A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Veruska da Silva Costa 28/04/2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Veruska da Silva Costa 28/04/2014"— Transcrição da apresentação:

1 Veruska da Silva Costa 28/04/2014
Como implementar repositórios? O Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea) Veruska da Silva Costa 28/04/2014

2 Costa e Leite (2006) A definição de repositórios digitais pode ser estabelecida como um infra estrutura de banco de dados capaz de armazenar coleções de documentos em meio eletrônico. Repositórios institucionais são também repositórios digitais voltados para o armazenamento, a preservação e a disseminação da produção intelectual de uma instituição (Costa e Leite, 2006).

3 Dalkir (2011) O RCIpea é uma iniciativa de GC porque, conforme destaca Dalkir (2011), trata-se de repositório que contém conhecimento valioso, que é uma mescla de conhecimento tácito e explícito. O conhecimento explícito pode ser inserido neste repositório na forma de livros, artigos, imagens etc. Já o conhecimento tácito pode ser explicitado e incluído no repositório por meio de vídeos com narrativas e compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas (Batista, 2012).

4 Missão "Produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento brasileiro“ (Fonte: Portal Ipea 27/04/2014)

5 Alinhamento do projeto de GC com o Planejamento Estratégico do Ipea
“Repositório do Conhecimento do Ipea, ajudando o Ipea a cumprir sua missão: "Produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento brasileiro”

6 Lacuna estratégica do conhecimento
A implementação do RCIpea teve por finalidade eliminar uma lacuna estratégica do conhecimento referente aos processos de representação, organização, disseminação, acesso e utilização do conhecimento produzido pela instituição (Batista e Costa, 2013).

7

8 Representação, organização, disseminação, acesso e utilização do conhecimento produzido pela instituição

9

10 Cronograma de construção do protótipo
Atividades Cronograma Responsáveis Instalar e realizar customização inicial do software Dspace Abril de 2012 DVPPI1/Dides e CGTIC2/Dides Definir a arquitetura inicial básica e aplicar a identidade visual do DSpace Abril a junho de 2012 DVPPI/Dides, CGTIC/Dides e Ascom (Biblioteca e ambiente de web) Definir e implantar o padrão de metadados Elaborar proposta de estrutura hierárquica (arquitetura) Elaborar política de direitos autorais Maio a agosto de 2012 DVPPI/Dides, CGTIC/Dides e Ascom (Biblioteca e Editorial) Definir diretrizes iniciais para o desenvolvimento do acervo Maio a agosto Definir os critérios de indexação, com utilização de vocabulários controlados Maio a agosto de 2012 Definir busca simples e avançada Agosto de 2012 Delinear fluxo de submissão Maio a junho de 2012 Implementar padrões para garantir a interoperabilidade

11 Estrutura do Dspace

12 Arquitetura Informacional A Arquitetura da informação está relacionada com a organização da informação no repositório.

13 SOC Os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são sistemas conceituais que representam determinado domínio por meio da sistematização dos conceitos e das relações semânticas existentes entre eles. Incluem sistemas de classificação, cabeçalhos de assunto, arquivos de autoridade, tesauros, taxonomias e ontologias. (BRASCHER, CAFÉ, 2008)

14 Organização da informação
A organização da informação em repositórios requer a construção de uma estrutura informacional para navegação. Podemos utilizar as chamadas “Estruturas Hierárquicas” na organização da informação em repositórios institucionais, que permitem a organização dos objetos digitais de acordo com os assuntos de seus conteúdos e o esquema de Classificação proposto. Além disso, podemos utilizar informações relacionadas à organização física das instituições (Organograma) ou informações relacionadas às atividades da instituição para a definição da Arquitetura Informacional do repositório.

15 Organização principal
Existem diferenças na organização da informação em função das ferramentas utilizadas. No Dspace, software utilizado para a construção do RCIpea, a organização principal está estabelecida em: 1) Comunidades 2) SubComunidades 3) Coleções

16 Comunidades Comunidade
As Comunidades representam o 1º nível de Organização da Informação. Comunidade Subcomunidade Coleção 1 Coleção 2 Coleção 3 Nível 1 Nível 2 Nível 3

17 Organização secundária
O Dspace também apresenta organizações secundárias, que permitem visualizar os documentos ou objetos digitais do repositório de diferentes maneiras. Isso porque contamos no Dspace com recursos de arranjo baseados na descrição física e temática dos objetos digitais. As organizações secundárias no Dspace permitem visualizar o acervo percorrendo listas de Autores, Títulos, Assuntos e Tipos de Objeto.

