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Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização

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Apresentação em tema: "Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização A Gestão Pública Orientada para Resultados e para a Qualidade dos Serviços prestados ao Cidadão

2 Princípios/Fundamentos
GESPÚBLICA Histórico Amplitude Missão Visão Estratégia Rede Nacional Excelência Princípios/Fundamentos Ciclo Áreas de Atuação Resultados

3 Histórico GESPUBLICA 2005 GESPUBLICA – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização 2000 PQSP – Programa da Qualidade no Serviço Público 1996 QPAP – Programa da Qualidade e participação na Administração Pública 1990 Sub Progama da Qualidade e Produtividade na Administração Pública 1979 Programa Nacional de Desburocratização 1956 Comissão de Simplificação Burocratica

4 Missão GESPUBLICA Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

5 Visão GESPUBLICA Até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão. Ganho social Criar valor público para o cidadão.

6 Estratégia GESPUBLICA Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira. Pessoas e organizações voluntárias Sustentabilidade

7 Rede Nacional de Gestão Pública
GESPUBLICA Pessoas e organizações voluntárias A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado.

8 Princípios / Fundamentos
GESPUBLICA Agilidade Inovação Publicidade Impessoalidade Valorização das pessoas Foco em resultado Excelência dirigida ao Cidadão Controle social Gestão participativa Moralidade Eficiência Aprendizado organizacional Visão de Futuro Legalidade Gestão baseada em processos e informações

9 Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão
Apoiar a construção de organizações públicas de alto desempenho GESPUBLICA Prêmio Nacional da Gestão Pública Melhoria contínua do sistema de gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Excelência em gestão Melhoria Auto-avaliação Gestão do atendimento Desburocratização

10 Áreas de Atuação Auto-avaliação da gestão  a avaliação continuada da gestão consiste em mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicos para a implementação de ciclos contínuos de avaliação e planejamento da melhoria dos seus sistemas de gestão. GESPUBLICA Gestão do atendimento  compreende ações de mobilização para melhorar o atendimento prestado aos cidadãos, particularmente para capacitação e apoio técnico para a elaboração, divulgação e avaliação de Cartas de Serviços ao Cidadão e para realização sistemática de pesquisas de satisfação dos usuários de serviços públicos. Desburocratização  compreende as ações de simplificação de procedimentos, rotinas, processos e de desregulamentação.

11 Nível de Gestão – Auto-Avaliação
Total= 1091 Fonte: Banco de Dados GESPUBLICA e Site PQGF

12 VISÃO SISTÊMICA – UM OLHAR PARA O FUTURO

13 “Todos querem crescimento econômico, mas ninguém deseja mudança.”
O Mundo é Plano “Todos querem crescimento econômico, mas ninguém deseja mudança.” “Infelizmente é impossível conseguir uma coisa sem a outra.” “Se quisermos crescer, é melhor aprender a mudar e ajustar à mudanças.” Thomas Friedman

14 Estudo Global McKinsey 2006
Uma tirada de pulso com executivos sobre as tendências mais importantes para os negócios no mundo

15 Que fator tem maior contribuição para o ritmo acelerado
PERGUNTA Que fator tem maior contribuição para o ritmo acelerado de mudanças no ambiente de negócios de hoje? Fonte: Mar 2006 McKinsey Quarterly global survey of business executives

16 O que essas empresas fazem de especial?*
Grandes insights de mercado Grande habilidade de entender o que seus clientes querem, e ajudar seus clientes no desenvolvimento de seus desejos. As culturas dessas empresas apóiam a inovação Trazer as melhores idéias de seus funcionários e dar as condições para que elas virem produtos e serviços lucrativos na vida real. Um olho preparado para as oportunidades Inovações não vêm somente de idéias novas. Grandes inovadores fazem produtos atuais evoluir. * Segundo executivos pesquisados

17 VELHOS PARADIGMAS NOVOS PARADIGMAS Novos produtos Novas Experiências
Adicionar atributos e novas cores Novas concepções profundas – mudança na categoria como um todo Manter as coisas como estão Desenvolver novas áreas – surpreender Cafés nas esquinas americanas Starbucks Companhias aéreas Gol Loja tradicional Tok & Stok

18 Necessidades Antigas, Idéias Novas
O que o espírito de inovação está trazendo? Uma história mais ampla para os produtos Uma experiência memorável para os consumidores

19 O que é velho? O CIRCO O que é novo? CIRQUE DU SOLEIL
Números tradicionais com animais, palhaços pintados, trapezistas, tudo ligado a fórmulas viciadas de entretenimento? O que é novo? CIRQUE DU SOLEIL É uma renovação dramática na forma de entender a forma que um circo pode assumir, com roupas fantásticas, música envolvente e belos ginastas, que nos dão uma experiência única de “uau!”.

