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Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP Programa Avançado.

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1 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP Programa Avançado em Gestão Pública Contemporânea INOVAÇÃO, COMUNIDADES e CONHECIMENTO Paulo Sérgio Vilches Fresneda Pesquisador,Embrapa Professor, Universidade Católica de Brasília Diretor, SBGC SÃO PAULO, 29 de outubro de 2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP Programa Avançado em Gestão Pública Contemporânea INOVAÇÃO, COMUNIDADES e CONHECIMENTO Paulo Sérgio Vilches Fresneda Pesquisador,Embrapa Professor, Universidade Católica de Brasília Diretor, SBGC SÃO PAULO, 29 de outubro de 2004

2 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 2 1 - Objetivos 2 - Nivelamento Conceitual 3 – Oportunidades, Desafios e Benefícios 4 – Iniciativa: Inovação, Comunidades e Conhecimento 5 - Troca de Idéias Agenda INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

3 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 3 Apresentação e discussão de algumas idéias sobre aprendizagem em rede e trabalho colaborativo coletivo nas organizações visando a geração de inovações Aprendendo e praticando em comunidade – articulação de uma iniciativa no tema envolvendo várias organizações públicas e acadêmicas Enfoque pesquisa-ação: –Busca da solução de problemas / atendimentos de necessidades reais das organizações –Laboratório “vivo” para o desenvolvimento de pesquisas de natureza acadêmica aplicada Foco desta apresentação: O importante é a discussão – brevidade na apresentação do essencial Objetivos INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

4 Gestão do Conhecimento e Comunidades Virtuais Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004.ppt Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 4 SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO INOVAÇÃO COMUNIDADES CONHECIMENTO Comunidades Virtuais (CVi) Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação (TI) Competitividade no Mercado Utilidade para a Sociedade Novo Conhecimento Selecionado Compartilhamento / Criação de Conhecimentos Tácito / Explícito INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

5 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 5 1 - Objetivos 2 - Nivelamento Conceitual 3 – Oportunidades, Desafios e Benefícios 4 – Iniciativa: Inovação, Comunidades e Conhecimento 5 - Troca de Idéias Agenda INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

6 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 6 2 - NIVELAMENTO CONCEITUAL Pano de fundo: em um projeto de Gestão do Conhecimento (GC) nunca se esquecer: –O Negócio e as Estratégias da Organização –GC é MEIO e não FIM –Ser humano - Elemento Central da CG Trabalhador do ConhecimentoTrabalhador do Conhecimento Novo paradigma – ecônomico, gestão etc.Novo paradigma – ecônomico, gestão etc. INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

7 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 7 CONHECIMENTO está se tornando um fator crítico de produção. Ele tem duas materializações: CONHECIMENTO aplicado aos processos, serviços e produtos existentes é produtividade. CONHECIMENTO aplicado no novo é inovação. Valor é criado pela produtividade e pela inovação, que são aplicações do conhecimento ao trabalho. Peter Drucker 2 - NIVELAMENTO CONCEITUAL INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

8 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 8 Verna Allee, The Future of Knowledge Definição de organização: “um sistema social complexo e adaptativo onde as pessoas sistematicamente cooperam para alcançar um propósito comum” Observar que o social vem antes da estrutura O novo mundo das organizações em rede é todo baseado em relacionamentos... o desafio básico de aprendizado é entender os princípios de redes e aplicá-los nas práticas de negócios, das redes de tecnologias às redes humanas e de negócios INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO 2 - NIVELAMENTO CONCEITUAL

9 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 9 Verna Allee, The Future of Knowledge O primeiro princípio de uma rede saudável é que os participantes busquem negociar seu auto-interesse levando em consideração a saúde dos demais níveis do sistema Nós estamos tomando ciência que conhecimento é um processo social que emerge e viaja via redes, comunidades e redes de conversações Trocas de conhecimentos são entremeadas de emoção em um grau muito maior do que nas trocas de bens e serviços INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO 2 - NIVELAMENTO CONCEITUAL

10 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 10 Enquanto a invenção é o resultado de uma ação deliberada para criar algo específico, a inovação somente ocorre quando uma idéia (seja ela fruto de invenção ou não) é implementada e gera resultados. Barbieri & Alvares Invenção é o processo pelo qual uma nova idéia é descoberta ou criada, enquanto inovação só ocorre quando a nova idéia é adotada ou rejeitada. Rogers Inovação = idéia + implementação + resultados Fórum de Inovação, FGV/SP INOVAÇÃO INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

11 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 11 Capital Intelectual O que é? –A soma de tudo que as pessoas de uma empresa sabem, e que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado (Stewart 1991) –Conhecimento que pode ser convertido em valor (Edvinsson & Sullivan 1996) –Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado para produzir um ativo de maior valor (Klein & Prusak 1994) –É o conhecimento e a capacidade de aprender (“knowing”) de uma coletividade social. (Nahapiet & Goshal) INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

