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Reunião APIMEC Rio de Janeiro, 9 de Agosto de 2004.

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1 Reunião APIMEC Rio de Janeiro, 9 de Agosto de 2004

2 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 1 Estratégia de Crescimento 12 Visão Geral do Mercado de Telecomunicações 3 Desempenho Financeiro 27 Índice Visão Geral - Telemar 2 Estimativas 41 Aspectos Regulatórios 42 Mercado Acionário 45

3 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 2 Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação  Ganho de market share em todos os segmentos de negócios  Crescimento seletivo (Novos Serviços)  Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos  Serviço de Telefonia Móvel (Região I)  Longa Distância (Nacional e Internacional)  Dados e Corporativo (cobertura nacional)  Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades:  Banda Larga (Velox)  Serviços Integrados (Fixo/Móvel/Dados)  Novos produtos para o mercado residencial e PME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação  Ganho de market share em todos os segmentos de negócios  Crescimento seletivo (Novos Serviços)  Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos  Serviço de Telefonia Móvel (Região I)  Longa Distância (Nacional e Internacional)  Dados e Corporativo (cobertura nacional)  Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades:  Banda Larga (Velox)  Serviços Integrados (Fixo/Móvel/Dados)  Novos produtos para o mercado residencial e PME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Visão Geral – Telemar Região I Telefonia Fixa e Serviço Móvel (GSM) Cobertura Nacional Longa Distância, Transmissão de Dados e serviços de contact center

4 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 3 Mercado de Telecom – Plataforma em Serviço Telefonia Fixa – Linhas em Serviço (milhões)  Dos 39 milhões de LES, 70% são residenciais. O crescimento da planta de telefonia fixa depende da recuperação econômica. Taxa de Penetração Brasil (%) Região I Brasil 98 1 9900 01 02 03Jun/04 Telefonia Móvel – Usuários (milhões) 98 1 9900 01 02 03Jun/04  A planta móvel já ultrapassou largamente a planta fixa e as projeções mais otimistas do mercado (crescimento médio anual acima de 30% - 1999/2003). Brasil Taxa de Penetração Brasil (%) Região I 1 Privatização.

5 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 4 Mercado de Telecom – Receita Líquida* 2002 – R$ 51,4 bi 2003 – R$ 60,0 bi  Crescimento na receita do setor de telecom em 2003 de ~17%;  A telefonia móvel impulsionou o crescimento da receita (+33% em 2003);  Dada a maior estabilidade na planta de telefonia fixa, a telefonia móvel deverá continuar a liderar expansão da receita em 2004. *Telefonia Fixa: Receita Líquida das maiores concessionárias (Telemar, Telesp, Brasil Telecom, Embratel) – exclui CTBC, Vesper, Intelig, GVT, Sercomtel. Telefonia Móvel: Receita Líquida dos principais grupos: Vivo, Claro, Oi, TIM e Opportunity (exclui: CTBC, Nextel, Sercomtel). Inclui vendas de aparelhos. 1S04 – R$ 33,3 bi

6 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 5 Mercado de Telecom – Market Share da Telefonia Fixa Telemar 32% 15,2 M Brasil Telecom 9,6 M 20% Telefonica 12,2 M 31% Embratel (LDN & LDI) 17% 2001 37,4 1998 20,0 2003 39,2LES (milhões)* 2002 38,8 Jun/04 39,3 Linhas em Serviço % da Receita Bruta Total das Concessionárias de Telefonia Fixa (T= R$ 29,1 bi / 1S04) * Inclui empresas espelhos e outras concessionárias (CTBC, Vesper, GVT e Sercomtel).

