A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
A EMPRESA COMO SISTEMA

2 DEFINIÇÃO DE SISTEMA Conforme Reis e Mandetta (2002, p.67):
“sistema é definido como um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuando uma função”.

3 CONCEITO DE AMBIENTE De acordo com Gracioso (2001, p.49): “ambiente é o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema”.

4 NÍVEIS DE SISTEMA Sistema: empresa na sua totalidade Subsistema: partes da empresa Supersistema (ecossistema): é o todo

5 INFORMAÇÕES IMPORTANTES
-Conhecer e utilizar com mais eficiência os pontos fortes: vantagem operacional no ambiente da empresa; -Conhecer e utilizar melhor as oportunidades: é uma força ambiental externa que favorece ação estratégica da empresa; Identificar e extinguir os pontos fracos: desvantagem operacional no ambiente da empresa; Identificar e extinguir as ameaças: é um obstáculo ambiental externo que deve ser empregado em tempo hábil; Implantar um plano de trabalho, estabelecendo as expectativas, os caminhos, as premissas, como alocar os recursos etc.

6 O QUE A EMPRESA DEVE DESENVOLVER
Direcionar os esforços para os pontos fortes específicos e as oportunidades externas sinalizadas; Estabelecer um cronograma de trabalho por determinado período de tempo, informando as prioridades a serem trabalhadas; Esclarecer aos colaboradores da empresa informações tais como: missão, propósitos, objetivos gerais, desafios, metas, políticas, projetos, programas de atividades, dentre outros.

7 O QUE A EMPRESA DEVE DESENVOLVER
Avaliar o posicionamento da empresa no mercado através da análise de SWOT ou FDOA (Forças, Debilidades, Oportunidades e Ameaças). Obter maior comprometimento doa colaboradores com o intuito de atender aos desafios mercadológicos e solucionar os conflitos e situações de mudança para alcançar o sucesso empresarial.

8 DESVANTAGENS DE UM PLANEJAMENTO MAL FORMULADO
O trabalho envolvido no planejamento pode exceder sua real e eficiente contribuição; O planejamento pode fazer com que os executivos e administradores deixem de exercitar sua iniciativa e criatividade; O planejamento pode retardar as ações estratégicas caso seja efetivamente burocrático

9 DESAFIO DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO MULTIFUNCIONAL
Reservar tempo disponível e hábil para a consecução do planejamento estratégico em razão de todas as outras atividades inerentes ao dia-a-dia, já que o planejamento estratégico toma tempo, requer coordenação, experiência e objetividade.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google