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Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro

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Apresentação em tema: "Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
LIDERANÇA Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro

2 CONCEITO DE LIDERANÇA “Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” George Terry apud Hersey (1986, p. 103) “Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos” Tannenbaum apud Hersey (1986, p.104) “A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum”. Harold Koontz e Cyril O’Donnell apud Hersey (1986, p.103) Arthur Jago (1986) definiu liderança como: “uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo”.

3 Liderança A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder desempenha também uma importante função simbólica para o grupo A liderança é: Um processo social definido através da interação líderes e liderados; Envolve um processo de definir a realidade de forma que sensibilize o liderado; Envolve um relacionamento de dependência.

4 O PODER E A LIDERANÇA PODER LEGÍTIMO – Está relacionado à hierarquia organizacional. PODER DE RECOMPENSA –Os gerentes influenciam o comportamento através do uso de recompensas, utilizando-se de uma variedade de recompensas para motivar o funcionário. PODER COERCITIVO –A punição se manifesta de várias maneiras, desde a advertência até a demissão. É uma poderosa ferramenta de intimidação. PODER DE ESPECIALIZAÇÃO – Está relacionado às habilidades do gerente. A capacidade de influenciar pelo conhecimento, habilidade e experiência. PODER DE REFERÊNCIA – É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

5 ABORDAGENS ABORDAGEM DOS TRAÇOS OU DAS CARACTERÍSTICAS (DÉCADA DE 30)
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ESTUDOS DE OHIO STATE UNIVERSITY ESTUDOS DE MICHIGAN UNIVERSITY GRADE GERENCIAL ou GRID GERENCIAL

6 ABORDAGENS ABORDAGEM CONTINGENCIAL
3.1. MODELO CONTINGENCIAL DE FIEDLER Relações membro-líder; Estrutura da tarefa; Poder da posição. TEORIA CAMINHO-OBJETIVO OU TRAJETÓRIA-META O líder diretivo; O líder apoiador; O líder participativo; O líder orientado para realizações. MODELO DE PARTICIPAÇÃO DO LÍDER (VROOM) 3.4 TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD

7 LÍDER - CONSTRUTOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL
- CENÁRIO DE MUDANÇAS E INCERTEZAS - PAPEL DA MULHER - ÉTICA - NÃO EXISTE UM “MODELO” ÚNICO DE LIDERANÇA – SITUACIONAL

8 Conflitos nas Organizações
Segundo Chiavenato (1992) : “ È a existência de idéias, sentimentos, atitudes, interesses antagônicos, diferentes que colidem, que se chocam ” . O conflito pode ser encarado como: Positivo – se utilizado a nosso favor, para enriquecimento pessoal, como algo construtivo. Negativo – se percebido como algo destrutivo.

9 CONFLITO Na verdade, sabemos que o conflito não é necessariamente ruim, pois ele: Ajusta o relacionamento interpessoal, amenizando tensões, quando existentes, ao promover a sua liberação. Provoca o diálogo, forçando a expressão de idéias e reivindicações, favorecendo o feedback. Ativa o espírito criativo e inovador, na busca das soluções. Contribui para um aprimoramento no senso de propósito e direção, expondo as adversidades e posições contrárias.

10 Liderança e Administração de conflitos
Cabe ressaltar os seguintes passos, para que um líder desenvolva, escutando a equipe: Identificação do problema e sua compreensão através dos relatos Abalize das forças propulsoras e restritivas Busque alternativas de resolução Estabeleça um plano de ação.

11 ABORDAGENS DO CONFLITO
Wagner e Hollenback (1999), sugerem cinco abordagens diferentes nesse processo, conforme sua natureza assertivas, não assertiva e caráter de cooperação ou de não cooperação de uma parte frente à outra: Competição – assertiva, não cooperativo. Consiste em um movimento de suplantar a outra parte, promovendo os próprios interesses. Acomodação – não-assertiva, cooperativo. Representa uma atitude de, em detrimento de seus próprios interesse, permitir á outra parte a satisfação de seus interesses.

12 ABORDAGENS DO CONFLITO
Abstenção – não assertiva, não cooperativo. Implica na busca da neutralidade, ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução Colaboração – assertivo, cooperativo. Representa uma ação das partes em conflito em direção a uma solução que, considerando as diferenças, atenda a todos. É o processo de barganha/negociação, que, nos mundos dos negócios, é chamado de “ganha-ganha” Transigência – Denota um movimento, “mediante a troca e o sacrifício”, de busca a satisfação parcial das necessidades das partes envolvidas e a solução apenas aceitável.

13 PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUER
PREPARAR AS PESSOAS PARA A CONSTRUCÃO DO FUTURO


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