20 A Única Empresa do Mundo em que você pode chamar o CHEFE de Palhaço sem medo de ser mandado embora.

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22 “Eu consegui encontrar o balanço exato entre os negócios e a CRIATIVIDADE. Quando você provoca ambos, a CRIATIVIDADE cresce dentro dos negócios.” Guy Laliberté

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25 “O Circo do Sol foi criado com um plano muito simples: se divertir, viajar e fazer o público feliz. Tudo começou graças um grupo de indivíduos famintos por luz, liberdade e imaginação.” Guy Laliberté, 16 de Junho de 1984

26 20 anos depois...

27 Mais de 3 mil funcionários em todo o mundo, incluindo 900 artistas; quase 1600 pessoas na sede em Montreal; a idade média da turma é 35 anos; os funcionários representam mais de 40 nacionalidades e falam 25 diferentes idiomas; desde 1984, o Circo já passou mais de 250 vezes por mais de 100 cidades em todo o mundo; mais de 50 milhões de pessoas já assistiram aos seus shows; mais de 7 milhões irão assistir em 2006; diferentes shows serão apresentados em diferentes lugares do mundo em 2008 (incluindo RJ e SP); 700 mihões de dólares de faturamento em 2005.

28 O QUE VOCÊ PODE APRENDER COM O PALHAÇO?

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30 “Cadê a Por. do salto triplo
“Cadê a Por*** do salto triplo?!!! Isso aqui é um CIRCO e eu preciso de PERFORMANCE no nível máximo” Laliberté

31 O quartel-general do CIRQUE: mil m2, 60 milhões de dólares, 3 estúdios de treinamento, depósito e estúdio de figurino.

32 "Eu nunca tinha encontrado alguém disposto a investir tanto dinheiro em produção, infra-estrutura e risco como Guy", O Cirque investe mais de 70% do seu lucro em novas iniciativas, Pesquisa & Desenvolvimento, e novos shows todos os anos. "Nós construimos a marca do Cirque baseada em criatividade, e se nós não respeitarmos esse primeiro valor, não vamos chegar a lugar algum no futuro. Um dia típico no escritório para mim começa quando eu me questiono: Qual será a coisa mais Impossível que eu vou fazer hoje?" Lamarre, Presidente do Cirque.

33 Roupas esquisitas, música original, artistas inteligentes - NENHUM ANIMAL!
Ao eliminar uma das maiores despesas de um circo e também a mais controversa, o CIRQUE mudou o foco do jogo. O quê antes era uma diversão para crianças, se tornou uma paixão para os adultos. Ao fazer isso, o CIRQUE reinventou o modelo de preços.

34 "A cultura de assumir riscos é fator chave para o sucesso do CIRQUE", diz Renee Mauborgne, autor de Estratégia do Oceano Azul, "O Cirque combina a mágica e os valores do circo com a sofisticação intelectual do teatro e balé para criar uma nova forma de arte, e com isso, um novo "oceano azul. O perigo está quanto você começa a ser imitado. Você começa a entrar no oceano vermelho da competição ao invés de criar um novo oceano azul. Quando isso acontece, o concorrente, e não o mercado, passa a ser o seu foco."

35 La nouba

36 O QUE FAZER PARA CHEGAR NO FUTURO?

37 A importância da Estratégia
“Ao contrário de tentar correr a mesma pista de corrida mais rápido, estratégia é escolher uma outra pista melhor para correr”. Porter

38 Estratégia É o caminho através do qual saímos de uma situação para tentar atingir uma outra posição desejada e possível. ESTRATÉGIA Posição Futura Situação Atual

39 Por que as estratégias falham?
A Estratégia não é comunicada de maneira clara Falta de alinhamento para implementação Ênfase nos indicadores financeiros (refletem resultados gerais) Incapacidade de avaliar a contribuição dos ativos intangíveis Sistemas gerenciais inadequados Dificuldade de associar corretamente o orçamento à Estratégia Dissociação entre Estratégia e ação

40 PLANEJAMENTO Planejar ou não planejar ?
Não planejar é assumir uma atitude passiva diante da realidade, deixando as coisas acontecerem. Essa história“Deixa a vida me levar...”

