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Sistemas de Informações Transacionais

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Transacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Transacionais

2 Papéis fundamentais dos SI
Os SI desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização: Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de si servindo a cada nível organizacional. autoridade decisões problemas estratégico Auxiliam no planejamento a longo prazo apoio a vantagem estratégica Oferecem relatórios sobre o desempenho da empresa, monitorar e prever o desempenho futuro. gerencial Apoio a Tomada de Decisão Gerencial Apoio as operações operacional

3 Sistema de Vendas atendendo a diferentes níveis
Estratégico: sistema para prever tendências de vendas num período acima de 5 anos Gerencial: sistema para acompanhamento de vendas mensais por território e relato de territórios onde as vendas excederam ou cairam abaixo dos níveis antecipados Operacional: sistema de vendas para armazenar vendas diárias e processar pedidos

4 SI T(Transacionais) ou Sistemas de Processamento de Transações
Auxiliam o nível mais elementar (operacional) monitorando atividades diárias de uma empresa, como vendas, receitas, fluxo de materiais, etc. Executam e registram transações rotineiras necessárias para conduzir o negócio; Mantém registros das atividades empresariais rotineiras – depósitos bancários, chamadas de longa distância, folhas de pgto e relatórios de notas de universidades.

5 SIT Exemplos clássicos:
Auxiliam os indivíduos da administração operacional: Estão preocupados com a supervisão dos empregados do setor não-administrativo; Controle de atividades de rotina; Visam a eficiência (se as tarefas são bem feitas). Exemplos clássicos: pedidos de venda; sistema de reservas: hotel, passagens aérea; folha de pagamento; cadastro de empregados, clientes, fornecedores, matéria-prima; sistema de estoque;

6 SIT Quantas peças existem em estoque?
O que aconteceu com o pagamento do José? Quantos empregados foram pagos este mês? Questões como essa são respondidas pelo SIT. No nível operacional as tarefas e recursos são predefinidos e altamente estruturados. Por exemplo, a decisão de pagar um funcionário ativo fundamenta-se em 2 critérios: o empregado esta na folha de pgto e trabalhou este mês? Uma decisão deste tipo não requer muita deliberação da direção. O que precisa ser verificado é se ele satisfaz esses critérios.

7 SIT Seu objetivo é capacitar as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. São sistemas para funcionamento diário, porém muitas vezes esses sistemas têm conseqüências estratégicas de longo alcance que os tornam mais valiosos para algo mais que a simples eficiência operacional. Ex.: sistema SABRE de processamento de reserva de passagens áereas deram a American Airlines a liderança do mercado de reservas computadorizados e a ajudaram a promover seus vôos à frente de seus concorrentes.

8 Características de um SIT
Um SIT requer: grande quantidade de dados de entrada e ... produzem grande quant.de saídas (documentos e relatórios, arquivos de dados, (para outros sistemas); necessidade de processamento eficiente; E/S de dados rápidas; alto grau de repetição de processamento (eficiente – lida com grande volume de dados); computação simples (+ - / *); grande necessidade de armazenamento;

9 SIT Produção de Relatórios, Documentos: cheques de pagamento
etiquetas, pedido de compra Coleta de dados que entram Cálculos e Manipulações Origens: digitação, cartões, scanners, arquivos computadorizados

10 Métodos de Processamento de Transações
Transação: é o registro de um evento ao qual a empresa deve responder. Ex.: dados sobre um pedido que acabam de ser registrados constituem uma transação. Batch Saída Entrada de dados Entrada (em lotes) Processamento em lotes (batch) Processamento batch todas as transações são coletadas em grupos e processadas juntas; Enquanto a entrada sobre um tipo de transação estava sendo preparada, o sistema estava processando outros grupos de transações.

