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Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-0 Capítulo 1 O papel e o ambiente da administração financeira.

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1 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-0 Capítulo 1 O papel e o ambiente da administração financeira

2 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-1

3 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-2 Objetivos de aprendizagem 1.Definir finanças, as principais áreas de finanças e as oportunidades de carreira disponíveis nessa área, bem como as modalidades jurídicas de organização de empresas. 2.Descrever a função da administração financeira e sua relação com a teoria econômica e a contabilidade. 3.Identificar as atividades fundamentais do administrador financeiro da empresa. 4.Explicar por que a maximização da riqueza, e não a maximização do lucro, é a finalidade da empresa e como as questões de agency estão relacionadas a ela.

4 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-3 Objetivos de aprendizagem 5.Compreender a relação entre instituições financeiras e mercados financeiros, bem como o papel e o funcionamento dos mercados monetário e de capitais. 6.Discutir os fundamentos da tributação de rendimentos e ganhos de capital de pessoas jurídicas e explicar o tratamento de prejuízos para fins de imposto de renda.

5 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-4 O que são finanças? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema financeiro, no mercado mundial. No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras. A administração financeira pode ser descrita de maneira sucinta com o auxílio do seguinte balanço:

6 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-5 O que são finanças? Capital de giro Capital de giro Decisões de investimento Decisões de financiamento Nível macro

7 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-6 O que são finanças? Um sistema financeiro bem desenvolvido é a base e uma característica essencial de qualquer nação desenvolvida moderna. Mercados financeiros, intermediários financeiros e administração financeira são os componentes importantes. Mercados e intermediários financeiros facilitam o fluxo de fundos de poupadores a investidores. A administração financeira envolve o uso eficiente de recursos financeiros na produção de bens.

8 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-7 Serviços financeiros A área de serviços financeiros é aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas e órgãos governamentais. As oportunidades de carreira incluem trabalho em bancos, planejamento financeiro para pessoas físicas, investimentos, imóveis e seguros.

9 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-8 Administração financeira A administração financeira se preocupa com as tarefas do administrador financeiro de uma empresa. O administrador financeiro gere ativamente a área financeira de qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. A crescente globalização tem aumentado a complexidade da função de administração financeira. Novas condições econômicas e regulatórias também tornam mais complexa a função de administração financeira.

10 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-9 Modalidades básicas de organização de empresas

11 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-10 Estrutura de uma sociedade por ações

12 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-11 Outras organizações com responsabilidade limitada

13 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-12 Oportunidades de carreira

14 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-13 A função de administração financeira O porte e a relevância da função de administração financeira dependem do tamanho da empresa. Nas pequenas empresas, a função financeira geralmente é desempenhada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a função financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro.

15 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-14 A função de administração financeira O campo das finanças está intimamente relacionado ao da economia. Muitas vezes, as finanças são chamadas de economia financeira. Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico dentro do qual atuam para poderem reagir às mudanças de condições ou se anteciparem a elas. Relação com a teoria econômica

16 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-15 A função de administração financeira O princípio econômico fundamental usado pelos administradores financeiros é a análise marginal, segundo a qual uma decisão financeira deve ser tomada apenas quando os benefícios adicionais superam os custos adicionais. Relação com a teoria econômica

17 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-16 A função de administração financeira As atividades financeiras (tesoureiro) e contábeis (controller) estão intimamente relacionadas e com freqüência se sobrepõem. Em empresas de pequeno porte, o controller comumente ocupa a função financeira. Relação com a contabilidade

18 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-17 A função de administração financeira Uma diferença importante em termos de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, ao passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa. A importância dessa diferença pode ser ilustrada com o exemplo a seguir. Relação com a contabilidade

19 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-18 A função de administração financeira Relação com a contabilidade Estas foram as atividades da Nassau Corporation no ano passado: Vendas $ (um iate vendido, 100% a receber) Custos$ (pagos integralmente aos fornecedores) Compare as diferenças, em termos de desempenho, entre o regime de competência e o fluxo de caixa.