18

19 RCIpea Organização principal  Assuntos de seus conteúdos
O Estudo do Domínio objetiva identificar os grandes temas do acervo e os assuntos relacionados à área central da Cobertura Temática do repositório. No RCipea a área central é Desenvolvimento econômico e social. Refere-se á Cobertura Temática do repositório e objetiva a classificação dos objetos digitais de acordo com a área do conhecimento às quais eles pertencem. O resultado do Estudo do Domínio é uma lista fechada de termos, que será utilizada na atividade de “Classificação” dos objetos no Repositório. O estudo objetiva oferecer um “esquema de classificação” exclusivo, que pode ser utilizado na organização principal da informação ou na organização secundária. No RCIpea o Estudo do Domínio foi utilizado na organização principal da informação no Repositório.

20

21 Outros exemplos: BIOE http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
Repositório da UNA-SUS, Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES < ttps://ares.unasus.gov.br/acervo/ Repositório da ENAP

22 Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES Organização principal  Organização física, composição, organograma

23 UNA-SUS - Estudo do Domínio Organização secundária  Área temática (classificação)

24 ENAP Organização principal  atividades da instituição

25 ENAP - Estudo do Domínio
O Estudo do Domínio do Repositório Institucional da Enap objetivou identificar os grandes temas do acervo e os assuntos relacionados à área central da Cobertura Temática do repositório, a saber, Administração pública / Gestão pública. Refere-se á Cobertura Temática do repositório e objetiva a classificação dos objetos digitais de acordo com a área do conhecimento às quais eles pertencem. No Repositório da ENAP o Estudo do Domínio foi utilizado na organização secundária da informação no Repositório.

26 ENAP – Estudo do Domínio

27 ENAP  Organização secundária (classificação)

28 Tipologia documental no RCIpea  Coleções
As Coleções, que representam o 3º nível de Organização da Informação, foram definidas a partir da tipologia documental do acervo. São nas Coleções que os objetos digitais são depositados e armazenados. No Repositório do Conhecimento do Ipea – RCIpea estão previstas, inicialmente, as seguintes Coleções:

29 Organização da informação no RCIpea - Coleções
Animações Materiais Multimídia Artigos de periódico Monografias Áudios Periódicos Audiovisuais Projetos Ipea Eventos Relatórios de Atividades / Técnicos Gráficos / Diagramas Slides / Apresentações Imagens / Ilustrações / Desenhos Softwares Mapas Vídeos Materiais Interativos

30

31 Tipologia documental na ENAP  Coleções
Na ENAP, a tipologia documental está diretamente relacionada com a organização da informação e está presente na Arquitetura informacional do repositório nas Comunidades (Objetos de Aprendizagem, Estudos de Caso) e Coleções (imagens, livros, artigo, periódicos, monografias, teses, etc.). A diversidade documental prevista para povoar o repositório era enorme. Compreendia publicações clássicas, tais como: livros; capítulos de livros; periódicos; artigos; estudos de caso; relatórios; etc. O acervo também seria composto por documentos relacionados à atuação e à memória institucional, tais como Atos Normativos, informações sobre Concursos, Planejamento Estratégico, Materiais de divulgação, Eventos, Prêmios etc. Verificamos ainda o interesse da instituição em disponibilizar documentos relacionados ao gerenciamento de cursos e às atividades de cooperação no Brasil e no exterior. Existe também o interesse em disponibilizar objetos de aprendizagem, isso porque a ENAP é uma instituição de ensino, e atua tanto presencialmente como à distância.

32 FLUXO GERAL

33 Possibilidades do fluxo do DSPACE
Possibilidades de fluxo do DSPACE

34 FLUXO DE SUBMISSÃO

35 Fluxo de submissão O Fluxo de submissão é definido conforme as possibilidades de configuração do software Dspace e as definições relacionadas ao formulário de entrada de dados do repositório e a Política de Direitos Autorais.

36 CONJUNTO DE METADADOS

37 Metadados ou metainformação
Os metadados ou metainformação são elementos de dados, ou dados sobre outros dados. São elementos estruturados que permitem representar um objeto digital e torná-lo recuperável na Web. A importância dos metadados para a “Web semântica” está basicamente ligada à facilidade de recuperação dos dados, uma vez que estes terão significado e valor bem definidos.