11 Métodos de Processamento de Transações
Transação: é o registro de um evento ao qual a empresa deve responder. Ex.: dados sobre um pedido que acabam de ser registrados constituem uma transação. Processamento de Transações on-line (online transaction processing – OLTP) as transações introduzidas são imediatamente processadas. Isso ajuda a fornecer serviços mais rápidos e mais eficientes. Numa reserva em uma companhia aérea, a transação é processada e todos os arquivos, tais como ocupação de assentos e refeições de vôo necessárias, são atualizados imediatamente. Computador Central (processamento) Terminal Terminal Terminal Terminal

12 As empresas podem dispor de SIT para as suas principais áreas funcionais:
vendas/marketing Facilitam a movimentação de mercadorias e serviços dos produtores para os consumidores. Suporte a vendas: monitorar o contato com clientes (identificar possíveis clientes, fazer contatos e acompanhar uma venda); Telemarketing: monitorar a utilização do telefone para fazer contatos, oferecer produtos e verificar o andamento de vendas; Sistemas de ponto-de-venda: registrar dados de vendas - Autorização de créditos a cliente: informar o pessoal de vendas sobre o crédito máximo permitido a um cliente. Sistemas de Processamento de pedido: introduzir, processar e monitorar pedidos - emitir faturas, produzir dados para controle de estoque.

13 áreas funcionais: fabricação/produção (fornecem dados para operar, monitorar e controlar o processo de produção) Compras: implementação de rotinas de compras na empresa (escolha produto, fornecedor,preço) Recebimento: monitora o recebimento de itens adquiridos (controle de inspeção) – fornecem info p/ funções de estoque e contas a pagar; Expedição: coordena fluxo de saída de todos os produtos acabados e mercadorias da organização; Custo de mão-de-obra: acompanham a utilização de recursos de pessoal no processo de produção; Sistema de Estoque: registra a quantidade, o preço e a localização de itens em estoque;

14 áreas funcionais: recursos humanos (lidam recrutamento, colocação, avaliação de desempenho, remuneração, etc.) Manutenção de registro de pessoal: manter o registro do pessoal; Controle de candidatos a empregos: manter dados sobre candidatos; Cargos: Monitorar os cargos da empresa – ocupados e vagos (não mantém info sobre os empregados), auxiliam na indicação para emprego; Treinamentos e Habilidades: Manter registro de treinamento e experiência de empregados – habilidades especiais, proficiência, interesses. Podem identificar empregados com habilidades apropriadas para indicações especiais e requisitos a cargos. etc.

15 áreas funcionais: Contabilidade/finanças:
Contas a receber : monitorar o dinheiro devido à empresa; Contas a pagar: monitorar os débitos da empresa aos fornecedores – melhorar o fluxo de caixa – utilizar um diário de contas; livro-razão: resumir as contas da empresa utilizadas para preparar balanços contábeis e declarações de rendimentos; Folha de pagamento: gerenciar os registros de pgtos (horas-extra, valor/hora do empregado, total de horas trabalhadas, descontos) e emitir contracheques; Gerência de caixa: monitorar as receitas e despesas da empresa; Comércio de papéis negociáveis: monitora a compra e venda de ações, títulos e outros papéis negociáveis;

16 Aplicações genéricas de SIT’s
Processamento de Pedidos Controle de Estoques Contas a Receber Contas a Pagar Compras Recebimento- Expedição de mercadorias Folha de Pagamento Aplicações de Contabilidade em geral

17 Aplicações genéricas de SIT’s: continuação
Processamento de Pedidos: Pedidos do pessoal de Vendas Pedidos por Correio Pedidos por Telefone Entrada Pedido Contas a Receber Relatórios de atividades de venda Diário de Vendas Diárias Pedido de itens indisponíveis no estoque Informações sobre clientes sobre estoque Manda dados para... Faturas Notas aos Depósitos de mercadorias

18 Aplicações Especializadas de SIT’s
Indústrias de Investimentos e Bancárias (ex.:caixas automáticos); Indústrias de Aviação (ex.: controle de reservas) Indústrias de Distribuição (ex.: ind. bebidas, transporte de caminhões, combustível) Indústria Varejista (ex.: restaurantes, lojas em geral) Indústria de Serviços de Saúde (ex.: Hospitais, ambulatórios, Laboratórios) Indústrias de Gerenciamento de Energia.

