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TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Aula 1 António Albano Baptista Moreira
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Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira
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Apresentação Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior de TI em Multinacionais de Classe Mundial; Instrutor do Sebrae para o EAD e cursos de Empreendedorismo; Coordenador do Curso Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas; Professor de Empreendedorismo e Gestão; Coordenador de EAD; Consultor de TI, Gestão e BI; Palestrante; Cineasta, roteirista e fotografo.
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Aula 1 – 04/03/2013 OBJETIVOS Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filme Gestão, quais os desafios ?
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Contrato Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir? Avaliação
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CARGA HORÁRIA 60 Horas de aulas presenciais (60 minutos)
20 horas de Projetos Integradores(Atividades/Workshos) 20 horas de atividades EAD
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Horários 18:50 – 19:50 19:50 – 20:50 Intervalo 20:50 – 21:00
21:00 – 22:00
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Avaliação Trabalhos individuais ou em grupo realizados no decorrer do bimestre: 30% 1º Bimestre trabalho manuescrito individual 20%, participação nas atividades em sala 10% 2º Bimestre trabalho em equipe com apresentação escrita e oral 30% - 15/06 Avaliação individual: 65% Avaliação discursiva EAD: 15%
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Processo aprendizagem
Ajuda Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?
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Ferramenta de Gestão 5w3h
H - HOW How – como How much – Custo How Many – Quantos How measure -Como medir
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Metodologia Aulas expositivas com apresentação de conteúdo teórico com auxílio de quadro negro, retroprojetor e data show. Debates, discussões e seminários em classe sobre assuntos pertinentes a disciplina. Aplicação de exercícios e apresentação de trabalhos.
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Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, meu ou público Login e senha Como usar
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Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO O PROCESSO DA GESTÃO INFORMAÇÕES ADMINISTRAÇÃO
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De que se trata ... O que é Administração? Habilidades. Áreas de atuação do administrador. Antecedentes históricos. Escolas do pensamento administrativo. Administração científica, clássica, humanista, comportamental, estruturalista, sistêmica, desenvolvimento organizacional e contingencial. Administração contemporânea Noções das funções organizacionais.
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Ementa Ao concluir a disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar e compreender as organizações; - Reconhecer as funções do administrador e seus campos de atuação; - Conhecer as diversas abordagens, suas semelhanças e diferenças, da TGA; - Promover a aplicação eficaz da teoria em situações reais;
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Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Teoria Processo e Prática. São Paulo, Campus, ª. Ed. ROBBINS, Stephen P. Administração mudanças e perspectivas. São Paulo, Saraiva, ª. Ed. LACOMBE, Francisco; HELBORN, Gilberto. Administração princípios e tendências. São Paulo, Saraiva, ª. Ed.
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Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto
Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, ª. Ed. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo, Pioneira, ª. Ed. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, ª. edição MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thomson Learning, ª. edição ANDRADE, Rui Otávio B.; AMBONI, Nério. TGA - Teoria Geral da Administração: das origens as perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books, 2007 Apoio bibliográfico
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Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA
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AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
1º BIMESTRE 29/04/2013 2º BIMESTRE 01/07/2013 Exame final 15/07/2013
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Material adicional
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Na internet ... facebook – TGA Teoria Geral da Administração
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O que responder Qual a importância das informações
O que é Gestão? Qual a importância das informações no processo empresarial? Quais os desafios atuais da Logística? A Logística dentro das empresas e sua Importância? O que é Logística, quais objetivos?
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Sessão pipoca ... ....?
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E vocês ?
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Uma reflexão sobre o papel da gestão e seus desafios
Aquecendo os motores Uma reflexão sobre o papel da gestão e seus desafios
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GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
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Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?
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Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170
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Humm
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O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades
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Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores
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Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO
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Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.
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Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.
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O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito; ü Problemas Financeiros; ü Maus pagadores; ü Falta de Clientes; ü Concorrência muito forte; ü Instalações inadequadas; ü Ponto inadequado; ü Carga tributária elevada; ü Fala de mão-de-obra qualificada; ü Falta de conhecimentos gerenciais; ü Recessão econômica no país.
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Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004
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O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :
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APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes
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Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes
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Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão
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Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo
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O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?
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Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...
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Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.
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Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar
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Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...
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Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO
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O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :
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Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes
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O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?
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Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.
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Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar
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Uma viagem Objetivos Presente Tomada de decisões Futuro Necessidades
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Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
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O HERÓI E SUA FERRAMENTA MÁGICA
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Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act
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Gestão de Excelência Classe Mundial
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PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR
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Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social
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TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade
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Empresa como um Processo
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Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia
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De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS
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Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos
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Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.
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A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.
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Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Tático Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados
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Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações ao tomar decisões.
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Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade;
Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.
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Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS
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Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados
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Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações.
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SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Portanto ... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
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Fluxo das informações CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA
Tomada de decisão com vantagem competitiva INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise DADOS Componentes básicos influentes ao negócio
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INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
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Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.
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Gerir é ... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas
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Tomada de decisão Decisão Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema
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Permanecer Viva !!
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S A N T O G R L V I D A E T R N
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Em busca do “Santo Graal”
MODELO ORGANIZACIONAL Estrutura funcional Foco nos produtos MERCADO PROCESSOS Sistemas não Integrados TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA
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Sem dados não há gestão ... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir
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AVALIAR Função de verificação de os dados levantados nas fases de Prever e Planejar estão seguindo da forma inicialmente estabelecida e estabelecer medidas corretivas para a obtenção dos objetivos
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Fechar os conceitos
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Para a próxima aula ... Pesquisar sobre importância da Administração.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar
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Obrigado
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BOA NOITE OBA !!!...
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