A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA

2

3 ESTERILIZAÇÃO DE AR - Segunda Guerra Mundial não existia tecnologia adequada p/ processos fermentativos em larga escala e em condições de assepsia, não fabricava antibióticos, vitaminas, enzimas. Grande avanço: esterilizar grandes volumes de ar. Ex. reator de 100 m3 a vazão específica de 0,5 min-1 ou 0,5 v.v.m.-volume de ar por volume de meio por min. necessário esterilizar 50 m3 ar/min. Ar ambiente: contaminação de 103 partículas/m3 se introduziria partículas/min e numa fermentação de 50 a 100 horas, um total de partículas seria introduzido e inviabilizando processo fermentativo.

4 Espécie microbiana: bolores e leveduras, bactérias e esporos, provenientes solo, plantas cursos de água. Dimensão 0,5 a 1,0 µm m.o e  4 µm partículas poeira. Amostradores (determinação da concentração de microrganismos suspensos no ar atmosférico e verificar a efetiva esterilização ou quantificar contaminantes em áreas estéreis). - Princípio: retêm microrganismos em volume de ar, dando-se condições para as células proliferarem e faz-se a contagem de colônias. - Considerar: retenção não total, distintas eficiências p/ diferentes amostradores; destruição de certas espécies; mais de uma célula por partícula; meio de cultura não garante o desenvolvimento de todas as espécies.

5 1. Impinger (AGI) 10 mL líquido coletor: água destilada. Contagem: diluições e contagem de colônias em placas. Conhecendo: vazão de ar e tempo de amostragem, conhece-se volume de ar amostrado. Calcula concentração de m.o. Orifício Crítico:velocidade do ar = som.

6 Amostrador Shipe Erlenmeyer 125mL; Entrada ar orifício crítico. Evita retenção, reduz destruição de células vegetativas, 23% mais cél. Viáveis.

7 2. Amostragem por Filtração
Concentração de microrganismos São Paulo: 4 a partículas/m3

8 Amostradores de Fenda ou Orifício

9 MÉTODOS PARA A ESTERILIZAÇÃO DE AR
1. Esterilização por Aquecimento Esterilização de ar por calor seco. Ensaios com esporos de Bacillus globigii. Temperatura (°C) Tempo de Permanência (s)

10 Esterilização de ar por aquecimento através de resistores elétricos

11 2. Esterilização por Radiações
Levar em conta: eficiência de destruição de m.o, custo obtenção de radiação, periculosidade e efeito colateral de uso. Não usa partículas , , prótons e nêutrons (dispendiosos). Para esterilizar ar: Radiações Ultravioleta. Não usado para processos fermentativos. Usado em câmaras assépticas

12 3.Esterilização por Filtração
Permite esterilizar altas vazões de ar. Filtros confiáveis. Encontrado em instalações industriais, piloto e laboratório. Materiais filtrantes: carvão, algodão, papel; substituídos por lã de vidro (final década de 70). Início década de 70 filtros de materiais sinterizados: vidro, metais (bronze, aço inoxidável) e materiais cerâmicos, filtros de membranas ou placas porosas de materiais poliméricos (nailon, teflon ou ésteres de celulose) Um filtro para cada reator.

13 3. A .Filtros de Materiais Fibrosos
Filtros: fibras diâmetro médio 3 µm a 19 µm Dimensões: 2 a 3 m altura e 1 a 1,5 diam, espessura do leito filtrante 1,3 a 1,8 m.

14 B.Filtros de Membranas Membranas poros 0,2 µm ou 0,45 µm. Forma de discos ou cartuchos

15 C. Filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air- Câmaras Assépticas)
Placas de Acetato de celulose, eficiência 99,97% remoção partículas diâmetro 0,3 µm

16 Capela de Fluxo Laminar

17 Exercício Quatro dornas, contendo  L de mosto cada uma, e duas dornas, contendo  L de mosto cada uma, deverão ser aeradas com uma aeração igual a 0,3 vvm. Dimensione o sistema de esterilização do ar (por filtração) destinado a esta fermentação e faça um esquema indicando a disposição dos filtros em relação às dornas. Obs.: um filtro por dorna.


Carregar ppt "ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google