19 Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial

20 Sistemas encontrados em Empresas
SI Transacionais SI Gerenciais Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão em grupo Sistemas de Apoio a Executivos

21 Contra-cheque (Saída)
Recordando...SIT O processamento de transações foi a primeira aplicação dos computadores para a maioria das organizações. Entender um SIT é entender as operações e funções básicas da empresa: realização de negócios, gera e armazena dados. Horas Trabalhadas durante a semana (entrada) Contra-cheque (Saída) cálculos de horas extras, deduções, vantagens,... faturas, cheque de pagamento, contra-cheque; dados p/ outros sistemas online, scanner e sensores, aúdio,... Registrar, executar, listar, juntar, ordenar

22 SIT SIG Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa.

23 SIG Focaliza a eficiência operacional através do monitoramento e controle e tomada de decisão. Um SIG é uma coleção integrada de SI funcionais, cada um dando suporte a áreas funcionais específicas. SIG Contabilidade -> relatórios de contabilidade SIG Finanças -> relatórios de finanças SIG Marketing -> relatórios de marketing pessoal, pesquisa e desenvolvimento, etc.

24 Aspectos funcionais dos SIG
Cada uma das áreas funcionais utiliza o seu próprio conj. de subsistemas e vão exigir diferentes informações e suporte a tomada de decisão; As empresas hoje buscam integrar os vários sistemas através de banco de dados compartilhados. A integração de diferentes SI torna mais fácil o compartilhamento de dados – o que pode levar a relatórios mais precisos (- redundância) e conseqüentemente ao aumento da eficiência.

25 Aspectos funcionais dos SIG
Os SIG devem ser desenvolvidos de forma que cada área funcional receba relatórios com informações que se focalizam nas necessidades específicas daquele grupo.

26 SIT presentes em diversas áreas funcionais
Entradas de um SIG Fontes Internas SI transacionais que coletam e armazenam dados resultantes de transações empresarias e atualizam os arquivos e bd. Ex.: aplicação de cobrança mantém atualizado o arquivo de contas a receber (assim a empresa sabe quem lhe deve) Esses arquivos atualizados são a principal fonte interna de dados para os SIG SIT presentes em diversas áreas funcionais

27 Clientes, fornecedores,concorrentes,...
Entradas de um SIG Os dados coletas de fontes externas são coletados pelos SIT e então aplicados aos SIG. Fontes Externas O SIG usa os dados obtidos das fontes, processando-os em informações mais úteis para os administradores. Ex.: gerente nacional de vendas: obter dados semanais de venda da organização em um formato que ele possa ver a atividades de venda por região, por representante local de vendas, por produto e mesmo em comparação as vendas do último ano; Clientes, fornecedores,concorrentes,...

28 Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. Programados – produzidos periodicamente de forma programada (diária, mensal,...). Ex.: gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para monitorar e controlar os custos de mão-de-obra.

29 Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. Sob-solicitação– gerado para dar uma informação em um dado momento. Ex.: um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano.

30 Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. De exceção – produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração. Ex.: um gerente poderia estabelecer um parâmetro que gerasse um relatório de todos os itens em estoque com menos de 50 unidades disponíveis. Monitoram aspectos críticos para o sucesso da organização.

31 Em síntese os SIG Gera resumos de transações básicas e exceções relativas ao planejado (produz relatórios resumidos de desempenho para auxiliar no planejamento); Utiliza ferramentas analíticas simples; Lida com problemas estruturados ou semi-estruturados;

32 Questões que um SIG pode ajudar a responder
SIT responde a questão: Quantas peças existem no estoque? SIG responde as questões: Qual o número médio de vendas nos últimos 3 anos? Devo aumentar a produção de um dado produto? (Observações a partir de relatórios)

33 SIT SIG Revisando... Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa.

34 Os relatórios dos SIG Sejam eles: Programados, sob-solicitação ou de exceção Ajudam os administradores a desenvolver planos melhores, tomar decisões melhores e obter maior controle sobre as operações da empresa. Ex.: gerência usa relatórios produzidos pelos SIG para comparar as metas estabelecidas da empresa com os resultados reais – SIG fornece respostas sobre os processos empresariais. Os relatórios serão úteis quando: se conhece quais dados obter ; como relacioná-los; quando e as quais gerentes.

35 Saída de um SIG -> relatórios periódicos aos invés de informações instantâneas (dadas pelos SIT).
relatório de orçamento; projeções de mão-de-obra; previsões de venda; Geralmente são voltados para operações cotidianas e problemas estruturados ou semi-estruturados.

36 O apoio dos SIG aos gerentes
Os SIG oferecem aos gerentes relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa; Auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham quando as coisas não estiverem indo bem.

37 SIG Os SIG resumem e prestam informações sobre as operações básicas da empresa. Comprimem os dados básicos das transações por meio de resumos e apresenta as informações através de relatórios; São essenciais para o controle operacional da empresa.