41 Este certamente não planejou!!!!

42 ATITUDES BÁSICAS FRENTE AO FUTURO
Passividade  a estrutura se submete às mudanças; Reatividade  reagir aos estímulos (rapidamente); Pré-atividade  se preparar para as mudanças previsíveis; Pró-atividade  provocar as mudanças desejadas (ampliar os limites impostos pelo ambiente de forma a aumentar o espaço de manobra).

43 VISÃO ESTRATÉGICA Visão tradicional – baseada na competição
Luta no Oceano Vermelho dos tubarões

44 VISÃO ESTRATÉGICA Visão inovadora – buscar novos mares!
O Oceano Azul é só para quem inova

45 VISÃO ESTRATÉGICA O que fazer para alcançar novos mares – Oceano Azul ? Buscar oportunidades dentro do próprio setor com formação complementar : Gerar oportunidades de novas fontes de renda Seja no própria no setor, seja em outras fontes Crie novos espaços no mercado. Amplie seus clientes. Comemore! O mercado pode ser modelado. Agindo assim você tornará a sua “concorrência irrelevante!”

46 Descoberta de uma Curva de Valor
Reduzir Que valores devem ser reduzidos bem abaixo do padrão do setor? Eliminar Criar Nova Curva de Valor Que fatores que o setor assumiu como sendo os mais corretos devem ser eliminados? Que fatores que o setor nunca ofereceu devem ser criados? Que fatores devem ser elevados bem acima do padrão do setor? Elevar

47 A nova curva de valor do Cirque du Soleil
DU SOEIL RINGLING BROS AND BARNUN & BAILEY CIRCOS REGIONAIS MENORES Músicas e danças artísticas Diversão e humor Vibração e perigo Picadeiro único Tema Ambiente refinado para os espectadores Várias produções Preço Espetáculos com animais Espetáculos com vários picadeiros Astros circenses Descontos para grupos

48 PARADOXO DO SETOR maiores gastos Redução na oferta Novas técnicas
Tecnologias Educação Redução na oferta maiores gastos maior pressão da sociedade maiores exigências menores oportunidades

49 CENÁRIO DO SANEAMENTO O conhecimento em saneamento continuará avançando e incorporando novas tecnologias. O custo da ÁGUA continuará crescendo. A baixa oferta aumentará. A demanda otimizada será crescente por conta do aumento das preocupações ambientais.

50 ? QUESTÕES ESTRATÉGICAS Para onde o mercado nos empurra ?
Para onde queremos ir ? ? Onde estamos ?

51 PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Meu interesse está no futuro porque é lá que vou passar o resto da minha vida. Charles Kettering

52 Tenha senso de oportunidade!

53 MUDANÇA A ÚNICA CONSTANTE É A MUDANÇA. A MUDANÇA É UM PROCESSO CONTINUO E INERENTE, NA NOSSA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL!

54 PROCESSOS DE MUDANÇA “Se compreendermos que a própria vida é um processo em contínua mutação, iremos nos sentir vinculados às mudanças, em vez de alienados em relação a elas. Seremos capazes de sentir os ventos sutis da mudança e agir de acordo com eles, em vez de mergulhar em um furacão.

55 SAI NA FRENTE QUEM ANTECIPA-SE ÀS MUDANÇAS
Na gestão da mudança, devemos sempre nos antecipar a ela, tornando-a geradora de oportunidades. É importante compreendê-la para melhor adaptar culturas, comportamentos, estruturas, processos, negócios e tecnologias.

56 “QUE OS OCEANOS AZUIS SEJAM UMA CONSTANTE EM NOSSA BUSCA DIÁRIA NO CUMPRIR DE NOSSOS PAPÉIS”
OBRIGADO

57 GESPUBLICA Mauricio Biazotto Corte mcorte@sorocaba.sp.gov.br
Secretário de Governo e Planejamento de Sorocaba


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