A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jaime Augusto Chaves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jaime Augusto Chaves"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jaime Augusto Chaves
Aula 2 Prof. Jaime Augusto Chaves

2 FGV 2007 CLASSE % RENDA DOMICILIAR MENSAL A superior a 7600 Reais B entre 3800 e 7600 Reais C 52 entre 1900 e 3800 Reais D entre 760 e 1900 Reais E inferior a 760 Reais 15 33

3 A cada três pessoas uma possui conta bancária.
Uma em cada cinco tem computador. A cada 20 pessoas uma acessa internet com banda larga. Uma em cada quatro possui cartão de crédito. A escolaridade é composta por 27% de analfabetos e nível básico; 30% curso fundamental; 34% com curso médio e 9% com superior completo. Tentativa de equacionar as relações entre qualidade e preço dos produtos/servicos. Luta diária para fazer render o orçamento curto. Alta frequência aos pontos-de-venda. Hábito de procurar variedade de marcas e produtos. Busca por um relacionamento cordial e de confiança. Hábito de fazer propaganda boca a boca e não telefonar para o SAC da empresa quando querem reclamar de algo.

4 Crescimento da classe C
Fonte: ABEP junho2007 2000 2005 Média R$ A1 1% 9700 A2 5% 4% 6600 B1 9% 3500 B2 14% 15% C1 36% 21% 1200 C2 22% 730 D 31% 25% 490 E 3% 280

5 Pessoa Física - Varejo supermercados, lojas, postos de gasolina
Crescimento bancarização no Nordeste Poupança como produto bancarização do baixa renda Oferta de crédito sem ser correntista supermercados, lojas, postos de gasolina múltiplo/ alto endividamento

6 Pessoa Física - Financeiras
50% tem conta corrente em banco 30% renda maior R$ 1000,00 Múltiplo crédito  pouco controle bancos Concorrência de não bancos Crítico para bancos Margens maiores Controle maior Parcerias com redes lojas (x concorrência) Geração clientes para cartão  conta corrente

7

8 Porter - 5 Forças Fraca 1 2 3 4 Forte 5 Barreira Entrada
Barreira Saída Fornecedores Consumidores Produtos Substitutos Governo

9

10 Valor = Benefício x Custo = Produto x Preço
Vantagem competitiva liderança de custo diferenciação custo mais baixo alvo estreito amplo Escopo competitivo foco em custo foco em diferenciação Valor = Benefício x Custo = Produto x Preço

11 Preço Valor $ e forma de pagamento Política de preço
Consistência Estratégia de Posicionamento Custo direto total Valor cliente Preço praticado pela concorrência

12 Gestão Tática do Preço Ciclo de vida do produto Preço de oportunidade
Lançamento, crescimento, maturidade e declínio Preço de oportunidade Gerar experimentação, eliminar estoque Práticas de desconto Desconto por volume Combinação de produtos (pacote) Desconto por utilização (fidelização) Consumo sazonal

13 AZUL x GOL x TAM x WEBJET AZUL GOL WEBJET TAM

14 Boa Noite e até Quarta que vem


Carregar ppt "Prof. Jaime Augusto Chaves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google