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Aula 6 - Medidas de associação1 DATAAulaCONTE Ú DO PROGRAM Á TICO 10/03Segunda1N í veis de mensura ç ão, vari á veis, organiza ç ão de dados, apresenta.

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1 Aula 6 - Medidas de associação1 DATAAulaCONTE Ú DO PROGRAM Á TICO 10/03Segunda1N í veis de mensura ç ão, vari á veis, organiza ç ão de dados, apresenta ç ão tabular 12/03Quarta2Apresenta ç ão tabular e gr á fica 17/03Segunda3Apresenta ç ão gr á fica; medidas de tendência central e de posi ç ão 19/03Quarta4Medidas de tendência central e de posi ç ão; medidas de dispersão ou de variabilidade 24/03Segunda5Medidas de correla ç ão, no ç ões de regressão linear simples, estimando a equa ç ão da reta 26/03Quarta6Medidas de associa ç ão 31/03Segunda7Consolida ç ão de conte ú do - Exerc í cios 02/04Quarta8Avalia ç ão 1 14/04Segunda9No ç ões de probabilidade; no ç ões de amostragem; distribui ç ão binomial 16/04Quarta10Distribui ç ão normal, distribui ç ão amostral da m é dia 23/04Segunda11Teste de hip ó teses de parâmetros populacionais – conceitos; teste de hip ó teses de uma propor ç ão populacional 28/04Segunda12Teste de hip ó teses de associa ç ão 30/04Quarta13Avalia ç ão 2 12/05Segunda14Teste de hip ó teses de uma m é dia populacional 14/05Quarta15Teste de hip ó teses de duas m é dias com amostras independentes e dependentes 19/05Segunda16Teste de mais de duas m é dias – ANOVA um fator fixo 21/05Quarta17Estima ç ão de parâmetros por intervalo de confian ç a: m é dia e propor ç ão 26/05Segunda18Consolida ç ão de conte ú do – Exerc í cios 28/05Quarta19Avalia ç ão 3 02/06Segunda20Encerramento

2 Aula 6 - Medidas de associação2 Medidas de associação X e Y são variáveis aleatórias quantitativas Razão de prevalências Razão de incidências Odds ratio Qui quadrado de Pearson Coeficiente de associação de Yule Exercícios

3 Aula 6 - Medidas de associação3 Medidas de associação Razão de prevalências Estudo de prevalência n indivíduos são observados e classificados segundo duas variáveis X e Y Ex: X- ronco noturno (X1 – sim, X0 – não) e Y - presença de problema cardíaco (Y1 – sim, Y0 – não)

4 Aula 6 - Medidas de associação4 Medidas de associação – razão de prevalências A prevalência de desnutrição parece ser maior entre as crianças do sexo masculino. Os meninos apresentam uma prevalência 49,8% maior do que as meninas. A prevalência de desnutrição entre meninos é 1,5 vezes (uma vez e meia) a prevalência de desnutrição entre meninas

5 Aula 6 - Medidas de associação5 Medidas de associação – razão de incidências Estudo de incidência

6 Aula 6 - Medidas de associação6 Medidas de associação Estudo de incidência A incidência de mortes parece ser maior entre as pessoas que fumam. Os fumantes apresentam uma incidência 33% maior do que os não fumantes. A mortalidade entre fumantes é 1,33 vezes a mortalidade entre não fumantes.

7 Aula 6 - Medidas de associação7 Medidas de associação Razão de odds (odds ratio) - Estudo do tipo caso-controle

8 Aula 6 - Medidas de associação8 Medidas de associação Razão de odds (odds ratio) - Estudo do tipo caso-controle A força de morbidade de câncer de esôfago entre consumidores de 80 e + g/dias de bebida alcoólica é 5,6 vezes a força de morbidade entre os que consomem de 0 a 79g/dia.

9 Aula 6 - Medidas de associação9

10 10 Coutinho LMS, Scazufca M, Menezes PR. Métodos para estimar razão de prevalências em estudos de corte transversal. Rev. Saúde Pública 2008;42(6):992-8.

11 Aula 6 - Medidas de associação11 Coutinho LMS, Scazufca M, Menezes PR. Métodos para estimar razão de prevalências em estudos de corte transversal. Rev. Saúde Pública 2008;42(6):992-8.

12 Aula 6 - Medidas de associação12

13 Aula 6 - Medidas de associação13

14 Aula 6 - Medidas de associação14 Medidas de associação Qui-quadrado de Pearson Duas variáveis qualitativas: X - curso universitário e Y – sexo do aluno Questão: sexo do indivíduo influi na escolha do curso?

