A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2 Atenção básica a saúde da criança
A criança e um ser com características próprias e está em um continuo crescimento e desenvolvimento. Com isso vemos que um bebê e diferente de uma criança de 1 ano, de 2 anos assim por diante. Essas diferenças não são apenas de tamanho, mas referem-se a tudo que constitui um ser humano.

3 Diferenciando crescimento de desenvolvimento
Crescimento: E o aumento do corpo com um todo ou em suas partes, ou seja, é quando as células aumentam de tamanho e quantidade.O crescimento pode ser medido em centímetros ou em gramas( peso). Desenvolvimento: Inclui além do crescimento o amadurecimento das células e dos músculos. Que permite que a criança aprenda a segurar os objetos, associar sons, falar, locomover-se.

4 Desenvolvimento Psicossocial : É o processo em que a criança tem mais facilidade para se mover, coordenar seus movimentos, interagir uns com os outros e com o meio a que rodeia. Obs:O crescimento e desenvolvimento fazem parte do mesmo processo. Porém a percepção, a discrição e a avaliação do que acontece em cada etapa existe diferentes formas de abordagens.

5 Princípios básicos sobre o desenvolvimento infantil
A infância define o período que vai do nascimento até aproximadamente 2 a 3 anos de idade, quando a fala já e um instrumento de comunicação. O crescer e o desenvolver têm suas próprias características e são ao mesmo tempo causa e efeito um do outro.Quando uma criança quer uma bola ela precisa que os ossos estejam calcificados, que seus músculos e o sistema nervoso estejam mais desenvolvidos.

6 Fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento
Os fatores internos: São herdados . pelos pais e são os que determinam características físicas das crianças. Ex: Cor dos olhos Os fatores externos: Também chamados de ambientais, começam a atuar desde a concepção, estando relacionado com o ambiente da vida dentro do útero, proporcionado pela mãe. Após seu nascimento tudo que um bebê recebe faz parte do seu desenvolvimento. Ex: Estímulo e alimentação

7 Quase tudo o que acontece com uma pessoa tem grande influência em sua vida. Com crianças de até 5 anos de idade essas são muitas rápidas. Quanto menor e a criança, mais rápido e o seu crescimento e seu desenvolvimento. O ritmo de crescimento e tão acelerado nos primeiros anos de vida que ela atingi entre 2 e 3 anos, a metade da altura que vai ter quando adulto.Outro aspecto importante e que crescimento do ser humano não se dá da mesma forma para todos os sistemas do corpo. O sistema nervoso cresce de forma diferente do sistema reprodutivo, enquanto o sistema reprodutivo se desenvolve pouco ate a puberdade. Já o sistema nervoso já está praticamente completo até o 3° ano de vida.

8 Obs: Problemas que ocorram durante a gravidez (infecções, fumo, drogas, etc.) e nos primeiros anos de vida(infecções, desnutrição, etc.) Podem lesas o sistema nervoso da criança. Desenvolvimento neurológicos: Ao nascer o sistema nervoso do bebê não está totalmente formado, com o tempo as estruturas do sistema nervoso vão se desenvolvendo como parte de um processo de “amadurecimento”. A maturação tem um rumo definido: da cabeça para os pés e do centro para as extremidades. A medida em que o sistema nervoso vai se amadurecendo, o bebê vai aperfeiçoando suas habilidades.

9 Isso permite que o recém-nascido, completamente dependente, amplie e aperfeiçoe seu repertório de atividades, passando a coordenar seus movimentos para se deslocar no espaço. Por volta de 1 ano de idade, possa andar sozinho. Andar é uma grande conquista para a criança, outra conquista importante nessa época de vida e a linguagem que permite que a criança se comunique. Este mecanismo de comunicação já deverá esta bem desenvolvido por volta dos 3 anos de idade.

10 Diferente dos fatores que são herdados da família,como a cor dos olhos ou dos cabelos, o psiquismo da criança, isto é, a percepção que ela tem de si, e formado a partir das trocas que ela faz com os outros durante a sua vida. Desenvolvimento psíquico: Antes mesmo da criança nascer seu psiquismos está sendo formado com os pais imaginado como o bebê será quando nascer. Se a criança se sente amada ela gostará dela mesma, com isso aumenta a inclinação para explorar, experimentar e aprender com isso desenvolvendo suas potencialidades.

11 Etapas do desenvolvimento: etapas ou fases correspondem a determinados períodos de vida.
Período pré-natal: Vai do período da concepção período em que doenças maternas, nutrição, hábitos e situações emocionais podem influenciar o crescimento e o desenvolvimento da criança .Este período vai até o nascimento. É o período que a mãe fica imaginando como será seu filho. Ex: comportamento, cor dos olhos, cabelos e etc.

12 Período neonatal (0 a 25 dias de vida)
E o período em que a mãe volta toda sua atenção para o bebê. Essa dedicação e muito importante para o bebê. E é nesse momento que a mãe começa a ver semelhanças ou traços. Essa fase inicial o bebê apresenta reflexão involuntários como gritar, agitar os braços, dar pontapés. Com o tempo ele passa a apresentar movimentos voluntários, como pegar objetos de uma mão para outra.

13 Primeira infância:Lactente (29 dias a 2 anos)
É no período denominado primeira infância que ocorrem as maiores e mais rápidas modificações no desenvolvimento da criança. Ela evolui de brincadeiras com as mãos e a boca para as brincadeiras com os pés e a boca. Gradativamente os ritmos do sono, alimentação e excreção vão se estabelecendo. Ele começa a aprender a diferenciar dia de noite e a tolerar melhor a distância de uma mamada para outra. Esse período corresponde, ao período logo após o parto até o final do segundo ano de vida.

14 Segunda infância: pré-escolar(2 a 6 anos)
E o período em que a criança estabelece habilidade de comunicação, locomoção. É a idade do brincar e explorar a capacidade de falar de si, de ser criativo na linguagem e de pensar sobre si mesmo vai aumentando esse período. Começa pelo choro, desde o nascimento, passa pela fase dos gestos, das pequenas palavras até que a criança comece a elaborar frases e contar historias. E é nesse período que começam a aparecer os medos.

15 Acompanhamento do desenvolvimento
O acompanhamento deve ser feito através de consultas nos serviços de saúde . Ao fazer visita domiciliar e importante observar como a mãe trata do filho, se ela conversar com a criança, se ela brinca se ela faz um acompanhamento escolar. Não e preciso que a mãe e o pai fiquei o tempo todo com a criança porem e preciso que tanto a mãe quanto o pai reserve alguns momentos para a criança pois estes momentos são muito importantes para a formação e desenvolvimento da criança.

16 INTEGRANTES DO GRUPO Camila Bruna Karen Laís Souza Marcela
Professora: Sônia Sueli Matéria: vivência profissional I


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google