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Avaliação da Adoção de um Sistema de Informação pela Gerência de Recursos Humanos no Hospital Moinhos de Vento: a Visão dos Funcionários Por Cárin C. da.

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1 Avaliação da Adoção de um Sistema de Informação pela Gerência de Recursos Humanos no Hospital Moinhos de Vento: a Visão dos Funcionários Por Cárin C. da Rosa Carvalho Orientador: Professor Henrique Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

2 TEMA àA crescente necessidade de informação das organizações frente a concorrência atual e o papel da área de recursos humanos quando da implantação de uma nova ferramenta de trabalho - um sistema de informação - que visa agilizar o desempenho das tarefas dos colaboradores e suprir a gerência de informações relevantes.

3 QUESTÃO DE PESQUISA à Como a adoção de um sistema de informação pode influenciar no desempenho das atividades dos funcionários da Gerência de Recursos Humanos do HMV?

4 OBJETIVO GERAL à Avaliar de que forma a implantação de um Sistema de Informação (SI) afeta os colaboradores da Gerência de Recursos Humanos do Complexo Hospitalar Moinhos de Vento, visando prover uma melhor utilização desta ferramenta em prol das atividades desenvolvidas pelos mesmos.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever o funcionamento da Gerência de Recursos Humanos antes da implantação do sistema de informação; Descrever o modo de adoção do sistema de informação na Gerência de Recursos Humanos; Analisar o sistema de informação em relação às atividades dos colaboradores da Gerência de Recursos Humanos; Levantar a opinião dos colaboradores da Gerência de Recursos Humanos em relação ao sistema de informação Propor sugestões para que a mudança provocada pela implantação do sistema de informação na Gerência de Recursos Humanos ocorra com maiores possibilidades de sucesso.

6 R EFERENCIAL T EÓRICO Boletins de exclusão, inclusão ou alteração no cadastro. Cartões ponto. Vales emitidos. Planos de conta. Softwares. Outros. BANCO DE DADOS Cadastros de: Pessoal, Cargos, Seções, Acumulação de dados. Relatórios legais. Folha de pagamento. Relatório de efetivo por cargo e por seção. Faltas, atrasos e absenteísmo. Rotatividade por cargo e seção. Situação de férias. Outros relatórios. INPUTS PROCESSAMENTO OUTPUTS Sistema de Informação de RH. Fonte: Adaptado de Chiavenato, 1998, p Prazer Resistência Facilidade de uso Utilidade Modelo de motivação. Fonte: Dias, 1997, p.2.

7 R EFERENCIAL T EÓRICO PRAZER RESISTÊNCIA FACILIDADE DE USO UTILIDADE Modelo de motivação. Fonte: Dias, 1997, p. 2.

8 R EFERENCIAL T EÓRICO HMV GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS Informações Dados

9 METODOLOGIA ESTUDO DE CASO DESCRITIVO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS 26 COLABORADORES (a totalidade de colaboradores da Gerência) DADOS ANALISADOS POR SOFTWARE ESPECÍFICO

10 HOSPITAL MOINHOS DE VENTO (HMV) Está passando por mudanças que visam unir as duas partes em uma única: a Gerência de Recursos Humanos Ainda, está passando pelo período de adoção do sistema de informação. HMV - (Fundado em1927) 1600 colaboradores (1100 próprios, 500 terceirizados) 27 funcionários Administração de Pessoal Centro de Capacitação e Desenvolvimento UGB RECURSOS HUMANOS

11 ANÁLISE DOS DADOS Dos 27 colaboradores da UGB Recursos Humanos, 22 responderam ao questionário. Cada área dentro da UGB de Recursos Humanos (CCD e Adm. De Pessoal) teve 11 representantes que responderam. Perfil dos colaboradores: mínimo de 21 e máximo de 42 anos, a maioria com 3º grau (11/22) e grande parte com pós-graduação (8/22). Antes do sistema ser adotado eram utilizados outros programas para realização das atividades da área. Informações eram perdidas por não serem registradas adequadamente.

12 ANÁLISE DOS DADOS à MODO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA:

13 ANÁLISE DOS DADOS à O SISTEMA FRENTE ÀS ATIVIDADES DIÁRIAS DOS COLABORADORES :

14 ANÁLISE DOS DADOS à OPINIÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA (parte I):

15 ANÁLISE DOS DADOS à OPINIÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA (parte II): OBS: Em algumas colunas o total não fecha com o número de citações porque na contagem foram consideradas as não-respostas.

16 CONCLUSÃO A primeira falha foi não ter sido realizado um levantamento de necessidades junto aos colaboradores. Os colaboradores conhecem o sistema mais tecnicamente. Não existem terminais suficientes para consulta. Não foi constatado nenhum tipode resistência, os colaboradores consideram importante dominar o sistema e têm isso como meta. O sistema é considerado fácil e útil pelos colaboradores, e não os deixa tensos. As análises mostram que, na visão dos colaboradores, existe empenho dos superiores em fazer com que o projeto dê certo. Os colaboradores pedem para que o sistema seja revisto e nossa sugestão é de que se isso for feito, que seja junto aos mesmos, de forma a identificar suas necessidades. Outro aspecto bastante salientado é o fato de os colaboradores quererem mais treinamento para aprenderem o sistema.


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