38 Descrição física e temática
Descrever um objeto digital é detalhar suas características físicas e temáticas. A descrição é uma atividade de análise e interpretação de dados. Os dados resultantes dessa atividade serão utilizados na representação do objeto digital no repositório e sua posterior recuperação. No contexto digital, a descrição física e temática dos objetos é realizada por meio dos seus metadados.

39 Metadados - DC Tendo em vista o software escolhido para implantação do repositório e a tipologia documental das coleções que o comporão, foi definido que o Conjunto de Metadados do RCIpea foi baseado no esquema de metadados Dublin Core (DC). A justificativa está baseada, primeiramente, no fato de que o Dublin Core é o padrão de metadados nativo do Dspace, software adotado pelo Ipea para construção do repositório. Em segundo lugar, o DC e um dos padrões de metadados mais utilizados no mundo inteiro para a construção de repositórios digitais interoperáveis e para a descrição de objetos digitais na Web.

40 Conjunto de metadados do RCIpea
Bloco Título Descrição Quantidade de Metadados Bloco 1 Classificação na coleção Metadado que indica à localização física do objeto no repositório. 1 metadado Bloco 2 Descrição Geral Metadados que descrevem os objetos digitais conforme seus atributos gerais ou físicos. 14 metadados Bloco 3 Descrição Temática Metadados que descrevem os objetos digitais de acordo com seus atributos temáticos. 11 metadados Bloco 4 Direitos Autorais Metadados que descrevem os objetos digitais de acordo com seus atributos relacionados aos direitos autorais. 4 metadados Bloco 5 Submissão Metadados relativos à submissão, de preenchimento automático. Por esse motivo, esses metadados não aparecem no formulário de entrada de dados.

41 Regras de preenchimento
Tão importante quanto definir os metadados, é definir as regras de preenchimento para cada um deles. São as regras para preenchimento de metadados que definem a diferenciação na descrição física e temática dos objetos digitais. As regras de preenchimento devem ser definidas de acordo com a tipologia documental dos objetos digitais. Além disso devem contemplar regras específicas e diferenciadas para o preenchimento de determinados metadados, conforme o objeto a ser descrito.

42

43

44 DIREITOS AUTORAIS / COPYRIGHTS
PLÁGIO Ipea © Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

45 Política de Acesso Aberto e Direitos Autorais do Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea) : objetivo principal A Política de Acesso Aberto e de Direitos Autorias do Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea) visa nortear implementação do Acesso Aberto e a gestão dos Direitos Autorais no RCIpea, garantindo a não violação dos Direitos Autorais, de ordem patrimonial ou moral, resguardando todos os envolvidos de futuras implicações legais. Pretende-se garantir dessa maneira o depósito, a disponibilização e o uso dos objetos digitais em conformidade com a legislação brasileira e internacional sobre o assunto e ainda de acordo com os objetivos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

46 Política de Direitos Autorais
Compõe a Política de Direitos Autorais do repositório a adoção de metadados sobre Direitos Autorais e Acesso à Informação. Para um repositório que disponibilize objetos em Acesso Aberto, deixar claro para os usuários, por meio dos metadados, informações relativas aos Direitos Autorais é fundamental. Dessa forma, pretendemos garantir que a reutilização dos objetos será feita de forma mais dinâmica e segura por parte dos usuários finais. Além dos termos de uso, propomos como parte da Política de Direitos Autorais a adoção de outros metadados relativos a questão dos Direitos Autorais, onde destacamos ainda o Detentor e o Regime de Direitos Autorais.

47 Modelo de Política de DA x DSpace
Apresentamos a seguir esses metadados, o esquema de codificação, a descrição, as condições de obrigatoriedade e repetitividade e o correspondente padrão. Os metadados desse bloco foram descritos por esta autora pela primeira vez no âmbito do projeto OBAA/UFRGS < e adotado pelos repositórios da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

