A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área dos Conhecimentos 10º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área dos Conhecimentos 10º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Área dos Conhecimentos 10º Ano
Educação Física /10 Área dos Conhecimentos 10º Ano ESSM - AFL /09

2 Área dos Conhecimentos
1º Período – Análise Sumária nº1 e Ficha formativa nº1. 2º Período – Teste Escrito nº 1. Temas 1 - Classificação das Acts Físicas e Despts.; 2 - Estrutura da sessão /aula; 3 - Capacidades Motoras; 4 – Esquema de Musculação/ flexibilização 5 - Controlo do Esforço I (pp: 46-48); 6 - Alterações Fisiológicas pela acção da Actividade Física Regular. ESSM - AFL /09

3 SISTEMA DOS DESPORTOS Subsistema dos Desps.Colectivos
Invasão -- Expulsão Subsistema dos Desps. Individuais Subsistema dos Desps. de Oposição Individual Directa ( Desps.de Combate) Indirecta (Desps.de Raquete) ESSM - AFL /09

4 ACTIVIDADE DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE
Sistema de Participação dos alunos sem equipamento / impossibilitados de praticar ESSM - AFL /09

5 Ítens de Observação Estrutura da sessão
Tempo de actividade / (In)actividade individual e /ou colectivo Feed-backs / correcções individuais e / ou colectivas ESSM - AFL /09

6 Área dos Conhecimentos
Tema 2 - Estrutura da sessão / aula. ESSM - AFL /09

7 Estrutura da sessão I Início Desenvolvimento Final
Situações de Aprendizagem: Objectivos Identificação e descrição, Apreciação e correcção, Tempo de prática efectiva. ESSM - AFL /09

8 Estrutura da sessão II Parte Inicial
Informações; Referência à sessão anterior; Conteúdos e objectivos; Adaptação fisiológica ao esforço: GERAL: Activação cardio-vascular geral e mobilização articular simples, ESPECÍFICA: Adaptação específica às matérias do desenvolvimento ... Parte Fundamental ou Desenvolvimento Abordagem das matérias curriculares; Cumprimento do Programa / Objectivos de aprendizagem. Parte Final Recuperação do esforço ESPECÍFICA: Compensação das actividade abordadas na P. Fundamental; GERAL: Estiramento da coluna, oxigenação do sistema nervoso; Balanço da actividade e referência à continuidade nas sessões seguintes. ESSM - AFL /09

9 Área dos Conhecimentos
Tema 3 - Capacidades Motoras. ESSM - AFL /09

10 CAPACIDADES MOTORAS , CONDICIONAIS E COORDENATIVAS (rev: 19).
C. CONDICIONAIS: 1.- Resistência, 2. - Força, 3. - Flexibilidade, 4. - Velocidade. C. COORDENATIVAS: 5. - Coordenação / Destreza. 1.- Desenvolvimentoe e crescimento desportivo (DD). 2. - Estrutura do DD e estrutura biológica. 3. - DD equilibrado versus TREINO hiperINTENSIVO (DD); 4. - FAIR-PLAY; 5. - Animação e educação. ESSM - AFL /09

11 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS Suas Formas
1.- Resistência – Aeróbia e Anaeróbia 2. - Força – Geral e Específica 3. - Flexibilidade - Geral e 4. - Velocidade – Reacção, Execução e Deslocamento ESSM - AFL /09

12 SISTEMA MUSCULAR NAS CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
1.- Resistência - capacidade de superar e recuperar da fadiga ... Muito esforço muscular, 2. - Força - capacidade de reacção contra uma resistência com base nos processos de inervação e metabolismo muscular, 3. - Flexibilidade - capacidade, baseada na mobilização articular sob controlo do SNC, da extensibilidade e elasticidade muscular para permitir o máximo percurso das articulações... 4. - Velocidade - capacidade de reacção / execução / deslocamento no menor período de tempo possível. ESSM - AFL /09

13 Tema 4 - Esquema de Musculação / Flexibilização
Área dos Conhecimentos Tema 4 - Esquema de Musculação / Flexibilização ESSM - AFL /09

