A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita."— Transcrição da apresentação:

1

2 Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

3

4

5 Nomadismo; Coleta de frutos; Caça e pesca; Instrumentos rudimentares; Dependência total da natureza; Habitação em cavernas; Organização em bandos. Semi-nomadismo; Coleta de frutos; Caça e pesca; Instrumentos mais elaborados; Desenvolvimento da cerâmica; Habitação em cavernas e cabanas; Organização em bandos. Descoberta do fogo O nomadismo, uma das principais características dos nossos antepassados, foi o responsável pela povoação do planeta. Descoberta da agricultura Sedentarismo; Agricultura desenvolvida; Instrumentos mais elaborados; Desenvolvimento de novas técnicas; Construção de casas; Organização de vilas e cidades. Descoberta de metais e invenção da escrita

6 O trabalho de caçar, pescar e construir era feito pelos homens; O de coletar, preparar os alimentos e cuidar das crianças cabia às mulheres. Podemos dizer que isso representou a primeira divisão de trabalho.

7 os objetos religiosos surgiram como uma tentativa de compreender os fenômenos da natureza Crença em diversos deuses, que geralmente representam as forças da natureza Crença em apenas um Deus, criador do universo e dos homens. Crença em dois deuses, geralmente para representar a força do bem e do mal.

8 O primeiro metal a ser utilizado foi o cobre, devido à sua maleabilidade. Depois foi o estanho. Da mistura dos dois,chegou-se ao bronze, que é metal mais resistente.

9 Os comerciantes e os funcionários do Estado precisavam controlar as quantidades de mercadorias e os impostos, calcular preços, pesos e medidas. Inventaram sinais e símbolos para representar essas mercadorias e quantidades. Esses sinais deram origem à escrita e à numeração, em um longo e lento processo. Apenas alguns funcionários do Estado, o rei e os sacerdotes sabiam ler. E apenas os filhos destes tinham o direito de aprender. A invenção da escrita encerra o chamado período Pré-histórico.

10 As pequenas comunidades e aldeias começaram a se unir para construir sistemas de irrigação e aproveitar melhor as margens férteis dos rios. A união das aldeias provocou a formação de cidades. As pequenas comunidades e aldeias começaram a se unir para construir sistemas de irrigação e aproveitar melhor as margens férteis dos rios. A união das aldeias provocou a formação de cidades. As primeiras cidades formaram-se nas proximidades de grandes rios. As primeiras cidades formaram-se nas proximidades de grandes rios. Vale do Rio Nilo. Vale do Rio Nilo. Rios Tigre e Eufrates. Rios Tigre e Eufrates. Rios Hoang-Ho (Amarelo) e Yang Tse-Kiang (Azul). Rios Hoang-Ho (Amarelo) e Yang Tse-Kiang (Azul). Vale do Rio Indo. Vale do Rio Indo. Características básicas: divisão social do trabalho e centralização política. Características básicas: divisão social do trabalho e centralização política.

11 Destacou-se a hidrografia, que em muito auxiliou o progresso da agricultura, pecuária, comércio e comunicação. Os rios, de maneira geral, contribuíram para a fertilização das terras, com suas enchentes e vazantes periódicas.c TIGRE E EUFRATES NILO AMARELOINDO E GANGES

12 Processo de divisão do trabalho: grupo de trabalhadores que se dedicava à prestação de serviços (médicos, soldados, sacerdotes) ou à fabricação de objetos (cerâmica, instrumentos de metal, tecidos). Processo de divisão do trabalho: grupo de trabalhadores que se dedicava à prestação de serviços (médicos, soldados, sacerdotes) ou à fabricação de objetos (cerâmica, instrumentos de metal, tecidos). A especialização do trabalho permitiu duas inovações técnicas muito importantes: a confecção de tecidos e a cerâmica. A especialização do trabalho permitiu duas inovações técnicas muito importantes: a confecção de tecidos e a cerâmica. A maior parte da população das cidades trabalhava na agricultura e na criação de animais. Produção de excedentes. A maior parte da população das cidades trabalhava na agricultura e na criação de animais. Produção de excedentes. Invenção do arado. Invenção do arado.

13 O trabalho de coordenação era feito pela família da aldeia mais poderosa, que assumia o controle da produção de alimentos e da construção de obras públicas, como canais de irrigação e diques. O chefe dessa família passava então a ser um rei. O trabalho de coordenação era feito pela família da aldeia mais poderosa, que assumia o controle da produção de alimentos e da construção de obras públicas, como canais de irrigação e diques. O chefe dessa família passava então a ser um rei. Originou-se uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, organizar a defesa, fazer leis e julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado. Originou-se uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, organizar a defesa, fazer leis e julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado.

14 O desenvolvimento dos americanos pré históricos ocorreu de forma bastante diferenciada, variando de acordo com as diferentes regiões.

15 Os maias elaboraram o calendário. Sistema numérico que incluía zero. Sistema de escrita bastante complexo. Guerras e invasões causaram a destruição e o abandono de cidades-estados desta civilização.

