A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS

2 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Números

3 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Modelo de ação

4 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado A Gol conseguiu obter vantagens competitivas com relação aos seus concorrentes. COMO?

5 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.

6 Administração Estratégica I Administração Estratégica I O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA?

7 Administração Estratégica I Administração Estratégica I

8 Administração Estratégica I Administração Estratégica I COMO DEFINIR ESTRATÉGIA A PARTIR DESTE CASO?

9 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégias: Conceito teórico “Conceituamos estratégia como a escolha dos segmentos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando os processos internos críticos nos quais a unidade deve atingir a excelência para concretizar suas propostas de valor aos clientes dos segmentos – alvo, e selecionando as capacidades individuais para atingir os objetivos internos, dos clientes e financeiros.” (KAPLAN; NORTON, apud HERRERA, 2005, pg. 18)

10 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégia: Etimologia - Estratégia = Grego = Strategós; - Strategós: Stratos = Exército; Agos = Liderança / Comando. - Inicialmente = “A arte do General” “O general no comando do exército”

11 Administração Estratégica I Administração Estratégica I “A ESTRATÉGIA É UM CONCEITO RECENTE?” NEM DE LONGE!!! ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

12 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição biológica. Seleção natural de Darwin: Baseada na adaptação e sobrevivência do mais apto no que será a eterna luta pela vida, sendo necessário: - Recursos (água, ar, alimento) presentes em ambientes ricos; OBS: Quanto mais rico o ambiente maior o número de concorrentes ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

13 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Homem da caverna. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA Desde quando se pôs a caçar, pescar ou lutar para sobreviver, a estratégia sempre esteve presente como um plano a ser antecipado para ser bem sucedido.

14 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Época dos Faraós. A pirâmide no papiro serviu para que fossem definidas estratégias quanto: - Local apropriado; - Mapear fontes de suprimentos; - Apresentar as ferramentas e máquinas para a construção das mesmas. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

15 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição militar. A guerra foi o cenário em que nasceu conceito de estratégia, ou seja, as lutas e batalhas ao longo do século fizeram com que os militares começassem a planejar antes de agir. Expoente: SUN TZU ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

16 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Competição política. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Nicolau Machiavel: 1460-1527: Em seu livro “O Príncipe”, escreve um ideário para Cesare Borgio, o Duque Valentino de Florença, para inspirar a imagem de um líder político, audacioso, impiedoso, frio e armado de qualidades políticas.

17 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - A competição esportiva - Em sua origem as competições esportivas tinham enquanto caráter aumentar a qualidade de vida da humanidade, bem como tornar um homem poderoso; Grécia antiga; Roma.

18 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo; 2) – Movimento; 4) – Agonística. A competição esportiva apresenta três elementos básicos relacionados à estratégias: - A competição esportiva

19 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo: - Todo jogo é constituído pela existência de no mínimo dois elementos e regras que correspondem a uma orientação lógica. LOGO: Os competidores são impelidos a vencer a partir da afirmação de que a vitória depende exclusivamente do seu desempenho.

20 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2) – Movimento: - Elemento vivo da personalidade, uma ação que parte de uma premissa neurológica que reúne força, energia, ritmo, duração, coordenação, etc. LOGO: Dois aspectos influenciam sua efetivação: Controle emocional e motivação.

21 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 3) – Agonística: (Grego = Luta). - Corresponde ao impulso psicológico de lutar e envolve a agressividade competitiva inconsciente. LOGO: A luta mesmo sem vitória será gratificante (busca de desafios).

22 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição nos negócios. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA A competição nos negócios pode ser traduzida como, utilização de um conjunto de ações capazes de fomentar as vantagens empresariais de uma organização.

23 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Desenvolveu da competição nos negócios: 1 – Revolução industrial: Surgimento das primeiras e várias organizações; Competição pelo mercado de Commodities; Aumento da oferta de capital;

24 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2 – Início do século XX: Após a criação da produção em massa por Henry Ford, surge a GM apoiando-se nas fraquezas da Ford com a diversificação de produtos; 3 – Surgimento do planejamento estratégico tradicional e formal: Fato ocorrido após a 2ª guerra, fazendo com que em 1966, 85% das empresas passassem a utilizar este tipo de ferramenta administrativa;

25 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 4 – Modelo de Haward: Surgimento da análise SWOT. 5 – Criação de unidades de negócios (Ansolf e Steiner – 1970): Departamentos como os de operação com mercados externos, controle de custos e lucros, passaram a ter autonomia para construir planejamentos estratégicos de maneira descentralizada. (EX: GE)

26 Administração Estratégica I Administração Estratégica I 6 – Fase de ouro (1980): O planejamento estratégico passa a ser desenvolvido não apenas para indústrias, mas para setores públicos e do terceiro setor; 7 – Competências organizacionais (Hamel e Prahalad): A empresa deve se preocupar em desenvolver suas competências essenciais (sua missão). EX: Sony = Miniaturização; Wal Mart = Processos logísticos. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

27 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: CENÁRIO E TENDÊNCIAS Organizações mecanísticas Empresas orgânicas Ambiente mais competitivo Maior uso das ferramentas de Administração Estratégica ONTEM HOJE Mercado bairrista Poucas mudanças organizacionais Produção a qualquer preço Poucos vendedores / muitos compradores Foco no produto Global Mudanças freqüentes Ética, preocupação ambiental Poucos compradores Foco na qualidade percebida

28 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Maior fidelidade de marca Baixa Ambiente mais competitivo Maior uso das ferramentas de Administração Estratégica ONTEM HOJE Domínio do Fabricante Grandes diferenças tecnológicas Consumidores em rebanho Veículos de massa Ponto de venda estático Do consumidor Pequenas Segmentados Veículos Segmentados Dinâmico ESTRATÉGIA: CENÁRIO E TENDÊNCIAS

29 Administração Estratégica I Administração Estratégica I CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DE ESTRATÉGIA - A estratégia determina a direção e mapeia o curso de uma organização para que ela navegue coesa em seu ambiente. (LOBATO, 2009, pg. 23). Ex: Análises de cenários, tendências e oportunidades. - A estratégia foca os esforços da organização e promove a coordenação de atividades, fazendo com que os esforços tenham sinergia. (LOBATO, 2009, pg. 23). Ex: Diferentes tipos de planejamento = Estratégico / Tático / Operacional.

30 Administração Estratégica I Administração Estratégica I CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DE ESTRATÉGIA - A estratégia define a organização, propiciando as pessoas entendê-las e diferenciá-las da outras. (LOBATO, 2009, pg. 24). Ex: Apresentação da missão da empresa. - A estratégia produz consistência nas ações da organização uma vez que reduz as ambigüidades e oferece ordem. (LOBATO, 2009, pg. 24). Ex: Definição de objetivos e metas quantitativas.


Carregar ppt "Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google