38 Questões relacionadas a um SIG
De onde um SIG obtém dados? A maioria obtém dados dos SIT O que o SIG realmente faz com os dados? Gera resumos simples e repetitivos de dados de transações e relata exceções e desvios de planos. Quais problemas gerenciais e empresarias ele auxilia na resolução? São úteis na manipulação de problemas rotineiros, repetitivos estruturados e semi-estruturados.

39 Tipos de Sistemas de Suporte Gerencial
SIG (sistema de Informação Gerencial) SAD (Sistema de Apoio à Decisão) SSE (Sistemas de Suporte a Executivos) Servem a diferentes grupos e interesses da empresa

40 SSE - atende a alta administração ou o nível executivo de uma organização;
SIG e SAD - atendem os gerentes dos níveis médios, que lidam com as questões operacionais cotidianas e de curto prazo. Funções básicas

41 Mas...o que os gerentes fazem?
Visão tradicional - os gerentes planejam, organizam, lideram e controlam. Os gerentes não são as pessoas que de fato “executam o trabalho”, em vez disso, eles são os responsáveis por determinar qual trabalho deverá ser feito; A visão tradicional do gerente descreve as funções básicas dele, mas não diz como eles fazem o que fazem e como lidam com as funções gerenciais. soy yo el responsable?

42 Funções gerenciais da visão tradicional
Planejar - refere-se à definição das metas da empresa e a como estas metas serão atingidas. Organizar - estabelecer responsabilidades para a realização das tarefas necessárias e indicar os recursos apropriados. Gerenciar - esforço para alcançar as metas da empresa por meio de planejamento, organização, liderança e controle - monitoramento das atividades da empresa e a execução de correções quando necessárias. E sobre tudo... Liderar ... Motivar empregados para que alcancem as metas organizacionais.

43 Papéis da Visão contemporânea
Nesta visão... os gerentes desempenham vários papéis, sejam eles: interpessoais, informativos e decisórios; Interpessoais - espera-se que eles ajam como seres humanos com um conjunto completo de emoções. É esperado que eles desempenhem obrigações simbólicas como comparecer a festas de aniversários e distribuir prêmios a funcionários; Motivem, orientem e apóiem funcionários; Visão Tradicional - esses papéis eram todos considerados “liderança”.

44 Atividades da Categoria Interpessoal
desempenha funções cerimoniais e simbólicas, como recepcionar visitantes ou assinar documentos legais (Figura de Proa) Orienta e motiva subordinados: treina, aconselha e comunica-se com os subordinados (Líder) Mantém conexões de informações internas e externas à empresa: utiliza correio, ligações telefônicas e reuniões (Ligação)

45 Papéis da Visão contemporânea
Informativos - espera-se que eles monitorem as atividades da empresa, distribuam informações por meio de relatórios e memorandos e atuem como porta-vozes da empresa.

46 Atividades da Categoria Informativa
Procura e recebe informações, pesquisa em periódicos e relatórios e mantém contatos pessoais (Monitor). Transmite informações a membros de outras organizações: envia memorandos e relatórios e faz ligações telefônicas, ou por meio de palestras (Divulgador e Porta-voz)

47 Papéis da visão contemporânea
Interpessoal, informativo e decisório Papéis da visão contemporânea Decisórios – Os gerentes devem tomar decisões: relacionadas a novos produtos, que envolvem atuar como empresário; que controlem distúrbios na empresa; que aloquem recursos por meio de orçamentos, planejamento e definição de prioridades. negociar com as pessoas que possuem diferentes pontos de vista.

48 Atividades da Categoria Decisória
Inicia projetos de aperfeiçoamento: identifica novas idéias e delegar responsabilidades (Empreendedor); Toma atitudes corretivas durante disputas ou crises: resolve conflito entre subordinados (Solucionador de Conflitos); Representa os interesses departamentais durante as negociações de contratos sindicais, vendas, compras e orçamentos (Negociador); Prepara o planejamento, o orçamento e a definição de prioridades (Alocador de Recursos);

49 Sistemas de Apoio à Decisão

50 SIG - fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa. SIG - Foco na eficiência operacional (monit e controle). Já um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) serve para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema; SAD - Foco na eficácia na tomada de decisão.

