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Professora: Goretti Pinheiro Turma: PBH Ano: 2015

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Apresentação em tema: "Professora: Goretti Pinheiro Turma: PBH Ano: 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Goretti Pinheiro Turma: PBH Ano: 2015
Redação Professora: Goretti Pinheiro Turma: PBH Ano: 2015

2 Edital (resumo) A Prova de Redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo/argumentativo sobre tema contemporâneo relativo à Educação que deverá conter entre o mínimo de 25 (vinte e cinco) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas.

3 Edital(resumo) Será penalizado o candidato que não obedecer aos limites de números de linhas definido nas orientações dos Cadernos das Provas de Redação de acordo com os seguintes critérios: a) desconto de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto por linha aquém do mínimo estipulado; b) desconto de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto por linha que exceda o máximo estipulado.

4 Edital(resumo) A Prova de Redação será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos distribuídos conforme os critérios do quadro a seguir a) Argumentação e informatividade dentro do tema proposto – AI – (originalidade, suficiência, correção, relevância e propriedade das informações) 15 b) Coerência e Coesão - CC (organização adequada de parágrafos, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores) 15

5 Edital(resumo) c) Morfossintaxe – M – (emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome) 15 d) Pontuação, acentuação e ortografia - PO 15

6 Edital(resumo) A folha de Resposta para a Prova de Redação não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação do tema proposto, garantindo assim o sigilo do autor da Redação.

7 Edital(resumo) Na Prova de Redação o candidato somente poderá registrar seu nome, número de inscrição ou assinatura em lugar/campo especificamente indicado, sob pena de anulação da sua prova e consequente eliminação do candidato deste concurso público.

8 Edital(resumo) A folha para rascunho, constante do caderno de prova, será de preenchimento facultativo e em nenhuma hipótese o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da prova. Página 15 de 32

9 Edital(resumo) Não serão fornecidas folhas adicionais para complementação da Prova de Redação, devendo o candidato limitar-se a uma única folha padrão recebida.

10 Edital(resumo) A Prova de Redação deverá ser manuscrita, em letra LEGÍVEL, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realização das provas. Nesse caso, o candidato será acompanhado por fiscal do IBFC devidamente treinado, para o qual deverá ditar os textos, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

11 Edital(resumo) Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, ou do texto estar ilegível, o candidato receberá nota no texto igual a zero. Não será permitido o uso de corretivo de texto.

12 Edital(resumo) A Prova de Redação terá cunho classificatório e eliminatório, sendo eliminados do concurso os candidatos que obtiverem nota inferior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos atribuídos.

13 Edital(resumo) 9.3.14. Será atribuída nota zero à Redação:
a) cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido; b) que fuja da tipologia, tema e proposta da Redação; c) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português;

14 Edital(resumo) d) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta; e) cujo texto seja, no todo ou em parte, cópia, transcrição ou plágio de outro autor; f) que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou símbolo que possibilite a identificação do candidato.

15 Redação Existem três aspectos que são
necessários para o sucesso de uma interpretação como também de uma produção de textos.

16 redação *Conhecer a língua; *Ter um objetivo;
*Ter conhecimento prévio sobre o assunto do texto.

17 redação Esse conhecimento pode ser:
*Conhecimento linguístico: ligado às formas, regras de morfologia e de sintaxe, isto é, gramática da língua; *O Conhecimento de mundo: que pode ser adquirido de modo institucional ou não (daí pode-se falar em conhecimento enciclopédico); *O Conhecimento intertextual: que se dá pelo reconhecimento, por exemplo, de outras vozes presentes no texto.

18 redação O que é texto? É um evento comunicativo ou qualquer
produção linguística, falada ou escrita, de qualquer tamanho, que possa fazer sentido numa situação de comunicação, isto é, num processo de interlocução. Nenhum texto tem sentido em si mesmo, por si mesmo.

19 redação “O texto não existe fora de sua produção ou de sua recepção.”
Leontev

20 redação O que é leitura? É um pacto entre leitor, autor e texto.
As condutas do autor e do leitor são intervenções destinadas a alterar, modificar, transformar ou trocar a conduta do outro de um modo que resolva o problema deste.

