A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana."— Transcrição da apresentação:

1 Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana

2 Que aspectos da experiência apresentada há deixado uma aprendizagem que é possível aplicar em seu país? Pontos chaves da aprendizagem

3 Comunidade O trabalho comunitário deve partir de um diagnóstico participativo da realidade, para priorizar os problemas mais relevantes e poder orientar e motivar os grupos comunitários para a participação cidadã. O trabalho comunitário deve partir de um diagnóstico participativo da realidade, para priorizar os problemas mais relevantes e poder orientar e motivar os grupos comunitários para a participação cidadã. A experiência apresentada é importante porque mobilizou a comunidade de forma democrática e participativa, impulsionando o protagonismo, principalmente das mulheres. A experiência apresentada é importante porque mobilizou a comunidade de forma democrática e participativa, impulsionando o protagonismo, principalmente das mulheres. Partir sempre da experiência local para produção de conhecimento. Agregar conhecimentos e produção de outras comunidades, grupos e tempos (inclusive acadêmicos, tecnológicos) para empoderar a comunidade, tornando-a capaz de eleger prioridades, planejar suas ações, executá-las, monitorá-las e avaliá-las. Partir sempre da experiência local para produção de conhecimento. Agregar conhecimentos e produção de outras comunidades, grupos e tempos (inclusive acadêmicos, tecnológicos) para empoderar a comunidade, tornando-a capaz de eleger prioridades, planejar suas ações, executá-las, monitorá-las e avaliá-las. Não permitir que problemas das comunidades carentes sejam trampolim para políticos mau intencionados. Não permitir que problemas das comunidades carentes sejam trampolim para políticos mau intencionados. Organizações comunitárias – quais são? Como são construídas? Como se consolidam? Como podemos reconhecê-la? Organizações comunitárias – quais são? Como são construídas? Como se consolidam? Como podemos reconhecê-la?

4 Centros educativos Nos centros de FyA é importante o trabalho de equipe, e não somente a ação de uma diretora. É necessário equilíbrio entre a ação do educador, direção da coordenação e o protagonismo da comunidade. Nas palavras de Frei Beto: É preferível errar com o povo do que acertar sem ele. Nos centros de FyA é importante o trabalho de equipe, e não somente a ação de uma diretora. É necessário equilíbrio entre a ação do educador, direção da coordenação e o protagonismo da comunidade. Nas palavras de Frei Beto: É preferível errar com o povo do que acertar sem ele. O centro pode ser gerador de atividades e participação em relação aos problemas que afetam a comunidade. Deve cumprir o papel de dinamizador. O centro pode ser gerador de atividades e participação em relação aos problemas que afetam a comunidade. Deve cumprir o papel de dinamizador. A escola pode ajudar a comunidade a perceber sua força, conscientizá-la de seus direitos e apoiar na sua mobilização. Pode contribuir na identificação dos problemas da comunidade, na sua análise e no planejamento de ações para o seu enfrentamento. A escola pode ajudar a comunidade a perceber sua força, conscientizá-la de seus direitos e apoiar na sua mobilização. Pode contribuir na identificação dos problemas da comunidade, na sua análise e no planejamento de ações para o seu enfrentamento. É importante envolver os estudantes no trabalho de promoção social comunitária. A promoção social deve vincular-se à ação pública. É importante envolver os estudantes no trabalho de promoção social comunitária. A promoção social deve vincular-se à ação pública. Fazendo uma educação de qualidade verdadeira, se esta fazendo a autentica promoção social, empoderando os alunos e seu entorno, inclusive sua família e sua comunidade Fazendo uma educação de qualidade verdadeira, se esta fazendo a autentica promoção social, empoderando os alunos e seu entorno, inclusive sua família e sua comunidade Precisamos refletir mais sobre a nossas práticas, avaliá-las periodicamente e estar atento na evolução do processo. Precisamos refletir mais sobre a nossas práticas, avaliá-las periodicamente e estar atento na evolução do processo. As vezes nos perdemos no estritamente pedagógico (formação, currículo, etc.) e perdemos de vista o entorno no qual está inserido o centro. As vezes nos perdemos no estritamente pedagógico (formação, currículo, etc.) e perdemos de vista o entorno no qual está inserido o centro.

5 Papel institucional de FyA É necessário chegar na comunidade para acrescentar, mobilizar, formar, fortalecer lideranças para a mudança. Ter como função e atribuição o papel de desenvolver o crescimento da comunidade. É necessário chegar na comunidade para acrescentar, mobilizar, formar, fortalecer lideranças para a mudança. Ter como função e atribuição o papel de desenvolver o crescimento da comunidade. Qual é papel da direção de FyA, do escritório nacional? O escritório nacional direciona, não toma decisão; contribui com as equipes dos centros para que assumam os trabalhos. Qual é papel da direção de FyA, do escritório nacional? O escritório nacional direciona, não toma decisão; contribui com as equipes dos centros para que assumam os trabalhos. A equipe REC parece ser um aporte importante. Uma escola que acompanha a mobilização. O próprio nome REC aponta para uma linha de atuação em Rede. A equipe REC parece ser um aporte importante. Uma escola que acompanha a mobilização. O próprio nome REC aponta para uma linha de atuação em Rede. Sistematizar nossas experiências, mesmo que nos pareçam pequenas, é importante, pois nos abre a possibilidade de questioná- la e tirar dela novas aprendizagens. Sistematizar nossas experiências, mesmo que nos pareçam pequenas, é importante, pois nos abre a possibilidade de questioná- la e tirar dela novas aprendizagens. Romper com os vícios que temos – paternalismo, assistencialismo, passividade, partidarismo, sectarismo e imediatismo. Romper com os vícios que temos – paternalismo, assistencialismo, passividade, partidarismo, sectarismo e imediatismo. Não devemos confundir nosso trabalho social com a resolução de problemas que são de responsabilidade do estado. Não devemos confundir nosso trabalho social com a resolução de problemas que são de responsabilidade do estado.