20 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-19 A função de administração financeira Relação com a contabilidade DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO COMPETÊNCIA CAIXA Vendas $ $ 0 Menos: custos (80.000) (80.000) Lucro (prejuízo) líquido$ –$(80.000)

21 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-20 A função de administração financeira Finanças e contabilidade também diferem no que diz respeito à tomada de decisões. Enquanto a contabilidade se preocupa basicamente com a coleta e a apresentação de dados financeiros, o administrador financeiro se interessa principalmente pela análise e interpretação dessas informações para fins de tomada de decisões. O administrador financeiro usa esses dados como ferramenta básica de tomada de decisões com relação a aspectos financeiros da empresa. Relação com a contabilidade

22 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-21 Atividades básicas do administrador financeiro

23 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-22 Objetivo da empresa Maximização do lucro? A maximização do lucro não leva em conta as diferenças em termos de níveis de fluxos de caixa, sua distribuição no tempo e o risco desses fluxos de caixa.

24 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-23 Objetivo da empresa Maximização da riqueza do acionista Por quê? Porque a maximização da riqueza do acionista leva adequadamente em conta os fluxos de caixa, a distribuição dos fluxos no tempo e seu risco, o que pode ser ilustrado por meio da seguinte equação de avaliação: Preço da ação = Dividendos futuros Retorno exigido Nível e distribuição de fluxos de caixa no tempo Risco de fluxos de caixa

25 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-24 Objetivo da empresa Maximização da riqueza do acionista Também pode ser descrita por meio do seguinte diagrama de fluxo:

26 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-25 Objetivo da empresa Valor econômico adicionado (EVA ) O valor econômico adicionado (EVA®) é uma medida popular utilizada por muitas empresas para determinar se um investimento proposto ou existente contribui de maneira positiva para a riqueza dos acionistas. O EVA® é calculado subtraindo dos lucros operacionais líquidos de um investimento o custo dos fundos utilizados para financiá-lo. Investimentos com EVA® positivo aumentam a riqueza do acionista, e aqueles com EVA® negativo diminuem sua riqueza

27 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-26 Objetivo da empresa E quanto aos grupos de interesse? Os outros grupos de interesse incluem todos os indivíduos com algum vínculo econômico direto com a empresa, como: –funcionários; –clientes; –fornecedores; –credores; –proprietários. Esse ponto de vista, que leva em conta os outros grupos de interesse, indica que a empresa deve fazer um esforço deliberado para evitar ações prejudiciais à riqueza desses grupos. Diz-se que essa é uma visão socialmente responsável.

28 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-27 Ética é o conjunto de padrões de conduta ou julgamento moral tem-se transformado numa questão fundamental tanto em nossa sociedade quanto na comunidade financeira. As violações éticas geram enorme publicidade. A publicidade negativa produz, em geral, impactos também negativos sobre uma empresa. O papel da ética Definição de ética

29 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-28 O papel da ética Análise dos aspectos éticos Para avaliar a viabilidade ética de uma ação proposta, deve-se perguntar: – A ação é arbitrária ou caprichosa? Concentra-se injustamente em um indivíduo ou grupo? – A ação viola os direitos morais ou legais de algum indivíduo ou grupo? – A ação está de acordo com os padrões morais aceitos? – Existem alternativas de ação que tenderiam a causar menos danos efetivos ou potenciais?

30 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-29 Os programas de comportamento ético procuram: – reduzir a ocorrência de litígios e os custos judiciais; – manter uma imagem positiva da empresa; – aumentar a confiança dos acionistas; – conquistar a lealdade, o comprometimento e o respeito dos diversos grupos de interesse vinculados à empresa. O resultado esperado de tais programas é um impacto positivo sobre o preço da ação da empresa. O papel da ética Ética e preço da ação

31 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-30 Questões de agency Sempre que um administrador detém menos de 100% do capital da empresa, há um possível problema de agency. Teoricamente, os administradores deveriam atuar de acordo com a maximização da riqueza do acionista. Entretanto, eles também se preocupam com sua riqueza pessoal, com a segurança de seu emprego, com benefícios indiretos e com seu estilo de vida. Isso pode fazer com que os administradores não atuem de maneira a sempre beneficiar os acionistas da empresa. O problema de agency

32 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-31 A questão de agency Forças de mercado, como os principais acionistas e a ameaça de conquista de controle por outra empresa, ajudam a pressionar os administradores a se preocuparem com o desempenho da empresa. Custos de agency podem garantir que os administradores atuem de acordo com os interesses dos acionistas. Solução do problema

33 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-32 A questão de agency Exemplos incluem restrições ou monitoramento do comportamento dos administradores, bem como a montagem de esquemas de remuneração que alinhem os interesses deles aos dos acionistas. Entretanto, estudos recentes não têm sido capazes de encontrar uma forte relação entre remuneração de executivos e preço da ação. Solução do problema

34 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-33 Instituições e mercados financeiros As empresas que necessitam de fundos externos podem obtê- los de três maneiras: –junto a um banco ou outra instituição financeira; –nos mercados financeiros; –por meio de colocações fechadas.