15 Aula 6 - Medidas de associação15

16 Aula 6 - Medidas de associação16 Medidas de associação Qui-quadrado de Pearson

17 Aula 6 - Medidas de associação17 Medidas de associação Se a variável sexo não fosse associada à escolha do curso, quantos indivíduos esperaríamos em Física, entre os homens? Esperaríamos: ou x = 0,6 x 140 = 84 Homens-Física: n observado=100; o valor esperado seria: 0,6x140 = CursoMasculinoFemininoTotal nProporçãonproporçãon Física1000,7200,31200,6 Ciências Sociais 400,3400,7800,4 Total14016012001 Se a variável sexo não fosse associada à escolha do curso, quantos indivíduos esperaríamos em Ciências Sociais, entre os homens? Esperaríamos: ou x = 0,4 x 140 = 56 Homens-C Sociais: n observado=40; o valor esperado seria: 0,4x140 =

18 Aula 6 - Medidas de associação18 Medidas de associação Se a variável sexo não fosse associada à escolha do curso, quantos indivíduos esperaríamos em Física, entre os mulheres? Mulheres-Física: n observado=20; o valor esperado seria: 0,6x60 = CursoMasculinoFemininoTotal nProporçãonproporçãon Física1000,7200,31200,6 Ciências Sociais 400,3400,7800,4 Total14016012001 Se a variável sexo não fosse associada à escolha do curso, quantos indivíduos esperaríamos em Ciências Sociais, entre as mulheres? Esperaríamos: ou x = 0,4 x 60 = 24 mulheres-C Sociais: n observado=40; o valor esperado seria: 0,4x60 = Esperaríamos: ou x = 0,6 x 60 = 36

19 Aula 6 - Medidas de associação19 Tabela esperada, sob a condição de independência Medidas de associação

20 Aula 6 - Medidas de associação20 Medidas de associação O Qui-quadrado é obtido somando-se a diferença ao quadrado entre as freqüências observadas e as esperadas, dividido pelas freqüências esperadas

21 Aula 6 - Medidas de associação21 Se o Qui-quadrado for igual a zero, então não existe associação entre as variáveis. O Qui-quadrado não mede força de associação. Medidas de associação Coeficiente de associação de Yule (Y)

22 Aula 6 - Medidas de associação22 Fórmula equivalente para cálculo do Qui-quadrado: Medidas de associação

23 Aula 6 - Medidas de associação23 Exemplo: Com o objetivo de investigar a associação entre história de bronquite na infância e presença de tosse diurna ou noturna em idades mais velhas, foram estudados 1.319 adolescentes com 14 anos. Destes, 273 apresentaram história de bronquite até os 5 anos de idade sendo que 26 apresentaram tosse diurna ou noturna aos 14 anos. Número de adolescentes segundo história de bronquite aos 5 anos e tosse diurna ou noturna aos 14 anos de idade. Local X, ano Y. Fonte: Holland WW et al.,1978.

24 Aula 6 - Medidas de associação24 Cálculo do qui-quadrado de Pearson Coeficiente de associação de Yule (Y) + 0,41

25 Aula 6 - Medidas de associação25 Distribuição de recém-nascidos acometidos de síndrome de desconforto idiopático grave segundo condição de sobrevivência e peso ao nascer (g). Peso ao nascer ÓbitoSobrevidaTotal Baixo peso (<2500)241337 Não baixo peso (2500 e mais)31013 Total272350 Fonte: Hand DJ et al. A handbook of small data sets. Chapman&Hall, 1994. Com base nos dados apresentados na tabela calcule: a) a incidência de óbitos entre crianças com baixo peso, b) a incidência de óbitos entre crianças sem baixo peso, c) a razão de incidências d) a diferença de incidências e) o qui-quadrado do Pearson f) Coeficiente de associação de Yule g) interprete os resultados

26 Aula 6 - Medidas de associação26 Calcule o qui-quadrado de Pearson para investigar existência de associação e interprete os resultados. DietaCasosControlesTotal n%n%n% Boa3413,94335,07721,0 Razoável11045,14839,015843,0 Pobre10041,03226,013236,0 Total244100123100367100 Distribuição de recém-nascidos segundo condição caso - com defeitos do tubo neural; controle – recém-nascidos que não tinham defeitos do tubo neural e dieta materna.


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