,000 < R$ 3,00 2002 2003 2004 2005 2006 2007(E) 2008(E) 2009(E) 2010(E) Fonte: PNAD, Mídia Dados, análise Accenture Celular TV Rádio Internet © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

7 A importância de se democratizar o acesso à internet no Brasil.
Classe Social dos Usuários D/E Informações / outros Uso mais frequente da internet Transações bancárias Comprar bens / serviços Interação órgãos governo Leitura jornais e revistas Atividade de lazer Comunicação pessoal Educação e aprendizado Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil – 2006, PNAD, Mídia Dados, análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

8 O avanço da internet traz o congestionamento na cadeia de valor
O avanço da internet traz o congestionamento na cadeia de valor. (novos competidores – inovadores e agressivos) Acesso Serviço Cliente Gestão de informações pessoais Serviços de busca e navegação Serviços de comunicação multimídia Serviços de conteúdo digital © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

9 Desafio: Convergência e racionalização das redes de telecomunicações.
Redes e serviços separados Uma rede – Multiplos serviços Convergência das redes Telenor is a good example. The text is quite self explanatory. Entendendo a Convergência Menores custos de manutenção e operação Receitas com novos serviços De redes analógicas para digitais De comutação de circuitos para comutação de pacotes Protocolos de comunicação padronizados (IP) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

10 Divisão do mercado de telecomunicações em 2006 (Fixa + Móvel)
Situação competitiva e consolidação dos mercados na América Latina e Brasil. Divisão do mercado de telecomunicações em 2006 (Fixa + Móvel) 139MM $38B $12B Brasil América Latina 386MM $85B $30B Outros Fonte: Pyramid, relatórios operadoras e análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

11 A importância do Brasil para a consolidação na América Latina.
Market Share Principais Mercados América Latina 4.3% PARTICIPAÇÃO NO MERCADO (fixo + móvel + banda larga) 2006 9.2% 53.5% 42.7% 16.7% 43.2% 65.4% 9.3% 84.1% 22.0% 79.0% 15.8% 48.0% 30.7% * 34.8% 34.6% 6.7% 32.4 23.7 6.6 5.7 3.8 2.3 TAMANHO DO MERCADO – US$ BILHÕES Outros * Considerada 100% da VIVO © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

12 Reflexões sobre o modelo de comunicações Próxima fronteira da inclusão
O momento atual demanda uma reflexão sobre o modelo de comunicações brasileiro para os próximos anos. Reflexões sobre o modelo de comunicações Desenvolvimento Como garantir que a transformação da tecnologia e dos negócios esteja alinhada com os interesses da sociedade? Mundo convergente Como garantir um ambiente de mercado que favoreça os avanços no campo da convergência? Próxima fronteira da inclusão Como proporcionar acesso aos serviços tradicionais e convergentes para uma parcela maior da população, de maneira economicamente eficiente? Competição Como organizar o ambiente competitivo entre empresas de características e modelos de negócio bastante distintos? © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

13 Mudanças nos marcos legislativo e regulatório nos países
3 medidas básicas que vêm sendo adotadas para adaptar marcos legais e regulatórios à nova realidade convergente. Mudanças nos marcos legislativo e regulatório nos países Tendência Exemplos Unificação de órgãos reguladores de telecomunicações e mídia / conteúdo Discussão para unificação Reino Unido Coréia Convergence Commission (proposta) Austrália Índia Simplificação da estrutura de licenças para prestação de serviços Autorização geral p/ serviço de comunicações (exclui radiodifusão) UE 2 tipos de licença - prestadoras com e sem infra-estrutura Austrália Proposta de licença unificada para serviços de voz e dados, abrangendo VoIP, TV paga e radiodifusão Índia Diferentes abordagens para defesa da competição e implantação do serviço universal Aplicam regulação mais detalhada e prescritiva Banda larga como recurso sujeito à universalização Tende para uma regulação mais aberta, baseada nas instituições de Direito Econômico Rediscute o escopo de serviço universal EUA UE Coréia Fonte: órgãos reguladores dos países, análise Accenture e GT © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

14 Em resumo... O novo “consumidor digital” está redefinindo o mercado de comunicação e mídia; Diversidade cada vez maior de empresas competindo por esse consumidor; O “eco-sistema IP” está evoluindo, e o consumidor é o maior beneficiado; Os modelos de negócio tradicionais podem não se sustentar por si mesmos; Transformação, consolidação e ganhos de escala são fundamentais; Estado precisa definir regras que favoreçam e direcionem esse desenvolvimento. © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.


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