35 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-34 Instituições e mercados financeiros As instituições financeiras atuam como intermediárias, promovendo a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações. Os principais fornecedores e demandantes de fundos são indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Em geral, os indivíduos são fornecedores líquidos de fundos, enquanto as empresas e os órgãos governamentais são demandantes líquidos de fundos. Instituições financeiras

36 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-35 Mercados financeiros Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e os demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Os dois principais mercados financeiros são o mercado monetário e o mercado de capitais. As transações de títulos negociáveis de curto prazo ocorrem no mercado monetário, e as de títulos de longo prazo, no mercado de capitais.

37 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-36 Mercados financeiros Independentemente de serem posteriormente negociados no mercado monetário ou no mercado de capitais, os títulos são inicialmente lançados no mercado primário. Esse mercado é o único no qual o emitente, seja uma empresa ou um órgão governamental, envolve-se diretamente com a transação e recebe algum benefício. Uma vez emitidos, os títulos passam a ser negociados nos mercados secundários, como a Bolsa de Valores de Nova York ou o Nasdaq.

38 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-37 Relação entre instituições financeiras e mercados financeiros

39 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-38 O mercado monetário é criado por uma relação financeira entre fornecedores e demandantes de fundos de curto prazo (com prazo de vencimento de no máximo um ano). A maioria das transações de mercado monetário envolve títulos negociáveis, ou seja, instrumentos de dívida de curto prazo, como letras do Tesouro e notas promissórias comerciais. As transações no mercado monetário podem ser executadas diretamente ou com a ajuda de um intermediário. Mercado monetário

40 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-39 O equivalente internacional do mercado monetário doméstico é o mercado de euromoedas. Trata-se de um mercado de depósitos bancários de curto prazo, denominados em dólares americanos ou outra moeda facilmente conversível. O mercado de euromoedas tem crescido muito rapidamente, porque é pouco regulamentado e atende às necessidades de tomadores e aplicadores internacionais. Mercado monetário

41 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-40 O mercado de capitais permite transações entre fornecedores e demandantes de fundos de longo prazo. Os principais instrumentos de mercado de capitais são obrigações (dívidas de longo prazo) e ações ordinárias e preferenciais (títulos de participação acionária ou propriedade). As obrigações são instrumentos de dívida de longo prazo utilizados por empresas e órgãos governamentais para levantar volumes substanciais de recursos, em geral junto a um grupo de fornecedores. Ações ordinárias são unidades de participação acionária ou propriedade de uma sociedade por ações. Mercado de capitais

42 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-41 Mercados de valores Mercados organizados de valores As bolsas de valores são mercados secundários tangíveis nos quais ocorrem compras e vendas de títulos. São responsáveis por cerca de 46% do volume monetário total das transações domésticas de ações. Somente as empresas maiores e mais rentáveis preenchem os requisitos de registro na Bolsa de Valores de Nova York.

43 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-42 Mercados de valores Mercados organizados de valores Somente aqueles que possuem títulos patrimoniais de uma bolsa podem realizar negócios no pregão (atualmente existem títulos). Os negócios são realizados por meio de um processo de leilão, no qual especialistas fazem mercado para títulos específicos. Como remuneração pela execução de ordens, os especialistas ganham dinheiro na diferença entre preço de compra e preço de venda ou spread.

44 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-43 Mercados de valores Mercado de balcão O mercado de balcão é um mercado intangível de realização de negócios com títulos. Diferentemente das bolsas de valores, o mercado de balcão é tanto um mercado primário quanto um mercado secundário. O mercado de balcão é um mercado computadorizado, no qual distribuidores de valores fazem mercado para títulos específicos e estão ligados aos compradores e vendedores por meio do sistema Nasdaq. Os distribuidores de valores também são remunerados por meio do spread.

45 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-44 Mercados de valores Mercados internacionais de capitais No mercado de euro-obrigações, empresas e órgãos governamentais emitem obrigações denominadas em dólares e vendem-nas a investidores situados fora dos Estados Unidos. O mercado de obrigações estrangeiras é um mercado de títulos emitidos por empresas ou governos de outros países, denominados nas moedas dos países dos investidores e vendidos nos mercados domésticos dos investidores.

