A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnica de Redação em AI Nossa saga continua......

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnica de Redação em AI Nossa saga continua......"— Transcrição da apresentação:

1 Técnica de Redação em AI Nossa saga continua......

2 A informação – tendências nos jornais mais modernos e competitivos Jornalismo de denúncia Jornalismo crítico –mostrar a realidade do ponto de vista crítico. –Não necessariamente opinião, mas noticiam de forma crítica. –Provocam a discussão pública do tema em questão.

3 O contraponto Mística da liberdade –“A liberdade de expressão do pensamento somou-se, na luta contra a censura, às outras liberdades pretendidas no ideário burguês, e o jornal tornou-se instrumento de luta ideológica, como jamais deixaria de ser”. (Nilson Lage) “Deixemos que a verdade e a falsidade se batam. Quem jamais viu a verdade levar a pior num combate franco e livre”. (John Milton em discurso ao Parlamento Aeropagitica, publicado em 24/11/1664). –“No terreno da crítica das idéias, esses pensamentos não figuram entre as criações humanas de maior consistência. Tomemos o de Milton, que parte da imagem maniqueista de uma ‘verdade’ e uma ‘falsidade’ em luta; a experiência tem mostrado que a ‘falsidade’ pode vencer quando se apóia em boa retórica, adequada estratégia emocional e media (volume de oferta, socialmente distribuído, da mensagem) esmagadora. Por outro lado, muitas proposições, como as promessas políticas, não podem de antemão ser ditas verdadeiras ou falsas. O mesmo ocorre com afirmações sobre as quais não há outro conhecimento (como ‘os povos de Alfa Centauro são pacíficos’). Finalmente, a convicção da ‘verdade’ e da ‘falsidade’ não existe fora de um contexto do qual participam interesses e convicções”. (Nilson Lage)

4 O que fazer? Produção do texto rigoroso processo de seleção e tratamento das informações. Frases breves Palavras curtas Ordem direta (sujeito, verbo e complemento) Pirâmide invertida – informação hierarquizada Lide (que, quem, quando e indicação do como e do porquê) Corpo (desenvolvimento do como e do porquê do assunto em ordem decrescente de importância)

5 O que fazer? Em AI, a instituição quase sempre é mais forte do que seus representantes (dados, pesquisas) Terminologia especializada (explicar) Considerar mínimos detalhes (colocar sempre sempre que a informação for passada por interesse não-jornalístico Tamanho – primar pela brevidade (não exceder uma lauda)

6 O que fazer? Título Cuidado! Será lido por jornalistas.... Anunciar o assunto (de forma atraente) Digitar o título na mesma lauda do texto Deve ser sublinhado para diferenciar-se

7 Exemplos de título Nome da entidade somente em casos necessários Seminário vai discutir territorialidade no TO N S Geografia da UFT debate territorialidade

8 Exemplos de título Nem sempre isso é verdade UFT seleciona livros para vestibular 2006 S

9 Exemplos de título Nome de pessoa no título somente quando houver notoriedade Jornalista da UFT critica decisão de juiz federal N S Chico Daher critica decisão de juiz federal Zico acredita que o Japão será campeão S

10 bliografia KOPPLIN, Elisa, FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 4ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. Manual da Redação : Folha de São Paulo. 2 edição – São Paulo : Publifolha, 2001 LAGE, Nilson. Ideologia e Técnica da Notícia. Rio de Janeiro 4ed. Porto Alegre, 2001.


Carregar ppt "Técnica de Redação em AI Nossa saga continua......"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google