12 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 12 Capital Social O que é? –“É a soma dos recursos reais e potenciais embutidos, disponíveis e derivados de uma rede de relacionamentos, possuída por um indivíduo ou unidade social” –O Capital Social compreende tanto a rede quanto os ativos que podem ser mobilizados através da rede. A proposição fundamental da teoria do capital social e que conexões em rede provêem acesso a recursos –Quemo que –Quem você conhece “afeta” o que você sabe !!! Capital social é de propriedade conjunta das partes envolvidas nas relações, não tendo nenhuma parte direitos exclusivos de propriedade Capital social facilita a criação de novo capital intelectual afetando as condições necessárias para a troca e a combinação de conhecimentos INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

13 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 13 Capital Social Dimensões: Estrutural, Cognitiva e Relacional Dimensão Estrutural –Refere-se ao padrão geral das conexões entre os atores da rede, i.é, quem e como você se conecta Ligações em rede Configuração da rede Organização apropriada Dimensão Cognitiva –Refere-se ao tipo de relações pessoais que são desenvolvidas entre as pessoas por meio de uma história de interações Linguagem e código compartilhados Narrativas compartilhadas INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

14 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 14 Capital Social Dimensão Relacional –Refere-se aos recursos que proveem representações, interpretações e sistemas de significados compartilhados entre os atores da rede Confiança Normas Obrigações Identificação Relacional Nahapiet, J.; Goshal, S., Social capital, intellectual capital and the organizational advantage, The Academy Management Review, Mississipi State University, Abril 1998 INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

15 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 15 Confiança Conceito –“Crença de que os resultados da ação intencional de outrem serão apropriados do nosso ponto de vista” (Misztal) Confiança surge devido a 4 fatores: –Crença nas boas intenções e preocupação com trocas pelos parceiros; –Crença na competência e capacidade dos parceiros; –Crença na confiabilidade dos parceiros; –Crença na “abertura” percebida dos parceiros Confiança e Cooperação: interação de mão dupla –Confiança “lubrifica” a cooperação e a cooperação gera mais confiança (Nahapiet & Goshal) INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

16 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 16 Comunidade –De vizinhança para intensidade e tipo de relacionamento entre pessoas. –Elementos ideais: associação (cidadania), fronteiras fluidas, ação voluntária, identidade, cultura comum e força coletiva. KANTER, 2001 INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

17 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 17 Comunidade virtual –Consiste de: pessoas; um propósito compartilhado; normas; sistemas computacionais. PREECE, 2000 INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

18 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 18 Comunidades de prática: “são grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um tópico e que aprofundam seu conhecimento e especialização nesta área pela interação em uma base continuada”. Wenger; McDermott; Sneider, 2002 INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

19 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 19 Comunidades de prática – elementos estruturais (Wenger et al.): –domínio – assunto e objetivo; –comunidade – as pessoas e suas interações; –prática – conhecimento do domínio gerado pela comunidade Diferenciam-se de outras estruturas da organização INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

20 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 20 Comunidades de prática virtuais Mista – Presencial e Virtual Comunidades de Prática + Tecnologia de Informação = Comunidades de Prática Virtuais. São comunidades, comunidades virtuais e comunidades de prática. Devem se tornar a regra (Wenger, McDermott; Snyder, 2002) INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

21 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 21 O QUE É UMA CoP?  Compreende os grupos de indivíduos que se relacionam de forma colaborativa, presencialmente e no mundo digital virtual, por curto ou longo período de tempo, independentemente da localização, motivados por algum interesse ou propósito comum. INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

22 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 22 1 - Objetivos 2 - Nivelamento Conceitual 3 - Oportunidades e Desafios 4 – Iniciativa: Inovação, Comunidades e Conhecimento 5 - Troca de Idéias Agenda INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

23 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 23 O conhecimento mais valioso das organizações é o conhecimento tácito –Está na cabeça das pessoas –Sabemos mais do que podemos verbalizar (Polanyi) Tradicionalmente as organizações trabalham mais com conhecimento explícito – Informação administrativa e técnico-científica – Esse tipo de conhecimento esta cada vez mais disponível na rede O futuro das organizações depende de inovações –Inovação é novo conhecimento 4 – Oportunidades, Desafios e Benefícios INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

24 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 24 Novo conhecimento é gerado por indivíduos –É um processo humano Conhecimento organizacional é gerado por meio do compartilhamento de conhecimentos entre os indivíduos de uma organização Uma organização deve ter processos para : –Identificar, coletar, sistematizar, organizar, estruturar, disponibilizar o conhecimento existente –Facilitar a criação de novos conhecimentos Este é um grande objetivo da GC em uma organização !!! INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO 4 – Oportunidades, Desafios e Benefícios