46 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-45 Mercados de valores Mercados internacionais de capitais Por fim, o mercado internacional de ações permite às empresas vender lotes de ações a investidores de vários países ao mesmo tempo. Esse mercado possibilita às empresas captar volumes muito maiores de capital do que poderiam obter em qualquer mercado nacional isoladamente.

47 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-46 Papel dos mercados de títulos

48 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-47 Tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas pagam impostos sobre seus rendimentos. Os lucros de firmas individuais e de sociedades por cotas são tributados como rendimentos dos proprietários, ao passo que o lucro das sociedades anônimas é tributado como rendimento de pessoa jurídica. Tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas podem obter dois tipos de rendimento: ordinário e ganhos de capital. O tratamento de rendimentos ordinários e ganhos de capital varia freqüentemente com a mudança da legislação fiscal. Tributação de empresas

49 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-48 Rendimentos ordinários são obtidos com a venda de bens ou serviços pela empresa, sendo tributados às alíquotas apresentadas na Tabela 1.4, como pode ser visto no slide a seguir. Tributação de empresas Rendimentos ordinários Exemplo Cálculo do imposto de renda federal devido caso o lucro tributável seja $ Imposto = 0,15 ($ ) + 0,25 ($ ) + 0,34 ($ – $ ) Imposto = $

50 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-49 Tributação de empresas Rendimentos ordinários

51 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-50 Tributação de empresas Alíquotas média e marginal Exemplo Quais são a alíquota marginal e a alíquota média no exemplo anterior? Alíquota marginal = 34% Alíquota média = $ /$ = 19,31% A alíquota marginal de imposto de uma empresa é a alíquota à qual o lucro adicional é tributado. A alíquota média de imposto é o quociente entre o imposto total da empresa e seu lucro tributável.

52 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-51 Tributação de empresas Imposto sobre dividendos e juros recebidos Apenas no caso de sociedades por ações não são tributados 70% de todo o rendimento de dividendos de uma aplicação em ações de uma outra empresa, na qual se tem menos de 20% do capital. Esta exclusão é permitida para que seja evitada a tripla tributação de sociedades por ações. Ao contrário dos dividendos, todos os juros recebidos são integralmente tributados.

53 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-52 Tributação de empresas Financiamento com capital de terceiros e capital próprio Exemplo Duas empresas, Debt Co. e No Debt Co., esperam lucro de $ , antes de juros e impostos, no próximo ano. Durante o ano, a Debt Co. deverá pagar juros de $ A No Debt Co. não tem dívidas e não pagará juros. No cálculo do imposto devido, as sociedades por ações podem deduzir as despesas operacionais e financeiras, mas não os dividendos pagos. Cria-se uma vantagem fiscal no uso de capital de terceiros como fonte de financiamento, como é demonstrado no exemplo a seguir.

54 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-53 Tributação de empresas Financiamento com capital de terceiros e capital próprio

55 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-54 Tributação de empresas Financiamento com capital de terceiros e capital próprio Como mostra o exemplo, o uso de capital de terceiros pode aumentar o fluxo de caixa e o lucro por ação, reduzindo o pagamento de impostos. A dedutibilidade de juros e outras despesas reduz seu custo efetivo (depois do imposto) para a empresa que tem lucro. É a não-dedutibilidade dos dividendos pagos que resulta em bitributação da sociedade por ações.

56 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-55 Tributação de empresas Ganhos de capital Ocorre ganho de capital quando uma empresa vende um ativo, como uma ação de outra empresa, por um preço superior ao de compra. A diferença entre o preço de venda e o preço de compra é chamada de ganho de capital. No caso de sociedades por ações, os ganhos de capital são adicionados aos rendimentos ordinários e tributados como rendimentos ordinários à alíquota marginal de imposto.

57 Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 1-56 Tributação de empresas Transferência de prejuízos fiscais para exercícios anteriores e futuros As sociedades por ações que têm prejuízo podem conseguir uma redução da carga tributária recorrendo às transferências de prejuízos para exercícios anteriores ou futuros. Uma transferência de prejuízos para outros exercícios permite que uma sociedade por ações com prejuízo operacional o transfira para até dois exercícios anteriores e até vinte exercícios futuros. A lei exige que os prejuízos sejam primeiro transferidos para o passado, aplicando-os ao exercício mais antigo possível, avançando progressivamente para o futuro, até que sejam integralmente recuperados ou o prazo de transferência para o futuro tenha sido esgotado.


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