A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fig.1: Consequência do Aquecimento Global. Temas Abordados O que é Aquecimento Global? Causas Consequências Exemplos no Brasil Formas de evitar Responsáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fig.1: Consequência do Aquecimento Global. Temas Abordados O que é Aquecimento Global? Causas Consequências Exemplos no Brasil Formas de evitar Responsáveis."— Transcrição da apresentação:

1 Fig.1: Consequência do Aquecimento Global

2 Temas Abordados O que é Aquecimento Global? Causas Consequências Exemplos no Brasil Formas de evitar Responsáveis pelo Aquecimento Global Curiosidades sobre o Aquecimento Global Bibliografia Bibliografia das Imagens

3 O que é Aquecimento Global? O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar. Precisamos deixar essa capa que cobre a Terra mais fina – ou pelo menos mantê-la do jeito que ela está hoje. Fig.2: Esquema do Efeito Estufa, principal causador do Aquecimento Global

4 Causas As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, ou seja, que o planeta está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases, que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem igual a um vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo. Fig. 3: Gases Poluentes

5 Consequências O aquecimento global acarretará no aumento da temperatura média da superfície da Terra que influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas. A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. O aquecimento global trará consequências lamentáveis ao planeta. Os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século. Os cientistas calcularam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. Se o aumento da temperatura for de 3º C, o número de mortos por ano será de 87 mil até Se o aumento do calor for de 2,2º C, o número de mortos baixaria para 36 mil por ano. Em contra-partida, o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que, com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. O fato é que são inúmeras consequências que levaria toda uma população a sofrer exageradamente e a extinguir milhares de animais e plantas. Fig. 4: Derretimento das calotas polares, uma das consequências do Aquecimento Global.

6 Exemplos no Brasil Em março de 2004, a região o Sul do Brasil registrou um fenômeno climático inédito: o primeiro furacão formado no país. O Catarina atingiu as áreas costeiras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, causando prejuízos de mais de R$ 1 bilhão e 11 mortes. (O aparecimento de um furacão no Brasil é consequência do aquecimento global, causado principalmente pela emissão de gases na atmosfera, que causam o efeito estufa.) Fig. 5: Furacão Catarina que atingiu o sul do Brasil.

7 Exemplos no Brasil A instabilidade térmica também é outro problema causado pelo aquecimento global. Podemos perceber que, as quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) já não estão tão definidas como antes, o que gera enormes prejuízos, principalmente para a agropecuária. Fig. 6: As chuvas fora de época causam prejuízos.

8 Exemplos no Brasil Na região de São Paulo e mais outros estados, ocorreu um terremoto de 5.2 na escala Richter. Fig. 7: Representação esquemática do terremoto.

9 Formas de evitar Há muitas atitudes que podemos tomar para tentar deter o aquecimento global. Basicamente, todas sugerem a redução na emissão de gases estufa. Podemos ajudar gastando menos energia. Estas são algumas formas de diminuir emissões de gases estufa:

10 Formas de evitar Certifique-se de que seu carro está com o motor regulado - isto permitirá que ele funcione com maior eficiência e gere menos gases nocivos. Caminhe ou ande de bicicleta quando puder - dirigir o carro gera mais gases estufa do que praticamente qualquer outra coisa que se faça. Fig. 8: Andar de bicicleta não acelera o Aquecimento Global.

11 Formas de evitar Recicle - o lixo que não é reciclado acaba em um aterro, gerando metano; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero. Fig. 9: Reciclar ajuda na redução na emissão de gases.

12 Formas de evitar Plante árvores e outras plantas onde puder - as plantas tiram o CO2 do ar e liberam oxigênio. Não queime o lixo - isto lança CO2 e hidrocarbonetos na atmosfera. Fig. 10: Plantar árvores ajuda na limpeza do ar.

13 Formas de evitar Para deter a emissão dos gases estufa é necessário que se desenvolvam fontes de energia combustível não-fóssil. Energia hidrelétrica, energia solar, motores de hidrogênio, biodiesel e células de combustível poderiam criar grandes cortes nos gases estufa se fossem mais comuns. Fig. 11: Formas de energia renováveis e não poluentes.

14 Responsáveis pelo Aquecimento Global Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera. A maior parte da degradação foi causada (historicamente) pelos países desenvolvidos. Os EUA com 4% da população mundial são os responsáveis por mais de 20% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa. Fig. 12: Representação da fumaça das fábricas que causam enorme quantidade de poluição.

15 Responsáveis pelo Aquecimento Global No Brasil, as queimadas na Amazônia respondem pela maior parte das emissões de gases que produzem o efeito estufa. Esta gigantesca região necessita de medidas de conservação. Quando se derruba uma árvore, o gás carbônico que estava estocado nela vai para a atmosfera. Fig. 13: Queimadas na Amazônia, grande quantidade de emissão de gases poluentes.

16 Responsáveis pelo Aquecimento Global Atualmente, o Brasil é o quarto emissor de gás carbônico do mundo, despejando cerca de um bilhão de toneladas por ano, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia. As razões desse volume não estão nos veículos ou nas chaminés das fábricas. Isso porque 75% das emissões do principal gás causador do efeito estufa são provocadas pelas derrubadas de árvores.

17 Curiosidades sobre o Aquecimento Global O Protocolo de Kyoto foi criado para reduzir a emissão de CO2 e de outros gases estufa em todo o mundo. Trinta e cinco nações industrializadas se comprometeram a reduzir a emissão destes gases em graus variados. Infelizmente, os Estados Unidos, principais produtores mundiais de gases estufa, não assinaram o protocolo Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coréia do Sul.

18 Bibliografia Aquecimento Global: cas/ Causas : Consequências: Exemplos no Brasil: Formas de evitar: ambiente.hsw.uol.com.br Responsáveis pelo Aquecimento Global: Curiosidades sobre o Aquecimento Global: ambiente.hsw.uol.com.br

19 Bibliografia das Imagens Fig. 1: Fig.2: Fig.3: Fig.4: Fig.5: Fig.6: Fig.7: Fig.8: Fig.9: Fig.10: Fig.11: Fig.12: Fig.13:

20 Trabalho Feito por: Daniella Juliana Neves Lidiane Vanda Wallace 3° E.M. D


Carregar ppt "Fig.1: Consequência do Aquecimento Global. Temas Abordados O que é Aquecimento Global? Causas Consequências Exemplos no Brasil Formas de evitar Responsáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google