7 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 6 Assinantes - Jun/04 Brasil: 54,0 m Participação no Mercado Nacional * Outros grupos (Opportunity, CTBC, Sercomtel e Nextel) Vivo (CDMA) 23,5 m 44% Outros (TDMA/GSM /AMPS)* 3,9 m 7% TIM (TDMA/GSM) 10,4 m 19% Claro (TDMA/GSM) 11,1 m 21% Oi (100% GSM) 5,1 m 9% Inicio (BRP) Concessionárias Principais Grupos Mercado de Telecom – Market Share Telefonia Móvel

8 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 7 Mercado de Telecom – Penetração Telefonia Móvel Penetração por Região Penetração da Telefonia Móvel por Estado (%) - Jun/04 Fonte: Anatel Média Brasil 30,2% Média Região 1

9 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 8 TMAR Outras Mercado de Telecom – Receita Bruta de Telefonia Fixa 2002 – R$ 18,4 bi 1S04 – R$ 10,6 bi Serviço Local (ex-VC1) 2002 – R$ 7,0 bi 1S04 – R$ 4,0 bi Serviço Fixo-Móvel (VC1) TMAR Outras 2003 – R$ 7,9 bi TMAR Outras TMAR Outras 2003 – R$ 20,7 bi

10 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 9 TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT Mercado de Telecom – Receita Bruta de Telefonia Fixa 2002 – R$ 12,7 bi 1S04 – R$ 8,2 bi Serviços de Longa Distância 2002 – R$ 4,4 bi 1S04 – R$ 2,9 bi Serviço de Dados 1 1 Exclui linhas alugadas a outros provedores (EILD). TMAR Outras EMT 2003 – R$ 5,1 bi TMAR Outras EMT 2003 – R$ 14,5 bi

11 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 10 Base de assinantes da telefonia móvel crescendo acima de 30% ao ano; Oi é a empresa que mais cresce na Região I; Penetração na Região I (25%) ainda apresenta potencial de crescimento. ^Inclui outros grupos: Opportunity, Nextel, CTBC and Sercomtel. Brasil Região I Penetração da Telefonia Móvel (%) – Jun/04 *Fonte: Pyramid Research Dez/03 Jun/04 Dez/03* Jun/04** Mercado de Telecom – Telefonia Móvel Dez/02 (*) Fonte: Estimativa Morgan Stanley (**) Fonte: Estimativa Teleco

12 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 11 Penetração de Computadores (% dos domicílios ) * *Fonte: Pyramid Research ** Domicílios Totais= 41,5 m (IBGE- PNAD/2002) 2003 ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). Brasil* Mercado de Telecom – Banda Larga Dez/03 Jun/04 *Fonte: Estimativa Teleco e Telemar

13 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 12 Telefonia Fixa Crescimento Moderado Dados e Corporativo Telefonia Móvel Crescimento Elevado LDN / LDI Crescimento Elevado Contact Center Crescimento Elevado Estratégia Integrada Estratégia de Crescimento Crescimento Elevado

14 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 13 Liderança no mercado local; Serviço de voz avançado (corporativo); Aumento do ARPU (serviço de valor adicionado); Redução dos custos de interconexão; Serviços / Pacotes personalizados; Crescimento Moderado. Telefonia Móvel Dados e Corporativo LDN / LDI Call Center Telefonia Fixa Estratégia de Crescimento – Serviço Local Base de assinantes e crescimento de tráfego (PIB/Regulamentação)

15 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 14 Liderança no mercado intra-regional (Região I); Varejo – programas de fidelidade/programas de retenção + promoções; Corporativo – melhor qualidade (completamento de chamadas/cobrança) + planos competitivos (descontos/volume); Conquista de novos mercados (inter- regional/internacional/SMP); Alavancar relacionamento & marca; Aumentar eficiência & qualidade (baixo custo + alta qualidade /prover serviço); Política: Evitar guerra de preços; Crescimento: ganhos de market share expansão da economia Telefonia Móvel Dados e Corporativo Call Center Telefonia Fixa LDN / LDI Estratégia de Crescimento – Longa de Distância Novos Serviços (aumento de market share):LDN, LDI e SMP (móvel)

16 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 15 Dados e Corporativo Telefonia Móvel Telefonia Fixa Call Center Estratégia de Crescimento – Dados & Serviços Corporativos Crescimento acima da média do mercado (ganhos de market share) Aumentar oferta para PME (mercado local); ADSL (Corporativo/SO-HO/Pequenas empresas); Cobertura Nacional; Melhor provedora de serviço (qualidade ponto a ponto / garantia de qualidade da rede-SLA); “One-stop-shop” (Serviços Integrados); Crescimento: ganhos de maket share expansão da economia LDN / LDI