16 Construíram canais, drenaram o lodo – chinampas. Sua capital era Tenochtitlán. Através de expansões militares os astecas dominaram povos vizinhos e escravizaram.

17 Machu Picchu Criaram um eficiente sistema de correio e de transportes com estalagem ao longo da estradas permitindo contato com a capital Cuzco. Diferentemente dos Astecas, os Incas não formaram seu grande império com base exclusivamente nas guerras.

18 Luzia, o mais antigo fóssil do Brasil apresenta traços muito mais parecidos com os grupos que habitavam a África e a Austrália, do que com aqueles típicos nos grupos asiáticos, reforçando a teoria migratória dos grupos vindos pelo Atlântico.

19 Mesopotâmia = Entre Rios = Tigre e Eufrates Sociedade Dividida = Ricos e Pobres Modo de Produção Asiático = Um governante Divinizado explora, através de trabalhos forçados e da cobrança de tributos Povos da Mesopotâmia = Sumérios, Acádios, Babilônicos e Assírios Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes Classe dominada = camponenses, pequenos artesãos e escravos Escrita = Sumérios = Cuneiforme Arquitetura = Zigurate (torre com vários andares, um menor que o outro) Hamurabi = Talião Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilônia

20 Egito

21 Economia Agricultura de regadio (diques e canais) Servidão Coletiva Cobrança de Impostos Política Poder Centralizado – Faraó Teocrática (religião + poder político) Sociedade FARAÓ Ministros e sacerdotes Escribas e demais funcionários públicos Camponeses servos Escravos

22 Época Pré-Dinástica Nomos – aldeias independentes Obras hidráulicas Guerras entre os Nomos – centralização política Reino do Alto Egito e do Baixo Egito

23 Antigo Império Desenvolvimento econômico Apoio político dos sacerdotes e nomarcas Decadência – grandes investimentos em obras públicas e descentralização política Construção das Pirâmides Divisão Política

24 Médio Império Unificação política Imperialismo e militarismo Prosperidade econômica Presença dos Hebreus Democratização da imortalidade – revolta camponesa Decadência – Invasão dos Hicsos

25 Novo Império Expulsão dos Hicsos – Faraó Amósis Escravização dos Hebreus Imperialismo e Militarismo Poder sacerdotal Reforma Religiosa - Amenófis IV Expansionismo – Ramsés II Imperialismo => escravidão => militarismo interno => gastos públicos => enfraquecimento Domínio Assírio

26 Antropozoomórfica Crença na vida após a morte MUMIFICAÇÃO Religião Egípcia Produtos e instrumentos utilizados para a mumificação Técnicas para retirada do cérebro, preenchimento interno e armazenamento de vísceras

27 A escassez de terras férteis; A proximidade do Mar Mediterrâneo (encruzilhada de rotas comerciais); Bons portos naturais (litoral recortado); abundância de madeira para a indústria naval, etc.

28 Povos indo-europeus – Medos (norte) e Persas (sul) ocuparam inicialmente o planalto do Irã; Organização em cidades-estado; Cambises, sucessor de Ciro I, conquistou o Egito, no entanto morreu jovem; Cartago: a principal colônia fenícia; Invenção do alfabeto fonético; Dario I notabilizou-se por organizar administrativamente o vasto império persa.

29 Um dos maiores impérios da Antiguidade. O Z o r o a s t r i s m o d e f e n d e a l u t a i n t e n s a d e O r m u z ( A h u r a - M a z d a ) c o n t r a A r i m ã ( t r e v a s )

30 P RIMEIRO POVO MONOTEÍSTA DA H ISTÓRIA Através da crença no deus único ( lavé ), forneceu fundamentos religiosos para a formação do cristianismo e do islamismo.

31 GOVERNO DOS PATRIARCAS ( 1800 – 1200 A.C.) Chegaram à Palestina, chefiados por Abraão (pastores nômades); Cativeiro no Egito; 10 mandamentos; Dividiram-se em doze tribos, após a morte de Moisés. Chegando à Palestina iniciaram um processo de lutas contra os cananeus, filisteus, amoritas e outros povos que habitavam a região; Chefes militares e religiosos escolhidos pelas tribos. Governo dos Juízes ( 1200 – 1010 a.C.)

32 Davi venceu definitivamente os filisteus; SALOMÃO PROMOVEU FORTE CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA, DESENVOLVEU O COMÉRCIO E EDIFICOU O TEMPLO DE JERUSALÉM; A opressão tributária acarretou inúmeras revoltas, após sua morte; Os hebreus foram divididos em dois reinos: Israel, ao norte, Judá ao sul ( Cisma); Época dos profetas. Governo dos Reis ( 1010 – 722 a.C.)

33 DECADÊNCIA (A PARTIR DO SÉCULO VII A.C.) Período de dominação por diversos povos, destacando- se o Cativeiro Babilônico (Nabucodonosor) e a anexação romana (63 a.C.); Rebelando-se contra os romanos ( séculos I e II d.C.), os hebreus, fortemente reprimidos, dispersaram-se pelo mundo ( Diáspora ).


Carregar ppt "Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google