25 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 25 Maximização da utilização das competências humanas na solução de problemas e na geração de inovações –Aumento da troca de informações e conhecimentos entre os integrantes das comunidades Criação de um repositório de informações pertinentes às comunidades – formação da memória da organização, composta principalmente das informações utilizadas / geradas em atividades semi-estruturadas ou desestruturadas executadas pelos seus membros; Maior entendimento dos impactos das tecnologias CVi e EAD nos processos de compartilhamento de conhecimentos e geração de novos conhecimentos e inovação. INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO 4 – Oportunidades, Desafios e Benefícios

26 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 26 Desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas visando a utilização de CVi e EAD nas organizações Desenvolvimento de cultura organizacional que ampare e incentive o compartilhamento de conhecimentos, o trabalho colaborativo e aprendizagem em rede INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO 4 – Oportunidades, Desafios e Benefícios

27 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 27 1 - Objetivos 2 - Nivelamento Conceitual 3 - Oportunidades e Desafios 4 – Iniciativa: Inovação, Comunidades e Conhecimento 5 - Troca de Idéias Agenda INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

28 Gestão do Conhecimento e Comunidades Virtuais Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004.ppt Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 28 SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO INOVAÇÃO COMUNIDADES CONHECIMENTO Comunidades Virtuais (CVi) Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação (TI) Competitividade no Mercado Utilidade para a Sociedade Novo Conhecimento Selecionado Compartilhamento / Criação de Conhecimentos Tácito / Explícito INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

29 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 29 Projeto Inovação, Comunidades e Conhecimento Arranjo multi-intitucional –Organizações públicas (federais) –Instituições de Ensino e Pesquisa Objetivos –Pesquisa-ação no exercício de trabalho/ aprendizagem colaborativa/coletiva nas organizações, com ênfase na dimensão virtual Foco no estudo e solução dos fatores facilitadores e dificultadores, de métodos, técnicas e ferramentas relacionadas com o trabalho e a aprendizagem em rede, com ênfase na dimensão virtual INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

30 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 30 Projeto Inovação, Comunidades e Conhecimento Objetivos –Promover a troca de experiências entre diversas organizações públicas nos temas envolvidos no projeto Trabalho em comunidades - coletivo, colaborativo Aprendizagem em rede –Implantar a comunidade formada pelos participantes das diversas organizações A tchurma dos “helicópteros” - pilotos e tripulantes Requisitos para participação –Organização e indivíduos perceberem a utilidade deste instrumental na solução de problemas e atendimento de necessidades internas INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

31 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 31 Projeto Inovação, Comunidades e Conhecimento Requisitos para participação –Compromisso de exercitar efetivamente a implantação e gestão de comunidades virtuais e iniciativas de educação a distância no enfoque preconizado no projeto –Existência de uma equipe motivada para participar da comunidade dos participantes de projetos similares em outras organizações públicas Motivação e espírito de trabalho coletivo, colaborativo INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

32 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 32 Projeto Inovação, Comunidades e Conhecimento Ações propostas –Reuniões presenciais (videoconferências) para troca de experiências e aprendizado coletivo –Criação e operação da comunidade virtual Inovação, Comunidades e Conhecimento –Oficinas de capacitação de moderadores / facilitadores de comunidades virtuais –Elaboração de material EAD de uso comum –Projetos de pesquisa em conjunto com instituições acadêmicas –Compartilhamento e uso de software livre INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

33 Gestão do Conhecimento e Comunidades Virtuais Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004.ppt Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 33 SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO INOVAÇÃO COMUNIDADES CONHECIMENTO Comunidades Virtuais (CVi) Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação (TI) Tchurma do Helicópero Fomentando o compartilhamento de conhecimentos visando resolver problemas / atender necessidades da organização Entendendo e aprendendo coletivamente sobre a interação social no mundo virtual Fomentando o trabalho colaborativo / coletivo com apoio de um ambiente de interação virtual Estudando e entendendo os processos de geração de novos conhecimento e inovações INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

34 Gestão do Conhecimento e Comunidades Virtuais Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004.ppt Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 34 SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO INOVAÇÃO COMUNIDADES CONHECIMENTO Comunidades Virtuais (CVi) Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia da Informação e Comunicação de Suporte Cada organização participante define qual ferramenta utilizará Foco em soluções baseadas em software livre Plataforma sugerida: Comunidades: OpenACS (www.openacs.org)www.openacs.org EAD: dotLRN (www.e-lane.org)www.e-lane.org Base Tecnológica: LINUX – Sistema Operacional PostGres – Banco de Dados AOL Server – Servidor de Web TCL - Linguagem de programação INOVAÇÃO, COMUNIDADES E CONHECIMENTO

35 Inovação_Comunidades_Conhecimento_17Set2004 Copyright, Paulo Sérgio Fresneda Slide 35 GESTÃO DO CONHECIMENTO TROCA DE IDÉIAS Paulo.fresneda@embrapa.brPaulo.fresneda@embrapa.br / fresneda@pos.ucb.brfresneda@pos.ucb.br


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