21 redação Tipos de variedades linguísticas:
dialetos: variedades que ocorrem em função das pessoas que usam a língua: . dimensão territorial, geográfica ou regional; • dimensão social (incluindo-se a gíria); • dimensão de idade; • dimensão de sexo; • dimensão histórica; • dimensão de função.

22 redação b) registros: variedades que ocorrem em função do
uso que se faz da língua (dependem do recebedor, da mensagem ou da ação). • grau de formalismo (maior ou menor cuidado e apuro no uso dos recursos da língua); • grau de modo (oral x escrito); • grau de sintonia (adaptações no discurso de acordo com a visão que se tem do ouvinte: status, cortesia e outros).

23 redação Níveis de linguagem:
*semântico (o estudo linguístico do sentido e das relações entre as palavras); *pragmático (práticas sociais, uso da língua); *discursivo (efeito de sentido produzido entre interlocutores); *linguístico (é a convenção da língua).

24 redação A definição de texto deve levar em conta, também, que:
A produção textual é uma atividade verbal, isto é, o falante, ao produzir um texto, está praticando ações, atos da fala.

25 redação b) A produção textual é uma atividade
intencional, por meio da qual o falante dará a entender seus propósitos, sempre levando em conta as condições em que tal atividade é produzida. Considera-se, então, que o sujeito falante possui certos tipos de conhecimentos linguísticos, de fatores pragmáticos e interacionais ao produzir um texto.

26 redação c) A produção textual é uma atividade
interacional, ou seja, os interlocutores estão obrigatoriamente, e de diversas maneiras, envolvidos nos processos de construção e recepção de um texto.

27 redação TIPOLOGIA TEXTUAL Usamos a expressão tipologia textual para
designar uma espécie de sequência, teoricamente, definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).

28 redação 1 - NARRAÇÃO: é o relato de um
fato, de um acontecimento; há personagens atuando e um narrador que relata o desenvolvimento das ações. O encadeamento das ações forma o enredo. O tempo, outro elemento importante da narrativa, está sempre em andamento.

29 redação Para transmitir seu pensamento por
meio de personagens reais ou fictícios, o autor pode se servir dos discursos direto ou do indireto e, às vezes, de uma fusão dos dois, em que se intercalam falas da personagem e o discurso do autor, que forma o discurso indireto livre.

30 redação *Discurso direto: O autor apresenta
diretamente a fala das personagens, usando os sinais normais de pontuação: travessão, dois-pontos, interrogação, exclamação e verbos dicendi ou de elocução (dizer, perguntar, responder, contestar, pedir, exortar).

31 redação *Discurso indireto: A fala é transmitida pelo
narrador e, normalmente, aparecem as conjunções ou advérbios interrogativos como conectivos. No discurso indireto, a fala das personagens é incorporada na linguagem do narrador, que transmite a essência do pensamento delas.

32 redação *Discurso indireto livre: É a exposição
de pensamentos da personagem intercalada no discurso indireto. Há uma mistura, então da fala do narrador com pensamentos da personagem. É o que chamamos de fluxo da consciência da personagem.

33 redação 2 - DESCRIÇÃO: é a caracterização
de uma cena, um estado, um momento vivido ou sentido. Os cinco sentidos – visão, tato, audição, olfato e paladar – são a base da descrição.

34 redação A descrição não se preocupa com a
sequência das ações, com a sucessão dos momentos, com o desenrolar do tempo. A descrição encara um ou vários objetos, um ou vários personagens, uma ou várias ações num dado momento, num mesmo instante e em uma fração do tempo.

35 redação 3 - DISSERTAÇÃO: é a dissertação que
predomina entre os tipos de textos a serem interpretados e produzidos nas provas de concurso. É o texto que analisa e interpreta dados da realidade por meio de conceitos concretos ou abstratos se no texto há o plano das hipóteses.

36 redação É importante, num texto dissertativo,
sabermos fundamentar nossas opiniões a partir de questionamentos e argumentos. As questões devem ser coerentes contribuindo para o aprofundamento do assunto, e os argumentos devem ser consistentes.

