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SURREALISMO
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Dalí Rosto de Mae West podendo ser utilizado como apartamento surrealista 1934-1935
Coisas Surreais eu tento criar coisas fantásticas coisas mágicas coisas como num sonho o mundo precisa de mais fantasia Salvador Dalí
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Contexto histórico Fim da Primeira Guerra Mundial; a Europa vive um período de instabilidade política, social e ideológica. Revolução Russa, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade. Manifestações artísticas surgem como novas alternativas dentro de um mundo angustiado com a guerra, que foi de muitas batalhas e mortes.
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Contexto histórico Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturador de toda a ideia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade.
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O surrealismo foi um movimento artístico fundado na França, pelo poeta André Breton, na década de 1920. Propunha o automatismo puramente físico, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento. · O termo “surrealismo” foi gerado na obra de Apollinaire, e significava uma “arte que ultrapassava as aparências, desobrigada da fidelidade para com o real” ou simplesmente um termo que representasse o “ além do real”.
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André Breton Manifesto Surrealista
Restauração dos sentimentos humanos e do instinto como um ponto de partida para uma nova linguagem artística. A livre associação e análise dos sonhos – ambos métodos da psicanálise freudiana – procedimentos básicos do surrealismo Automatismo – qualquer forma de expressão onde a mente não exerce qualquer tipo de controle – por meio de formas abstratas e/ou figurativas simbólicas.
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As suas origens Pintura Metafísica (De Chirico) Dadaísmo
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Surrealismo ( a costela do Dadaísmo) Pintura Metafísica (De Chirico) CARACTERÍSTICAS COMUNS - Amor ao protesto - Valorização do improviso - Espontaneidade no manejo da linguagem OS SURREALISTAS EXPLORARAM - A relação da linguagem e da arte com o inconsciente, os sonhos, o sobrenatural, a loucura e os estados alucinatórios. Tudo o que fosse o reverso da lógica e fora do controle da consciência. - O emprego passional e irracional das imagens, em busca de representar um mundo em que a realidade e a força inconsciente da imaginação se misturem.
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Técnicas: ARTES PLASTICAS: colagem, frottage, decalcomania. LITERATURA: escrita automática. GERAL: associação livre, automatismo, abordagem intelectual coletiva, colocação de objectos familiares em novos contextos.
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Ideais: “ A criatividade deveria alimentar-se aos níveis mais profundos do inconsciente, dos sonhos e alucinações e a mesmo tempo excluir o pensamento racional. Era preciso banir a razão, o gosto e a vontade consciente do processo criativo.” (André Breton)
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ARTISTAS DO MOVIMENTO SURREALISTA
SALVADOR DALÍ MAX ERNST RENÉ MAGRITTE ANDRÉ MASSON JUAN MIRÓ JEAN HARP
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Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocaram as suas emoções, o seu inconsciente e representavam o mundo concreto. Artes plásticas
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O movimento artístico dividiu-se em duas correntes:
A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. A sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores.
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Salvador Dalí Nascido na cidade catalã de Figueres, na Espanha, começou a pintar por volta dos 13 anos. Cinco anos depois, em 1922, Salvador Dalí mudou-se para Madrid, onde ingressou na Academia de San Francisco e conheceu o poeta Federico Garcia Lorca e o futuro cineasta Luis Buñuel.
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Salvador Dalí Insere-se no movimento em 1929, com a ajuda da russa Elena Dimitrievna Diakonova (Gala). Dez anos mais velha do que ele, Gala fica com Dalí até o último dia de sua vida. No início da Segunda Guerra, em 1940, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos. O casal permaneceu nos EUA até 1955.
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Salvador Dalí A partir de 1982, com a morte de Gala, Salvador Dalí tornou-se um homem recluso, abatido pelo Mal de Parkinson. Dalí viveria até 1989.
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Salvador Dalí Influenciado pelo Cubismo de Gris e Pintura Metafísica de De Chirico. Método CRÍTICO-PARANÓICO (recusa da lógica que rege a vida humana). Ambiguidade das imagens. Descrédito da realidade – cenas absurdas e ilógicas – imagens dos sonhos e alucinações. Dualidade: a técnica académica CONTRASTA com um MUNDO ONÍRICO representado com realismo. O IMAGINÁRIO, o IRREAL são representados de maneira estranha e alucinatória. A pinturas parecem fotografias de sonhos pintadas á mão. Imagens freqüentes: Figuras de dorsos humanos / girafas / relógios / reprodução de figuras mitológicas inspiradas em artistas de outras épocas, como Bosch, Rafael, Da Vinci, Michelangelo, Velázquez, Vermeer Goya e Picasso. TEMAS: políticos, religiosos e sexuais.
