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TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Aula 1 António Albano Baptista Moreira

2 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira

3 Apresentação Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior de TI em Multinacionais de Classe Mundial; Instrutor do Sebrae para o EAD e cursos de Empreendedorismo; Coordenador do Curso Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas; Professor de Empreendedorismo e Gestão; Coordenador de EAD; Consultor de TI, Gestão e BI; Palestrante; Cineasta, roteirista e fotografo.

4 Aula 1 – 04/03/2013 OBJETIVOS Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filme Gestão, quais os desafios ?

5 Contrato Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir? Avaliação

6 CARGA HORÁRIA 60 Horas de aulas presenciais (60 minutos)
20 horas de Projetos Integradores(Atividades/Workshos) 20 horas de atividades EAD

7 Horários 18:50 – 19:50 19:50 – 20:50 Intervalo 20:50 – 21:00
21:00 – 22:00

8 Avaliação Trabalhos individuais ou em grupo realizados no decorrer do bimestre: 30% 1º Bimestre trabalho manuescrito individual 20%, participação nas atividades em sala 10% 2º Bimestre trabalho em equipe com apresentação escrita e oral 30% - 15/06 Avaliação individual: 65% Avaliação discursiva EAD: 15%

9 Processo aprendizagem
Ajuda Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?

10 Ferramenta de Gestão 5w3h
H - HOW How – como How much – Custo How Many – Quantos How measure -Como medir

11 Metodologia Aulas expositivas com apresentação de conteúdo teórico com auxílio de quadro negro, retroprojetor e data show. Debates, discussões e seminários em classe sobre assuntos pertinentes a disciplina. Aplicação de exercícios e apresentação de trabalhos.

12 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, meu ou público Login e senha Como usar

13 Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO O PROCESSO DA GESTÃO INFORMAÇÕES ADMINISTRAÇÃO

14 De que se trata ... O que é Administração? Habilidades. Áreas de atuação do administrador. Antecedentes históricos. Escolas do pensamento administrativo. Administração científica, clássica, humanista, comportamental, estruturalista, sistêmica, desenvolvimento organizacional e contingencial. Administração contemporânea Noções das funções organizacionais.

15 Ementa Ao concluir a disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar e compreender as organizações; - Reconhecer as funções do administrador e seus campos de atuação; - Conhecer as diversas abordagens, suas semelhanças e diferenças, da TGA; - Promover a aplicação eficaz da teoria em situações reais;

16 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Teoria Processo e Prática. São Paulo, Campus, ª. Ed. ROBBINS, Stephen P. Administração mudanças e perspectivas. São Paulo, Saraiva, ª. Ed. LACOMBE, Francisco; HELBORN, Gilberto. Administração princípios e tendências. São Paulo, Saraiva, ª. Ed.

17 Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto
Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, ª. Ed. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo, Pioneira, ª. Ed. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, ª. edição MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thomson Learning, ª. edição ANDRADE, Rui Otávio B.; AMBONI, Nério. TGA - Teoria Geral da Administração: das origens as perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books, 2007 Apoio bibliográfico

18 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA

19 AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
1º BIMESTRE 29/04/2013 2º BIMESTRE 01/07/2013 Exame final 15/07/2013

20 Material adicional

21 Na internet ... facebook – TGA Teoria Geral da Administração

22 O que responder Qual a importância das informações
O que é Gestão? Qual a importância das informações no processo empresarial? Quais os desafios atuais da Logística? A Logística dentro das empresas e sua Importância? O que é Logística, quais objetivos?

23 Sessão pipoca ... ....?

24 E vocês ?

25 Uma reflexão sobre o papel da gestão e seus desafios
Aquecendo os motores Uma reflexão sobre o papel da gestão e seus desafios

26 GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

27 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

28 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

29 Humm

30 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

31 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

32 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

33 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

34 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

35 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

36 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

37 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

38 APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes

39 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

40 Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão

41 Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

42 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

43 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...

44 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

45 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

46 Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...

47 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

48 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

49 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

50 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

51 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

52 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

53 Uma viagem Objetivos Presente Tomada de decisões Futuro Necessidades

54 Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver

55 O HERÓI E SUA FERRAMENTA MÁGICA

56 Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act

57

58 Gestão de Excelência Classe Mundial

59 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

60 Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

61

62 TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

63 Empresa como um Processo

64

65 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

66 De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

67 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

68 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

69 A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

70 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Tático Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

71 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações ao tomar decisões.

72 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade;
Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

73 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

74 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

75 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações.

76 SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Portanto ... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

77 Fluxo das informações CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA
Tomada de decisão com vantagem competitiva INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise DADOS Componentes básicos influentes ao negócio

78 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO

79 Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

80 Gerir é ... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

81 Tomada de decisão Decisão Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema

82 Permanecer Viva !!

83 S A N T O G R L V I D A E T R N

84 Em busca do “Santo Graal”
MODELO ORGANIZACIONAL Estrutura funcional Foco nos produtos MERCADO PROCESSOS Sistemas não Integrados TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA

85 Sem dados não há gestão ... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

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92 AVALIAR Função de verificação de os dados levantados nas fases de Prever e Planejar estão seguindo da forma inicialmente estabelecida e estabelecer medidas corretivas para a obtenção dos objetivos

93 Fechar os conceitos

94 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre importância da Administração.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

95 Obrigado

96 BOA NOITE OBA !!!...


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