17 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 16 Telefonia Móvel Dados e Corporativo Telefonia Fixa Call Center Estratégia de Crescimento – Telefonia Móvel (GSM) Crescimento agressivo / fortalecimento da posição competitiva Segmentação de Mercado / Planos inovadores Market (MTV & Celebridades/Oi Família); Alavancar vantagens competitivas: tecnologia GSM, cobertura regional, sinergias com a TMAR Otimizar canais de distribuição; EBITDA Positivo em 2004; Consolidar posição # 2 na sua região até o final de 2004; Crescimento elevado. LDN / LDI

18 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 17 Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Ofertas integradas para clientes corporativos;  Desenvolver novos produtos utilizando a Telemar como ponto de partida  Explorar amplamente o banco de dados dos clientes no Brasil  Oferecer soluções customizadas para qualquer tipo de cliente Melhorar a qualidade e produtividade através de melhores processos e modelos de gerenciamento; Melhorar os serviços prestados aos clientes e reduzir custos para TNL; # 1 no mercado brasileiro; Crescimento elevado. Estratégia de Crescimento – Contact Center Forte crescimento + Sinergias com telefonia fixa Telefonia Móvel Telefonia Fixa Contact Center Dados e Corporativo LDN / LDI

19 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 18 Estratégia de Crescimento – Produtos Integrados

20 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 19 (milhões) Estratégia de Crescimento – Base de Clientes Habilidade de antecipar o crescimento da telefonia móvel e a migração de tráfego (F-M); Capacidade de manter/ aumentar market share em um ambiente de mudanças tecnológicas e de padrões de consumo; Capacidade de oferecer banda larga (ADSL) a seus clientes, aumentando o ARPU e protegendo seu mercado; Continuar expandindo a base de clientes; Desenvolvimento de produtos e serviços avançados e segmentados por classes de clientes; Oferecer serviços inovadores e focados na necessidade dos clientes. Cresc. Anual 19,5% Fixa Móvel 19,0 16,4 20,6 22,2 ADSL 0,5 1 0,3 1 Meta: 450 mil assinantes Velox.

21 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 20 Estratégia de Crescimento – Serviço Local Receita Local (ex- VC1) - R$ milhões Tráfego Local – F-F (bilhões de pulsos)  Tráfego local impactado pelo baixo crescimento do PIB e migração de tráfego F-M;  Receita local aumentando em linha com os reajustes nas tarifas (sem crescimento real);  Excelente desempenho dos serviços móvel, longa distância e dados tem provocado redução de participação do serviço local na receita total;  Meta: Proteger mercado local / reter cliente de alto valor (acompanhar necessidades do cliente / serviços compartilhados / banda larga). 44,8% 44,1% 41,8% % da Receita total 6.122 7.098 8.119 4.182 3.753 1S03 1S04 21,3 22,9 22,6

22 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 21 Estratégia de Crescimento – Serviços de Longa Distância 1.568 2.066 2.963 Receita - R$ milhões Tráfego LD (bilhões de minutos) 7,1 8,2 9,5 Receita de LD crescendo acima de 30% ao ano, devido aos ganhos de participação de mercado:  Novos mercados de LDN/LDI (Jul/02);  Chamadas originadas em telefones móveis (Jun/03); A Telemar é a empresa de telecom mais lembrada “Top of Mind” pelo público por dois anos consecutivos, em todo o Brasil; Mais de três milhões de clientes em programas de fidelidade; Meta: aumentar a eficiência e qualidade do serviço, com crescimento na receita e preservando a lucratividade. % da Receita total 11,5% 12,8% 15,3% 1.774 1.347 1S03 1S04

