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Comportamento do Consumidor
Comportamento de consumo do idoso Alunos: Danilo Batista Lucas Miquelito Nathaly Pimenta Paulo Cardoso Raul Dantas
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Características da população idosa
A população idosa brasileira é definida com idade de 60 anos ou mais, de acordo com o Estatuto do idoso De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, existem 600 milhões de pessoas no mundo com mais de 60 anos O Brasil têm hoje 18 milhões de idosos e a projeção para 2020 é de 31 milhões (12% população brasileira) - IPEA
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Características da população idosa
Considerando que a taxa de fecundidade caiu de 4,4 filhos para 2,3, de 1980 até 2000; Considerando que a expectativa de vida hoje é de 71 anos, com projeção para 81 anos em IBGE Verifica-se um aumento significativo na população idosa ao longo dos anos, com a Projeção da ONU em 2050 de 1,9 bilhões de idosos
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Prioridades consumo idosos
Os gastos com serviços de assistência médica, alcançam o primeiro lugar na renda dos idosos (13,5%) Em segundo lugar segue-se a compra de remédios e outros produtos farmacêuticos (9,7%) Uma parte significativa da renda dos idosos se concentra em jogos e apostas, comparando-se aos jovens e adultos (1,2%)
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Gerontologia e suas aplicações
Gerontologia é a ciência que estuda as pessoas idosas, sua situação social e o fenômeno do envelhecimento A prioridade da gerontologia é a velhice bem sucedida, ou seja, uma condição individual e grupal de bem-estar e social para o idoso
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Gerontologia e suas aplicações
A gerontologia busca a melhoria da qualidade de vida do idoso em relação ao meio em que vive e os desafios enfrentados na sociedade Os conceitos e teorias desta ciência podem auxiliar muito nas estratégias de marketing e venda para essa classe de consumo
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Imagem do idoso na mídia e na sociedade
Ao longo dos anos os idosos vêm sofrendo com a representação social negativa e baixa representação na mídia As propagandas retratavam idosos negativamente, enfatizando os problemas causados pelo envelhecimento E a mídia em geral não representava os idosos nos programas e propagandas, hostilizando uma boa parte de telespectadores
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Imagem do idoso na mídia e na sociedade
Atualmente, principalmente na Europa e América do Norte, os idosos são tratados como consumidores potenciais, Dessa forma, as propagandas que se dirigem aos idosos não são tão negativas como no passado, atendendo a essa classe antes ignorada De acordo, com Guita Debert, no Brasil os idosos são um segmento ainda ignorado do ponto de vista do consumo e da mídia
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O idoso e o consumo No Brasil ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas para traçar o perfil mais preciso deste segmento da população. Porém já existem estudos para tentar compreender as preferências dos idosos Como exemplo têm-se a pesquisa do instituto Marplan, realizada no ano de 2003
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O idoso e o consumo Hábito de compra:
55% dos idosos fizeram compras em farmácias nos últimos 15 dias, contra 52% da população Em shoppings ou lojas de departamentos 20% realizam compras e 22% costumam comer ou passear
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O idoso e o consumo Hábito de lazer e assuntos de interesse:
25% dos idosos tem interesse por computação ou mercado de trabalho 48% dos idosos tem interesse em cuidar de plantas, contra 26% da população em geral 53% costumam cozinhar e 66% tem o costume de ouvir música
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O idoso e o consumo Interesse em tecnologia:
21% possui computador em casa Porém somente 3% havia acessado a internet nos últimos 30 dias Entre os idosos o índice de posse de celular é de 15%, contra 41% da população em geral
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O idoso e o consumo Considerando os dados apresentados pela pesquisa, pode-se observar comportamentos característicos dos idosos, e o grande desafio é compreender as causas dos mesmos e suas implicações, de forma a traçar um perfil mais adequado às estratégias que visam atender a estes consumidores em potencial
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