51 -> gera relatórios resumidos de rotina;
SIG: são utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas simples; -> gera relatórios resumidos de rotina; SAD: são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados; utiliza ferramentas de análise e modelagem sofisticada; -> fornece respostas interativas para questões não-rotineiras; Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos. Semi-estruturado: somente partes do problema possuem uma resposta definida fornecida por uma metodologia aceita.

52 Todos esses sistemas auxiliam a organização a atingir suas metas
SAD embora destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os níveis de administração, porque os gerentes de qualquer nível (operacional, tático ou estratégico) podem se defrontar com problemas menos estruturados. SIT = SIG = SAD Todos esses sistemas auxiliam a organização a atingir suas metas Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos.

53 Hum...?! Gerentes do nível operacional podem ser auxiliados com tomadas de decisões diárias e rotineiras; o nível operacional executa os projetos e, não está acostumado e a lidar com INCERTEZAS. Tomadores de decisão do nível tático podem receber suporte de ferramentas de análise que auxiliam no planejamento e controle adequado; o nível tático, representado pela média gerência,  traduz as estratégias em planos e projetos a serem realizados pelo nível operacional.

54 Hum...?! Gerentes do nível estratégico fornecer análise para decisões a longo prazo que exijam informações internas e externas. o nível estratégico, representado pela alta gerência,  tem como competência básica traduzir as INCERTEZAS de um mercado altamente dinâmico para uma visão e estratégias que a organização deve atingir. cada nível da organização tem uma competência básica sendo que, o nível de incerteza deve reduzir drasticamente a medida que caminha do nível estratégico até chegar ao nível operacional. 

55 Lembrando...Questões que um SIG ajuda a responder:
Qual o número médio de vendas nos últimos 3 meses? Quais os produtos mais rentáveis da empresa? Questões que um SAD ajuda a responder: E se subíssemos os preços em 10% em quanto aumentaria o lucro? Quanto custaria a mais fabricar nosso produto se o custo relativo a salários dos funcionários subisse 15%? Um SAD pode ser utilizado para prever como um aumento no preço do papel poderia afetar o lucro global de um jornal.

56 Relembrando... Um SIG produz relatórios rotineiros e resumidos: programada (diária, semanal, mensal); sob-solicitação; de exceção (situação incomum). Um SAD produz esses relatórios, mas também permite que o usuário faça perguntas novas e não-antecipadas e intervenha diretamente para mudar a maneira como os dados serão apresentados – Flexibilidade de apresentações.

57 Características de um SAD
manipular grandes volumes de dados; obter e processar dados de fontes diferentes; possuir orientação tanto textual quanto gráfica (produção de textos, tabelas, desenhos lineares, gráfico de pizza, curvas de tendência, etc; Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação (informação que deseja no formato que preenche as suas necessidades); sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

58 Características de um SAD
executar análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes de software avançados; executar a análise de simulações; Fazer modificações aos dados do problema e observar os impactos dos resultados; Executa a análise de atingimento de metas; Vai determinar quais dados são requeridos para atingir um certo resultado; sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

59 Características de um SAD
Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação e heurística. problema menor -> busca encontrar a melhor solução (ótima) problemas mais complexos -> busca encontrar uma solução muito boa (mas talvez não a melhor) sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

60 Características de um SAD
Exemplo: Considerando uma aplicação de controle de estoque. Dada a demanda por produtos (automóveis, por ex.) um SI pode ser usado para determinar as peças e componentes necessários, incluindo motores, transmissões, janelas, etc. Com a análise de simulação é possível fazer modificações nos dados do problema (a quant. de automóveis necessários para o mês seguinte) e ver imediatamente o impacto nas exigências de componentes (motores, janelas, etc).

61 Comparando... SIT, SIG e SAD para um sistema de cobrança
Um SIT de cobrança envia faturas das contas mensais ao cliente; Um SIG de cobrança emite relatórios de exceção sobre contas vencidas a mais de 30 dias; Um SAD de cobrança executa análise de simulações para determinar o impacto dos pagamentos atrasados no nível de lucro da empresa;

62 Os SAD são mais flexíveis que do que os SIG, auxiliando em todos os níveis do processo decisório.
Suporte as fases de solução de problemas: inteligência, projeto, escolha, monitoramento e controle; Um SAD dá suporte as diferentes freqüências de decisões: SAD Institucional – lida com situações ou decisões que ocorrem mais de uma vez (decisões repetitivas); SAD ad hoc – decisões que surgem para serem tomadas uma única vez.

