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Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.

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1 Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA

2 Pesquisas sobre Inovação  Linhas de pesquisa sobre inovação tecnológica  Estratégias Competitivas das Firmas  Comparação internacional: Argentina, Chile, México e União Européia  Tecnologia e Emprego  Tecnologia e Comércio Exterior  Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços  Atitudes Empresariais para o Desenvolvimento da Inovação  Inédita reunião de dados sobre o setor produtivo  80 mil empresas industriais e 235 mil firmas do setor de serviços  5,6 milhões de trabalhadores ocupados na indústria e 6,8 milhões em serviços  95% do valor adicionado na indústria e no setor de serviços brasileira  Integração de bases de dados nacionais pelo Ipea: Pia, Pas, Pintec, Secex, CBE e CEB (BC), Rais, ComprasNet, Min. Defesa, BB, Capes, CNPq, Finep  Período de abrangência dos dados: 1996 – 2004  Parceiros: IBGE, MTE, MPO, MF, BACEN, MIDC, MD, CAPES e FINEP

3 Inovação tecnológica no Brasil 30 % das empresas industriais realizam algum tipo de inovação tecnológica no Brasil. Média européia é de 50%  Menos de 4% das firmas lançam produto novo no mercado  Menos de 3% introduzem processo novo no mercado  Inovação para adequação a padrões internacionais:  23,1% das firmas que inovam e diferenciam produtos e 13,2% das firmas especializadas em produtos padronizados realizaram inovação para se adequar às normas e padrões internacionais

4 1. Estratégia competitiva das empresas na produção industrial

5 Perfil das empresas industriais Estratégia competitiva Total de empre- sas Pessoal ocupado (média) % do Fatura- mento % do emprego P&D / fatura- mento (%) Inovam e diferenciam produto 1.199 (1,7%) 545,925,9%13,253,06 Especializadas em produtos padronizados 15.311 (21,3%) 158,162,6%48,7%0,99 Não diferen- ciam produtos 55.486 (77,1%) 34,211,5%38,2%0,39 Total 71.996100% 0,7* * Alemanha: 2,7% França: 2,5%

6 Esforço para inovar é maior nas empresas nacionais As empresas nacionais investem 80,8% mais em P&D como proporção do faturamento do que as filiais das estrangeiras no Brasil  TNCs apresentam menor gasto interno e mais aquisições externas  79% das TNCs são especializadas em produtos padronizados  Esforço tecnológico concentrado nas matrizes  Subsidiárias brasileiras voltadas para o mercado interno

7 Inovar ajuda a exportar O Brasil é competitivo nas exportações de commodities e produtos padronizados  Commodities primárias  de 40% do total exportado no Brasil  Produtos de alta e média intensidade tecnológica  cerca de 30%  60% das exportações mundiais  produtos de alta e média intensidade tecnológica (Mercado mundial de commodities: 13%) A inovação tecnológica impulsiona exportações de maior valor agregado  Firmas que inovam têm 16% mais chances de exportar  As mais inovadoras exportam mais  Inova ç ão de produto e pre ç o-prêmio estão correlacionados

8 Internacionalização de empresas brasileiras faz bem para as exportações e para os empregos  US$ 13,7 bilhões de investimentos diretos (ID) da indústria brasileira no exterior (2003)  Salários médios  Firmas com investimento direto no exterior: R$ 1318,40  Firmas sem investimento no exterior: R$ 505,60  Firmas com ID nos EUA e Europa: 17,4% e 14,0% a mais de chance de exportar com preço-prêmio  A internacionalização é um dos caminhos para o fortalecimento, crescimento, inovação e diferenciação de produtos das firmas industriais brasileiras

9 2. Atitudes Empresariais para o Desenvolvimento da Inovação

10 Emergência de um novo empresariado?  Firmas que inovam e diferenciam produtos representam 25,9% do faturamento da indústria  39% delas realizaram mudanças na estratégia corporativa  23% das firmas que inovam e diferenciam produtos e 13% das firmas de produtos padronizados inovaram para adequação a padrões internacionais  As firmas brasileiras que inovam e diferenciam produtos têm buscado no exterior informações para realizar inovação tecnológica  Inovação é um dos determinantes da capacidade das firmas brasileiras exportar com preço prêmio

11 Sinais de um empresariado que ousa competir com as empresas mais dinâmicas dos países avançados  Anos 90: novo ambiente econômico não gerou uma especialização regressiva, mas impulsionou uma nova visão empresarial a respeito das potencialidades do Brasil na economia mundial  Parte do empresariado se consolidou como um segmento capaz de se equiparar às melhores práticas da concorrência internacional  Nova visão empresarial abre novas possibilidades para o Brasil ocupar posição singular entre as economias em desenvolvimento: inserção em mercados tradicionalmente dominados por países avançados

12 3. Tecnologia, Exportação e Emprego

13 Crescimento do emprego nas firmas industriais brasileiras

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15 Quem gera os empregos na indústria?  O emprego no Brasil cresce mais aceleradamente nas empresas que inovam, que exportam e que mais gastam em P&D  Essas empresas geram postos de trabalho de melhor qualidade em termos de remuneração, escolaridade e tempo de permanência na empresa  Porém, o crescimento da economia gera hoje 64% dos postos de trabalhos que eram gerados há 10 anos. Para um crescimento de 2% nas vendas da indústria, há um aumento no emprego total no país de 0,36%. Em 1996 um crescimento igual gerava 0,56% no emprego

16 Inovação e Emprego  Das 1368 empresas com mais de 500 funcionários, cerca de 70% realizaram inovações  Estas grandes empresas respondem por 7,7% do emprego no país. Entre 2000 e 2004, o crescimento do emprego nestas firmas foi de 29% ou 500 mil novos empregos  A tecnologia desloca a demanda por mão-de-obra em direção a trabalhadores mais qualificados. A relação entre trabalhadores qualificados e não qualificados é maior nas firmas inovadoras

17 Exportações e Emprego  A estréia no mercado internacional gera :  Ganhos de produtividade para a empresa: 12,2% no primeiro ano e 12,5% no segundo ano  Aumento nas vendas: 53,1% e 61,4% no primeiro e segundo ano, respectivamente  Aumento no emprego: 21,3% e 20,3%  400 mil novos postos de trabalho foram gerados pelas empresas exportadoras entre 2000 e 2004

18 Salários Remuneração (R$) por hora dos trabalhadores empregados nas empresas industriais brasileiras em 2004

19 Inovar é bom para os salários Remune- ração (R$/mês) Escolarid ade (anos) Tempo de emprego (meses) Prêmio Salarial* (%) Inovam e diferenciam produto 1.2559,1354,0923 Especializadas em produtos padronizados 7497,6443,9011 Não diferenciam e têm produtividade menor 4316,8935,410 (*) isola o efeito da inovação e diferenciação sobre os salários, via controle de 200 variáveis, como faturamento, número de trabalhadores, setor, localização, coeficiente de exportação etc. Média aritmética de 2.000

20 Obrigado! www.ipea.gov.br


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