A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo

2 A Integração das Crianças nas Escolas Regulares Como Forma de Inclusão Social Integrar:Inclusão: Respeito à dignidade Respeito à dignidade Direito a formação integral Direito a formação integral Direito a auto realização Direito a auto realização Direito a liberdade de aprender Direito a liberdade de aprender Direito a qualificação para o trabalho e o exercício de cidadania Direito a qualificação para o trabalho e o exercício de cidadania Colocar todos no mesmo espaço sem atender as especificidades. Possibilitar o desenvolvimento pleno com os mais variados recursos (adaptados e reorganizados)para atender as especificidades de cada aluno. Objetivos da Educação Objetivo da educação especial Respeitar a dignidade da pessoa Respeitar a dignidade da pessoa Direito a igualdade de oportunidades Direito a igualdade de oportunidades Direito a liberdade de aprender e ser diferente Direito a liberdade de aprender e ser diferente Direito a felicidade Direito a felicidade

3 Fundamentação teórica,Revisão Bibliográfica O que é ser pessoa com necessidades especiais auditivas? O que é integrar-se ou incluir-se? A noção de integração tem sido compreendida de diversas maneiras, quando aplicada a escola. A integração,segundo Mantoan do tipo mainstreaming,é que a escola oculta seu fracasso,isolando o aluno e só integrando os que não Constituem um desafio a sua competência. (Mantoan,1977) Professora Maria Tereza Egler Mantoan

4 Redondo,2001 “A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais devem ser atendidas com urgência.” Formação dos professores Formação dos professores Democratização:ace sso e permanência Democratização:ace sso e permanência Compreender o educando com ser completo(social,em ocional, Compreender o educando com ser completo(social,em ocional, biológico) biológico) Criança com surdez requer uma boa: Professor:necessita de novas qualificações Professor:necessita de novas qualificações Metodologia funcional Metodologia funcional Precisamos trabalhar prevenir a diferença Precisamos trabalhar prevenir a diferença Adaptações curriculares Adaptações curriculares Buscar o sucesso na aprendizagem(a inclusão da criança com necessidades educacionais especiais,necessita de uma boa preparação tanto do aluno quanto da escola,incluindo a comunidade para que todos se sintam capacitados a participar dessa integração. Buscar o sucesso na aprendizagem(a inclusão da criança com necessidades educacionais especiais,necessita de uma boa preparação tanto do aluno quanto da escola,incluindo a comunidade para que todos se sintam capacitados a participar dessa integração. A INCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

5 A educação básica é fundamental para a formação e desenvolvimento de todos. Declaração Mundial dos Direitos das Crianças Direito à educação,sem qualquer tipo de discriminação ou forma de exclusão Direito à educação,sem qualquer tipo de discriminação ou forma de exclusão A educação é direito de todos e dever do estado e da família,devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade(constituição federal de 1988,artigo 205) A educação é direito de todos e dever do estado e da família,devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade(constituição federal de 1988,artigo 205) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,na rede regular de ensino(artigo 208,inciso III) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,na rede regular de ensino(artigo 208,inciso III) Apoio de pessoas com necessidades educacionais especiais e sua integração social,definindo o preconceito como crime,nesse sentido,nenhuma escola ou creche pode recusar sem justa causa,o acesso desses cidadãos à instituição(Lei Federal 7.835/99) Apoio de pessoas com necessidades educacionais especiais e sua integração social,definindo o preconceito como crime,nesse sentido,nenhuma escola ou creche pode recusar sem justa causa,o acesso desses cidadãos à instituição(Lei Federal 7.835/99) Direito à educação através do cumprimento das leis federais,estaduais e municipais. Direito à educação através do cumprimento das leis federais,estaduais e municipais. Constituição Federal de 1988,artigo208,atribui ao Estado a responsabilidade de oferecer atendimento educacional preferencialmente na rede regular de ensino Constituição Federal de 1988,artigo208,atribui ao Estado a responsabilidade de oferecer atendimento educacional preferencialmente na rede regular de ensino Lei Federal nº7853,24 de outubro de 1989 artigo 2 “atribui ao poder público e seus órgãos a responsabilidade” de assegurar as pessoas portadoras de deficiência,o pleno exercício da educação. Lei Federal nº7853,24 de outubro de 1989 artigo 2 “atribui ao poder público e seus órgãos a responsabilidade” de assegurar as pessoas portadoras de deficiência,o pleno exercício da educação. Constituição do Estado de São Paulo que,em seu artigo 239 prevê o atendimento especializado ao aluno com necessidades educacionais especiais. Constituição do Estado de São Paulo que,em seu artigo 239 prevê o atendimento especializado ao aluno com necessidades educacionais especiais.

6 Metodologia ESCOLA + FAMÍLIA Não existe uma metodologia única,específica para a educação de pessoas com necessidades auditivas,são necessárias adaptações curriculares para atender as especificidades.

7 CONCLUSÃO O que é surdez? O que é surdez? Quais os limites que a mesma causa? Quais os limites que a mesma causa? A maioria das crianças surdas tende a se sentirem inferiorizadas pela sociedade,pelo fato de terem uma dificuldade de audição. A família é outro fator relevante,pois em primeiro lugar é o início do tratamento adequado,assim que for diagnosticado a deficiência auditiva e não cognitiva. A família é outro fator relevante,pois em primeiro lugar é o início do tratamento adequado,assim que for diagnosticado a deficiência auditiva e não cognitiva. Lutar pelos direitos das crianças é indispensável. Lutar pelos direitos das crianças é indispensável. A medida que a criança se integra ela consegue cursara escola sem que ocorra defasagem em relação aos alunos ouvintes. A medida que a criança se integra ela consegue cursara escola sem que ocorra defasagem em relação aos alunos ouvintes. A escola precisa do entrosamento entre a família,o aluno e a escola. A escola precisa do entrosamento entre a família,o aluno e a escola. E o professor deve buscar forma de atender as dificuldades.Embora ocorram muitas dificuldades para desenvolver um processo de inclusão nós professores e escola não devemos deixar de buscar alternativas e experiências que facilitem e que nos orientem nesta árdua tarefa. E o professor deve buscar forma de atender as dificuldades.Embora ocorram muitas dificuldades para desenvolver um processo de inclusão nós professores e escola não devemos deixar de buscar alternativas e experiências que facilitem e que nos orientem nesta árdua tarefa.


Carregar ppt "Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google