48 BLOCO DE DIREITOS AUTORAIS E ACESSO À INFORMAÇÃO
METADADO ESQUEMA DE CODIFICAÇÃO DESCRIÇÃO FORMA DE PREENCHIMENTO OBRIGATORIEDADE REPETITIVO PADRÃO 01 Acesso à informação dc.rights.access Informação sobre o acesso ao documento. Podem ser estabelecido dois tipos de acesso. Acesso Aberto e Acesso Restrito. Lista de opções 6 Sim Não DC/LOM 02 Detentor dos direitos autorais dc.rights.holder Identifica o(s) detentor(es) dos direitos autorais do objeto digital. Texto DC 03 Regime de direitos autorais dc.rights.type Tipo de regime de direitos autorais adotado na negociação do objeto para disponibilização no repositório. Lista de opções 7 04 Termos de uso dc.rights.license Termos de uso do objeto digital, indicados pelo Regime de Direitos Autorais, que especifica as permissões e as restrições de uso conforme cada caso. 05 Validade dc.rights.date Data de validade, estabelecida pelo detentor dos direitos autorais do item, relacionada à cessão, licença ou autorização do objeto digital. Em caso de data indeterminada, o campo não deverá ser preenchido. Data - ISO 8601 (AAAA-MM-DD ou AAAA);

49 Detentor dos Direitos Autorais
Metadado: Detentor dos Direitos Autorais Descrição do Metadado: Identifica o(s) detentor(es) dos direitos autorais do objeto digital. Preenchimento: Texto Obrigatoriedade: Sim Repetitividade:

50 Licença Padrão das Publicações do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte ( Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.

51 Soluções para questões relevantes para o Ipea

52 Publicação conjunta de documentos, bases de dados e instrumentos de pesquisa

53 Associação (links) entre diferentes publicações no Repositório

54 Recuperação das publicações pelo texto completo

55 Recuperação dos objetos digitais por meio de busca simples e avançada  todos os metadados

56 Preservação e disponibilização das obras técnicas e científicas do Ipea, que fazem parte do patrimônio cultural da nação

57 Adoção de padrões internacionais para o compartilhamento de informações e para o trabalho em rede

58 Estatísticas RCIpea Janeiro 2013 a Março de 2014

59 Total de países que visitaram o RCIpea (Jan./2013 a mar./2014)

60

61

62 Total de cidades que visitaram o RCIpea (Jan./2013 a mar./2014)

63

64 24.598 novos visitantes 6.728 visitantes retornando
Novos visitantes e visitantes retornando ao RCIpea (Jan./2013 a mar./2014) novos visitantes 6.728 visitantes retornando

65 Total de redes que acessaram o RCIpea (Jan./2013 a mar./2014)

66

67 Termos de uso relativos a essa apresentação:
Atenção: o plágio é uma atividade criminosa, pois viola os direitos autorais do criador intelectual de uma obra. É permitida a inclusão de trechos dessa apresentação em quaisquer outras obras, desde que indicada a autoria após cada um dos trechos e citada a referência completa dessa apresentação de acordo com a norma 6023 da ABNT. PLÁGIO

68 Referências bibliográficas
BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, Disponível em: < Acesso em: 28 fev BATISTA, F. F.; COSTA, V. S. Alinhando o modelo, o método de implementação e a prática de gestão do conhecimento (GC): o caso do Repositório do Conhecimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (RCIpea). Revista do Serviço Público, v. 64, n. 1, p , jan./mar Disponível em: < Acesso em: 1 set BRASCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., São Paulo. Anais... João Pessoa: ANCIB, Disponível em: < Acesso em: 23 fev BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de Brasília, DF: Senado Federal, p. _____. Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.Brasília: Congresso Nacional, Favor verificar se está correta a informação inserida. Grato. COSTA, S.; LEITE, F. C. L. Repositórios institucionais como ferramentas de gestão do conhecimento científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p , maio/ago Disponível em: < COSTA, V. S. Manual de submissão de objetos digitais: descrição física e temática e preenchimento de metadados. Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea). Brasília: Ipea, p.

69 Referências bibliográficas
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice, 2nd ed. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, COSTA, V. S. Estudo do domínio do Repositório Institucional da ENAP. Brasília: ENAP, COSTA, V. S. Arquitetura informacional do Repositório Institucional da ENAP. Brasília: ENAP, COSTA, V. S. Política de acesso aberto e direitos autorais do Repositório Institucional da ENAP. Brasília: ENAP, OLIVEIRA, K. S. COSTA, V. S. Manual do Repositório Institucional da ENAP. Brasília: ENAP, 2013.

70 Veruska da Silva Costa veruska.costa@ipea.gov.br (61)3315-5570
Obrigada! Veruska da Silva Costa (61)


Carregar ppt "Veruska da Silva Costa 28/04/2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google