A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapas conceituais: hierarquia de significados Emprego obrigatório de termo de ligação: expressão clara da relação entre dois conceitos → busca pelo significado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapas conceituais: hierarquia de significados Emprego obrigatório de termo de ligação: expressão clara da relação entre dois conceitos → busca pelo significado."— Transcrição da apresentação:

1 Mapas conceituais: hierarquia de significados Emprego obrigatório de termo de ligação: expressão clara da relação entre dois conceitos → busca pelo significado termo de ligação + + conceito inicial conceito final = PROPOSIÇÃO ÁTOMOS MOLÉCULAS ÁTOMOS MOLÉCULAS formam ÁTOMOS MOLÉCULAS são formados por Exemplos x Conceitos básicos

2

3

4

5

6

7

8 Estudantes panamenhos mostrando mapas conceituais esboçados em papel

9 Estudantes panamenhas construindo mapas conceituais, empregando Cmaptools.

10 Presidente Torrijos em visita a uma escola.

11 Conceitos básicos

12 UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS 1. Levantamento de concepções prévias Conceitos básicos

13 1. Levantamento de concepções prévias Conceitos básicos

14 UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS 2. Avaliação dos estudantes. Conceitos básicos

15 2. Avaliação dos estudantes Qual a importância da hidrosfera para o planeta Terra? Conceitos básicos

16 4. Elaboração de plano de aula. UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS 1. Levantamento de concepções prévias 2. Avaliação dos estudantes. 3. Avaliação de atividade interdisciplinar. 5. Instrução e aprofundamento de conceitos. 6. “Extrair” e “armazenar” expertise. 7. Acessar e reutilizar expertise. 8. Identificar a apresentação de tópicos em livros-texto. 9. Melhorar a compreensão de conceitos em aulas de laboratório. Conceitos básicos 10. Elaborar projetos. 11. Avaliar interpretação de textos. 12. Planejar casamento.

17 Construção de um mapa conceitual. QUESTÃO “foco”: QUEM SOU EU? Conceitos básicos

18

19

20

21

22

23 PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUIR CMAPSCMAPS Conceitos básicos

24 “Everything that is spoken or written may be transformed to concept maps, and all good concept maps may be easily transformed back to ordinary speaking or writting.” MauriÅhlberg (University of Helsinki, Finland) “Tudo que é dito ou escrito pode ser transformado em mapa conceitual e todo o bom mapa conceitual pode ser facilmente transformado, de volta, na fala ou no texto original.” Conceitos básicos

25

26

27 “Everything that is spoken or written may be transformed to concept maps, and all good concept maps may be easily transformed back to ordinary speaking or writting.” MauriÅhlberg (University of Helsinki, Finland) “Tudo que é dito ou escrito pode ser transformado em mapa conceitual e todo o bom mapa conceitual pode ser facilmente transformado, de volta, na fala ou no texto original.”bom mapa conceitual texto original.” Conceitos básicos

28

29

30

31 No fundo, estamos discutindo sobre a questão da escolha entre TER e SER. Para se ter algo pouco se exige de energia interna ou emocional, basta se pagar o preço estipulado. Para ser de determinada maneira é necessária uma estruturação interna, uma disposição de mudança. A grande diferença entre esses dois estados é que se pode perder o que se tem, MAS NINGUÉM TIRA O QUE VOCÊ É. Algumas questões para pensar. Fonte : Artigo publicado por: Professor Doutor Romero Tavares – Departamento de Física/ UFPB

32 Não existe a necessidade de mudanças internas na aprendizagem memorística. O conhecimento é “absorvido” literalmente, é usado nos exames e, depois, é esquecido. Ele não passa a fazer parte da estrutura cognitiva e da maneira de ser do estudante. Não enriquece a sua maneira de olhar o ambiente que o rodeia e os seus semelhantes.


Carregar ppt "Mapas conceituais: hierarquia de significados Emprego obrigatório de termo de ligação: expressão clara da relação entre dois conceitos → busca pelo significado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google