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O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL - O CASO DO TRADE POINT - FERNANDO BARLEM CÍRIA ORIENTADOR: HENRIQUE.

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Apresentação em tema: "O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL - O CASO DO TRADE POINT - FERNANDO BARLEM CÍRIA ORIENTADOR: HENRIQUE."— Transcrição da apresentação:

1 O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL - O CASO DO TRADE POINT - FERNANDO BARLEM CÍRIA ORIENTADOR: HENRIQUE FREITAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

2 OBJETIVOS Visa identificar o perfil das organizações que estão utilizando a Internet para a realização de negócios e de que maneira o estão fazendo. Determinar quem são as organizações. Saber como estão utilizando. Descobrir os motivos pelo qual usam. Determinar a necessidade mínima de informações quando usam a Internet. Verificar se possuem uma “cultura” de mercado global e se conhecem a potencialidade do uso da Internet como meio de realização de negócios. Sugestões de uso.

3 CONTEXTO DA PESQUISA

4 CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS É uma pesquisa survey descritiva, procura identificar e caracterizar empresas que estão utilizando a Internet para realizarem operações de caráter mundial. A amostra é do tipo não-probabilística intencional, do universo das organizações que utilizaram o Trade Point depois da implementação da Internet, aproximadamente 100 empresas. O procedimento para a coleta de dados é um questionário, que será dividido da seguinte forma:1. Identificação da empresa. 2. A Internet. 3. O uso do serviço do Trade Point. 4. O mercado internacional. 5. Sugestões. A análise de dados será através do software Le Sphinx.

5 TRADE POINT PORTO ALEGRE É uma associação formada por cinco entidades: SEBRAE, PROCEMPA, BRDE, FIERGS e FEDERASUL. É um centro de negócios estruturado segundo o modelo ditado pelo Programa da United Nations Conference on Trade and Development - UNCTAD, das Nações Unidas. Busca gerar oportunidades de negócios e parcerias no mercado internacional, assim como a redução dos custos das transações e rotinas administrativas do Comércio Internacional. Foi fundado para capacitar o empresário gaúcho a importar e exportar. FUNCIONAMENTO Existem 70 Trade Points espalhados por todo o mundo. A comunicação entre eles é feita através da Internet. Cada um deles possue empresas cadastradas com os seus respectivos produtos. O Trade Point é como se fosse um grande “classificados” internacional.

6 CRONOGRAMA


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