14 1. Abdominais superiores
Expira quando Senta ESSM - AFL /09

15 . 2. Lombares . ESSM - AFL /09

16 . 3. Senta e Alcança . ESSM - AFL /09

17 4. Estiramento do braço/ombro
1. Vista de frente Vista de costas ESSM - AFL /09

18 5. Flexões/Extensões de Braços
Expira quando sobe ESSM - AFL /09

19 6.1 Extensão das Pernas 6.2 A Fundo
ESSM - AFL /09

20 7. Agachamento . Expira quando sobe ESSM - AFL /09

21 Área dos Conhecimentos
Tema 5 - Controlo do Esforço. ESSM - AFL /09

22 Processos de Controlo do Esforço - I
Frequência cardíaca repouso (FCR) = Frequência cardíaca de controlo do esforço (FCE) = Frequência cardíaca de recuperação = Verificação da evolução da Medição diária da FCR em completo repouso. Medição da frequência cardíaca logo após o esforço durante 10” ou 15”, depois multiplicado por 4 ou 6. Medição da frequência cardíaca 1’ após o esforço durante 10” ou 15” e multiplicado por 4 ou 6; a seguir subtrair-se este valor da FCE, p/ obter o valor da recuperação (FCE-FCRec=Capacidade de recuperação. ESSM - AFL /09

23 Área dos Conhecimentos
Tema 6 - Alterações Fisiológicas pela acção da Actividade Física Regular. ESSM - AFL /09

24 Alterações fisiológicas Exercício Físico Regular (:229)
Cardiovasculares < pulso em repouso < pressão sanguínea > vol. Sangue por batimento Respiratórias > vol. Pulmonar > capacidade difusão Metabólicas > desenvol. Muscular > densidade capilar > nº mitocôndrias > ATP aeróbio > mioglobina -- Res O2 Sistémicas < gordura < colesterol < níveis triglicerídeos > força coesão dos ossos, tendões, ligamentos ESSM - AFL /09

25 Área dos Conhecimentos
2º Período – Teste Escrito nº 1 e Ficha Formativa nº 2. 3º Período – Análise Sumária nº 2 e Teste Escrito nº 2. Temas 5 - Controlo do Esforço II (pp: 46-48); 7 – Sistema musculo-esquelético – Principais Grupos Musculares (Voluntários); 8 - Apidão Física; Bateria de testes do Fitnessgram /Activitygram; 9 - Interacção social do desporto-Jogos Olímpicos /Estilos de Vida (pp: 23-25); Modelo FIN. ESSM - AFL /09

26 Área dos Conhecimentos
Tema 5 - Controlo do Esforço. ESSM - AFL /09

27 Processos de Controlo do Esforço - II Existe a Zona Alvo de Treino, que pressupõe valores mínimos e máximos p/ melhorar tanto a nível cardíaco, como a nível da condiçao física (pp: 46). Frequência cardíaca máxima (FCM) = Frequência cardíaca de reserva = Frequência cardíaca máxima = (p/ inds. Destreinados) (p/ inds. Treinados) ZONA ALVO DO TREINO 220 – idade do praticante FCM – FC Repouso 205 – (0,42 x idade) 198 – (0,42 x idade) 210 – (0,65 x idade) (pp: 46, Guedes e Filho, 1995) FCM X 0,60 = FREQUÊNCIA CARDÍACA MÍNIMO FCM X 0,70 = FREQUÊNCIA IDEAL NA ACT. AERÓBIA FCM X 0,85 = FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMO (pp: 47, Kravonen e al, 1975) ESSM - AFL /09

28 Área dos Conhecimentos
Tema 7 – Sistema musculo-esquelético – Principais Grupos Musculares (Voluntários); 8 - Aptidão Física; Bateria de testes do Fitnessgram /Activitygram. ESSM - AFL /09

29 Sistema Muscular Triceps Biceps Deltoides Trapézios Peitorais
Abdominais Reto Oblíquos Lombares Dorsais Glúteos Tensores da fascia Lata Quadricipedes femurais Gémeos Braços Ombros Torax Abdomen Costas Nádegas Coxas Perna Membros Superiores Força Superior Tronco Força Média Membros Inferiores Força Inferior ESSM - AFL /09

