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Licenciatura en Serviço Social Antropologia das Idades Docente Prof. Dr. Santiago Prado Conde.

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1 Licenciatura en Serviço Social Antropologia das Idades Docente Prof. Dr. Santiago Prado Conde

2 Discutir o contributo da literatura antropológica para o estudo dos grupos e das categorias de idade. Problematizar sobre as novas imagens da juventude e do envelhecimento. Conhecimentos dos processos gerados através do ciclo vital em diversos contextos sócio-culturais. Conhecer os conceitos básicos da literatura sobre a idade desde as Ciências Sociais. Achegar aos grupos de idade desde uma curiosidade e atitude investigadora. Achegar às conexões entre a realidade social e os grupos de idade. Desenvolver capacidades para aprender a complexidade dos sistemas sociais em geral e da construção dos grupos de idade em particular, com especial atenção às dimensões social e cultural, assim como aos processos de transmissão-aquisição de cultura. Desenvolver uma atitude analítica e crítica das dinâmicas dos diferentes grupos de idade.

3 1. A Antropologia das Idades 1.1. Antropologia das idades na história da antropologia Antropologia das idades e ciclo vital Os processos de transmissão-aquisição de cultura 1.3. As idades como produto de construções culturais e a geração como produtora de cultura García Castaño, J. & Pulido Moyano, R.A., (1994) 1. Transmisión- adquisición de cultura como objeto de estudio. Em: Antropología de la Educación. Salamanca: Eudema, pp. 9-24;. García Castaño, J. & Pulido Moyano, R.A., (1994) 8. Transmisión- adquisición de cultura: reflexiones finales. Em: Antropología de la Educación. Salamanca: Eudema, pp

4 2. Processos de enculturação e a descoberta da infância 2.1. A construção da infância 2.2. O reconhecimento das crianças como agentes Spindler, George, (1993) La transmisión de la cultura. Em: Velasco, H. et alli, Lecturas de Antropología para educadores. Madrid: Trotta, pp Iturra, Raúl, (2002) Epistemologia da Infância: Ensaio de Antropologia da Educação. Educação, Sociedade e Culturas, Nº17, pp Iturra, Raúl, (1995) Tu ensinas-me fantasia, eu procuro realidade. Educação, Sociedade e Culturas, Nº4, pp

5 3. Os estudos sobre a juventude 3.1 O conceito de juventude 3.2. Construção teórica dos grupos juvenis nas ciências sociais Feixa, Carles, (1999) Capítulo I. De púberes, efebos, mozos y muchachos. Em: De Jóvenes, bandas y tribus. Barcelona: Ariel, pp Feixa, Carles, (1999) Capítulo III. De culturas, subculturas y estilos. Em: De jóvenes, bandas y tribus. Barcelona: Ariel, pp

6 Machado Pais, José, (1990) Lazeres e sociabilidades juvenis um ensaio de análise etnográfica. Análise Social, Vol. XXV ( ), Machado Pais, José, (1990) A construção sociológica da juventudealguns contributos. Análise Social, Vol. XXV ( ), Machado Pais, José (2003 [1993]) Culturas Juvenis. Lisboa: INCM.

7 4. Adultez e Ancianidade 4.1. As variações conceptuais 4.2. As implicações da industrialização e modernização 4.3. Principais teorias sobre a velhice San Román, Teresa, (1990) Vejez y Cultura. Barcelona: Fundación Caja de Pensiones.


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