37 redação A leitura constante de livros, jornais e
revistas é uma atividade que contribui para o aperfeiçoamento dos textos dissertativos. Com ela passamos a saber mais das coisas todas deste mundo e entramos em contato com formas diferentes de escrita que ampliam a nossa capacidade de dissertar.

38 redação A dissertação pode ser:
EXPOSITIVA: predomínio da exposição de fatos. a) Apresentação de dados objetivos sobre o tema a desenvolver; b) Explanação de ideias e conceitos; c) Desenvolvimento de um conceito ou definição de um objeto; d) Exposição de elementos contidos na realidade.

39 redação ARGUMENTATIVA: predomínio de opiniões com
argumentação consistente. a) Discussão acerca do assunto desenvolvido; b) Conjunto de ideias ou fatos que constituem a argumentação para defender opiniões; c) O desenvolvimento do discurso apresenta os recursos lógicos, que podem conter exemplos que induzem à aceitação de uma tese e à conclusão geral.

40 redação 4 – EXPOSIÇÃO: Os textos expositivos
apresentam o predomínio de sequências analíticas ou, então, explicitamente explicativas. Transmissão e construção de saberes. Associa-se a representações conceituais.

41 redação 5 – INJUNÇÃO: A injunção existe quando o
que se quer é incitar a realização de uma ação por parte do interlocutor , orientando-o e aconselhando-o como fazê-lo. Por fim, os textos injuntivos apresentam o predomínio de sequências imperativas. “Pare!, seja razoável!”

42 redação Observação: Nem sempre a descrição, a narração
e a dissertação aparecem em “estado puro”. É perfeitamente possível, aliás é o normal, que dentro de uma surjam aspectos das outras.

43 redação GÊNERO TEXTUAL São formas relativamente estáveis.
Isso significa que nem sempre é possível submeter um texto a uma classificação estrutural única, pois há uma infinidade de possibilidades de produção de gêneros, determinada pela variedade de esferas da atividade humana.

44 redação Os gêneros textuais referem-se a
todas as formas de textos, sejam orais ou escritas, e à relação dialógica existente no processo de interação verbal.

45 redação EXEMPLOS: 1- novela, contos de fada, romance, paródia, lendas, fábulas; (narração) 2- ata, biografia, relatos de viagem, diário íntimo,testemunho; (descrição)

46 redação 3- carta de leitor, debate regrado, editorial, discurso de defesa, requerimento, resenhas críticas, parecer, carta de solicitação; (argumentação) 4- texto explicativo,conferência, tomada de notas, resumos de textos; (exposição) 5- regulamento, receita, regras de jogo, textos prescritivos, (injunção)

47 redação TEXTUALIDADE: É um conjunto de características que
fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases.

48 redação I - Fatores semântico/formal
a) Coerência: Fator responsável pelo sentido, pela lógica interna de um texto. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.

49 redação b) Coesão: A coesão de um texto se dá
pelas relações de sentido que são manifestadas sobretudo por certas categorias de palavras, as quais são chamadas conectivos ou elementos de coesão.

50 redação II - Fatores pragmáticos a) Situacionalidade: consiste, como o
próprio nome já informa, na capacidade de o texto ser contextual, ou seja, ser situacional, está em acordo com a circunstância na qual foi produzido.

51 redação b) Relevância: fator necessário no
momento em que a comunicação precisa ser objetiva. Em situações que demandam pouco tempo e pouco espaço, cabe ao produtor do texto saber o que é pertinente a ser enunciado.

52 redação c) Informatividade: o grau de informatividade também auxilia a
compreensão de um texto. Caso ele seja restrito, o leitor pode ter várias suposições sobre o que é o texto.

53 redação *Informações muito previsíveis (chavões, frases
feitas, informações já conhecidas pelo leitor) tornam o texto ineficiente, sem interesse; *Informações novas em excesso, sem as explicações necessárias, tornam o texto difícil de compreender; *Procure a suficiência de dados: dê todas as informações necessárias (às quais o leitor não conseguiria chegar sozinho) para que o texto seja bem compreendido.

