A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009"— Transcrição da apresentação:

1 SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – 12ª edição

2 CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Avaliação externa, realizada anualmente, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino, mediante aplicação de provas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História aos alunos da Educação Básica. Avaliação da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. Provas construídas a partir das Matrizes de Referência da Avaliação, baseadas no novo Currículo do Estado de São Paulo e incluem as habilidades avaliadas no SAEB.

3 CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na montagem das provas (4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª RM) permitindo avaliar as competências e habilidades com maior amplitude. Uso da metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI) que permite a comparação dos resultados obtidos no Saresp ano a ano e com o resultados das avaliações nacionais (Prova Brasil e Saeb). Seus resultados subsidiam o planejamento pedagógico das escolas e são um dois critérios definição e acompanhamento das metas por escolas – IDESP.

4 CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Divulgação da distribuição percentual dos alunos nos níveis de proficiência definidos pela SEE: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. Participação das redes municipal e particular por meio de adesão: Rede Municipal custeada pelo Estado. Atuação de aplicadores externos à escola (à exceção da 2ª série EF) para garantir maior credibilidade aos resultados. Presença de fiscais externos à escola para verificar e garantir a uniformidade e padrões utilizados na aplicação. Presença de apoios regionais nas DEs para dar suporte às redes de ensino que aderiram à avaliação.

5 APLICAÇÃO DO SARESP 2009 Língua Portuguesa – 2ª EF
Dia 10/11 Língua Portuguesa – 2ª EF Língua Portuguesa e Redação – 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM Dia 11/11 Matemática – 2ª, 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM Questões Abertas de Matemática numa amostra de alunos da Rede Estadual – 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM 12/11 Ciências Humanas (História e Geografia) – Rede Estadual 6ª , 8ª EF e 3ª EM

6 DADOS DE PREVISÃO – SARESP 2009
REDE DE ENSINO ESCOLAS ALUNOS TURMAS Estadual1 5.230 53.565 Municipal2 3.245 22.922 Particular3 319 73.230 2.478 Total 8.794 78.965 1 Inclui Rede Estadual Outras (Centro Paula Souza 86 escolas) 2 534 municípios 3 Inclui as escolas do SESI (179 escolas)

7 Professores-aplicadores: 78.975 (turmas)
PESSOAL ENVOLVIDO NA AVALIAÇÃO - PREVISÃO Alunos: Diretores de Escola: 8.794 Professores-aplicadores: (turmas) Pais: (observadores da aplicação) Fiscais: Coordenadores de avaliação: 767 (DE, SME, Esc.Part.) Apoios Regionais: 245

8 questões predominantemente abertas
PROVAS DA 2ª SÉRIE EF Cadernos de Prova: questões predominantemente abertas 4 cadernos de provas diferentes: 2 por período e área avaliada: Língua Portuguesa (8 questões) Matemática (17 questões) Versão de prova em braile e ampliada por série e área

9 PROVAS DA 4ª, 6ª, 8ª SÉRIES EF E 3ª EM
Cadernos de Prova: Língua Portuguesa e Matemática: 4ª, 6ª e 8ª EF e 3ª EM 26 cadernos de provas diferentes por área avaliada 24 questões de múltipla-escolha: 3 blocos/8 questões Ciências Humanas (História e Geografia): 6ª e 8ª EF e 3ª EM 21 cadernos de provas diferentes por área avaliada 32 questões de múltipla-escolha: 4 blocos/8 questões Ciências Humanas (História e Geografia) Versão de prova em braile e ampliada por série e área

10 Questões Abertas de Matemática – Amostral
PROVAS DA 4ª, 6ª e 8ª SÉRIES EF E 3ª EM Cadernos de Prova: Questões Abertas de Matemática – Amostral 1 caderno de prova composto de 5 itens: por série

11 Relato de experiência pessoal vivida – 4ª EF Carta pessoal – 6ª EF
PROVAS DE REDAÇÃO TEMAS Relato de experiência pessoal vivida – 4ª EF Carta pessoal – 6ª EF Artigo de opinião – 8ª EF e 3ª EM

12 QUESTIONÁRIOS DE CONTEXTO
Questionário dos Pais e Alunos: Contexto escolar/ socioeconômico/cultural respondido em casa com a participação dos pais 2ª e 4ª EF – 40 questões 6ª e 8ª EF – 57 questões 3ª EM – 60 questões Questionário do Professor: Perfil e aspectos sobre gestão escolar/ prática pedagógica/aprendizagem dos alunos ► aplicação on line – plataforma web – somente na Rede Estadual Geografia e História – 122 questões

13 Manual do Aplicador (um para 2ª EF e outro para as demais séries)
INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO Agenda de Trabalho Manual de Orientação Manual do Aplicador (um para 2ª EF e outro para as demais séries) Manual de Redação Manual de Operações e Logística Manual do Fiscal Exemplares da Prova do Professor da 2ª série EF (LP e MAT) Roteiros de Correção das Provas da 2ª série EF (LP e MAT) Manual do Sistema Integrado de Avaliação - SIA

14 INSTRUMENTOS DE CONTROLE
Plano de Aplicação das Provas Carta de apresentação do Fiscal Carta de apresentação do Aplicador Lista de presença dos alunos por turma Termo de Compromisso do Aplicador Formulário de Controle da Aplicação Formulário do Fiscal – Verificação das Atividades Relatório de Observação dos Pais Planilha de Controle e Recebimento de materiais Relatório de Ocorrências da Aplicação elaborado pela DE Sistema Integrado de Avaliação – SIA on line

15 2ª EF 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM APLICAÇÃO DAS PROVAS
Professores da própria escola da 1ª e/ou 2ª série 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM Professores externos à escola

16 CORREÇÃO DAS PROVAS 2ª EF
Professores-Coordenadores de Ciclo I e professores de Ciclo I, na DE ou SME ou escola 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM Redação Professores-coordenadores de Ciclo I, II e EM; professores de Ciclo I e de Língua Portuguesa, na DE ou ME ou Escola Provas Objetivas e Questões abertas de Matemática Instituição contratada - CAEd

17 CORREÇÃO AMOSTRAL EXTERNA
2ª EF Provas da Língua Portuguesa e de Matemática garantir a adequada aplicação dos critérios de correção das provas 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM Redações garantir a adequada aplicação dos critérios de correção das redações Questões abertas de Matemática análise das diferentes estruturas do pensamento matemático Amostra: 10% dos alunos das séries avaliadas

18 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS – SARESP 2009
Boletim de Resultados Personalizados por Escola Dados de participação dos alunos. Média de proficiência: série/disciplina. Distribuição de alunos nos 4 níveis de desempenho do Saresp: Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado. Resultados comparativos: Saresp 2009 e Saeb/Prova Brasil. Escalas de habilidades por disciplina (incluindo Geografia e História – somente para a rede estadual).

19 Divulgação do Boletim de Resultados da Escola:
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS – SARESP 2009 Divulgação do Boletim de Resultados da Escola: Rede Estadual: acesso público / site SEE/SP. Redes municipais e escolas particulares: envio em papel para as SMEs e escolas.


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google