A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde Rafaela M. El Corab Moreira Gardênia da Silva Abbad Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília - UnB Instituto de Psicologia - IP VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Bonito (MS) Abril de 2014

2 Estrutura da Apresentação
2/19 Estrutura da Apresentação Introdução Referencial Teórico Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

3 Introdução Objetivo Porque investigar o tema?
3/19 Introdução Porque investigar o tema? O que as estratégias de aprendizagem visão? Introdução Referencial Teórico Método Objetivo Identificar as estratégias de aprendizagem adotadas por um grupo de estudantes universitários. Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

4 Referencial Teórico Aprendizagem Estratégias de Aprendizagem
4/19 Referencial Teórico Aprendizagem Estratégias de Aprendizagem Estratégias ou Estilos de Aprendizagem? Introdução Referencial Teórico Habilidades cognitivas ou comportamentais utilizadas de modo a garantir o sucesso de todas as etapas Método Resultados Preferências do estudante referentes aos aspectos contextuais e às maneiras de estudar Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

5 5/19 Referencial Teórico Sistema de classificação de estratégias de aprendizagem: Introdução Estratégias cognitivas Repetição mental do material a ser aprendido Organização Elaboração Referencial Teórico Método 2. Estratégias comportamentais Repetição mental do material a ser aprendido Organização Elaboração Resultados 3. Estratégias autorregulatórias Controle emocional Controle motivacional Monitoramento da compreensão Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

6 Método Amostra 42 alunos da Disciplina Nutrição Humana e Saúde da UnB
6/19 Método Amostra Bases Teóricas 42 alunos da Disciplina Nutrição Humana e Saúde da UnB Modelo Proposto 88,1% - Mulheres Idade média = 21,36 anos Método 73,8% - Enfermagem 16,7% - Fisioterapia 9,5% - Terapia Ocupacional Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

7 7/19 Método Instrumentos Bases Teóricas Questionário de Estratégia de aprendizagem adaptado da EEA (validada por Zerbini, Carvalho e Abbad, 2005) Modelo Proposto Originalmente composto por 28 itens. 45 itens para o contexto da disciplina Escala de 11 pontos (0=Nunca; 10 = Sempre) Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

8 Método Procedimento de Coleta de Dados
8/19 Método Procedimento de Coleta de Dados Bases Teóricas Questionário impresso aplicado coletivamente Instruções contidas no questionário e lida pelo instrutor Modelo Proposto Respostas registradas em um arquivo de dados eletrônico no programa Excel importadas para o SPSS para que pudessem ser analisadas. Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

9 Método Procedimentos de Análise dos Dados Análises descritivas
9/19 Método Procedimentos de Análise dos Dados Bases Teóricas Análises descritivas Análises fatoriais Análises de consistência interna Eliminação do itens com cargas fatoriais inferiores a 0,35 Modelo Proposto Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

10 Resultados 3 fatores com evidências de validade:
10/19 Resultados 3 fatores com evidências de validade: Bases Teóricas Fator 1 - Estratégias Cognitivas de Aplicação e Busca de Ajuda Interpessoal 6 itens Carga Fatorial: de 0,45 a 0,85 Alpha de Cronbach = 0,80 Modelo Proposto Método Fator 2 - Estratégias Cognitivas e de Busca por Materiais Escritos 5 itens Carga Fatorial: de 0,60 a 0,88 Alpha de Cronbach = 0,82 Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

11 Resultados 3 fatores com evidências de validade:
11/19 Resultados 3 fatores com evidências de validade: Bases Teóricas Fator 3 – Uso de Recursos de Ensino e Interação apoiados por novas tecnologias da informação e comunicação 5 itens Carga Fatorial: de 0,38 a 0,76 Alpha de Cronbach = 0,73 Modelo Proposto Método Fator Média Fatorial Desvio padrão 1 47,0 9,6 2 32,0 13,0 3 26,05 11,8  Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

12 12/19 Resultados Fator 1 - Estratégias Cognitivas de Aplicação e Busca de Ajuda Interpessoal Bases Teóricas  Itens Média Desvio padrão Associei os conteúdos da disciplina aos meus conhecimentos anteriores. 8,24 1,827 Associei os conteúdos da disciplina às minhas experiências anteriores. 8,63 1,462 Busquei outros sites relacionados ao conteúdo do curso. 6,49 2,656 Identifiquei, no meu dia a dia, situações para aplicar os conteúdos da disciplina. 8,73 1,533 Entrei em contato com meu grupo por meio de redes sociais (facebook, twitter etc). 9,07 2,240 Me reuni com meu grupo afim de discutir a atividade da semana pedagógica ou da disciplina. 5,83 4,006 Modelo Proposto Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

13 13/19 Resultados Fator 2 - Estratégias Cognitivas e de Busca de Materiais Escritos Bases Teóricas Itens Média Desvio padrão Fiz resumos do conteúdo da disciplina. 7,17 3,894 Desenhei esquemas para estudar o conteúdo da disciplina. 5,07 4,057 Revisei a matéria para verificar o quanto eu dominava o conteúdo. 7,02 2,959 Fiz anotações sobre o conteúdo da disciplina. 8,29 2,492 Busquei outras fontes de pesquisa, fora da internet, relacionadas à disciplina. 5,17 3,464 Modelo Proposto Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

14 14/19 Resultados Fator 3 - Uso de Recursos de Ensino e Interação apoiados por novas tecnologias da informação e comunicação Bases Teóricas Modelo Proposto Itens Média Desvio padrão Compreendi o conteúdo através dos podcasts. 6,83 2,982 Acompanhei as vídeo aulas disponibilizadas. 6,59 3,464 Participei e coloquei minhas ideias nos fóruns. 6,12 3,696 Fiz estudos de casos para fixar o conteúdo dado na disciplina. 2,49 3,302 Tirei minhas dúvidas pelo moodle. 4,02 3,602 Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

15 Resultados Correlação entre fatores Fator 1 2 3 1,000 -0,005 0,043
15/19 Resultados Correlação entre fatores Bases Teóricas Fator 1 2 3 1,000 -0,005 0,043 -0,072 Modelo Proposto Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

16 Discussão Plataforma moodle
16/19 Discussão Plataforma moodle Melhor explicação sobre o uso da ferramenta Utilização de diferentes técnicas e estratégias para as variedades dos estilos de aprendizagem Não há um único método para aprendizagem Bases Teóricas Modelo Proposto Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

17 Discussão Limitações Estudos Futuros Número baixo de sujeitos
17/19 Discussão Limitações Número baixo de sujeitos Local de aplicação do questionário Bases Teóricas Modelo Proposto Estudos Futuros Questionário online Conteúdo no Moodle e Facebook Método Resultados Discussão VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde

18 Obrigada! Rafaela Marcolino El Corab Moreira rafaela.mecm@gmail.com
18/19 Universidade de Brasília – UnB Instituto de Psicologia – IP Obrigada! Rafaela Marcolino El Corab Moreira Gardênia da Silva Abbad Andreia Araujo Lima Torres VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) Estratégias de Aprendizagem adotadas por estudantes universitários de cursos apoiados pelo programa de apoio ao ensino na saúde


Carregar ppt "VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google