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27 de setembro 2013. Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.

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1 27 de setembro 2013

2 Organização

3 Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica UFRegiãoAgentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas/ Mês Coordenação Estadual ALne54497566205 156262 13,01 AMno60185086526 164282 13,71 APno10901251215 3161 2,61 BAne26104282928933 7241229 60,31 GOco833712029539 239403 19,91 MGsd28695444233137 82914010 69,11 MSco42674814748 119202 9,91 PAno1410396915072 377645 31,41 RJsd14578212116699 418705 34,81 SCsu9787145211239 281484 23,41 TOno34963923888 98182 8,21 Total 12192415277137.2013436 58245 286,311

4 O curso O Ministério da Saúde pactuou a formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATEnf). A sua execução será por meio de duas instituições de excelência no ensino, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

5 Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas do SUS, as áreas de saúde mental, atenção básica dos três entes federativos e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde.

6 Meta Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde da família, totalizando 290.760 alunos. As primeiras turmas estão previstas para outubro de 2013, a iniciar pelos Estados do Acre, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

7 Formação

8 Objetivo Contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta.

9 Objetivos específicos Apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas; Discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas; Ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

10 Passos O projeto prevê a formação de orientadores e tutores de aprendizagem que serão responsáveis pela execução do Curso de Formação. As seleções ocorrerão por meio de editais públicos, com os critérios estabelecidos pela Equipe Nacional. Os orientadores terão uma formação de 24h. Sendo esta etapa classificatória. Os tutores terão uma formação de 120h, sendo 40h presenciais, que será critério de seleção classificatória, e 80h em EAD durante o período da formação para ACS e ATEnf.

11 Passos Os ACS e ATEnf terão a formação com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão. – Cada turma terá o acompanhamento de dois tutores, e será composta por 40 alunos entre ACS e ATEnf. – As turmas ocorrerão conforme cronograma patuado em cada Estado, de forma descentralizada respeitando a organização das regionais de saúde. – O material didático e alimentação nos dias da formação serão custeadas pelo projeto.

12 Passos A formação dos ACS e ATEnf ocorrerá de forma descentralizada, respeitando a especificidade e os pactos de cada local, em parceria com os Governos Estaduais, Secretárias Estaduais de Saúde, ETSUS, ESP, as áreas técnicas da Saúde Mental, Atenção Básica e COSEMS. – Equipe Nacional; Grupo Condutor, Coordenação Executiva, Núcleo Pedagógico, Coordenações Macrorregionai, Equipe de Comunicação, Equipe de Infra estrutura, Equipes Estaduais – Composta por um coordenador (40h), e equipe de apoio acadêmico e infraestrutura (40h cada) contratados de acordo com o número de turmas previstas no Estado. – Orientadores e tutores conforme turmas previstas. – A equipe estadual terá o apoio da equipe nacional durante todo o desenvolvimento do projeto.

13 Grupo Condutor Coord. Executiva Coord. Executiva Coord. Gestão Acadêmica Apoios Coord. Macrorregio nal Coord. Macrorregio nal Coord. Estadual e Apoios Coord. Estadual e Apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Comunicação Eventos Coord. Comunicação Eventos Áreas Tec. Sm, AB e DEGES Áreas Tec. Sm, AB, DEGES COSEMS

14 Coordenação Estadual Objetivo Planejar, articular, coordenar e monitorar a execução da formação dos tutores e alunos nos Estados

15 - Profissional com formação em nível superior e experiência de no mínimo 6 anos, na área de Gestão e/ou Coordenação de projetos na área de saúde coletiva, preferencialmente Atenção Básica ou Saúde Mental. - Terá a função de planejar, articular, coordenar e monitorar a execução da formação dos alunos em Estados da formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem previstas para execução. Perfil Coordenação Estadual

16 Atribuições Elaborar, acompanhar e avaliar os cronogramas de formação no Estado sob sua responsabilidade; Promover a divulgação, negociações e articulações, necessárias para a execução dos cursos, com os atores no Estado sobre sua responsabilidade; Organizar e executar, em conjunto com as equipes de coordenações macrorregionais a seleção das equipes de tutores em cada estado, conforme critérios pactuados; Definir, articular e monitorar, as demandas para a execução dos cursos nos estados sob sua responsabilidade; Produzir relatórios técnicos da execução do projeto no estado; Coordenar as equipes de apoio estaduais do projeto;

17 Resultados esperados Cronogramas dos cursos elaborados e monitorados, equipes estaduais articuladas e apoiadas, tutores selecionados e contratados; demandas às demais equipes nacionais do projeto formuladas e monitoradas, cursos realizados de acordo com cronograma;

18 Sejam Muito Bem Vindos


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