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Salvador Dalí
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Salvador Dalí Persistência da memória, 1931
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Salvador Dalí
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Salvador Dalí
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Salvador Dalí Prenunciação da guerra civil
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Salvador Dalí
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Salvador Dalí O enigma do desejo – minha mãe, minha mãe, minha mãe
(1929)
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Salvador Dalí A acumulação do desejo, 1929
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Salvador Dalí A persistência da memória (1931)
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Salvador Dalí O grande masturbador (1929)
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Salvador Dalí Descoberta da América por Cristóvão Colombo
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Salvador Dalí O sono, 1937
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Salvador Dalí O sono1, 1937
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Salvador Dalí Salvador Dali - Criança Geopolítica assistindo ao nascimento do novo homem (1943)
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Salvador Dalí A tentação de Santo Antônio (1945)
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Salvador Dalí Cristo de São João da Cruz (1951)
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Salvador Dalí Última ceia ( ) Última ceia (1955)
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Salvador Dalí Vénus de Milo (1936) Vénus de Milo (130 a.C.
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Salvador Dalí
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Auto-retrato mole com bacon frito - 1941
Salvador Dalí Auto-retrato mole com bacon frito
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Juan Miró 1912 contacto com obras impressionistas e fauvistas francesas. Traços nítidos, formas sinceras nas aparência, mas difíceis de serem elucidadas. Dedicou-se também à cerâmica e à escultura.
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Juan Miró
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Juan Miró
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Juan Miró
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Juan Miró
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Juan Miró
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Max Ernst Na França, conhece André Breton, um dos fundadores do Surrealismo. Participou activamente desse movimento, até romper com o mesmo em 1954. Lutou na 1ª guerra mundial pela Alemanha. Teve a sua primeira exposição em 1937, na Alemanha, denominada Arte Degenerada.
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Max Ernst Nasceu em 1891, em Brühl, Colónia, na Alemanha.
Aos 15 anos já copiava paisagens de Van Gogh. fundou, em 1919, em Colónia, junto com Jean Arp, o grupo Dada. Uma reacção contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial.
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Max Ernst Pintor, escultor e poeta.
Crítico em relação à sua própria criatividade e inspiração. Reflectia nas suas obras, que tentava compreender os próprios mistérios do processo criativo.
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Max Ernst Quadro para jovens
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Max Ernst Madonna de Sanzio Madonna de Ernst
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Max Ernst Santa Cecília de Reni Santa Cecília de Ernst
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Max Ernst La femme
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Max Ernst Rei a brincar com a Rainha
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Max Ernst O Elefante Celebes
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Max Ernst kupferblech
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Alberto Giacometti Nos anos 50, afastou-se do Surrealismo, e começou a criar figuras extremamente magras e alongadas, que são o marco da sua carreira. As suas formas poderiam ser vistas tanto como representações do corpo humano, quanto como objectos utilitários.
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Alberto Giacometti Mulher, 1927. Mulher, 1928.
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Alberto Giacometti Objeto desagradável a ser jogado,
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Mulher deitada que sonha,1929.
Alberto Giacometti A mulher colher,1926. Mulher deitada que sonha,1929. Mulher degolada,1932.
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Giorgio de Chirico Criador da Pintura Metafísica e precursor do Surrealismo. “ Antigamente, os pintores costumavam ser loucos e os compradores de pinturas espertos. Agora, os pintores são espertos e os compradores são loucos”.
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Giorgio de Chirico A dúvida do poeta
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Giorgio de Chirico Heitor e Andrómaca
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René Magritte Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898 Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas Praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou por imitar a vanguarda, mas necessitava de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico
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René Magritte Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas
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René Magritte Os Amantes
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René Magritte La Découverte 1927
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte La Belle Saison La Chateau des Pyrenees
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René Magritte Le Chef d'Oeuvre Le Modele Rouge
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René Magritte Le Domaine d'Arnheim Seize Septembre (Der 16. September)
(Die Landgut von Arnheim)
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René Magritte Golconde, 1953
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René Magritte
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René Magritte
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René Magritte
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A porta para a liberdade
René Magritte A porta para a liberdade
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Literatura Poema-colagem de Breton Fotomontagem de Delacroix & Dellfina
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Literatura Automatismo: escreviam quaisquer palavras que entrassem na sua mente. Não alteravam o que escreviam, pois isto seria uma interferência no puro acto de criação. Livre associação de ideias Colagens; poemas-colagens: Frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente. Intenção do Surrealismo: misturar imagens e palavras. Dar dimensão visual à palavra.
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Literatura Provérbio de Paul Eluard: "Elefantes são contagiosos".
O Surrealismo é o único movimento moderno que experimentou a criação colectiva. Criação colectiva: faz-se circular uma folha de papel dobrada, na qual cada um deve escrever uma palavra. A frase que se lerá no final, representa o “pensamento inconsciente colectivo”. Cadavre exquis (“cadáver delicado”): Ao se desenhar em vez de escrever palavras, é possível criar as imagens mais absurdas.
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Teatro e Cinema Teatro: Cinema:
- Procurava através das suas peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da plateia. Uma das técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e plateia, durante a realização das peças Cinema: - Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram
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