30 Habilidades Desportivas
APTIDÃO FÍSICA: Capacidade de realizar níveis de AFD sem evidenciar sinais exagerados de fadiga (PP: 20, cit Mais, 1988) Habilidades Desportivas SAÚDE vs - Aptidão Cardiovascular - Composição corporal - Flexibilidade - Força e Resistência muscular Agilidade Equilíbrio Velocidade Potência, Tempo de reacção e Coordenação. ESSM - AFL /09

31 Bateria de Testes / Aptidão Física
Fitnessgram Bateria de Testes / Aptidão Física ESSM - AFL /09

32 BATERIA DE TESTES DO FITNESSGRAM
Factores de avaliação Capacidades motoras Descrição Corrida da milha, Aptidão aeróbia Resistência Correr uma milha (1609 m) o mais rápido possível, no menor tempo Vaivem Realizar uma distância de 20 metros de acordo com o ritmo imprimido pelo bip respectivo. senta e alcança, Aptidão muscular Flexibilidade Alcançar a distância especificada na Zona Saudável da flexb/ p/ os lados dtº e esq. flexibilidade de ombros, Tocar as pontas dos dedos de ambas as mãos por trás das costas. extensões do tronco, Força e flexibilidade do tronco Força e flexibilidade Elevar a parte superior do tronco 30cm a a partir do solo e manter a posição até se efectuar a medição. extensões de braços, Força e resistência da região superior do corpo Força e resistência Completar o > nº possível de extensões de braços, a uma cadência pré-determinada. Abdominais Força e resistência abdominal Completar o > nº possível de Abds, até ao máximo de 75, a uma cadência pré-determinada. ESSM - AFL /09

33 1. Abdominais Expira quando Senta ESSM - AFL /09

34 . 2. Extensões do tronco . ESSM - AFL /09

35 . 3. Senta e Alcança . ESSM - AFL /09

36 4. Flexibilidade dos ombros
ESSM - AFL /09

37 5. Flexões/Extensões de Braços
Expira quando sobe ESSM - AFL /09

38 Teste do Vaivem – Resistência aeróbia
- Aluno em controlo - Deslocação dos alunos - Aluno a realizar o teste ESSM - AFL /09

39 Área dos Conhecimentos
Tema 9 - Evolução do desporto (pp: 49) - fenómenos sociais extra-escolares: - Modelo FIN; - Dimensão cultural da Actividade Física (pp: 46); - Dimensão dos eventos desportivos (pp: 47); - Jogos Olímpicos /Estilos de Vida (pp: 23-25). ESSM - AFL /09

40 MODELO FIN AFL-1998 ESSM - AFL /09

41 MODELO FIN 1 - PRÁTICAS DESPORTIVAS FORMAIS
Caracterizado por possuir uma estrutura estável, ordenada em normas e regulamentos; Concerne sobretudo ao desporto federado, nas suas vertentes nacional e internacional AFL-1998 (Pereira da Costa, 1986: 6-9 e Pires, 1988: ) ESSM - AFL /09

42 MODELO FIN 2 - PRÁTICAS DESPORTIVAS NÃO FORMAIS
Á semelhança das práticas desportivas formais, . pressupõe a prática regular duma modalidade específica, inserida num plano de preparação com objectivos, métodos e normas adaptados à realidade desportiva “contextual” dos praticantes AFL-1998 ESSM - AFL /09 (Pereira da Costa, 1986: 6-9 e Pires, 1988: )

43 MODELO FIN 3 - PRÁTICAS DESPORTIVAS INFORMAIS
É caracterizado por uma descontinuidade assumida em diferentes graus de utilização (Pereira da Costa, 1986: 6-9 e Pires, 1988: ) - Auto-gestão é a característica dominante; - Torna-se necessária a formação de uma cultura desportiva sólida, para serem mantidos os níveis de segurança. AFL-1998 ESSM - AFL /09


Carregar ppt "Área dos Conhecimentos 10º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google