54 redação d) Focalização: é necessário que o
produtor, isto é, aquele que está escrevendo ou falando, não fuja do tema. Essa fuga nós chamamos de desfoque e a permanência no tema, focalização.

55 redação e) Intencionalidade e Aceitabilidade: não podem ser princípios descartados na produção e leitura de textos, uma vez que toda interação é permeada de intenção e aceitação dos propósitos dos falantes, ou seja, não se pode fugir da ideia de que os interlocutores estão sempre investindo em intenções e analisando se aceitam ou não as intenções do outro.

56 redação f) Intertextualidade: Quando lemos um texto e nos lembramos de outros, estamos diante de um dos fatores constitutivos da produção textual: a intertextualidade. Trata-se, portanto, da capacidade de identificar um texto dentro de outro texto e de ver como eles se relacionam e se articulam.

57 redação a) CITAÇÃO É um tipo de intertexto o qual efetua
a transcrição de parte do texto original diretamente, tal como foi escrito pelo autor citado ou indiretamente, parafraseado.

58 redação b) EPÍGRAFE Citação de pequena extensão ou fragmento de texto, colocada no início de um capítulo ou em página única de trabalhos acadêmicos, livros, que não se mistura com o texto produzido, mantendo com esse, pensamento relacionado ao conteúdo da obra, acompanhado da indicação de autoria.

59 redação c) ALUSÃO É um tipo de intertexto que faz referência, de modo explícito ou implícito, a uma obra de arte, a um fato histórico ou a uma celebridade, para servir de comparação e que apela à capacidade de associação de ideias do leitor que ativa seu conhecimento prévio, sem o qual o sentido não pode ser alcançado.

60 redação d) REFERÊNCIA É o tipo de intertexto utilizado, geralmente, em
contratos. Consiste na citação direta de fragmentos da LEI, ou seja, faz remissão à LEI para validar cláusulas de contrato. Esse intertexto realiza-se, também, quando nos referimos a uma pessoa célebre, estabelecendo comparação com o outro texto ou quando estamos citando autores em trabalhos acadêmicos.

61 redação e) PARÁFRASE É um tipo de intertexto que reproduz livremente as ideias de um autor contidas em um texto de origem, redigida pelo produtor do texto, sem desvirtuar do pensamento do autor citado. Esse tipo de intertexto está presente na maioria dos trabalhos acadêmicos, sinopses e, principalmente, em textos literários.

62 redação f) PARÓDIA É como um jogo intertextual, mantido por uma relação antagônica com o texto original. O redator desconstrói e desvirtua o pensamento do autor, sem, contudo, perder a identidade do texto fonte. Tem por objetivo satirizar, contestar ou ridicularizar fatos socio históricos que ocorrem cotidianamente.

63 redação g) PASTICHE É um tipo de intertexto que se realiza no plano formal da obra, isto é, segue um modelo, uma estrutura já consagrada para recriar um programa de TV, um quadro de humor, uma obra de arte, uma prosa, um poema de forma lúdica. É a imitação de outro texto ou de um tipo textual.

64 redação COMO REDIGIR UM TEXTO DISSERTATIVO?

65 redação “Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou.” Othon M. Garcia

66 redação A elaboração de uma dissertação
envolve cinco processos depois de escolhido o assunto: a) Delimitação do assunto: uma espécie de título para a dissertação; b) Formulação do objetivo: ponto de vista de quem escreve;

67 redação c) Transformação do objetivo (ponto de vista) em frase-núcleo que formará a INTRODUÇÃO, ocupando um parágrafo; d) Desdobramento da frase-núcleo (ideia principal) em frases- desenvolvimento (ideias secundárias), formando o DESENVOLVIMENTO; e) Reestruturação das ideias secundárias formando a CONCLUSÃO, em que se fundamenta o ponto de vista (objetivo).

68 redação Estrutura da dissertação A redação/dissertação deve ser
estruturada numa sequência lógica com: * introdução (princípio) * desenvolvimento (meio) * conclusão (fim)

69 redação Apresenta o ponto de vista (objetivo
Introdução (1º parágrafo) Apresenta o ponto de vista (objetivo ou tema) escolhido. É a abertura que se faz para o desenvolvimento.

