A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento e da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento e da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento e da Informação
Prof Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila foi desenvolvida para ajudar na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na disciplina Gestão do Conhecimento e da Informação, da Universidade Castelo Branco. Seu conteúdo é uma pesquisa de vários autores, sendo em grande parte, transcrições dos mesmos. Ao final, será apresentada a bibliografia utilizada.

2 Conteúdo Programático
Unidade 1 – Conceitos básicos: conhecimento e informação. Unidade 2 – Gestão do conhecimento. Unidade 3 – Gestão da informação. Unidade 4 – Tecnologias disponíveis. Unidade 5 – Otimização da tomada de decisão e a gestão do conhecimento. 2 2

3 Elementos Construtivos da Gestão do Conhecimento
3 Figura: Processos essenciais da gestão do conhecimento Fonte: PROBST, Gilbert. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso.

4 Identificação do Conhecimento
Como posso conseguir transparência interna e externa do conhecimento existente? Um número surpreendentemente grande de empresas acha difícil definir um quadro geral de habilidades, informações e dados internos e externos. Identificar o conhecimento externo significa analisar e descrever o ambiente de conhecimento da empresa (Páginas Azuis). A identificação do conhecimento interno pode ser feita por meio das “Páginas Amarelas”. 4

5 Aquisição de conhecimento
Que formas de especialização devemos trazer de fora? As empresas importam uma parte substancial de seu conhecimento de fontes externas: relações com clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros em empreendimentos cooperativos, etc. As empresas podem comprar o conhecimento que não conseguem desenvolver: recrutando especialistas; adquirindo outras empresas particularmente inovadoras. 5

6 Desenvolvimento do conhecimento
Como podemos criar novas especializações? O desenvolvimento do conhecimento inclui todos os esforços administrativos conscientemente direcionados para produzir capacidades que ainda não se encontram presentes na organização, ou que ainda não existem nem fora dela. Tradicionalmente, o desenvolvimento do conhecimento está ancorado em pesquisas de mercado e em seu departamento de P&D. Porém, atividades que antes eram vistas como processos de produção podem ser otimizadas de forma a produzir conhecimento. 6

7 Compartilhamento e distribuição do conhecimento
Como podemos levar o conhecimento ao lugar certo? O compartilhamento e a distribuição do conhecimento em uma organização são uma condição prévia vital para transformar informações ou experiências isoladas em algo que toda a organização possa utilizar. Perguntas-chave: Quem deve saber quanto sobre o quê, ou ser capaz de fazer o quê em que nível? Como podemos facilitar o compartilhamento e a distribuição do conhecimento? 7

8 Utilização do conhecimento
Como podemos garantir que o conhecimento seja aplicado? O objetivo integral da gestão do conhecimento é assegurar que o conhecimento presente em uma organização seja aplicado produtivamente em seu benefício. Deve-se tomar providências para que habilidades e ativos de conhecimento valiosos – como patentes ou licenças – sejam utilizados. 8

9 Retenção do conhecimento
Como podemos ter certeza de que não perderemos o conhecimento? A retenção seletiva de informações, de documentos e de experiência requer gestão. Os processos para selecionar, armazenar e atualizar regularmente um conhecimento de potencial valor futuro devem ser estruturados cuidadosamente. A retenção do conhecimento depende do uso eficiente de uma grande variedade de meios de armazenagem da organização. 9

10 Trabalho 1 Com base no texto “T3 – Gestão do conhecimento determina sobrevivência”, responda: Explique como a cultura de um país ou de uma empresa pode interferir na gestão do conhecimento. Segundo Devsen Kruthiven, o espírito da gestão do conhecimento pode ser resumido em cinco letras, que formam a palavra “laser”. Explique o que cada uma das letras significa. Que dificuldades para compartilhar conhecimento podem surgir quando os líderes da empresa entendem que “conhecimento é poder”? Qual é o papel da liderança na gestão do conhecimento? Quais são os riscos que uma empresa corre ao ignorar a gestão do conhecimento? 10

11 Elementos Construtivos
Trabalho 2 Analise as situações apresentadas pelo filme “Decisões Extremas” e relacione cenas que exemplifiquem, de forma positiva ou negativa, cada um dos elementos construtivos da gestão do conhecimento. Elementos Construtivos Exemplo Identificação do conhecimento Aquisição do conhecimento Desenvolvimento do conhecimento Compartilhamento e distribuição do conhecimento Utilização do conhecimento Retenção do conhecimento 11

12 Referências Bibliográficas
LEITE, Eliana Duarte et al. CAPÍTULO 3 - O SERPRO E A EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Disponível em . Extraído em 11/09/2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H.. Criação do Conhecimento na Empresa – Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. PROBST, Gilbert. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. 12


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento e da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google