23 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 22 Assinantes (mil) – Final do Período Estratégia de Crescimento – Acessos em Banda Larga - Velox 41 6 217 33 128 450 Maior crescimento de assinantes ADSL no Brasil (~37% das adições líquidas em 2003); Presente nas 140 maiores cidades da Região I (10x mais que qualquer outra tecnologia, incluindo cabo); Receita do Velox aumentou 4x em 2003 (e tem ainda grande potencial para crescer nos próximos anos); Meta: Aumentar a penetração do Velox na Região I de 2% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos. Receita (R$ milhões) 345 85 1S03 1S04 155 40 1S03 1S04

24 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 23 Receita de Dados ex-ADSL (Velox) cresceu 21% em 2003; Crescimento real baseado na conquista de importantes clientes corporativos; Alta qualidade da rede e dos serviços prestados (SLA/ Acesso às dependências do cliente); Meta: aumentar o fornecimento de soluções integradas para clientes corporativos em todo país. Estratégia de Crescimento – Serviços de Dados (ex- Velox) Receita (R$ milhões) Maiores Clientes Conquistados em 2003 787 873 1.056 582 520 1S03 1S04

25 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 24 Receita tem crescido mais de 20% ao ano impulsionada pela completa digitalização da rede; Novas receitas com o serviço de telefonia fixa, com produtos como “siga-me”, ‘identificador de chamada” e“secretária eletrônica” alavancando o tráfego na rede; Serviços comercializados aumentaram de 25% (2001) para 40% das linhas em serviço (2003); Meta: desenvolver novos serviços para incentivar o aumento na receita e no tráfego. Estratégia de Crescimento – Serviços de Valor Adicionado Receita (R$ milhões) 258 303 423 238 191 1S04 1S03

26 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 25 Assinantes (mil) Bem sucedida implementação do GSM  5 milhões de assinantes em 24 meses (~21% market share); Aumento do market share da Oi acarreta redução nos custos de interconexão consolidados; 35% das adições líquidas em sua região no 2T04; Participação dos serviços móveis na receita consolidada: 3% em 2002  7% em 2003; e 8% no 1S04; Desafio: consolidar e aumentar participação de mercado da Oi com margem EBITDA crescente. Pré-pago Pós-pago 2.236 3.893 80% 83% 85% Estratégia de Crescimento – Serviços de Telefonia Móvel 6.500 4.408 2.849 80% Receita Bruta (R$ milhões) +79% anual 85% 5.093 1.722 78%

27 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 26 Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento; Soluções customizadas para cada tipo de cliente; Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Principais clientes da Contax incluem bancos, serviço público, seguradoras, mídia, telecom, grandes revendas; Meta: Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil. Estratégia de Crescimento – Serviços de Call Center 7.337 4.947 12.907 223 146 >15.000 Posições de Atendimento Receita Líquida (R$ milhões) 421 14.887 8.885 1S03 1S04 286 172 1S03 1S04

28 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 27 Desempenho Financeiro – Receita Bruta Consolidada

29 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 28 Desempenho Financeiro – Receita Consolidada  Receita da Telemar continua crescendo em termos reais mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira (14,1% no primeiro semestre de 2004). Crescimento da Receita Líquida – R$ milhões Mudança no Mix da Receita Bruta – R$ milhões  Crescimento real liderado pelos segmentos mais competitivos, como móvel, longa distância e dados. 1S04 R$ 10.460 1S03 R$ 9.023 7.487 6.561 1S03 1S04 F- M 16% Fixo 42% F- M 13% Fixo 40%

30 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 29 Desempenho Financeiro – Custos e Despesas Operacionais

31 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 30 Desempenho Financeiro – Custos e Despesas Operacionais Custos e Despesas: R$ milhões Principais itens (% dos Custos e Despesas Totais)  Depois da grande expansão da planta de telefonia fixa e instalação da rede GSM, a expansão dos custos e despesas estão associados à expansão da Oi. No 1S04 houve também a influência de provisões para contingências.  Os custos e despesas associados ao crescimento da operação móvel (aparelhos, comissões de vendas) aumentaram sua participação no total, ao contrário dos custos de interconexão que tiveram sua posição relativa reduzida para 29%. 6.545 6.521 7.782 4.262 3.587 1S03 1S04 1S03

32 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 31 (R$ milhões) Desempenho Financeiro – EBITDA  Margem EBITDA normalizada estável nos últimos anos, em ~45% 1 ;  Para 2004, esperamos que a margem EBITDA fique em torno de 43%. 35% 45% 44% 3.225 2.974 1S04 1S03 1 Em 2001 o EBITDA foi impactado por provisões extraordinárias (consolidação).