70 redação Visa preparar o leitor, induzi-lo a
aceitar o tema, enfim, conseguir a adesão do interlocutor à TESE (posição do enunciador). Ocupa, geralmente, um parágrafo.

71 redação a) estrutura básica: (sugerida) *mínimo 4 / máximo 6 linhas;
*2 períodos aproximadamente; b) mecanismo discursivo: TESE + 2 pilares argumentativos

72 redação c) objetivo discursivo:
Apresentação do assunto ao leitor, situando-o quanto ao posicionamento do enunciador/redator.

73 redação Desenvolvimento (2º,3º e 4º parágrafos)
Apresenta a exposição de fatos em forma de análise, comentário ou discussão. É a parte principal de qualquer dissertação, devendo ocupar dois terços de todo o conjunto escrito.

74 redação No desenvolvimento – em que será exposto o ponto
de vista - é mister que haja clareza e coerência, uma correta estruturação sintática e uma adequada paragrafação: os parágrafos sequenciados – ideia principal no início e ideias secundárias após – também não podem ser muito extensos, pois podem prejudicar o entendimento, causar confusão.

75 redação a) estrutura básica *mínimo 5 / máximo 8 linhas;
*2 ou 3 períodos por parágrafo; *1 a 3 linhas por período.

76 redação b) objetivo discursivo
Aprofundamento, discussão, de maneira consistente, dos objetos argumentativos já mencionados no 1º parágrafo.

77 redação c) mecanismo discursivo *1º parágrafo (desenvolvimento)
Aprofundamento do primeiro pilar argumentativo. Obs.: ausência de elementos coesivos introdutórios ou articulatórios.

78 redação b) 2º parágrafo (desenvolvimento)
recurso coesivo articulatório *para argumentos com a mesma orientação ideológica (um outro fator que também..., além desse(a)...)

79 redação *para argumentos com orientação
ideológica oposta (por outro lado, no entanto, paradoxalmente...) *aprofundamento do pilar argumentativo (causa x consequência, estatísticas, citações...)

80 redação c) 3º parágrafo (desenvolvimento)
Optar por esse, se realmente julgar necessário. *idem parágrafo 2 Use iniciativas, experiências que vêm dando certo (ONGs, parcerias etc.) algo como uma pré-conclusão.

81 redação Algumas formas de desenvolver um texto:
Desenvolvimento por espaço Desenvolvimento por oposição Desenvolvimento por causa e consequência

82 redação d) Desenvolvimento por semelhança
e) Desenvolvimento por definição f) Desenvolvimento por enumeração g) Desenvolvimento por exemplos

83 redação Conclusão (último parágrafo)
A conclusão deve ser sucinta, conter apenas um parágrafo e deve voltar à ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente. Não se deve acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento não está terminado.

84 redação Formas de elaborar o parágrafo da conclusão:
*Retomada de tese: A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode -se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo.

85 redação *Perspectiva: Pode-se, também, apresentar
possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados, trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que...

86 redação a) Estrutura básica Mínimo 5 / máximo 7 linhas 2 ou 3 períodos
1 a 3 linhas por período

87 redação b) objetivo discursivo Fechamento do assunto: posição final
do autor apresentando possíveis soluções com certo otimismo e articulando-as com o tema central/tese do texto

88 redação c) mecanismo discursivo *solução / proposta argumentos 1 e 2;
*posicionamento final sobre o assunto com retomada da TESE.

89 redação UMA DISSERTAÇÃO DEVE APRESENTAR AS SEGUINTES
QUALIDADES NA ESTRUTURAÇÃO:

90 redação Organização *Há uma ideia central (tema) que orienta toda a redação; *O assunto deve estar intimamente relacionado com o título; *O assunto deve estar enriquecido com exemplos da atualidade;

91 redação *A redação se compõe de introdução, desenvolvimento, conclusão (sequência lógica com princípio, meio e fim); *A partir de uma ideia central (tema) deve-se desenvolver o assunto por meio de ideias secundárias; *As ideias estruturam-se segundo uma forma de ordenação adequada, ou uma combinação adequada de formas de ordenação.