63 Recursos de um SAD Suporte para diferente estruturas de problemas:
Estruturados, semi-estruturados, não estruturados. Suporte para os gerentes dos níveis operacional, tático e estratégico;

64 Arquitetura Funcional de SADs
componentes principais Banco de Modelos Banco de Dados -financeiros; -de análises estatísticas; -de gerenciamento de projeto; SGBD SGM Gerador de SAD Banco de Dados externo Acesso a outros sistemas computacionais Acesso a banco de dados externos Recupera dados sobre estoque, vendas, finanças, pessoal,.. gerenciador de diálogo (Interface com o usuário)

65 Elementos da Arquitetura Funcional de um SAD:
Continuação SAD... Elementos da Arquitetura Funcional de um SAD: SGBD e o BD SGM e o BM (Banco de Modelos) Gerador de SAD Acesso a outros sistemas de computacionais Acesso a banco de dados externos Gerenciador de Diálogo

66 Sistema de Gerência De Banco De Dados (SGBD) num SAD
SGM Gerador de SAD um SGBD é composto por um conjunto de dados e ao mesmo tempo recursos para obtenção e tratamento dos dados; O SGBD num SAD deve ser capaz de extrair e obter dados de outras fontes (pelo fato de algumas informações a nível de SAD dependerem de fatores externos) para auxiliar na tomada de decisões.

67 Tipos de Modelos para Tomada de Decisão
SGBD SGM Tipos de Modelos para Tomada de Decisão Modelos são ferramentas que transformam dados em informação e que podem apoiar na tomada de decisão. Gerador de SAD Financeiros Análises Estatísticas Gráficos Dependendo das necessidades do tomador de decisão, pode utilizar um ou mais modelos. Gerenciamento de projetos outros

68 Modelo financeiro: fornecem análises de fluxo de caixa, taxa interna de retorno e outras análises de investimentos; Modelo de análises estatísticas: fornecem resumos estatísticos, projeções de tendências e testes de hipóteses. calculam diversos tipos de média, etc. Modelos gráficos: ferramentas utilizadas para projetar, desenvolver e utilizar apresentações gráficas dos dados; Modelos de gerenciamento de projetos: usados para manipular e coordenar grandes projetos e para descobrir atividades ou tarefas críticas que podem atrasar ou por em risco o projeto em uma determinada situação; Etc.

69 Gerador de SAD SGBD SGM Gerador de SAD Atua como um buffer (depósito temporário de dados) entre o usuário e outros componentes do SAD, interagindo com o usuários através do gerenciador de diálogo (interface de usuário). implementa procedimentos para o desenvolvimento e/ou geração de um SAD mais fácil;

70 Sistema Gerenciador de Modelos (SGM)
O propósito do Banco de Modelos é proporcionar acesso a uma variedade de modelos. Sistema de Gerência de Modelos (SGM) coordena o uso de modelos; Desenvolvimento, armazenamento, manipulação, controle e utilização eficiente de modelos.

71 Gerenciador de Diálogo
A interface com o usuário chamada de gerenciador de diálogo, possibilita que os tomadores de decisão acessem e manipulem com facilidade o SAD Trata a interação entre o sistema e o usuário.

72 Acesso a banco de dados externos
Propicia que o SAD percorra vastos volumes de info. contidas em bd corporativos, permitindo a recuperação de informações sobre estoques, pessoal, produção, finanças, etc. Acesso a outros sistemas computacionais permite que o SAD seja ligado a outros sistemas, inclusive um SIT ou subsistemas de função específica.

73 Modelo simplificado da organização: Dimensões das Decisões
Necessidade de dados externos e integração Autoridade da decisão Singularidade dos problemas Horizontes de longo prazo alta Ger. estratégica Gerência tática Gerência operacional baixa Funcionários não-gerenciais

74 Modelo simplificado da organização:Sistemas em uso
Sist. Funções Específicas conselho de diretores e presidentes – metas globais, estratégias, políticas e objetivos das organizações SAD SIG equipes de gerentes de unidades de negócios planos de curto e médio prazo; Ger. estratégica Gerência tática SIT gerentes de operações, planos de curto prazo Gerência operacional Funcionários não-gerenciais


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