33 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 32 Desempenho Financeiro – Evolução do Resultado Líquido (R$ milhões) 2001 2002 2003 1S04 1S03 299 -278

34 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 33 Desempenho Financeiro – CAPEX  CAPEX / 2003: cerca de 12% da receita líquida (17% em 2002);  Principias investimentos na expansão da planta de telefonia fixa já realizados;  Investimentos consolidados desde 1998: R$ 21,8 bi;  Meta: Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida mantendo crescimento nos serviços móveis, de longa distância e dados. (R$ bilhões) Metas Anatel/ Licença PCS Telefonia Fixa Telefonia Móvel 10,1 2,0 1,7 2,0 1,1 0,9 1,1 2,8 2,2 2,5 0,6 60% 40% 2,2 7,9 0,5 (R$ milhões)

35 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 34 Desempenho Financeiro – Fluxo de Caixa Operacional depois do CAPEX (R$ milhões) Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e o inicio da operação da Oi, estimamos que a geração de caixa se mantenha forte. CAGR (99-03) 69,1% 1999 20002001 2002 2003 1S04 1S03 2.247 1.064

36 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 35 Desempenho Financeiro – Pagamento de Dividendos - 1999/2003 Retorno dos Dividendos Dividendos/JCP (R$ milhões) Nosso objetivo é proporcionar elevado retorno aos nossos acionistas. * Baseado em cotações TNLP4 em Junho/04. *

37 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 36 Desempenho Financeiro Dívida Líquida e Cronograma de Amortização - Jun/04 Dívida Líquida – R$ bilhões Cronograma de Amortização - R$ bilhões  Com a forte geração de caixa, estimamos reduzir a dívida líquida para abaixo de 1x EBITDA ao final de 2004. Dívida Líquida / EBITDA (x) ~ Dívida Total = R$ 12,2 bi Dívida Líquida = R$ 7,3 bi % do total 12,122,6 28,011,4 6,419,5

38 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 37 Desempenho Financeiro – Posição de Caixa x Dívida de Curto Prazo (R$ milhões)  Nossa posição de caixa recentemente tem excedido nossa dívida de curto de prazo, representando uma proteção frente a eventuais mudanças desfavoráveis no mercado financeiro. Dívida de Curto Prazo Caixa

39 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 38 Desempenho Financeiro – Despesa Financeira Líquida  74% do total da dívida é em moeda estrangeira (jun/04);  Desse total, 96% está hedgeado; principalmente com swap para CDI;  Redução da SELIC tem permitido redução em nossas despesas financeiras. R$ milhões 4T03 1T04 2T04 3T03 2T03 Média da Taxa de Juros (SELIC) 989 868 1S03 1S04

40 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 39 Desempenho Financeiro – Indicadores Financeiros Dívida Líquida / EBITDA* Amortização*/ EBITDA CAPEX / EBITDA (*) EBITDA 12 meses * Principal e juros Dívida Líquida / EV (Valor da Empresa)

41 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 40 EV (Valor da Empresa) / EBITDA Valor de Mercado / EBITDA EBITDA / Despesa Financeira Líquida Desempenho Financeiro – Indicadores Financeiros Dividendos / EBITDA