92 redação Unidade *Deve o assunto ser dividido em parágrafos para melhor compreensão; *Todas as ideias são relevantes para a ideia central e relacionam-se com ela;

93 redação *A divisão em parágrafos é adequada, isto é, não há fragmentação da mesma ideia em vários parágrafos nem apresentação de muitas ideias num só parágrafo.

94 redação Coerência *As ideias se desenvolvem em ordem lógica, isto é, a sequência dos parágrafos é natural e coerente; *Palavras e expressões indicadoras de transição (relacionais) entre um parágrafo e outro são usadas com propriedade e adequação.

95 redação Clareza e concisão
*Não há pormenores excessivos, explicitações desnecessárias; *Não há redundâncias, isto é, repetição de ideias já expressas.

96 redação Exemplos: “E embriagado o vi muitas vezes.” - Quem estava embriagado? A frase é ambígua, possui dupla interpretação, o que atenta contra a clareza.

97 redação “Só as pessoas que se apegam em demasia à moral é que poderiam criticar atitude tão coerente” Período mais conciso: "Só os moralistas poderiam criticar atitude tão coerente."

98 redação Adequação Muitas vezes empregamos palavras
incorretamente, que, quase sempre, passam despercebidas: "Ele é um homem imoral." A palavra imoral não se adapta a pessoas, deve ser usada em referência ao ato praticado por alguém: ''''Ele praticou um ato imoral."

99 redação Daí a correção da frase para "Ele é um homem amoral"
Não basta escrever corretamente atendendo às normas gramaticais previstas como modelo padrão; é mister, também, escrever com elegância.

100 redação Coesão Já vimos que um texto é construído por meio do encadeamento de ideias, ou seja, da articulação do pensamento. Para que haja uma sequência lógica de raciocínio, é necessário que se estabeleça uma relação de dependência entre as orações, os períodos e os parágrafos.

101 redação Abaixo, alguns elementos de coesão
a) Prioridade, relevância: Em primeiro lugar, antes de mais nada... b) Tempo: (frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade, simultaneidade, eventualidade): então, logo, logo depois, imediatamente, logo após...

102 redação c) semelhança, comparação, conformidade: igualmente, da mesma forma,do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, por analogia, assim também d) Adição, continuação: além disso, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também - e as conjunções aditivas: e, nem, não só... mas também, etc.

103 redação e) Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe?, é provável, não é certo, se é que. f) Certeza, ênfase: de certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente , com toda a certeza.

104 redação g) Surpresa, imprevisto: inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente, surpreendentemente. h) Ilustração, esclarecimento: por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber. Essas partículas, ditas "explicativas", vêm sempre entre vírgulas, ou entre uma vírgula e dois-pontos.

105 redação i) Propósito, intenção, finalidade: com o fim de, a fim de, com o propósito de, propositadamente, de propósito, intencionalmente - e as conjunções finais. j) Lugar, proximidade, distância: perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, além, acolá - outros advérbios de lugar, algumas outras preposições, e os pronomes demonstrativos.

106 redação k) Resumo, recapitulação, conclusão: em suma, em síntese, em conclusão, em resumo, portanto. l) Contraste, oposição, restrição, ressalva: pelo contrário, em contraste com ,salvo, exceto, menos - e as conjunções adversativas e concessivas.

107 redação m) Causa e consequência: daí, por consequência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito - e as conjunções causais: porque, que, porquanto, visto que, já que, uma vez que, visto como, como (antes da oração principal), conclusiva: logo, pois (após o verbo), portanto, por conseguinte e explicativas: pois (antes do verbo), que, porque.

108 redação n) Referência em geral: os pronomes demonstrativos "este" (o mais próximo), "aquele" (o mais distante), "esse" (posição intermediária; o que está perto da pessoa com quem se tala); os pronomes pessoais; repetições da mesma palavra, de um sinónimo, os numerais adjetivos último, penúltimo, antepenúltimo, anterior, posterior; os numerais ordinais (primeiro, segundo, etc.).

109 redação


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