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ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS

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Apresentação em tema: "ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
Marcos Antônio da Silva Selva Guimarães Fonseca Texto 18

2 RESUMO ESTUDO DE HISTÓRIA DESDE A DITADURA, A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ESCOLAR, A NECESSÁRIA CONTINUIDADE DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO E O DIÁLOGO COMO FORMAS NÃO ESCOLARES DE ENSINO

3 DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL ( ), o ensino de História foi motivo de debates e de lutas políticas Houve combate aos Estudos Sociais, à desvalorização da História, às licenciaturas curtas e aos conteúdos dos livros didáticos difundidos naquele momento. Acontecimentos +: crescimento da indústria editorial, > nº Epa (vários níveis), pesquisa científica sobre ensino e aprendizagem e cultura escolar.

4 Mas também perdas:recuo dos sindicatos e outras entidades associativas, diminuindo as lutas coletivas

5 *As culturas escolares mantêm diálogos com outros espaços culturais: formação de professores, publicação de artigos, cursos que surgiram depois da Ditadura Eventos importantes: Encontro Nacional de Perspectivas do Ensino de História – 1988 – USP Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História – UFU

6 Em várias cidades: formação continuada, troca de experiências científicas e didáticas

7 2.Fetiche do “denier cri”(último grito): a história dos vencidos
 * nas últimas décadas novos fetiches sobre o ensino de História: 1.“Novos objetos” exploração de novos temas: fraldas descartáveis, calos nas cordas vocais etc. 2.Fetiche do “denier cri”(último grito): a história dos vencidos 3.Fetiche da cultura escolar: tradições populares, universitária.

8 5. Fetiche da lei do Estado tudo salva
 4. Fetiche da academia único lugar do saber, desprestigiando a escola básica (prof. e alunos) 5. Fetiche da lei do Estado tudo salva

9 Preocupações da disciplina escolar “História”
Currículos, critérios, modos de organização e seleção curricular: livros didáticos e paradidáticos, metodologias e práticas de ensino consideradas adequadas, críticas ou formativas entre 1841 e programas de ensino reformas curriculares no colégio Pedro II, RJ.

10 De quais formas os currículos de História “Prescritos e Vividos” operam no sentido de selecionar “Para quê”, “O quê”, “Como” ensinar em História ? Respostas posições políticas e escolhas teóricas e metodológicas dos professores e pesquisadores . Goodson, inspirado em Hobsbown, “o currículo é sempre parte de uma tradição seletiva, um perfeito exemplo de invenção da tradição”.

11 Um currículo de História
É sempre produto de escolhas, visões, interpretações, concepções de alguém ou de um grupo que, em certos espaços e tempos, detém o poder de dizer e fazer. A História, depois da implantação da LDB (lei 9.394/96) e dos PCNs está, intimamente, ligada às intencionalidades educativas expressas na política educacional implementada na década de 1990, no contexto político de globalização da economia de de desenvolvimento de novas tecnologias e de consolidação da democracia no Brasil

12 Constituição Federal de 1988
Extinção de EMC, OSPB, EPB e licenciatura curta em Estudos Sociais LDB o que da cultura e da História o Brasil considera necessário transmitir História do Brasil: índios, negros e europeus na formação do povo brasileiro PCN – separação de História e Geografia. PCN – 4 anos do EF. 1.História local e do cotidiano: localidade, com. indígenas e 2. História das organ. populacionais: luta de grupos sociais e étnicos

13 PCNs – 8º e 9º anos- eixos temáticos
I - História das relações sociais, da cultura e do trabalho II – História das representações e das relações de poder nações, povos, lutas, guerras, revoluções, cidadania e cultura no mundo contemporâneo

14 Para todas as disciplinas
Temas transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo “Eixos temáticos” insubordinação ao “império do fato”

15 A partir da década de 70 Mulheres, negros e índios passam a “povoar” mais a escola e as consequências: delegacia da mulher, demarcação de terras indígenas, lei do racismo, história e cultura afro-brasileira, “Dia nacional da Consciência Negra”

16

17 Hoje – imigrantes asiáticos no Brasil, latinos e europeus do antigo bloco soviético
Outras identidades nacionais são história em aberto, elas continuam seu permanente fazer-se e exigem explicações críticas

18 Artigo 5º da LDB 9 anos do EF até 2010 - início aos 6 anos
                     Artigo 5º da LDB  anos do EF até início aos 6 anos Os melhores livros didáticos também precisam ser ampliados,completados, criticados e revistos O professor deve ter uma relação crítica, nunca de submissão ao livro de História, que, como toda fonte, precisa ser questionado, problematizado e explorado pelos alunos. UFU – 2009 – debates – ensino de História no Brasil, desde a luta contra a Ditadura e de inquietações de movimentos anteriores no Encontro Nacional”Perspectivas do m Ensino de História”                                            


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