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Centro de Ensino Superior do Amapá. Docente: Nazaré Ferrão Acadêmicos: Andréa Moraes Carmen Sheila Araújo, Lourival Simões Sidney Monteiro. TEMÁTICA: JOINT.

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1 Centro de Ensino Superior do Amapá. Docente: Nazaré Ferrão Acadêmicos: Andréa Moraes Carmen Sheila Araújo, Lourival Simões Sidney Monteiro. TEMÁTICA: JOINT VENTURES, aquisições e fusões como estratégias de expansão e crescimento.

2 Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de Tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro. Conceitua-se ainda como uma aliança estratégica na qual duas ou mais empresas criam uma empresa independente combinando partes de seus ativos. As joint ventures são eficientes para estabelecer relações de longo prazo e transferir conhecimento tácito, uma importante fonte de vantagem competitiva. A joint venture, modelo estratégico de parceria empresarial, é amplamente utilizada no contexto econômico atual, principalmente com a consolidação dos blocos econômicos, em especial o Mercosul. O que é Joint Venture?

3 Formas de Joint Venture A característica essencial de uma joint venture é a intenção de realizar um projeto ou empreendimento comum, utilizando ou a forma societária com a criação de uma empresa, esta assumindo nova e distinta personalidade jurídica; ou então na forma contratual, criando uma associação regida por contratos de associação. Constituirão as corporate ou non corporate joint ventures, e caso os co-ventures aportem ou não recursos financeiros, teremos as chamadas equity e as non equity joint ventures. Uma joint venture bem sucedida é aquela que cumpre seus objetivos formais de sua proposta, trazendo para os parceiros a satisfação almejada. Não se deve desprezar os eventuais ganhos indiretos gerados nestas associações, como a expansão de seu círculo de negócios, revigoração da imagem da empresa no mercado, as novas experiências acumuladas com o trabalho em parceria, novas técnicas de administração, dentre outras.

4 Fatores para o sucesso de joint venture 1.A eficiência do trabalho em equipe; 2.O grau de simetria entre os parceiros; 3.As expectativas devem ser realistas; 4.O censo de oportunidade deve ser exato. Uma joint venture não é um remédio para expandir um empreendimento, e sim uma opção para a suplementação de recursos da empresa, reage rapidamente aos desafios competitivos e as oportunidades do mercado. Seu uso eficiente serve de instrumento de crescimento, para tanto, torna-se necessário uma analise minuciosa por parte do empreendedor, das situações e possíveis parceiros.

5 O empresariado com certeza acompanha a evolução do cenário econômico e os efeitos da globalização nos mercados. Alguns perceberão as vantagens competitivas que se lhe apresentam os outros mercados, muitos verão novos concorrentes surgirem. Poucos desmistificam as opções de parcerias, elegem e negociam parcerias, firmam-se segundo uma das modalidades da associação, e uma nova joint venture certamente se apresentará com produtos melhores e mais baratos, conquistando mercados. Tal como numa corrida de fundistas, haverão vencedores e vencidos. A perspectiva apontada é: A recorrência a modalidades de associações empresariais, na forma de joint ventures se fixe ainda mais, e principalmente com a consolidação de blocos econômicos, que ensejará premente necessidade de desenvolvimento de novas formas de colaboração interempresarial. Perspectiva futura

6 Um dos objetivos das fusões e aquisições de empresas é a busca de uma maior participação de mercado por meio de expansão de suas fronteiras no mercado global. Adicionalmente às fusões e aquisições, um número cada vez maior de empresas vem procurando construir redes externas de alianças nacionais e internacionais para complementar suas redes internas de subsidiárias nacionais e internacionais. Isto acontece por causa da globalização dos mercados, a saída para além das fronteiras nativas, à busca de melhora de ganhos, velocidade de mudança tecnológica, escala das comunicações mundiais, marcas compatíveis num mercado multilingual, fragilidade das empresas nas economias emergentes, eliminação de gestores incompetentes. FUSÕES, AQUISIÇÕES E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

7 A nova empresa LG.Philips Displays representaria a somatória integral das duas Organizações. É importante lembrar que a joint venture é específica para as fábricas de displays, não são considerados as outras atividades e produtos de cada uma das empresas LG e Philips, que continuam a atuar nos outros mercados como concorrentes. Os objetivos principais das duas organizações foram: Redução de custos de produção; Redução de custos de distribuição; Melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis; Integrar competências: tecnológica e de processos (LG) com visão de mercado (Philips); Integrar mercados: Europeu e Asiático (LG) com o das Américas e Europeu (Philips); Aumentar a capacidade de inovação e desenvolvimento de produtos; A aliança entre as duas empresas resultou em mudanças significativas nos processos, estrutura, tecnologia, pessoas e estratégia de gestão. Os processos gerenciais praticados pelas duas organizações foram analisados e passaram por diversas adaptações no sentido de obter o melhor resultado final. Os processos de vendas, distribuição e serviços ao cliente da Philips eram mais efetivos, enquanto os processos de fabricação e gestão empresarial interna eram mais fortes na LG. Entendo a Joint Venture Vantagens e Desvantagens

8 Em consequência da união, os custos dos relacionados à ineficiência na produção, venda e relacionamento com os clientes foram reduzidos significativamente. A LG.Philips Displays seguiu o exemplo de diversas organizações que se unificaram para aproveitar os fatores de produção de maneira mais eficiente, além de otimizarem os canais de distribuição. A direção da nova empresa adotou as práticas de controle da qualidade da LG e treinou os funcionários para as novas políticas e procedimentos. Como exemplo dos novos processos pode-se citar a adoção da filosofia do 6 Sigma, que tem como objetivo principal a supressão do retrabalho e o aprimoramento da qualidade. A otimização da utilização dos fatores de produção e também da distribuição dos produtos para os clientes finais LG, Philips e outras empresas, possibilitaram: redução do período de tempo de produção; diminuição dos estoques de produtos semiacabados e acabados; redução do período de tempo de distribuição para as fábricas; aumento na capacidade de desenvolvimento e inovação de produtos. Como resultado da melhoria dos processos, que se tornaram mais ágeis e menos custosos, a organização aumentou sua competitividade no mercado mundial.

9 Como visto no exemplo acima foi possível constatar varias vantagens, porém, as desvantagens que por ventura poderão surgir no decorrer do processo deveram ser analisadas cuidadosamente através de: 1.Histórico Marginal de Sucesso: Realizar uma pesquisa a cerca do fator bem- sucedido e não lucrativo. 2.Excesso de confiança na capacidade: O administrador tem que ter clareza e a capacidade de se auto avaliar. 3.Perda de funcionários importantes: Compete ao administrador garantir a continuidade dos funcionários importantes para empresa usando estratégias de incentivos afim de mantê-los na organização. 4.Supervalorização: Convém analisar seu investimento, seu potencial de lucro e o qual o prazo de retorno.

10 Joint Venture: Empreendedorismo como estratégia para se manter competitivo no mercado.


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