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PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.

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1 PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO ACEITO POR COMPRADORES E VENDEDORES SOB DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS; PREÇO É O ÚNICO ELEMENTO DO MARKETING MIX QUE PRODUZ RECEITA. PORTANTO, DECISÕES DE PREÇO AFETAM PROFUNDAMENTE O LUCRO DAS EMPRESAS.

2 PREÇO O CONSUMIDOR SOFRE INFLUÊNCIA DE MUITOS FATORES NA SUA DECISÃO DE COMPRA: VALOR ATRIBUIDO AO PRODUTO; PODER AQUISITIVO; PRODUTOS SIMILARES; ACESSO AO PRODUTO NO PDV.

3 PREÇO DEMANDA ESTÁ RELACIONADA COM O NÍVEL DE PREÇOS, A QUANTIDADE DEMANDADA E/OU OFERTADA. PREÇO BAIXO  + CONSUMO PREÇO ALTO  – CONSUMO ESSA OSCILAÇÃO É CHAMADA DE ELASTICIDADE-PREÇO E PODE VARIAR DE ACORDO COM A ESTRUTURA DO MERCADO.

4 Efeitos do preço na imagem do produto
Indicador de custos Transmite qualidade ao mercado Cria Imagem da Marca Preço Gera expectativa de qualidade do produto

5 PREÇO ELASTICIDADE-PREÇO VARIAÇÃO % NA QUANTIDADE DEMANDADA
VARIAÇÃO % NO PREÇO ELAST > 1, elástica – pequena variação no preço = grande mudança na quantidade demandada. ELAST < 1, inelástica – pequena variação no preço = pequena mudança na quantidade demandada.

6 PREÇO PONTO DE EQUILÍBRIO – BREAK EVEN POINT
MOMENTO EM QUE O VOLUME TOTAL DE GANHOS IGUALA-SE AOS CUSTOS TOTAIS, NÃO HAVENDO ASSIM, LUCRO OU PREJUÍZO. CUSTO FIXO PE = PREÇO DE VENDA UND – CUSTO VARIÁVEL UND

7 PREÇO EXEMPLO: Uma indústria de camisetas tem seu custo total equivalente a 7000,00 para produzir 2500 unidades. Do total dos custos, 3000,00 são fixos e 4000,00 variáveis. a receita total da venda de todas as unidades é de 9000,00. Calcular o ponto de equilíbrio. 3000,00 PE= = 1500 Unidades 3,60 – 1,60 9000/2500 = 3, /2500= 1,60

8 PREÇO Objetivos Descrição Lucratividade Competitividade Sobrevivência
OBJETIVOS DA PRECIFICAÇÃO Objetivos Descrição Lucratividade Lucro máximo possível a curto prazo. Monopólio ou concorrência inoperante. Competitividade Exige sacrifício de preço e de produto de qualidade. Sobrevivência Abandona objetivos de lucro. Manter-se no mercado. Retorno Invest. Identificar níveis de preço e custos ideais para obter o ROI. Posicionamento Preço para o segmento. Preço alto pela qualidade, prestígio. Respons. Social Caso de remédios.

9 PREÇO BASES PARA A PRECIFICAÇÃO PRECIFICAÇÃO BASEADA EM CUSTOS
- Mark-up – aplicar uma margem sobre o custo a fim de chegar ao preço de venda. - Retorno sobre o Investimento (ROI) – utilizada pela indústria, envolve a determinação dos custos totais e a adição de uma taxa de retorno sobre o investimento para definir o preço de venda. Custo total + Retorno sobre investimento Preço= N º de Unidades

10 PREÇO Custo total + Retorno sobre investimento
N º de Unidades Custo total = 20000,00 Retorno = 20% Investimento = 80000,00 Produzir 8000 unidades (80000 X 20%) PREÇO= = 4,50/ unidade 8000

11 PREÇO PREÇO BASEADO NA CONCORRÊNCIA FORMA DO PREÇO EXEMPLOS
AUMENTA VENDAS QUANDO ELASTICIDADE É ALTA. CLIENTES SENSÍVEIS A PREÇO. CUSTOS BAIXOS = CONCORRÊNCIA PRÁTICA DE OLIGOPÓLIO. TODOS SEGUEM MOVIMENTOS DO LÍDER. > CONCORRÊNCIA QUANDO CLIENTE PERCEBE CRIAÇÃO DE VALOR. LICITAÇÃO

12 PREÇO 1-Definição dos objetivos da precificação
PROCESSO DE PRECIFIÇAÇÃO – passos p/definição 1-Definição dos objetivos da precificação Serve de guia estratégico para escolha do preço 2-Avaliação das respostas dos clientes Quanto será vendido a um determinado preço. 3-Análise do potencial de lucros Quantos estão dispostos vezes preço proposto. 4-Definição do preço inicial Uso das bases de definição de precificação 5-Ajuste dos preços Ajustar com promoções, descontos etc...

13 PREÇO POLÍTICAS PARA PRECIFICAÇÃO - DESCONTO DESCONTO DESCRIÇÃO
À VISTA PELO PAGAMENTO IMEDIATO POR VOLUME REDUÇÃO NO PREÇO POR UNIDADE, EM COMPRAS MAIORES SAZONAL REDUÇÃO EM PERÍODOS DE POUCA DEMANDA PROMOCIONAL REDUÇÃO PARA INDUZIR EXPERIMENTAÇÃO. PREÇO-ISCA PREÇO ABAIXO DO CUSTO PARA ATRAIR CLIENTES.

14 PREÇO PREÇOS PSICOLÓGICOS PREÇO DESCRIÇAO PRESTÍGIO
PREÇO ALTO PARA TRANSMITIR QUALIDADE OU EXCLUSIVIDADE QUEBRADO PREÇO TIPO R$ 9,99 UNITÁRIO PREÇO POR UNIDADE DE MEDIÇÃO Ex: 100g por 5,00 PACOTE OFERTA DE VÁRIOS PRODUTOS KIT ESCOLAR ; PACOTE VIAGEM.

15 PREÇO PREÇOS GEOGRÁFICOS
PREÇOS DIFERENTES EM ALGUMAS REGIÕES, DEVIDO CUSTOS DE TRANSPORTE. EX: PREÇO DE JORNAIS E REVISTAS NA REGIÃO NORTE.


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