6 Educador O educador tem atribuições para fazer. Qual a sua atribuição? Educar é ajudar a analisar a realidade, a planejar, a dar prosseguimento ao plano, avaliar, cuidando para não assumir o papel da comunidade. O educador tem atribuições para fazer. Qual a sua atribuição? Educar é ajudar a analisar a realidade, a planejar, a dar prosseguimento ao plano, avaliar, cuidando para não assumir o papel da comunidade. A importância do projeto na formação contínua, que proporciona metodologia para poder acompanhar melhor o processo de promoção social comunitária desde o centro A importância do projeto na formação contínua, que proporciona metodologia para poder acompanhar melhor o processo de promoção social comunitária desde o centro

7 Que sugestões damos a nível geral para a formulação e posterior impulso do Programa Federativo 5, de Promoção Social? 1- O programa federativo P5 deveria contribuir para: a) pautar e dar conta do tema da sustentabilidade; b) a formação sócio-política; c) a construção de uma metodologia ( critérios para reconhecimento de uma ação enquanto ação de promoção social em Fya ), um modo de proceder; d) a formação das equipes de promoção social – professores, promotores e diretores; e) criar mecanismos, desde a promoção social, para gerar ações de mudanças estruturais, e gerar subsídidos e suporte para os outros programas da Federação (Ex. ação pública, qualidade); f) que as escolas abertas para a comunidade sejam valorizadas e protegidas; g) a produção de um documento que, partindo do ideário de Fé e Alegria, motive os países e seus centros educativos a colocar em prática a promoção social como parte substancial da identidade de FyA.

8 2- O Programa de promoção social comunitária deverá conter linhas de ação para que cada país possa tomá-lo a partir de sua própria realidade. Funções para as comissões nacionais: a. Formar pessoas sobre desenvolvimento comunitário; a. Formar pessoas sobre desenvolvimento comunitário; b. Organizar : oferecer modelos de organização paragarantir que todo centro trabalhe o desenvolvimento comunitário; b. Organizar : oferecer modelos de organização paragarantir que todo centro trabalhe o desenvolvimento comunitário; c. Avaliar : elaborar mecanismos de avaliação; c. Avaliar : elaborar mecanismos de avaliação; 3 -É necessário definir critérios de implementação do Programa. Que a comissão produza uma marco de referência sobre como operacionalizar a promoção social. Mas que não limite, que permita enriquecer a experiência de cada país nesta dimensão, e incluir elementos pedagógicos e pastorais em programas de promoção social comunitária

9 4- Que as equipes diretivas se perguntem constantemente que mais podemos fazer? Como podemos servir mais a comunidade? 5 -Desenvolver uma metodologia simples de sistematização de experiência de promoção social comunitária, pois é através da sistematização que se constrói a teoria. 6 -Formar um de banco de dados com as experiências sistematizadas – Espanhol/Português/ Kreyol 7 -Que o P 5 se articule e que entre em coesão com os outros programas federativos. Exemplo: relacionar P1 (avaliação de contexto) e P8 (fazer ação pública com nossas ações, ter em conta os resultados exitosos) 8 -Definir os limites da nossa atuação (até aonde devemos ir ?), para que nossa ação não se torne uma prática assistencialista.

10 9 -Trabalho com voluntariado. Falta maior entendimento sobre o papel destes colaboradores. É necessária uma capacitação e formação dos voluntários para atuação nos projetos. 10 -Intensificar a relação com a Companhia de Jesus a nível de América Latina, nas várias frentes e sobretudo na educação não formal. Fazer alianças com as universidades para que possam dar ou aportar critérios e informação sobre a análise da realidade, desde uma visão macro. 11– A partir de seus centros de educação formal, Fé e Alegria contribui para a promoção social quando oferece educação de qualidade; quando valoriza e investe na relação escola / comunidade; quando investe em educação para o trabalho; quando atua como mobilizadora / facilitadora da comunidade para o enfrentamento de problemas locais e quando faz ação pública (em favor de educação de qualidade para todos, em defesa do meio ambiente, em defesa dos direitos das crianças e a dos adolescentes, em defesa da eqüidade de gênero, etc.) A partir de seus centros de educação não formal, Fé e Alegria contribui para a promoção social através do desenvolvimento de ações sócio- educativas, educação sócio-comunitária e pelo desenvolvimento de projetos específicos que visam promover a saúde, a segurança alimentar, a geração de trabalho e renda, a economia solidária, etc.


Carregar ppt "Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google