42 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 41 Estimativas 2004

43 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 42 Aspectos Regulatórios – Principais Itens 2003 IGP- DI (30,05%) x IPC-A (17,24%) Autorizado o aumento pelo IGP-DI Diferença será repassada em 2 parcelas (set/04 e nov/04) 2004 Tarifas foram reajustadas com a base na variação anual do IGP-DI até maio/04 (7.97%); Cesta Local + 7,43% Cesta de Longa Distância + 3,2% Interconexão Local –10,47% 2005 Deverá ser baseado no IGP-DI 2006 em diante: IST – novo indexador de tarifas para o setor (a ser definido) “K” – Novo fator de produtividade (a ser definido) Interconexão: a) Definido como % da tarifa local (60%-2006; 50% - 2007) b) A partir de 2008 será baseado em “Long Run Incremental Cost Model” (a ser definido) 1. Tarifas – Revisão Anual

44 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 43 Redução das áreas locais Ligações de LD em áreas conurbadas serão consideradas como chamadas locais (áreas locais de 4.289 para 2.920); A ser implementada em até 180 dias a partir da aprovação (7-Jun, 2004); Mudança já era esperada: Telemar já vinha ajustando suas tarifas de LD conurbadas para níveis próximos à tarifa local. Tarifa de Interconexão Fixo-Móvel Livre negociação a partir de Julho/2004; Serviço F-M local atualmente não é um negócio rentável para a Telemar; Meta: Recuperar margens nesse negócio (VC1): Negociar ônus da PDD com operadoras móveis. A TMAR e a Oi fizeram acordo de 30 dias (podendo ser prorrogado) em Minas Gerais, onde a Oi reduziu a VU-M de R$0,37 para R$0,23 sendo condicionada à redução do valor para os clientes TMAR. O acordo foi prorrogado por 30 dias. 1. Tarifas – Outras Mudanças Aspectos Regulatórios – Principais Itens

45 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 44 Compartilhamento de Rede (“Unbundling”) Em Maio/04, Anatel estabeleceu as seguintes condições: a) Compartilhamento de Linha (“line sharing” - ADSL): estabeleceu a referência máxima de valor, como aluguel mensal de R$ 15,42 o par (mais R$ 2,58 pelo primeiro lote de 120 pares e mais R$ 77,50 por m2 por disponibilidade de co-localização) b) Compartilhamento Total da Rede: foi determinado que os preços serão estabelecidos pelas concessionárias, baseado nas condições gerais estabelecidas pela Anatel. 2. Competição Co-Billing Sistema já em operação entre as operadoras de telefonia no Brasil, preços sujeitos á revisão. Portabilidade Numérica (telefonia fixa) Deverá ser implementada em 2006 (condições a serem definidas) 3. Transparência ao Usuário Pulsos por Minutos Conversão para cobrança de tráfego local: Pulso para Minuto (será implementado a partir de 2006 / estrutura e forma do ajuste a serem definidos) Aspectos Regulatórios – Principais itens

46 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 45 Ações Ordinárias 129.306 milhões (~1/3) Controlador Free Float Ações Preferenciais 258.613 milhões (~2/3) ADR Estrangeiros (Bovespa) Brasileiros Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Mercado Acionário – Composição do Capital Social - Jun/04 Total de Ações 387.919 milhões Free Float Ações Preferenciais Ações Ordinárias Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Acionistas Estrangeiros Acionistas Brasileiros Tesouraria 312.445 milhões Controlador Tesouraria

47 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 46 Mercado Acionário Volumes Negociados em 2004 e % no IBOVESPA TNLP4 TNLP3

48 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 47 NYSE Bovespa Mercado Acionário

49 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 48 Mercado Acionário

50 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 49 Mercado Acionário Peso no Ibovespa: Valor de Mercado (R$ Bilhões) – Junho/04 67,8% 54,3%52,2%61,6%12,5%80,5%41,8%74,6%19,0% Free Float

51 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 50 Mercado Acionário * Médias diárias. NYSE - 2004 TNEADR em Circulação - milhões

52 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 51 Visite o nosso site: WWW.TELEMAR.COM.BR/RI

53 www.telemar.com.br/ri Apimec – Agosto de 2004 52 Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) 3131-1314/13/15/1316/1317 Fax: (55 21) 3131-1155 E-mail: invest@telemar.com.br Visite nosso website: http://www.telemar.com.br/ri As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Aviso Importante


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